segunda-feira, novembro 26, 2007

Ano I, Número 46


FIZEMOS NOSSA PARTE

Conforme esperado, não tivemos maiores dificuldades em vencer o América-RN no estádio Machadão, com portões fechados. Com os 3x0, gols de William Magrão, Marcel e Diego Souza, o GRÊMIO ainda possui chances matemáticas de ingressar na Copa Libertadores de 2008. Ainda reafirmo ser muito complicado disputarmos esta competição.

Três vagas estão definidas. Santos e Flamengo venceram seus jogos e garantiram suas vagas. Sobrou uma. A disputa para esta vaga restante fica entre GRÊMIO, Palmeiras e Cruzeiro.


E QUAIS AS CHANCES?

Faltando apenas uma rodada, a classificação atual traz o Palmeiras na 4ª posição com 58 pontos, o Cruzeiro em 6º, com 57 pontos, 17 vitórias e saldo de 13 gols. O GRÊMIO está na sétima posição, com os mesmos 57 pontos do Cruzeiro, mesmo número de vitórias, mas nosso saldo é de 1 gol. Ainda tem o Fluminense na 5ª posição, mas este já está na Libertadores por ser o atual campeão da Copa do Brasil.

A parca esperança tricolor reside na vitória frente ao Corinthians, que até lá pode já estar salvo do rebaixamento, pois ainda temos três jogos da 37ª rodada na quarta-feira, combinada com tropeços de Palmeiras e Cruzeiro, que não podem vencer seus jogos.

O Palmeiras é o time com maiores chances. Basta vencer o Atlético-MG em casa. E o galo mineiro, que poderá definir sua classificação à Copa Sul-Americana nesta quarta, não deve dificultar as coisas pra não favorecer seu maior rival.

Já o Cruzeiro enfrenta o América de Natal em casa. Deve vencer sem dificuldades. Se vencer por 1x0 e o Palmeiras não ganhar seu jogo, o GRÊMIO terá que ganhar do Corinthians por improváveis 14 x 0 para garantir sua vaga à Libertadores.

Por isso que eu digo desde a semana retrasada que deveríamos projetar 2008 com a realidade sendo a disputa da Copa do Brasil e da Sul-Americana na próxima temporada.


DESPEDIDAS

O jogo de domingo também deve marcar a despedida de alguns jogadores do atual elenco: Sandro, Patrício, Ramon, Diego Souza, Bustos e Tuta não devem permanecer para o ano que vem. Alguns por terem seu ciclo encerrado, outros por não terem confirmado o que se esperava deles em 2007, e outros pelo fato de o GRÊMIO não ter como segurar aqui. Esta semana soube-se de uma proposta do Benfica pelo lateral Bustos. Eu gostaria que ele permanecesse, mas acho que não tem como segurar.

Outro que está de saída é o técnico Mano Menezes. Como ele está dando sinais claros de que não quer permanecer, e também de que seu ciclo também está se encerrando no GRÊMIO. Já foi noticiada nesta semana a não-permanência do Mano. Houve até especulações que já contra o Corinthians ele não estaria mais na casamata gremista. Para seu lugar já foram cogitados vários nomes, como Dorival Junior, Geninho, Ney Franco e Roberto Fernandes. No início desta semana, os dois nomes mais fortes que surgiram foram os de Tite, campeão da Copa do Brasil de 2001 pelo tricolor, e Mário Sérgio Pontes de Paiva, como indicado pelo assessor Alfredo Oliveira. Ora, Mário Sérgio é uma piada de mau gosto com o torcedor. Um camarada turrão, mau-humorado, e que nunca ganhou um título importante e não se firmou em time nenhum definitivamente não serve para comandar o GRÊMIO. Fora que ele teve uma passagem pífia como diretor executivo do GRÊMIO no início de 2005. E o Tite até pode ser uma boa aposta, desde que não cometa alguns erros que cometeu na sua primeira passagem por aqui, sendo que o principal deles é viciar o ambiente. Mas isto também passa por um comando forte da direção tricolor, que não pode permitir isto.

Particularmente, o nome que eu gostaria de ver treinando o GRÊMIO é o Geninho. Acho que ele merece uma chance no GRÊMIO para realizar um trabalho visando à conquista da Copa do Brasil do ano que vem. Competição esta da qual nós somos os maiores vencedores da história.


CHURRASCOS

A rodada também marcou a conquista matemática do 5º churrasco por parte da bancada tricolor. Mesmo que eles vençam o Goiás e nós sejamos derrotados pelo Corinthians, nós acabaríamos o campeonato com uma vitória a mais, o que garante o churrasco.

E já que o vizinho gosta tanto de 5x2, anota aí: o placar de churrascos pendentes é justamente este. Juntando os dois churrascos que devemos ainda do ano passado, mais os 5 conquistados este ano (100% de aproveitamento), são CINCO churrascos contra DOIS do adversário.

Aguardo, agora, a posição da bancada vermelha para 2008. A princípio, serão quatro churrascos: título do Gauchão, dois GRE-nais do Brasileirão e quem termina o Brasileiro na frente. Mas se houver confrontos mata-mata pela Sul-Americana ou pela Copa do Brasil, aposta automática, valendo um churrasco em favor do time que passar.


ARENA

Na quinta-feira passada, dia 22/11, foi dado mais um passo para o início da construção da arena gremista. Foram apresentados no Conselho Deliberativo os estudos de viabilidade técnica por parte da empresa Amsterdam Arena Advisory (AAA), juntamente com os dois projetos de construção do novo estádio, sendo que um deles manteria a localização atual do Olímpico e o outro construiria o estádio em outro local.

Na segunda, dia 26, o projeto foi novamente para a apreciação do Conselho Deliberativo. O prazo final para os conselheiros emitirem um parecer sobre qual o projeto que será executado, e conseqüentemente o local da nova Arena, é dia 20 de dezembro.

Ambos os projetos falam em arena para 51 mil pessoas sentadas, cobertura total para o público, 4 anéis, sendo 3 de cadeiras e um de camarotes, além de um hotel, shopping center e centro de convenções no entorno do estádio.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO foi eliminado da Copa FGF ao perder a segunda partida no Centenário por 1x0, gol marcado pelo zagueiro Marília aos 43 minutos do 2º tempo. O jogo atrasou 50 minutos pela falta de uma ambulância, obrigatória segundo o Estatuto do Torcedor, e terminou sob forte cerração. O destaque gremista foi o goleiro Túlio. A final será disputada entre Caxias e Brasil de Pelotas.


Dia 26/11/2007 marca os dois anos da histórica e heróica Batalha dos Aflitos. Um dia que jamais sairá da cabeça dos gremistas. Um feito que leva às lágrimas até mesmo o mais frio dos torcedores.


As especulações falam que Ricardo Vontobel poderá assumir a presidência do GRÊMIO em 2008. Paulo Odone deve renunciar ao cargo no final deste ano para assumir a presidência da GRÊMIO Empreendimentos, empresa responsável pela construção da nova Arena. O estatuto do clube impede que dirigentes e conselheiros exerçam atividade remunerada junto ao GRÊMIO. E como o principal acionista da nova empresa seria justamente o GRÊMIO, ele não poderia acumular os dois cargos.


O GRÊMIO irá abrir o Gauchão de 2008. A primeira partida do tricolor será dia 19/01 contra o 15 de Campo Bom no estádio Olímpico. O campeonato tem término previsto para 4 de maio. O GRÊMIO busca o tricampeonato.


O zagueiro Leo e o meia Diego Souza foram convocados nesta segunda-feira pelo técnico Dunga para disputar um amistoso pela Seleção Olímpica. O jogo será dia 9 de dezembro contra a seleção do Campeonato Brasileiro.


Pelo jeito, o vizinho se afeiçoou de vez pela cor azul, hein? Ela está cada vez mais presente na coluna dele...


Para finalizar, gostaria de pedir um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia ocorrida na Fonte Nova neste domingo, onde 7 torcedores morreram e vários estão feridos. Que todos os times de todas as séries entrem com uma tarja preta na manga na próxima rodada.


Saudações de quem ganhou TODOS os CINCO churrascos apostados em 2007.

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração



VIRTUDES COLORADAS


Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo, propala uma das estrofes do hino riograndense. Não adianta cantá-las em vão, é preciso mostrar virtudes na hora em que o contexto exige a postura virtuosa. Mesmo em ritmo de férias, sem mais nada a fazer no campeonato nacional que finda, o grupo do Internacional honrou a camisa e a tradição Colorada. As vitórias sobre Cruzeiro e Palmeiras, que ajudaram diretamente ao time do vizinho, são demonstrações de grandeza do Internacional.


DIFERENÇA I

O que impressiona é o silêncio solene da imprensa a respeito do fato. Nenhum veículo, salvo em espaços interativos, lembrou, por exemplo, que em 1996 o time do vizinho entregou, na azenha, uma partida para o Goiás, com a exclusiva finalidade de eliminar o Internacional do certame Nacional.


DIFERENÇA II

O mais grotesco foi que, naquele dia, ao final da partida, sobrevoou a Capital avião com faixa denunciando a eliminação do Internacional. Esse é apenas mais um fato que exacerba as diferenças de conduta e procedimento aqui e acolá. Nessas horas tenho orgulho de ser Colorado!


CONVICÇÕES I

Tenho escrito muito a respeito da falta de convicção deste Internacional 2007. As declarações de A Braga e G Luiggi após a vitória contra o Palmeiras, dando conta que o grupo será mantido e que o time já tem até esquema definido (apesar de ser o nefasto 3-5-2) são alvissareiras. O discurso de primazia à gurizada das categorias de base na formação do grupo também é promissor. Tudo isso aliado ao bom planejamento de férias, que permitirá ao Inter ser o primeiro clube do Brasil a retomar atividades na próxima temporada, sinalizam bom planejamento.


CONVICÇÕES II

O difícil é acreditar no discurso. Quem pode garantir que o 3-5-2 não será alterado na primeira derrota ? A definição do esquema de jogo não depende de lesões ou disponibilidade de jogadores, mas sim da convicção do treinador. A Braga foi campeão da Libertadores e do Mundo escalando o time num 4-4-2 com dois meias ofensivos. Por que mudou ? Por que G Luiggi demorou tanto a formar este grupo que terminou 2007 tão bem ?


CONVICÇÕES III

E aí tenho de ouvir o Abel declarando que nunca foi tão fácil obter a classificação para a Libertadores. Sim, mas estamos a pelo menos 4 pontos dessa zona tão fácil de ser alcançada. Não adianta chorar o leite derramado. Faltou convicção neste Inter 2007.


OLIMPÍADAS

Dunga começa a formar sua seleção olímpica. Entre os convocados estão Renan, Maycon e Pato Alexandre, crias do Celeiro de Ases. Aliás, quando se fala em conquista olímpica, não se pode deixar de recordar a melhor campanha do Brasil, em Los Angeles/84, represetado por aquele timaço do Internacional. Dunga era o Capitão daquele escrete medalha de prata, no qual também jogavam, entre outros, L.C.Winck, Aloísio, A Luís, A Kaefer e Silvinho.


RÁPIDAS

A tragédia da Fonte Nova é a cara do Brasil.

Pior, as repercussões são o retrato do agir brasileiro.

Tchê, o que foi a choradeira do suplente de vizinho, na última semana, em relação aos destinos de seu time ?

E isso que o rapaz nem comentou (como de costume) os vexames institucionais de sua agremiação que diariamente cobrem as páginas esportivas de notícias dignas de caderno policial.

A propósito, estou curioso para ler a coluna vizinha esta semana. Será que o suplente já caiu na real e parou de sonhar, ou vai repetir a postura de enganado pela propaganda enganosa de sua direção, adotada quando da derrota por 3x0 para o Boca lá em Buenos Aires ?

O amigo Josué Krug lembrou que o duelo entre o time do vizinho e o América de Natal foi o clássico entre os dois clubes que mais perderam jogos em um único campeonato nacional. Pois é, o América-RN, com sua campanha magnífica, conseguiu a façanha de bater esse recorde que era da vizinhança.

Gabiru marcou o gol da vitória do Sport contra o Cruzeiro.

Por falar em Gabiru, reservem a tarde do dia 16 de dezembro, porque o INTERNACIONAL está preparando uma agenda de eventos inesquecível para a comemoração de aniversário da CONQUISTA DO MUNDO.


Saudações rubras, do DETENTOR DA TRÍPLICE COROA e ATUAL CAMPEÃO MUNDIAL.


Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

quarta-feira, novembro 21, 2007

Ano I - Número 45

Devido a problemas particulares, a edição desta semana sairá com atraso. Até quinta-feira, dia 22, deve estar tudo resolvido.

Pedimos desculpas pela demora.

Assinado: A redação.



INTER GIGANTE

Férias e cinema, tudo a ver. Ainda mais se for para ver o Gigante Internacional, o feito de um Gigante. A Nação Colorada invadiu e coloriu de vermelho os cinemas, numa demonstração de que, de fato, o adjetivo Gigante fica muito bem ligado a tudo que diga respeito a este clube que é o maior e mais tradicional do Sul do Brasil.


FÉRIAS

Marasmo total no cenário futebolístico sulino. O Internacional de férias e o time do vizinho treinando não sei nem para o que. Vejo a tabela do Nacional e, de fato, nada mais há a ser feito; acertou a diretoria ao conceder período de férias ao grupo antes dos amistosos contra Palmeiras e Goiás. Sem nunca esquecer, é claro, que derrotas nos amistosos transformariam os sonhos do vizinho e do Corinthians a pesadelos.


CONVICÇÃO I

Ainda sou do tempo em que o esquema de jogo era cláusula pétrea e que o conhecimento prévio e constante de nossos onze titulares era objeto de temor por parte dos adversários. 2007 está chegando ao fim e ninguém sabe dizer qual foi o esquema e, muito menos, o time base utilizado. O que mais me preocupa e que ingressaremos na próxima temporada sem qualquer esboço de time e com as mesmas convicções que nos levaram a fracassos no ano findo.


CONVICÇÃO II

A. Braga deu entrevista na segunda-feira afirmando que a composição do plantel deve conter um razoável número de jovens provindos das categorias de base. Falou, também, em excesso de jogadores no grupo, citando como exemplo os 9 zagueiros que o compõe. Volto alguns meses e lembro que por ali, na zaga, agüentamos os limitados Mineiro e R. Santos, enquanto J. Guilherme e D. Moraes aguardavam oportunidades. Cadê a convicção ?


CONVICÇÃO III

Renan ganhou oportunidade em 2006 e ficou mais de 8 jogos sem sofrer gols. Clemer regressou ao time no “carteiraço”. Renan voltou a atuar em 2007, na chegada de Gallo, e atuou muito bem. Clemer retornou, novamente, no “carteiraço”. Abel e a Diretoria deixam claro que Renan será titular em 2008. Clemer já declarou que a reserva incomoda qualquer jogador. Será que, neste tema, teremos convicção em 2008 ?


PATRIMÔNIO

Renan, M. Boecke, D. Bottin, Ramón, Chiquinho, J. Guilherme, D. Moraes, Maycon, Pierre, Tales, Diego, Diogo, R. Paulista, Leandrão (aonde está o Leandrão ?!). Titulares em qualquer clube da primeira divisão brasileira, menos no Internacional. Desperdício de patrimônio.


DUNGA I

Nem mesmo o título da Copa América foi suficiente para conter a ira dos críticos de Dunga. Após 2 empates fora de casa e uma goleada sonora de 5x0 sobre o Equador no Maracanã, só o que se vê é má vontade contra a seleção brasileira. Só o que peço a tais críticos é que busquem a campanha de C.A.Parreira nas eliminatória para a Copa de 1994. E, claro, que deixem o Dunga trabalhar em paz!


DUNGA II

Muito diferente tem sido o comentário em relação à seleção argentina (justamente a derrotada por Dunga na final da Copa América). Os “argentinófilos” de plantão são só elogios os de alma castelhana. Pois ontem “los hermanos” foram derrotados pela Colômbia no “El Campín”. E agora o que dirão ?


RÁPIDAS

A propósito, o vizinho esqueceu de avisar ao Bustos que não poderia marcar gol contra os de alma castelhana;

Escândalo na Segunda Divisão. Aquilo é a lama da lama; coisa que só conhece quem por lá andou;

Já há confirmação dos primeiros jogos da temporada 2008. Enquanto o Internacional disputa a Dubai Cup contra Inter de Milão e Ajax, o time do vizinho estará realizando amistosos com a Associação Geremia e o Sindicato dos Atletas.

Tchê!, o que é a alegria incontida do P.R.Sanchotene, vestido de vermelho, nas arquibancadas do Gigante da Beira Rio ?! O rapaz me ultrapassou, de longe, no coloradismo; e, convenhamos, perdeu toda a moral para redigir a coluna.

Está mais do que explicado o seu licenciamento.

A propósito, será que o suplente comenta esta semana os tantos episódios que levaram seu clube às páginas policiais ?

A coisa está tão grave lá pelas bandas da azenha que a redação já incluiu a compra de um Código Penal para o orçamento 2008 do blog.

É o Gigante Colorado rumo a Dubai!

Saudações rubras, do DETENTOR DA TRÍPLICE COROA e ATUAL CAMPEÃO MUNDIAL.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br



AS PROJEÇÕES PARA 2008


Conforme prometido semana passada, trago hoje algumas projeções para 2008.

Com a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense no jogo avulso do meio de semana, as chances do GRÊMIO ir para a Libertadores, que já estavam escassas, se resumiram praticamente a nada. Segundo o site InfoBola, temos 5% de chance de disputar a principal competição continental no ano de 2008. Já o site Chance de Gol é um pouco mais otimista. Segundo eles, nossa chance é de 7,9%. Mas, repito o que eu disse semana passada. Libertadores pro GRÊMIO só se o coiote pegar o papa-léguas.

Projetando a Copa do Brasil e a Sulamericana, imaginamos investimentos mais tímidos. Embora a gente precise de reforços em praticamente todas as posições, não podemos esperar muita coisa.

Ao meu ver, a composição do grupo de 2008 começa por definir quem fica de 2007 e quem sai. Depois, definimos quem deveremos trazer pra suprir as necessidades.

No gol, a renovação com o Saja está bem encaminhada. Caso ele não permaneça, especula-se que o goleiro Thiago, destaque da Portuguesa na série B. O Saja é um goleiro razoável, que está no nível dos goleiros brasileiros. O maior problema, pra mim, está é na preparação de goleiros. Quando o Saja chegou, ele era mais tranqüilo e saía muito bem do gol. No decorrer da temporada, ele foi decrescendo. Tanto que ele sequer foi lembrado entre os melhores goleiros do Brasileiro. Ainda tem o Marcelo e o Galatto, sendo que o primeiro não me inspira confiança e o segundo, cujo vínculo com o GRÊMO encerra no final deste ano, não deve ter seu contrato renovado.

Para a lateral-direita, temos o Bustos e o Patrício. Ainda quero ver o primeiro jogando mais vezes. Mas me pareceu que ele sabe cruzar e tem um passe qualificado, além de ser um excelente cobrador de faltas. Ele é deficiente na marcação, mas montando um esquema tático que favoreça o futebol dele, talvez ele dê uma resposta melhor. Mas ele não deve ficar, já que seu contrato encerra no final do ano. Aliás, os gols de falta do Bustos garantiram 6 pontos para a Colômbia só nesta rodada das Eliminatórias, e jogou um bom futebol. Já o Patrício, bem... este nem se fala. Este já passou da hora dele no GRÊMIO faz tempo. Por outro lado, vem se destacando no time B o jovem Thiago Mottini. Ele deve ser aproveitado em 2008.

Para a esquerda, tem o Hidalgo e o Bruno Telles. Ainda tem o Anderson Pico, que também foi aproveitado no meio. O Hidalgo foi melhor do que se esperava dele, principalmente vendo o que ele (não) rendeu no time do vizinho. Mas muito aquém do que se espera de um jogador pra envergar a camiseta nro. 6 que já foi de Everaldo, Ladinho, Casemiro e Gilberto. Em resumo: precisamos de um lateral-esquerdo titular urgente!

Para a zaga, estamos bem servidos, ao menos até a metade de 2008. Com o William, que é um bom zagueiro, e o Teco, de empréstimo renovado, temos uma boa zaga titular. Temos o garoto Leo, que vem mostrando um bom futebol. Precisaríamos de mais um zagueiro pra grupo, já que o Pereira é no máximo pra Gauchão e olhe lá.

Outra posição para qual estamos bem servidos é a de volante. Quando o STJD desfizer a injustiça que fez com o Eduardo Costa, ou quando o prazo de suspensão acabar, temos um dos melhores volantes em atividade no Brasil. Agora, precisaria de um jogador pra jogar na segunda posição. Gavilán vai embora, não terá seu contrato renovado. Uma pena, pois demonstrou muita garra e jogou futebol de verdade, ao contrário de quando passou pelas bandas do aterro, embora ele seja mais primeiro-volante, pois seu passe não é muito qualificado. Sandro encerrou seu ciclo. Já deram a camisa 100 pra ele, já botaram os pés dele na calçada da fama, agora é o momento de ele sair, e que fique na nossa memória sua garra e sua voluntariedade. Nunes e Labarthe são outros dois que podem ir que não deixarão saudades.

No meio e no ataque é onde residem os nossos maiores problemas. O Tcheco é outro que deveria pegar o boné e ir embora, pois não foi nem sombra do que foi ano passado. Este ano ele se demonstrou omisso e sonolento. E jogador sem sangue não pode vestir a camiseta do GRÊMIO. O Diego Souza não deve ficar pelo simples fato de que não temos 4 milhões de Euros pra comprar seu vínculo em definitivo. E com propostas de outros times até mesmo do exterior, ele deve se despedir do Olímpico no final do ano. Logo, precisamos com urgência de dois meias articuladores pra chegar e vestir a camiseta titular e sair jogando.

Para o ataque, nem Tuta, nem Marcel e nem Jonas corresponderam. Também precisamos de dois jogadores para a titularidade.

Então, resumindo, a lista de dispensas seria encabeçada por Tcheco e Patrício. Daí viriam Pereira, Nunes, Labarthe, Ramon, Marreta, Jonas, Marcel e Tuta.

E, fundamentalmente, precisamos pensar em outro técnico. Mano Menezes já deu provas de que não quer ficar (assunto debatido semana passada) e já sofre da “fadiga dos metais”. Em resumo: já deu o que tinha que dar. Que siga seu rumo e que o GRÊMIO comece 2008 de técnico novo.

Mas, principalmente, precisamos que a direção se agilize e traga os reforços. E que não fique só na promessa, como foi neste ano.


SOBRE AS ELIMINATÓRIAS

Na falta de Brasileirão, falamos de Eliminatórias. Mas que futebolzinho tosco a seleção apresentou contra o Peru, hein? Agora, quero saber do vizinho, que sempre defende o “indefectível” Dunga. Mantém o péssimo Vagner Love com a camisa titular, e o Luis Fabiano no banco. Mantém o foca amestrada durante a partida toda, num jogo onde ele foi claramente acomedido pela Síndrome de Tcheco. Deixa o adversário atacar e não mexe no time, e só faz alguma coisa quando sofremos o gol de empate. Como diz um comentarista de uma rádio de Porto Alegre: que o administrador de campo da Seleção resolva estes problemas.


RAPIDINHAS

Acabou agora a pouco a primeira partida entre GRÊMIO B X Caxias pela Copa FGF, vulgo Gauchinho. O jogo terminou 0x0 no Olímpico. A partida de volta ocorrerá no sábado no Estádio Centenário. O GRÊMIO defende o título da competição.


Caxias, que por sinal, eliminou o decantado “celeiro de ases” da referida competição. Que beleza, hein vizinho?


Volta pra seleção, Felipão!


Saudações do dono do Rio Grande,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

sábado, novembro 10, 2007

Ano I - Número 44


A coluna do Internacional foi publicada mais cedo nesta semana. Nosso colunista rubro embarca no domingo, 11/11, para o Rio de Janeiro onde participará do Campeonato Brasileiro de Basquete sobre Cadeira de Rodas juntamente com a equipe do RS ParaDesporto. Desejamos toda a sorte a ele e ao restante do time.


MANO NÃO QUER FICAR

Esta é a impressão que ficou depois da derrota por 1x0 frente ao São Paulo. Como ele mesmo havia condicionado a sua presença no GRÊMIO em 2008 à vaga na Libertadores, ele parece estar fazendo de tudo pra que o GRÊMIO não se classifique. Ontem, um time totalmente sem ambição entrou no Morumbi pra enfrentar o bicampeão brasileiro.

Aliás, quando saiu a escalação e nela estavam Patrício e Ramon, já estava claro que iríamos sair derrotados do Morumbi. Bastava saber de quanto.

Já diz o meu pai, do alto de sua experiência como espectador de futebol: “time que entra pra empatar acaba perdendo”. E ficou claro que o gol do São Paulo era uma questão de tempo quando, na saída do primeiro tempo, os jogadores exaltavam a marcação e o empate. Primeiro tempo este que o GRÊMIO entrou a não jogar, com duas linhas de quatro jogadores e nenhuma ambição de ataque. Um jogo sonolento, sem maiores chances pra ambos os lados. Apenas lances fortuitos de ataque, como a cabeçada do Marcel que explodiu na trave do Rogério Ceni.

O gol do São Paulo veio aos 9 minutos do 2º tempo num lance de pênalti discutível, pois a falta me pareceu fora da área. Cobrança de Rogério Ceni, gol do São Paulo.

Daí pra frente assisti mais uns 10 minutos de jogo, e como o GRÊMIO continuava sem ambição, sem atacar, com o mesmo esquema de quem entrou pra empatar, deixei a TV ligada e fui fazer outra coisa. O jogo continuou exatamente igual.

Agora, o GRÊMIO só vai pra Libertadores se o coiote pegar o papa-léguas.


SEMANA SEM FUTEBOL


A semana que vem por aí nos reservará jogos da seleção brasileira pelas eliminatórias. Portanto, não haverá rodada do Brasileiro. América-RN X GRÊMIO só na outra semana. Agora, devemos concentrar no único objetivo que restou neste campeonato: terminar na frente do time do vizinho.

Então, semana que vem comento mais sobre as projeções de 2008.


A SEMANA NO STJD


Semana passada, comentava sobre os julgamentos nos quais o GRÊMIO se via envolvido nesta semana.

Na quarta-feira, o Pelaipe saiu condenado com 1 ano de suspensão por suas declarações contra membros do STJD. Embora nossos ouvidos estejam livres das declarações dele por este período, dá pra entender que é complicado o que o tal tribunal anda fazendo. Não se pode dizer nada contra eles, mas uma auditora do STJD pode declarar que o GRÊMIO é um time violento sem que nada aconteça com ela. Isto, no mínimo, é cercear o direito da livre expressão.

Na quinta, o GRÊMIO saiu absolvido dos incidentes no GRE-nal. Já havia sido absolvido anteriormente, mas a procuradoria recorreu e a absolvição se confirmou.

Na sexta-feira, Eduardo Costa pegou 120 dias depois da inédita denúncia por uma narração de rádio, como se não bastassem as denúncias feitas por imagens de TV. E o Tcheco pegou 2 jogos de suspensão por ofensas morais ao árbitro.

Enquanto isto, o venezuelano naturalizado chileno Valdívia pegou apenas 5 jogos pelos dois socos que deu nos adversários no jogo contra o Vasco. Ele tinha sido denunciado por agressão, mas no final das contas acabou sendo descaracterizado pra ato de hostilidade, cuja pena é bem menor. Daí fica bem claro uma coisa: soco do Gavilán é agressão. Soco do Valdívia é ato de hostilidade. Mas, como eu não sou dirigente e não corro risco de suspensão, posso reproduzir aqui as palavras de um amigo meu de listas de discussão, que diz que esperar coerência do STJD é a mesma coisa que esperar que o Papai Noel apareça pela lareira de uma casa que não tem chaminé.


MAYLSON

O garoto estreou na fogueira. Foi largado logo de cara contra o São Paulo em pleno Morumbi. Teve uma estréia discreta, mas não comprometeu. Foi razoavelmente bem num jogo onde ninguém jogou bem. Mas pelo jeito o guri promete. É de se observá-lo com mais cuidado depois de uma seqüência de jogos.


RAPIDINHAS

Rosinei não vem mais. Ontem, soube-se que ele ingressou na justiça tentando romper o pré-contrato que ele tinha com o GRÊMIO. Soube-se também que ele havia recebido R$ 500 mil na assinatura, dinheiro este que ele não quer devolver. A polêmica está formada.


Jadílson poderá ser o lateral-esquerdo para 2008. Especula-se que o São Paulo estaria negociando com o GRÊMIO o empréstimo dele e do meia Hugo, que jogou no GRÊMIO em 2006, pelo período de um ano.


O GRÊMIO renovou o empréstimo do zagueiro Teco até junho de 2008. O atleta pertence ao Cruzeiro.


Desejo boa sorte ao Portinho no campeonato de basquete em cadeira de rodas. Este colunista está na torcida pelo time do RS Paradesporto.


Saudações do dono do Rio Grande,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

EU ESTAVA LÁ

Mais uma vez senti o quanto é bom ser Colorado. A vitória contra o Cruzeiro foi daquelas de orgulhar. Com gol de falta aos 47 minutos da segunda etapa; com gol de pressentimento; num daqueles lances mágicos que só o futebol proporciona. No exato momento em que o árbitro correu em direção ao local da falta, o sentimento do gol. A cobrança milimétrica de Alex no canto oposto ao arqueiro Fábio. Uma grande e inesquecível história!


O ÓBVIO I

Futebol não tem tantos mistérios como se imagina. Quem faz o óbvio, raramente se arrepende. O Internacional entrou contra o Cruzeiro torto, com Alex novamente (e equivocadamente) desperdiçado na lateral esquerda; com três zagueiro e dois volantes. Exatamente como manda a boa cartilha do 3-5-2 chama derrota. Fomos amplamente dominados na primeira etapa.


O ÓBVIO II

No segundo tempo a equipe cresceu e tomou as rédeas do jogo. Basicamente, pela entrada de um lateral esquerdo de ofício na equipe (J. Luís) com a transposição de Alex para a meia cancha. Somado a isso, Jonas, mesmo com todas as suas limitações, ganhou liberdade para apoiar pela direita. Daí por diante o Cruzeiro não enxergou mais a meta do Inter e passamos a dominar por completo as ações.


O ÓBVIO III

Apenas o ingresso de um lateral esquerdo transformou completamente o modo de jogar. Com a equipe bem balanceada, mesmo que no esquema 3-5-2, tivemos boas opções pelas duas laterais do campo e o Cruzeiro já agradecia o empate em oxo quando Alex cobrou aquela falta magistral.


CELEIRO DE ASES I

Fui ao estádio sem saber os onze que entrariam em campo, tamanhos são os mistérios de uma escalação no atual momento do futebol (para que tanto mistério hein ?). Ao ver a equipe entrando no gramado tive mais uma decepção ao ver o 3-5-2 chama derrota com 2 volantes e Alex na ala esquerda. Mas, por outro lado, tive grande satisfação ao ver 4 jogadores formados em nossos canteiros na equipe: D. Morais, Sidnei, Roger e Nilmar.


CELEIRO DE ASES II

D. Morais, por sinal, mais uma vez, confirmou sua condição de ótimo zagueiro pela direita. Sidnei já provou seu potencial e é nome garantido no plantel para 2008. Ainda aguardo oportunidades para J. Guilherme, o capitão da seleção brasileira no último título mundial sub-20. Não é só no ataque que nossa forma é diferenciada. Nosso Celeiro de Ases não para de fabricar, também, ótimos zagueiros.


O DIA EM QUE O VIZINHO SE VESTIU DE VERMELHO

Sim, P.R. Sanchotene (o titular da coluna) foi visto nas arquibancadas superiores do Gigante da Beira-Rio, empunhando bandeira e amuletos Colorados. Tudo em nome da classificação de sua agremiação para a Libertadores. E olha, o vizinho assistiu a uma grande e triunfal vitória. Lá pelas tantas, ouviu a macacada entoar o famoso “atirei o pau no grêmio”. E, tchê, quem estava próximo jura de pé junto que ele, contagiado, até cantarolou alguns versos. Fica a pergunta: gostaste da experiência, Sanchotene ?!


Da Redação:

RÁPIDAS

Adianto a coluna desta semana e a redijo no sábado, logo após a vitória contra o Cruzeiro.

Explico: estarei no Rio de Janeiro na próxima semana disputando com o RS PARADESPORTO o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas.

Maiores informações clique em RS PARADESPORTO ou CBBC.

Mas não fujo da raia vizinho; e já vou logo deixando meu palpite para o jogo de amanhã: São Paulo 3x0.

Campeonato Brasileiro 2007 terminou para nós, agora sim estamos em ritmo de férias.

Mas vocês já se deram conta dos desígnios do futebol ? Nossos próximos adversários são Palmeiras e Goiás, justamente os principais adversários, na tabela, do vizinho e do Corinthians, respectivamente.

Que grande final de ano reservou para nós o responsável pela confecção de carnês da CBF. Vamos entregar um kit colorado a este cidadão!

Façam suas apostas: será que o suplente de vizinho comenta esta semana o último episódio de página policial envolvendo seu clube ? Vários dirigentes e ex-dirigentes azenhanos estão envolvidos na máfia do DETRAN.

É mais página policial. É mais aplicação de Código Penal neles! Vergonha!

Vem aí o Mohammed bin Rashid International Football Championship, vulgo Dubai Cup.

Assim como o G7 (7 clubes que sempre estiveram na PRIMEIRA DIVISÃO), a Dubai Cup é só para quem pode, viu vizinho!?!

Sport Club Internacional, cada vez mais, entre os Gigantes do futebol mundial. E dentro de campo e não em pesquisas ou rankings.

Saudações rubras, do DETENTOR DA TRÍPLICE COROA, ATUAL CAMPEÃO MUNDIAL e GUAIBEIRO ATÉ A MORTE!!!


Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br

terça-feira, novembro 06, 2007

Ano I - Número 43

GOLDEN BOY COLORADO

Ele está de volta, colocando pavor nas defesas adversárias. O retorno de Nilmar aos gramados com a camisa do Internacional foi o grande fato futebolístico da semana. As mesas redondas foram unânimes ao mencionar o talento do ‘golden boy Colorado’ e já se cogita, com força, de seu nome em futuras convocações da seleção. E isso que Nilmar ainda não está com 100% de sua forma física. Tremam adversários do Internacional em 2008!


SPORT RECIFE

Foi lamentável presenciar o empate em oxo contra o Sport. O Internacional enfrentou um time sofrível e não soube vencer. Não se ganha jogo com chutão do meio de campo para dentro da área e muito menos com Cristian e Pinga ingressando na equipe. Semblantes decepcionados no Beira-Rio após o fracasso!


VASCO DA GAMA

No final de semana recuperamos o prejuízo. E quem sofreu foi o Vasco. O time de Romário levou um chocolate do Internacional. Com o ingressos dos ‘pratas da casa’ Nilmar, Sidnei e Roger na equipe, a vitória veio naturalmente. Em 2008 precisamos colocar a patota do Celeiro de Ases para jogar.


LATERAL ESQUERDA

Aonde estão R. Cardoso, J. Luís e Ramon ? Temos três laterais no grupo e nenhum deles é escalado. A bola da vez, por ali, é Guiñazu. Abre-se mão de um ótimo volante para improvisá-lo na lateral. Erro semelhante ao cometido com Alex, que deve regressar à lateral com a suspensão do argentino. É dose!


ABELÃO

RBS veiculou matéria de baixíssimo nível contra A. Braga. O tapa de luva veio depois da vitória triunfal sobre o Vasco da Gama (clique aqui para conferir as matérias). É por essas e outras declarações que Abelão merece nosso respeito e consideração.


FÉRIAS

Na última semana sugeri que o futebol Colorado entrasse em férias a partir de 15 de novembro. Pois hoje saiu uma prévia do planejamento e, pelo visto, minha sugestão foi acolhida. Serão dois períodos de férias, a partir do jogo do próximo final de semana. O grupo regressará no dia 26 de dezembro e começará preparação para o Torneio de Dubai. Depois da competição internacional, é provável que a pré-temporada seja realizada em Bento Gonçalves. Muito bom!


INVEJA

A inveja é um dos sentimentos mais deploráveis no ser humano. O que está causando a indicação do Beira-Rio para sede da Copa do Mundo 2014 é uma coisa que nunca tinha sido vista em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Por favor, peçam providência à FIFA, porque o ‘olho gordo’ tá demais!


TIPIFICAÇÕES

Agressão de Tcheco em A.Mineiro no primeiro turno (artigo 129 do Código Penal). J.A. Guerreiro e caso ISL (formação de quadrilha e outros - artigo 171 do Código Penal). Voadora E.Costa pelas costas de Clayton (artigo 129 do Código Penal). Declarações e atitudes de P.Odone contra C.Josias (Crime inafiançável – art. 5º., XLII, da Constituição Federal e Lei 7716/89). Multa aplicada pelo Banco Central por sonegação de divisas (artigos 1º e 3º do Decreto 23.258/33). É muita lama na vizinhança!


RÁPIDAS

A lesão nos ligamentos cruzados do joelho de Sorondo, que só regressa em março de 2008, é o fato negativo da semana.

Torneio de Dubai, definitivamente, será o grande evento futebolístico mundial no primeiro semestre de 2008.

Colorado vai com plantel completo para enfrentar Inter de Milão, Ájax e um terceiro clube, provavelmente da Alemanha. Para Dubai só vai peixe grande!

Lateral direito Ruy do Figueirense deu entrevista insinuando que Internacional teria lhe procurado. Seria um bom reforço para 2008.

Iarley, Fernandão, Nilmar, Adriano e Gil. Está mais do que na hora de mandar o Cristian para bem longe do Beira-Rio.

R. Ceni esteve no programa Bem Amigos da Sportv e declarou-se satisfeito e feliz pela não-presença do Internacional na Libertadores 2008. Segundo ele o Inter seria um adversário duríssimo de ser batido.

E por falar em goleiro, que coisa linda o peru do Saja!!! Glu, glu, glu, glu glu...

“... o eduardo costa ficou escondido, de forma covarde, atrás de um pilar; e agrediu o clayton, de maneira covarde... o eduardo costa foi COVARDE, o cara acertou o clayton pelas costas... foi vergonhoso, coisa de mal perdedor.” (áudio da rádio Joven Pan de Curitiba).

Caderno Policial neles!

Será que o suplente de vizinho vai ter a grandeza de comentar (e repudiar) esses episódios ?

Renan, Diego Bottin, Sidnei, Índio, Ramon; Edinho, Magrão, Fernandão e Alex; Nilmar e Adriano. Eu gostaria de ver esse time entrando em campo diante do Cruzeiro.

Aliás, domingo é o jogo dos meus sonhos, saio do Beira-Rio feliz com qualquer resultado.

Saudações rubras, do DETENTOR DA TRÍPLICE COROA, ATUAL CAMPEÃO MUNDIAL e GUAIBEIRO ATÉ A MORTE!!!

Ah! vizinho, o Clayton ‘zarolho’ te mandou um abraço e uma caixa de chocolates.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br



UM PINGO DE ESPERANÇA

As duas últimas rodadas tiveram resultados que favoreceram o GRÊMIO. Destaque especial para as duas derrotas do Palmeiras frente a Juventude e Sport. Isto foi o que manteve acesa a esperança de disputa da Libertadores em 2008.

Embora os resultados para o GRÊMIO não podiam ter sido piores – derrotas para Atlético-PR e Figueirense, os resultados paralelos foram extremamente favoráveis. Pena que, mais uma vez, o GRÊMIO não soube fazer sua parte. A boa notícia é que estamos a 1 ponto do G-4.

Sabemos que o time do GRÊMIO está mais para quem se encaminha para uma disputa da Copa do Brasil e da Sul-americana em 2008. No entanto, todos os gremistas torcem para que consigamos superar as nossas expectativas e possamos terminar a temporada classificados para a Taça Libertadores.



CABEÇAS FORA DO LUGAR – PARTE 2

No momento de iniciar a escrever a coluna, pensei em usar o título acima. No entanto, não quis ser repetitivo, já que a coluna gremista da edição nro. 39 traz a mesma manchete.

Daí aproveitei para reler o que foi escrito naquela oportunidade. E nos damos conta que o problema é recorrente. E todos nós sabemos que o exemplo vem de cima. Com um dirigente destemperado, os jogadores acabam seguindo o exemplo. Sendo diferente, como se justificaria uma atitude como a do Eduardo Costa, jogador experiente, com passagem pela Europa e pela Seleção Brasileira? Ele simplesmente esperou o adversário (que não merece ter seu nome citado) atrás de uma coluna e partiu pra briga. Isto, depois de o dirigente Fulano Atleticano Paranaense de Tal ter ido agredir o Tcheco acompanhado de seguranças armários enquanto o atleta tricolor se dirigia pro vestiário após ter sido expulso por reclamação.

Bueno... não vou ficar remexendo nos fatos, amplamente divulgados pela imprensa. Mas já é público e notório que as coisas não andam boas no vestiário gremista, e que isto vem desde o começo do ano.


VOCÊ LEU SEMANA PASSADA AQUI


A coluna da semana passada ainda está no ar para quem quiser ver. Lá estava avisado que o jogo contra o Furacão seria nitroglicerina pura, como de fato foi. E que o Figueirense era uma velha touca.

Mais um jogo em que o GRÊMIO não jogou absolutamente nada. E que demonstrou todo o nervosismo da equipe. Mesmo não jogando bem, acabamos tendo a nosso favor um pênalti assinalado pelo árbitro Evandro Rogério Roman – que foi, diga-se de passagem – em cima do avante Jonas. Penalidade esta que culminou com um inédito gol do goleiro Saja, que cobrou a penalidade com perfeição. Foi o primeiro gol de um goleiro vestindo a camiseta do GRÊMIO em um jogo oficial. Anteriormente, o site do GRÊMIO registrou um gol de goleiro cobrando pênalti num amistoso disputado em 1954, contra o 24 de Maio de Itaqui, na inauguração do estádio do time local.

No entanto, no segundo tempo o nosso goleiro acabou falhando feio, não sei se já em decorrência da lesão, e acabamos levando o gol de empate. E levamos o gol da virada aos 40 minutos, através do centroavante Otacílio Neto, numa falha coletiva do sistema defensivo gremista. Caía, assim, a invencibilidade do GRÊMIO dentro do Olímpico no returno.

E como desgraça pouca é bobagem, o goleiro Saja sofreu lesão no tendão do braço e deve parar por cerca de três meses para realização de cirurgia.


O QUE NOS RESTA?

Torcer, torcer e torcer.

Torcer para que o já campeão São Paulo venha de sangue doce pro jogo de domingo próximo, no Morumbi, às 18h10min. Torcer para que o São Paulo também esteja com vontade de prejudicar o Palmeiras na rivalidade entre estes dois clubes e, digamos assim, facilite as coisas para o tricolor gaúcho. Eu já disse semana passada e repito: não conto com isto.

Torcer para que não dê apagão contra o América-RN lá no estádio Machadão, no jogo que será a portões fechados. E que principalmente os “espertos do microfone” do GRÊMIO não venham colocar lenha na fogueira para este jogo.

E, por fim, torcer para que o extra-campo nos ajude contra o Corinthians. E, se não ajudar, ao menos que não atrapalhe.


JULGAMENTOS

Por falar em extra-campo, na quinta-feira o GRÊMIO será julgado por incidentes ocorridos no clássico GRE-nal de 16/09/07, vencido pelo tricolor por 1x0. Um copo teria sido arremessado no gramado, mas o torcedor que arremessou foi identificado e punido, o que atenua o fato. Fomos absolvidos em primeira instância, no entanto a procuradoria do STJD recorreu e, agora, seremos julgados novamente. Acontece que o presidente do Supremo Tribunal é conselheiro do Corinthians, maior interessado em que não haja público na última partida do GRÊMIO na rodada. Pela moralidade e isenção do julgamento, o Sr. Rubens Approbato deveria se declarar isento de julgar o caso.

Da mesma forma, deveria fazer o mesmo a auditora Renata de Quadros, que declarou que o GRÊMIO é um time violento. Na sexta-feira, a tendência é que ocorra o julgamento do Tcheco e do Eduardo Costa, pois até o fechamento desta coluna a denúncia ainda não havia sido apresentada. E se o julgamento acontecer na sexta, a auditora em questão estará presente. Na quarta, será julgado o Paulo Pelaipe, por declarações dele contra auditores do STJD. Mas se o tribunal condenar este último estará prestando um favor ao GRÊMIO.


OS QUESTIONAMENTOS DO VIZINHO

Tchê, confesso que estava difícil de distinguir nesta semana aonde terminava a minha coluna e começava a do vizinho, por tanto azul que ele usou.

Mas vamos por partes:

Em primeiro lugar, a questão do racismo. Só tenho uma coisa a dizer: SOU GREMISTA, NÃO TOLERO RACISMO. Racistas existem em todas as torcidas. E mesmo eu não sendo formado em direito, que nem o Sancho e o Portinho (eu estudo Administração), sei que racismo é um crime tipificado em lei, e assim sendo, que se punam os racistas, independente de seu clube. O que não dá pra tolerar é a generalização do vizinho, querendo dizer que todos os gremistas são racistas e que não há racismo dentro da torcida dele. Vale lembrar que, na ocasião da fundação, o clube do vizinho não aceitava negros em seu quadro social. O GRÊMIO demorou mais para aceitar. Mas hoje somos a verdadeira maior torcida do Rio Grande, em todas as classes sociais.

Aliás, notei que o vizinho atualizou a coluna com alguns questionamentos sobre o Sandro Goiano, e a passagem dele pelo Paysandu em 2002. Só digo uma coisa: seria natural da parte do Sandro declarar isto. Até porque ele não iria dizer “não, a gente recebeu pra entregar aquela partida”, mesmo isto tendo acontecido. Mas eu sugiro ao vizinho que não mexa muito neste assunto. Pois nestes tempos de querer investigar o que aconteceu com o Corinthians em 2005, podem querer mexer nisso também. E daí talvez finalmente a gente descubra o que aconteceu em Belém naquela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2002.

Mas, se ocorreu alguma coisa, podemos ter certeza só de uma coisa: a bola pune.


RAPIDINHAS

O centroavante Tuta não deve enfrentar o São Paulo. O jogador ainda sente dores musculares e deve estar à disposição para o jogo contra o América-RN.


O GRÊMIO já começou as negociações para renovar com o zagueiro Teco e o goleiro Saja para 2008.


O zagueiro William deve manter a braçadeira de capitão para o jogo contra o São Paulo, independente do retorno ou não de Tcheco ao time.


Galatto (Marcelo), Bustos, William, Leo e Hidalgo; Nunes, Sandro Goiano, Diego Souza e Anderson Pico; Jonas e Marcel. Esse deve ser o time para jogar contra o campeão brasileiro São Paulo caso Eduardo Costa e Tcheco saiam condenados do julgamento de sexta.


GRÊMIO 100% azul, NEGRO e branco.


Sete pontos em nove. É a projeção do momento. Difícil? Sim. Impossível? Não.


Saudações do dono do Rio Grande,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração