terça-feira, julho 29, 2008

Ano II, Número 80

HÁ 25 ANOS

A segunda-feira, 28 de julho de 2008, foi uma data para relembrar grandes glórias para a grande nação tricolor. Afinal, neste dia, completava-se 25 anos que o GRÊMIO conquistava a América pela primeira vez.

Foi uma campanha difícil, com momentos de puro heroísmo, como a famosa batalha de La Plata, ou o pênalti defendido por Mazaropi no jogo do Olímpico contra o América de Cali, ou a vitória em cima do Bolívar e da altitude de La Paz, que foi fundamental para a classificação do GRÊMIO para a segunda fase da competição.

Foram dois jogos duríssimos contra um adversário acostumado a decidir Libertadores: o Peñarol, que defendia o título. Depois de um empate no Estádio Centenário, em Montevidéu, a finalíssima foi disputada no Estádio Olímpico Monumental.

Um público de mais de 80 mil pessoas assistiu o GRÊMIO vencer por 2x1 o Peñarol e se sagrar campeão da Libertadores da América pela primeira vez, em uma noite gelada de inverno. Os gols foram marcados por Caio e César.

O GRÊMIO jogou com Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Casemiro; China, Osvaldo e Tita; Renato, Caio (César) e Tarciso.


E AGORA, LÍDER DO BRASILEIRO

O GRÊMIO aplicou uma goleada histórica no Figueirense e atingiu a liderança do Brasileiro. Vencemos por 7x1 em pleno Orlando Scarpelli. A maior goleada da história do GRÊMIO no Brasileirão e também a segunda maior goleada aplicada por um visitante na história do Campeonato Brasileiro, só perdendo para os 7x0 aplicados pelo Cruzeiro em cima do Bahia na última rodada do campeonato de 2003, na Fonte Nova. Os gols foram marcados por Perea (3), Marcel e Reinaldo (3).

No domingo, sob uma forte chuva, empatamos em casa com o Palmeiras. Foram mais de 38 mil espectadores no Olímpico, pra ver o GRÊMIO enfrentar o mau tempo e uma arbitragem que aceitou a cera do Palmeiras, que claramente veio pro Monumental a não jogar. Prova cabal de que o líder do brasileiro é o time a ser batido, e que a partir de agora os outros times vão jogar diferente contra nós. O resultado não foi bom por si só, mas o empate sem gols do Flamengo frente ao Botafogo nos manteve na liderança do campeonato, com 29 pontos. Há 4 rodadas do final do turno, igualamos o desempenho de 2006 e superamos o de 2007.

O time melhorou com a entrada de Anderson Pico na ala esquerda, sendo ele o autor do gol de empate contra o Palmeiras. Felipe Mattioni também jogou muito bem contra o alviverde paulista, já que Paulo Sergio não jogou por ter levado o 3º cartão amarelo contra o Figueirense. No entanto, ele deve retornar contra o Coritiba. Mas o fato é que Mattioni causou um problema para Celso Roth. Eu digo e repito: o guri ta pedindo passagem neste time.


PROJETANDO OS PRÓXIMOS JOGOS

Nesta quinta-feira retornaremos ao Couto Pereira depois de 4 anos. O último confronto entre GRÊMIO X Coritiba aconteceu no ano de 2004, já que em 2005 nós estávamos na série B, e quando retornamos, foi o Coxa que caiu. Retornou este ano ao convívio dos grandes. E o técnico Dorival Junior vem fazendo um bom trabalho à frente do alviverde da capital paranaense. O Coritiba ocupa hoje a 7ª posição, com 23 pontos.

Não será tarefa fácil bater o Coritiba em seus domínios. Não vencemos lá desde 2001, em partida válida pelas semifinais da Copa do Brasil. Pelo Brasileiro, a nossa última vitória lá foi em 2000, ano da Copa João Havelange. Mas se o GRÊMIO vem quebrando tabus e surpreendendo fora de casa, ficamos na torcida para que o nosso tricolor traga os 3 pontos na bagagem quando voltar da capital paranaense.

E no domingo, às 16h, mais uma promessa de casa lotada em outro jogo de 6 pontos. Enfrentaremos o Vitória, do técnico Vagner Mancini, que se encontra hoje numa surpreendente 4ª posição, apenas 3 pontos atrás do GRÊMIO. E que pare de chover até lá, já que a previsão é de chuva para toda a semana.


PENSANDO GRANDE, MAS JOGANDO PEQUENO

E aí, vizinho? Quero ver o que tu vais dizer agora sobre pensar grande, depois do futebolzinho mixuruca que vocês apresentaram contra o lanterna do campeonato. Depois do maior páreo corrido do campeonato, que é o tal do São Paulo do Burricy, o castigo veio a galope e o Ipatinga fez o crime! O vexame só não foi maior porque este time do Ipatinga é muito ruim!


RAPIDINHAS

O GRÊMIO tentará liberar a condição legal de jogo dos meias Souza e Orteman já para a partida contra o Vitória no domingo. A janela de transferências abre no dia 3, domingo. No entanto, uma ação conjunta dos clubes frente à CBF tenta liberar as inscrições para a primeira rodada do mês de agosto.


Seria um meio de amenizar o absurdo que é esta tal janela de transferências, que impede que um jogador entre, mas não que saia.


Foi divulgado no site da CBF o desdobramento das datas para as rodadas 20 a 30 do Campeonato Brasileiro. Começaremos o returno jogando no domingo, às 16h, contra o São Paulo. O clássico GRE-nal do returno está marcado para domingo, 28/09, às 18h10min.


O GRÊMIO colocou a venda um pacote de ingressos para o returno do Brasileirão. Quem estiver interessado, pode comprar pela Internet, através do site www.gremio.net, ou no Estádio Olímpico.


Boa iniciativa do GRÊMIO, mas a CBF poderia colaborar e divulgar logo o desdobramento de todo o returno, já que usualmente eles divulgam o turno antecipadamente, por força do Estatuto do Torcedor, mas o returno eles divulgam em prestações.


Além do Espanyol, o PSV Eindhoven também deve apresentar proposta pelo zagueiro Leo. Estima-se que a oferta dos holandeses gire em torno dos 8 milhões de euros.


A coluna desta semana é dedicada à memória do meu amigo Luiz Fernando Bindi, torcedor palmeirense e juventino, que nos deixou prematuramente nesta terça-feira, 22/07/2008, vítima de um infarto fulminante. Bindi nos deixou cedo, aos 35 anos de idade. Para ele, seus amigos e sua família, muita luz neste momento tão difícil.


Saudações imortais do líder do campeonato,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração



CARTEIRAÇO, CASTIGO e TROPEÇO

Quem foi ao Gigante da Beira-Rio na quarta-feira, ou mesmo assistiu à vitória triunfal sobre o São Paulo pela televisão, tinha uma certeza: aquela equipe que entrou em campo seria mantida e, com ela, o Internacional entraria em campo para vencer o Ipatinga. Porém, entramos com Magrão e Marcão, que voltaram à equipe no carteiraço, em detrimento de Andrezinho e Ramón. E assim, com três volantes e sem a mínima criatividade, o futebol nos castigou, tropeçamos diante do lanterna e deixamos escapar três pontos que podem ser fundamentais lá no final da caminhada.

O EVIDENTE I

A vitória contra o São Paulo foi daquelas de deixar o torcedor com a certeza de que a equipe tem plenas condições de chegar ao título. Ângelo e Ramón nas laterais. Dois zagueiros (Índio e D. Moraes). Edinho e Guiñazu no papel de cães de guarda; Andrezinho e Alex na criação, mais Taison e Nilmar avançados, tivemos inúmeras oportunidades de gol. Não demos qualquer chance ao time de Muricy.

O EVIDENTE II

Quando vi Magrão de volta à meia cancha e o INTERNACIONAL pressionado pelo Ipatinga, vaticinei: vai esperar tomar um gol para trocar o Magrão pelo Valter. Não deu outra, Tite assistiu inerte ao INTERNACIONAL ser massacrado e constrangido a ficar em seu campo. Pior, quando agiu, trocou seis por meia dúzia ao substituir Edinho por Maycon. E trocou Magrão (de atuação ridícula) por Valter depois de sofrer o gol. Será que é isso que se ensina nesses cursos para treinador ?

CARTEIRAÇO

Para quem imaginou banimento do carteiraço no Beira-Rio com a saída de A. Braga e o retorno de F. Carvalho, ledo engano. A praga voltou, em dose dupla. Nem mesmo as boas atuações de Ramón e Andrezinho e o perfeito funcionamento do sistema de jogo com 2 meias armadores e 2 atacantes foi capaz de barrar o retorno de Marcão e Magrão, NO CARTEIRAÇO.

CLUBE DA SEGUNDONA

Tchê, no sábado presenciei demonstração incrível da abrangência nacional do Clube da Segundona; mais que isso, da união de seus integrantes. Fui a um boteco assistir ao jogo contra o Ipatinga. A partida transcorria, daquele jeito que todos sabem. Daqui a pouco sai o gol do Ipatinga e um cidadão, em grito solitário, vibra como se ganhasse a Copa do Mundo. Demorei a perceber. Lá estava mais um integrante do CLUBE DA SEGUNDA DIVISÃO. Só por aqui, nos Pampas, já são quase 40% da população gaúcha.

DNA ARROGANTE

O vizinho fica enlouquecido a cada semana que eu ponho o dedo na sua ferida e desmascaro episódios que escancaram o DNA ARROGANTE dos azenhanos. Pois ontem assistia ao pós jogo do SPORTV e lá pelas tantas veio à baila o tema R. Portaluppi. E o comentarista R.M.Prado foi enfático: “precisa perder a arrogância”. Impossível R.M.Prado, está no DNA do cidadão.

RÁPIDAS

G. Nery e o goleiro Ricardo, ex-Caxias, já foram apresentados.

D. Carvalho desembarca em Porto Alegre esta semana. Grande contratação! Além de craque, é Colorado de berço.

D´Alessandro também pode desembarcar, só dependendo de acerto final entre seu clube, o Zaragoza, e o grupo de empresários que detêm parte de seu passe.

Falei do Clube da Segundona. Podem apostar que o vizinho também estará solidário com seu co-irmão Ipatinga.

Mas uma coisa eu não vou admitir: que o vizinho fale que o Ipatinga é lanterninha da competição em tom pejorativo. Não, isso não podes fazer vizinho, porque tens a lanterna em teu currículo, no glorioso ano do rebaixamento de 1991. Olha a coerência rapaz!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

terça-feira, julho 22, 2008

Ano II, Número 79

-

PENSANDO GRANDE

Os rumores sobre contratações de D´Alessandro, D. Carvalho e G. Nery, sem dúvida, revelam que o INTERNACIONAL pensa grande para o Ano do Centenário. Aliás, desde o retorno de F. Carvalho aos vestiários, o clube demonstrou sua intenção de não deixar ruir o projeto de montagem de um grande grupo para a classificação à Taça Libertadores. Aliado a tais atos, o torcedor está pegando junto; já somos 78 mil sócios e, muito em breve, o antes impensável número de 80 mil associados ficará para trás. 2009, certamente, será um ano histórico!

REGULARIDADE I

Definido o sistema de jogo e a equipe base, o INTERNACIONAL engrenou um time coeso e iniciou uma campanha regular. A subida na tabela de classificação foi decorrência lógica. Já estamos entre os sete e, em breve, ingressaremos no G4 de forma definitiva. Vencer em casa e empatar fora é campanha para tal. A questão é vencer ao menos duas partidas fora, para compensar o vacilo inicial.


REGULARIDADE II

Insisto na importância da definição de um sistema de jogo lógico (o 4-4-2) com abandono definitivo do malfadado sistema de três zagueiros. O setor defensivo está tão sólido que nem mesmo a lesão de Sorondo foi capaz de miná-lo. Pelo contrário, D. Moraes ingressou na quarta zaga e apenas deu seguimento às boas atuações.


GURIZADA MEDONHA

Não canso de exaltar a gurizada do Celeiro de Ases. Renan está com a Olímpica rumo a Pequim. Valter ‘Claudiomiro’, Guto, Maicon, Titi, Ramón e Taison compõem o grupo principal. E ainda estão por subir o arqueiro Agenor, o zagueiro Pessanha, o jovem meia Éderson e Sandro, um baite d´um volante. A safra 2008 é excelente!


RÁPIDAS

G. Nery será apresentado na 4ª feira. Assina contrato de risco, com prêmio por partidas e possibilidade de rescisão unilateral do vínculo por parte do clube.

Negociação para a volta de D. Carvalho, por empréstimo de 1 ano, está bem encaminhada.

Jornais argentinos já noticiam a vinda de D´Alessandro para o INTERNACIONAL. Só falta a liberação definitiva do Zaragoza.

Enquanto isso, Guiñazu pode fazer sua despedida contra o São Paulo.

O Inter abriria mão do gringo e aceitaria proposta de U$ 4,5 milhões do árabes para manter Alex no grupo.

Uma coisa é certa: Guiñazu deixará saudades no Beira-Rio.

Será que nunca chegará ao Beira-Rio a tão sonhada proposta por Edinho ?!

Tchê, o vizinho vestiu a roupa de coelho, definitivamente. O que era o rapaz, na última semana, se vangloriando porque o seu goleirinho é Bola de Oro da Placar ?!

Mas alguém poderia avisar o vizinho que ainda faltam mais de 20 rodadas para terminar o certame. Pobre rapaz!

Ah!, sugiro ao vizinho, também, que vá conferir o histórico da Bola de Prata da Revista Placar. Vai tomar uma ducha de água fria quando se deparar com a galeria do INTERNACIONAL, uma das maiores do prêmio. Só o Taffarel, para ficar na posição goleiro, deve ter ganho 2 ou 3.

Vai te enxergar o coelhão!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).


Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


ESTÁ VIRANDO ROTINA

Neste sábado, mais um show da torcida gremista no Estádio Olímpico. Mais de 31 mil pessoas presenciaram a melhor atuação do GRÊMIO neste Campeonato Brasileiro em uma partida que valia a vice-liderança do campeonato. Dentro de campo, vencemos o Cruzeiro por 1x0, e agora estamos apenas a 1 ponto do Flamengo, que perdeu duas partidas seguidas.

Até o fechamento desta coluna, o site da CBF indicava um público total nos jogos do GRÊMIO de 166.063 espectadores, e uma média de 27.677 por partida. Isto que ainda não haviam sido computados os números de GRÊMIO X Cruzeiro. Isto faz do GRÊMIO o segundo melhor público da série A do Brasileiro, só perdendo para o Flamengo. O Olímpico também é o estádio com melhor média de público entre todos os participantes da série A, seguido por Maracanã (25.432) e Ilha do Retiro (21.897). O site da CBF leva em consideração apenas público pagante.

Aliás, gostaria de perguntar ao vizinho qual a posição do time dele nesta tabela.


OS PRÓXIMOS CONFRONTOS

Neste domingo, contra o Palmeiras, espera-se no mínimo 35 mil pessoas, e motivos para isto não faltam. O jogo é às 16h e a meteorologia prevê tempo bom para o final de semana. Além do fato que é outro jogo de 6 pontos, contra um adversário direto em nossas pretensões para este campeonato. E, claro, jogos contra o Palmeiras sempre são clássicos, e trazem à memória do torcedor aqueles grandes confrontos da década de 90.

Antes, temos uma parada duríssima contra uma velha touca gremista: o Figueirense, de quem não ganhamos lá no Orlando Scarpelli desde 2002. O time catarinense está em ascensão, de técnico novo, e um ponto é lucro neste jogo. E nosso retrospecto recente contra eles não é nada favorável. Cinco derrotas nos cinco últimos jogos. Nossa torcida é pra que consigamos exorcizar mais esta touca. Principalmente porque uma vitória, combinada com um empate do Flamengo (enfrenta a Portuguesa no Canindé) nos deixaria na liderança isolada do campeonato. O jogo é quinta, às 20h30min.

Até o final do turno ainda enfrentaremos Coritiba (fora), Vitória (casa), Ipatinga (casa) e Atlético-MG (fora). E entre o final do turno e início do returno, ainda tem o primeiro GRE-nal pela Sul-Americana.


OS JOGOS DA SEMANA PASSADA

Na quarta-feira passada, deixamos dois pontos escaparem lá no Recife frente ao Sport. Enfrentando um gramado pessimamente conservado, o GRÊMIO cedeu o empate duas vezes ao rubro-negro pernambucano, em duas jogadas iguais, fazendo faltas bobas perto da área. Cobrança de Fumagalli, desvio do zagueiro Durval e gol do Sport.

Daí no sábado, a excelente atuação do GRÊMIO que culminou no resultado frente ao Cruzeiro, quando o resultado não diz o que foi o jogo, uma vez que pelo número de gols perdidos, poderíamos ter feito um placar mais elástico.

Sobre este jogo, algumas considerações a fazer: primeiro, o time recuou após fazer o primeiro gol, mas a marcação funcionou bem e no primeiro tempo o goleiro Victor fez apenas intervenções. A situação foi corrigida após o final do 1º tempo, e na segunda etapa o time voltou a atacar. Segundo, sobre a modificação feita por Celso Roth, tirando André Luis, de atuação regular, para a entrada do volante Makelelê. A entrada dele foi providencial, pois assim o GRÊMIO recuperou o meio-campo. E por fim, o sufoco desnecessário que tomamos no final da partida. Ainda carecemos de um time mais cancheiro, mas uma orientação do técnico pode ser o diferencial nesta hora. Havia sido noticiado que o Cruzeiro havia feito gols nos acréscimos nos 3 jogos que antecederam o confronto de sábado. Por isso também a preocupação da torcida. Mas no final ganhamos os 3 pontos merecidamente.


SOBRE VIOLÊNCIA DE TORCIDAS

O vizinho havia me cobrado semana passada um posicionamento sobre dois torcedores do time dele que foram assassinados por uma rixa com dois gremistas. Apesar da generalização dele, vou me manifestar pra provar que eu, ao contrário dele, não fujo da raia.

Eu pertenço a uma imensa maioria de torcedores, que gosta de ir ao estádio assistir ao seu time sem confusão. Que gosta de participar de uma boa discussão sobre futebol, que tenho amigos torcedores dos dois times, com quem eu discuto futebol com civilidade.

Sabemos que há marginais travestidos de torcedores não só aqui no Brasil, e sim no mundo inteiro. E sabemos que a grande maioria da torcida abomina estes atos de violência, sendo eles de que lado vierem. Eu, como integrante desta maioria, também abomino qualquer ato de violência praticada dentro ou fora dos estádios.

E da mesma forma que eu abomino violência, merece todo o meu repúdio a tentativa do vizinho de generalizar, de dizer que todo o torcedor do GRÊMIO é marginal, como se só houvessem santos do lado vermelho da força. E pelo jeito não é uma prática só dele, haja vista as faixas ostentadas pela torcida deles, mencionadas na coluna vermelha da semana passada.

Portanto, diga não à violência. E diga não às generalizações.


RAPIDINHAS

O centroavante Perea pode estar perdendo a titularidade no time do GRÊMIO. Com apenas 3 gols marcados no Brasileiro, o colombiano não vem tendo boas atuações e deve deixar o time para a volta de Marcel, que cumpriu suspensão contra o Cruzeiro.


O zagueiro Leo está próximo de deixar o GRÊMIO. O Espanyol estaria por apresentar uma proposta de 4 milhões de euros por 60% dos direitos federativos do zagueiro.


Sinceramente, acho pouco. Em minha opinião, Leo deveria sair por no mínimo 7 milhões de euros.


O uruguaio Orteman já conseguiu regularizar sua condição de trabalho e deve começar a treinar com o grupo do GRÊMIO nesta terça. No entanto, deve fazer sua estréia apenas em agosto, quando da reabertura da janela de inscrições de jogadores oriundos de fora do Brasil.


Nesta segunda-feira houve importante reunião para o futuro do Projeto Arena. Estiveram reunidos com o secretário municipal de planejamento, Ricardo Gothe, representantes do GRÊMIO e do consórcio TBZ-OAS, além de assessores da prefeitura de Porto Alegre. Na próxima semana, deve sair o parecer desta secretaria em relação ao projeto, assim como a documentação do consórcio português.


Agora a aposta é: em quem o ET estará incorporado na próxima partida? Sábado ele incorporou no Paulo Sérgio, que fez sua melhor partida com a camiseta do GRÊMIO.


Saudações imortais do 1º colocado no ranking oficial da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

segunda-feira, julho 14, 2008

Ano II, Número 78

O PODER DE REAÇÃO

O jogo do GRÊMIO contra a Portuguesa de Desportos foi daqueles onde o mais importante a ser comemorado foram os 3 pontos. Jogamos muito mal, em especial no primeiro tempo.

Algumas das atuações da tarde-noite de domingo foram dignas de serem esquecidas. O zagueiro Leo teve sua pior atuação com a camisa do GRÊMIO, sendo responsabilizado diretamente pelo primeiro gol da partida. Ele praticamente deu o passe pro atacante Rogério, da Lusa, fazer o gol. Ele avançou até o gol, desviou do Victor e marcou o gol de abertura do placar. Mas antes deste lance, ele mesmo havia perdido um outro gol, e em outro lance, o goleiro Victor fez uma defesa dificílima.

Ainda no primeiro tempo, através de uma cobrança de escanteio de Tcheco, que voltava a vestir a camiseta do GRÊMIO depois de sua saída no final do ano passado, Marcel marcou de cabeça. O GRÊMIO achava um gol e trazia de novo a igualdade pro placar do jogo.

O time melhorou depois que Celso Roth tirou Leo e colocou Makelelê, fazendo a equipe jogar no 4-4-2. Já neste esquema, o lateral Paulo Sergio fez seu único lance bom no jogo. Acertou um cruzamento, que Marcel matou no peito e chutou cruzado. Um golaço!

Ainda merece registro a patuscada aprontada pelo zagueiro Halisson, da Portuguesa, no final do jogo. Ao cometer falta para cartão amarelo, o jogador deu as costas ao árbitro da partida, se recusando a receber o cartão. Acabou tomando o vermelho, pelo gesto de indisciplina.

De positivo ficou o poder de reação mostrado pela equipe do GRÊMIO, que teve forças pra reverter um resultado adverso, fruto de uma má atuação. E também a boa reestréia de Tcheco, que mesmo sabendo-se que não é o substituto de Roger, pois é um jogador de características diferentes, já acrescentou qualidade no meio-campo do GRÊMIO em relação ao que (não) foi visto contra Botafogo e Santos.

Agora, o GRÊMIO enfrentará o Sport Recife lá na Ilha do Retiro, onde ganhamos apenas uma vez na história. Foi em 2005, quando estávamos na série B. Vencemos por 1x0, gol de Raone. O jogo será quarta-feira às 19h30min. No sábado, às 18h20min, jogaremos contra o Cruzeiro no chamado “jogo de 6 pontos”. Parada duríssima, mesmo sendo em casa o jogo.


O JOGO CONTRA O SANTOS

Algumas rápidas linhas sobre o jogo contra o Santos quarta-feira passada: achamos um gol através de Rodrigo Mendes, e acabamos levando o gol de empate contra um time que exagerou no direito de perder gols. Foi um dos piores times do Santos que eu já vi jogar, e nós não soubemos tirar proveito da má situação do time da Vila Belmiro, que está na zona de rebaixamento. Não fossem os maus resultados dos jogos anteriores, o empate seria um bom resultado. Mas são jogos assim que fazem a diferença entre os times campeões e os que só farão figuração no campeonato.

Vale ressaltar também que nos foram sonegados dois pênaltis contra o Santos. Mas mesmo assim acho que a atuação do GRÊMIO não foi merecedora de uma vitória, e o empate ficou de bom tamanho.


ENTRE OS 3 PRIMEIROS

A vitória contra a Lusa nos deixou na 3ª posição, empatados em pontos, número de vitórias e saldo de gols contra o Cruzeiro, mas perdemos para o time mineiro no número de gols marcados (19 contra 16).

No entanto, ainda não consigo ficar totalmente tranqüilo tendo Celso Roth no comando técnico da equipe. O maior problema dele é estragar justamente o que ele consegue de bom, que é tirar bons resultados de times limitados, fazendo invenções que colocam o trabalho dele mesmo a perder. Exemplos claros disso foram a inversão dos laterais contra o Juventude, que resultou numa derrota por 3x2 em um jogo que até mesmo derrota por 1x0 nos servia, e a até agora inexplicada entrada de William Magrão no time no GRE-nal, com a saída de Rafael Carioca, sendo que ele mesmo havia acertado a posição de Eduardo Costa e Rafael Carioca, de forma a eles não jogarem sobrepostos.

Temos que admitir que nem o mais otimista dos gremistas esperava esta campanha. Mas, agora que lá estamos, lá queremos permanecer. E o torcedor é exigente. Queremos a Libertadores. Queremos até mesmo o título. Mesmo lá no fundo sabendo que a equipe possui suas limitações, e que uma vaga na sul-americana ficaria de bom tamanho em relação à qualidade do time.

O fato é que Celso Roth não inspira confiança. E, para reverter a desconfiança dos torcedores (e eu aí me incluo), não lhe bastará matar um leão por partida. Isto terá que ser feito de forma convincente.


SOUZA E ORTEMAN

Esta semana chegaram mais dois reforços para o GRÊMIO: os meias Souza e Sergio Orteman.

Souza estava no PSG desde o começo deste ano. Antes de ir pra França, ele participou das campanhas do São Paulo nos títulos brasileiros de 2006 e 2007. Ele atua também na ala direita no 3-5-2, mas no GRÊMIO ele deve ser mais aproveitado como meia.

Sergio Orteman jogou no Olímpia em 2002 no time que eliminou o GRÊMIO naquela até hoje discutível cobrança de pênaltis, e que acabou sendo campeão da Libertadores daquele ano. Ele também participou do grupo campeão da Libertadores de 2007 pelo Boca Juniors. O GRÊMIO comprou os direitos federativos do uruguaio, que assina contrato de 3 anos com o tricolor dos pampas.

A contratação dos dois é um indício de melhoras para a meia-cancha gremista. E também um sinal de que o GRÊMIO passará a atuar no 4-4-2 a partir do momento em que os novos reforços tiverem condição legal de jogo, que será apenas em agosto.


RAPIDINHAS

O panamenho Blas Perez foi oferecido ao GRÊMIO, mas não houve interesse por parte da direção gremista.


E novamente o azul se fez presente na coluna do vizinho semana passada. Ele está tomando gosto pela coisa, pelo jeito! Fazia algum tempo que ele não usava azul, mas semana passada ele voltou a usar. Deve ter batido a saudade.


Por falar no vizinho, será que ele vai me tachar de arrogante se eu disser que o Victor é o melhor goleiro em atividade no Brasil? Segundo a Bola de Prata da Placar, ele é o melhor da posição, e o atual detentor da bola de ouro, como melhor jogador do campeonato. Afinal ele pode tecer loas aos seus jogadores à vontade sem levar a pecha de arrogante, já eu...


Bueno, mas ele que vá reclamar com a PLACAR.


A partida de quarta-feira contra o Sport também marcará o reencontro de Sandro Goiano com o time do GRÊMIO. O meia do Sport declarou que será emocionante reencontrar seu ex-clube.


Alô Celso Roth! Felipe Mattioni está pedindo passagem neste time!


Provável time contra o Sport: Victor; Leo, Pereira e Réver; Paulo Sergio, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Helder; Rodrigo Mendes e Marcel. Perea não viajou a Recife pois sentiu um desconforto no joelho de última hora, e desfalcará o time.


Saudações imortais do 1º colocado no ranking oficial da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


CAMPEÃO GAÚCHO

Na última 5a feira, o INTERNACIONAL sagrou-se CAMPEÃO GAUCHO DE JUNIORES. Mais uma conquista para o CELEIRO DE ASES, esse manancial infindável de talentos que temos no Beira-Rio. A conquista veio com goleada de 3x0 sobre o Cruzeiro (que eliminou o time do vizinho nas quartas-de-final - curioso, o vizinho, à época, noticiou a vitória no primeiro jogo e, quando eliminado, silenciou). O goleiro Agenor, os zagueiros Tite e Pessanha, o meia Sandro e o atacante Valter são nomes prontos para assumir lugar no grupo principal.

DETALHE I

Contra o Goiás, na última 4a feira, a vitória veio na segunda etapa, quando Tite trocou o volante Maicon por Adriano. Atuando num clássico 4-4-2, com 2 volantes de contenção (Edinho e Magrão), 2 armadores (Taison e Alex) e 2 avantes (Nilmar e Adriano), o INTERNACIONAL encurralou e massacrou o adversário, até marcar seu gol. A máquina funcionou quase que perfeitamente.

DETALHE II

Por que, então, entramos em campo, na Arena de Curitiba, com três volantes ? Tite corrigiu os erros defensivos, com uma linha de 4 jogadores muito sólida (tanto que, nas últimas 4 partidas nossa defesa foi vazada apenas 2 vezes, em penalidades pra lá de duvidosas). Porém, está demorando muito para corrigir este detalhe que atravanca a equipe do meio para frente. Os três volantes se sobrepõe e deixam a meia cancha muito pesada.


DETALHE III

O caminho já está traçado, depois do ótimo desempenho da segunda etapa contra o Goiás e da reação, em Curitiba, após o ingresso de Andrezinho e Adriano. Fatalmente, Tite terá de fixar um time com dois volantes. Como Edinho é praticamente intocável dentro do Beira-Rio, envergando, inclusive, a braçadeira de Capitão; a escolha terá de recair sobre os prestigiados Guiñazu e Magrão (este de péssima atuação domingo). Minha escolha ? Magrão (ou Maicon), Guiñazu, Alex e Taison.

TRADIÇÃO

Carlitos cobrou escanteio para a cabeçada fatal de Alfeu. Valdomiro cobrou falta da lateral e Figueroa testou para o fundo das redes. L.C.Winck cobrou escanteio e Aloísio subiu mais do que todo mundo para cabecear direto ao gol. Dunga cobrou escanteio e Luciu voou no ar para marcar. Alex cobrou escanteio pela esquerda e Índio apareceu sozinho, no terceiro andar, para marcar o gol de empate, domingo, em Curitiba. Isso é pura TRADIÇÃO COLORADA!

RECALQUE FAMILIAR

O penalty assinalado por G. Bozzano foi calamitoso. Renan sequer toca no adversário. Hiltor Mombach, do Correio do Povo, pegou bem, já é tradição da família Bozzano errar contra o INTERNACIONAL. Dalmo, o pai de Giuliano, cansou de nos aplicar. Tal pai, tal filho.

FASE

O aplauso das torcidas a seus ex-jogadores dá a exata medida da diferença de estágios entre nossos clubes. Enquanto na azenha ouve calorosos aplausos a Patrício e Gavilan que foram, respectivamente, peças chave na épica campanha da SEGUNDA DIVISÃO e na gloriosa final de Libertadores em que levaram 5x0 do Boca Jrs.; o torcedor COLORADO aplaudiu e exaltou Iarley, Campeão da Libertadores, do Mundo, da Recopa e da Dubai Cup. Que fase hein vizinho!

TORCIDA I

No último jogo fiquei observando algumas faixas de nossa torcida. Observei, pensei e, feliz, tive a certeza de que é amazônica a diferença entre COLORADOS e pijamas. Cito os dizeres de alguns panos: "NÓS CANTAMOS EM PORTUGUÊS"; "A TORCIDA QUE NÃO USA ARMAS" (em protesto aos vândalos de azul que mataram torcedores COLORADOS há 2 semanas) e "BEM VINDO, PLANETA DOS MACACOS". Clube do Povo é pecha que se conquista com atos e atitudes e não com campanha de marketing.

TORCIDA II

V. Rao, jogador da década de 20, transformou-se, na década de 40, no primeiro organizador e animador de torcidas do Brasil. Rao foi pioneiro na prática de levar faixas, bandeiras e foguetes aos estádios. A torcida vizinha dizia que aquilo era coisa de crioulo. Mas não resistiu e, num clássico, aderiu às faixas e foguetes. RAO estava preparado; abriu um enorme pano com os dizeres: "Imitando crioulo, heim?"


RÁPIDAS


Renan, o melhor goleiro formado no Rio Grande depois do astro C.A.Taffarel, já é alvo de criminosa campanha negativa por parte da imprensa. Uma barbaridade!

E não é só ele. Já há vozes reverberando contra o garoto Taison.

Depois do "General" Bolivar, contratamos Rosinei. Boa opção de meia cancha. Jogador de grupo.

Agora o alvo é o argentino D´Alessandro. O jornal La Razon dá como certo o negócio e V. Piffero está em Bs. As. acertando detalhes da negociação, que deve envolver a compra dos direitos federativos do argentino por R$ 11 milhões. Seria uma grande contratação.

A propósito, a manutenção de Guiñazu no grupo é uma demonstração de grandeza institucional do COLORADO, diante de um mercado submisso aos petrodólares árabes e euros do Velho Mundo.

Enquanto isso, na vizinhança, a última contratação chega com currículo digno de reforço da azenha. Detenção no aeroporto de Montevideo para fins de extradição ao Paraguai, em virtude de desaparecer do país depois de receber U$ 66 mil pagos pelo Olimpia. Até a Interpol foi acionada para pegar o meliante... Bah! Que vala!

Tchê, mas o que foi o vizinho na última semana querendo negar o pátio ao Roger ? Logo ele que, há menos de um mês me criticava por apontar seu então ídolo de "dublê de playboy". Quanta volatilidade hein vizinho ?!

Aliás, o vizinho está nos devendo pronunciamento a respeito do último episódio de vandalismo envolvendo torcedores de sua agremiação; sim, porque não li uma linha a respeito do assassinato dos dois jovens Colorados em São Leopoldo (com repercussão nacional, conforme matéria da folha on line). Para de falar de maquetes e comenta fatos concretos rapaz!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

terça-feira, julho 08, 2008

Ano II, Número 77


FUTEBOL É SIMPLES!

Como é bom ver uma equipe atuando com mecânica de jogo. E nem falo da mecânica ideal, porque ainda nos falta melhores opções ofensivas, como triangulações laterais, por exemplo. Mas, do ponto de vista defensivo, finalmente vejo laterais de ofício atuando em zonas restritas (sem aquele absurdo ofensivo do famigerado 3-5-2 a brasileira). O limitado R. Lopes se transforma numa peça importante quando escalado dentro de um sistema de jogo racional; o mesmo se pode dizer de Marcão, quando atua dentro de suas limitações (notaram que não levamos mais gols em falhas bisonhas de Marcão ?). Índio e Sorondo há 180 minutos não sabem o que é perigo dentro de nossa área – em boa parte, é claro, pela estrutura lógica da meia cancha. O futebol é mais simples do que parece; o problema são os professores pardais que andam por aí.

CALMA, MUITA CALMA!

Primeiro, deixem o Taison jogar mais. Calma, muita calma! Elogios demais as vezes atrapalham. O guri tem potencial, claro, mas é preciso acabar com essa mania da imprensa e querer transformar promessa em craque em uma semana. Do ponto de vista tático, penso que ainda precisamos de um ajuste fundamental. Substituir um volante por um meia ofensivo. Isso ficou escancarado contra o Coritiba, quando Maycon foi uma peça totalmente supérflua (Magrão ao menos aparece com qualidade na frente). O meu time, do meio para frente, teria Edinho, Guiñazu (Magrão), Taison, Alex, Adriano e Nilmar.

EFEITO CARVALHO I

Tenho saudado, semanalmente, o retorno de F. Carvalho aos bastidores do INTERNACIONAL. Em entrevista para o JORNAL DO INTER, distribuído nos dias de jogos no Gigante, Carvalho afirma que o grupo atual passa por mutação e que precisa de convivência, vestiário fechado e amizade para engrenar e começar a buscar resultados. Domingo, nos três gols marcados, vi o time inteiro se reunindo no meio de campo para comemorar junto.

EFEITO CARVALHO II

O time do INTER, aliás, já está com a cara de F. Carvalho. Não tenho dúvidas de que o sistema 4-4-2, a escalação de jogadores em suas posições de ofício, a utilização de jovens prata da casa e essa união do grupo são efeitos diretos da volta de Carvalho ao Beira-Rio

OLÍMPICA I

Dunga acertou na convocação dos 17 atletas para Pequim. Com Dunga, Renan, Pato e Sóbis, o INTERNACIONAL estará muito bem representado lá na China. Uma pena que o lobby Ronaldo-inho foi forte e, com ele, teremos um atleta a menos no grupo. Desde que perdeu para o INTERNACIONAL lá em Yokohama, em dezembro de 2006, o filho da Dona Miguelina nunca mais se encontrou

OLÍMPICA II

Aqui na aldeia, era tida como certa a convocação de Leo, zagueiro mediano lá da azenha. Pois ele ficou fora da lista. Prova de que com apenas 40% do RS e a imprensa azul de Porto Alegre não se vai à Pequim. Em tempo: não há nada melhor por aí do que Alex Silva, Breno e Thiago Silva para a posição.



POIS É VIZINHO I

Eu te avisei vizinho, esse Roger não passa de um ‘dublê de playboy metido a besta’. Pois na coluna n. 75, justo na semana gNAL, empermeada pelo teu DNA Arrogante, disseste, textualmente, que “Roger vem sendo o principal jogador em atividade no RS, não tem pra ninguém. E pensar que o vizinho já o chamou de “dublê de playboy metido a besta”. Só mesmo o DNA Arrogante, mas tão arrogante que cega, para te fazer proferir uma barbaridade deste magnitude. Humildade e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém, meu caro vizinho.

POIS É VIZINHO II

Mas o teu DNA Arrogante (o mesmo que levou o teu símbolo R. Portaluppi à ruína, diga-se de passagem) não te deixa enxergar o óbvio, o que todo Brasil já enxergou e percebeu, há longa data (foi até matéria do Jornal Nacional). Alex é o melhor jogador em atividade não só no RS, mas do futebol brasileiro. A atuação de domingo, com três gols (o terceiro uma pintura, num tirambaço certeiro da intermediária!); pois essa atuação foi apenas a coroação da fase monumental pela qual passa Alex. Olha aqui ô, esse tal de Roger não amarra as chuteiras do Alex.


RÁPIDAS

Quem leu a coluna na semana passada constatou: nem o lado azul discordou que o INTERNACIONAL foi superior no clássico. Foi um legítimo BAILE VERMELHO!

Nosso próximo adversário é um time perigoso. Ainda mais pela presença de Iarley na equipe. Respeitar o inimigo, sempre, é o primeiro passo para a vitória.

Bolivar, o General, está de volta aos pagos. Grande contratação!

Perdemos de 2x0 para o Cruzeiro da Zona Norte na primeira peleia da final do Gauchão Juniores. Sábado tem a decisão no Beira-Rio. Precisamos fazer 3 gols de diferença.

O episódio Roger é apenas a confirmação de que, na Era Lei Pelé, o time do vizinho se transformou em clube de aluguel. Assim foi com Luisão, antes da Copa 2002, e, mais recentemente, com Amoroso. Quem será o próximo vizinho ?

Aliás, pobre do vizinho. O rapaz disse que ia torcer para Felipão, M. Menezes e R. Portaluppi. Todos foram derrotados! Mas é muito sofrimento para este rapaz, que loucura tchê!

E olha que o coelho já começou a perder fôlego hein!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).
Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


DESORGANIZAÇÃO

A derrota, acompanhada de uma péssima atuação, frente ao Botafogo pode começar a ser explicada analisando a escalação do time que iniciou o jogo: Victor; Jean, Thiego e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, William Magrão, Rudnei e Helder; Rodrigo Mendes e Perea. Sem três titulares, isto sem contar Roger, que deixou o GRÊMIO sexta passada, o técnico Celso Roth mandou a campo um time com três zagueiros, três volantes e nenhum articulador. Tentou-se que Rodrigo Mendes fizesse as vezes do camisa 10 da equipe, mas não deu certo.

Sabia-se que o jogo contra o time de General Severiano, apesar de sua posição desfavorável na tabela de classificação, e o futebol apresentado pelo time carioca justificava esta realidade. O que fica inadmissível é perder um jogo com um futebol de qualidade paupérrima como o apresentado. E fica impossível não responsabilizar diretamente o técnico Celso Roth pela má exibição.


DESORGANIZAÇÃO II

Além de tudo, a saída de Roger escancarou um problema no GRÊMIO: a falta de uma peça de reposição adequada para este jogador. E isto passa pela responsabilidade da direção, e não do técnico. Julio dos Santos, único que poderia exercer a função, foi dispensado. Maylson e outros menos favorecidos são insuficientes para vestir o Manto Sagrado Tricolor. Quem acompanha este espaço com regularidade sabe que este problema já havia sido apontado por este que vos escreve.

Agora, que seja decretada a corrida para substituir Roger. E o que fica agora? A sensação de que julho será um longo mês para os gremistas. Resultado de uma regra indecente que impede a chegada de novos atletas fora da tal janela de transferências de agosto. E que, no entanto, não impede a saída de jogadores fora deste período.

Semana passada, pelo calor da discussão pós-clássico GRE-nal, não cheguei a comentar sobre os jogos que vinham pela frente. Mais uma parada duríssima fora de casa, contra o Santos no meio de semana, e um jogo um pouco mais tranqüilo contra a Portuguesa de Desportos no domingo, desta vez em casa.


CAVALO PARAGUAIO

Desde o início do campeonato havia o temor de que o bom começo fosse ilusório. Mesmo com os bons resultados, a qualidade das atuações dava toda a razão para quem insistisse em desconfiar de Celso Roth e seus comandados, principalmente por quem conhece o histórico do atual treinador gremista. Começa muito bem o campeonato, e lá pela décima rodada, o time começa a desandar até se tornar insustentável a manutenção do treinador. E isto que faz justificar a fama de “cavalo paraguaio” de Celso Roth.

Estaria começando a se esgotar o prazo de validade de Roth?


ROGER

Causou surpresa a todos a saída de Roger do GRÊMIO. Uma proposta do Catar tirou o camisa 10 do Estádio Olímpico. Proposta esta que foi feita diretamente ao jogador, sem anuência nem do Corinthians, detentor de seus direitos federativos, muito menos do GRÊMIO, seu empregador atual. Roger simplesmente pegou suas malas e embarcou para buscar seus petrodólares.

Ontem, Roger esteve no Rio de Janeiro, onde se encontrava a delegação gremista, e conversou com alguns jogadores, tentando explicar o inexplicável. Evitou-se o encontro com o presidente Odone, que com razão declara que este cidadão fechou suas portas no GRÊMIO. Saiu fugido, pela janela, e desta forma não tem mais espaço aqui. Teve o tratamento que merece no momento em que lhe foi negada a utilização da sala de conferências do Olímpico para a sua entrevista de despedida. O fez no pátio do Olímpico. Aliás, deveria ter sido negado a ele até mesmo o pátio.

Aqui no sul, as coisas são diferentes da grande maioria do resto do país. Por aqui, preza-se muito o fio do bigode, e o estilo de futebol aqui é muito mais aguerrido do que o praticado do Mampituba pra cima. Roger parecia estar se adaptando ao estilo sulista de jogar, e vinha conquistando a torcida. Mas deu a clara impressão de que não agüentou o tirão. Descumpriu o contrato, desonrou a palavra, e agora ele que vá repousar de havaianas em outra freguesia.

Ainda tenho a esperança de que vai chegar o dia que os principais clubes do Brasil irão se unir e fechar as portas para jogadores que não cumprem contrato. Seria ótimo. Fez para um, fez para todos. Assim, os jogadores pensariam duas vezes antes de tomar atitudes como esta do ex-camisa 10 do GRÊMIO.


RAPIDINHAS

O Sindicato dos Atletas entrou com uma liminar para liberar o meia Tcheco para atuar. Caso concedida, o atleta pode ter condição de jogo para domingo contra a Portuguesa de Desportos.


O meia Souza, ex-São Paulo e atualmente no PSG, é esperado em Porto Alegre até esta sexta. O jogador acertou nesta terça-feira sua vinda para o GRÊMIO.


Divulgadas as datas dos clássicos contra o nosso tradicional adversário pela Sul-Americana. O primeiro jogo será dia 13/08, às 21h45min, no estádio deles. A partida de volta será numa quinta-feira, 28/08, às 19h20min no Olímpico Monumental.


O vice de planejamento do GRÊMIO, Eduardo K. Antonini, divulgou nesta terça alguns números da futura arena gremista. O custo da obra será de R$ 270 milhões, para uma área de 28.000 m², contando com o estádio, o centro de convenções, o hotel, entre outos empreendimentos. O faturamento estimado, só do estádio, é de R$ 60 milhões por ano. A matéria completa sairá na ZH de domingo.


Saudações imortais do 1º colocado no ranking oficial da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

terça-feira, julho 01, 2008

Ano II, Número 76

UM CLÁSSICO, DUAS VISÕES DIFERENTES

E o clássico Gre-Nal 37o terminou empatado. Na edição desta semana, o olhar do mesmo jogo sob dois pontos de vista diferentes.


DOIS PONTOS PERDIDOS

Após esfriar a cabeça um pouco, depois do calor do jogo, a sensação que fica é realmente que o GRÊMIO deixou de ganhar dois pontos neste clássico GRE-nal. Primeiro porque, apesar de ser um clássico, era jogo em casa. Segundo porque o empate passou novamente pelos equívocos cometidos por Celso Roth.


EQUÍVOCOS

Celso Roth saiu com Eduardo Costa e William Magrão compondo o setor de marcação do meio-campo, deixando Rafael Carioca no banco. Daí aconteceu algo que já foi comentado aqui: dois volantes de marcação batendo cabeça e se sobrepondo na mesma faixa de campo, o futebol de ambos sendo prejudicado com isto, e Roger sobrecarregado, fazendo praticamente sozinho a armação das jogadas. Isto acontecia no início do Brasileiro com o Rafael Carioca, mas ele acabou aprendendo a fazer uma função mais a frente, ajudando o Roger na armação com seu passe qualificado, e vinha se tornando peça fundamental para que o esquema montado pelo técnico Celso Roth funcionasse a contento.

Desta forma, acabou acontecendo é que o nosso adversário dominou as ações do primeiro tempo, que acabou virando um jogo de um lado só.


CONSEQÜÊNCIAS

Acabamos levando o gol em lance de cobrança de falta, arremate de Marcão, defesa de Victor, Nilmar tocando na bola se beneficiando de uma posição de impedimento, fazendo um levantamento para a cabeçada de Índio, que acabou morrendo no fundo das redes do GRÊMIO. Gol irregular.

O fato é que o gol fez com que o jogo ficasse de um lado só.


O INÍCIO DA REAÇÃO

O time voltou o mesmo para o segundo tempo. Pelo ímpeto da conversa de vestiário, levamos algum perigo, mas a normalidade do jogo voltou com o tempo. Isto até os 21 minutos de jogo, quando finalmente o técnico Celso Roth corrigiu o equívoco cometido ao escalar o time, sacando William Magrão do time e colocando Rafael Carioca. Juntamente com a primeira alteração, Roth percebeu que Nilmar avançava em cima de Leo tentando forçar sua expulsão, já que ele já havia levado o cartão amarelo, e tirou o nosso camisa 3 para promover a entrada de Rodrigo Mendes, que passou a fazer uma função parecida com a que ele fazia com o próprio Celso Roth em 1998, jogando ao lado de Roger como meia-atacante. Isto fez com que o GRÊMIO finalmente entrasse no jogo. O volume de jogo do GRÊMIO aumentou significativamente, e passamos a ter as ações do jogo. Passamos a pressionar mais o adversário, e chegamos a marcar o gol de empate através de Perea, mas o colombiano estava impedido e o gol foi anulado corretamente.


O LANCE CAPITAL DO JOGO

O atacante Rodrigo Mendes e o goleiro Renan protagonizaram o principal lance do jogo. Renan foi fazer uma defesa, saiu do gol para segurar a bola, mas acabou atingindo com o pé o jogador gremista de forma proposital. O árbitro não viu, mas o auxiliar chamou Alicio Pena Junior, relatou o lance e o juiz da partida fez o que tinha que ser feito: expulsou o arqueiro dos vermelhos e assinalou pênalti. Roger foi para a cobrança e marcou o gol de empate, com direito a paradinha.

Depois disto, não aconteceu mais nada no jogo que merecesse registro.


OS ERROS E OS ERRES

Foi o clássico dos erres e dos erros. R do Roth, que errou em não colocar o R do Rafael Carioca... R do Rodrigo Mendes que protagonizou o lance com o R do Renan... e o R do Roger que cobrou a penalidade. Este foi o R do resumo do clássico.


NOTAS

VICTOR: Impecável, fez defesas importantíssimas, salvando o GRÊMIO em no mínimo duas oportunidades. NOTA 9

LEO: Longe de suas melhores atuações, acabou levando cartão amarelo. Acabou substituído. NOTA 4

PEREIRA: O melhor da defesa. Seguro, intervenções precisas. NOTA 8

RÉVER: Algumas falhas que quase comprometeram. Na média, foi regular. NOTA 6

PAULO SÉRGIO: Não foi bem. Errou passes e cruzamentos. NOTA 4

EDUARDO COSTA: Sofreu com o posicionamento de meio-campo imposto pelo técnico. Melhorou com a entrada de Rafael Carioca. NOTA 5

WILLIAM MAGRÃO: O pior em campo. Bateu cabeça com o Eduardo Costa o primeiro tempo inteiro e não conseguia chegar a frente. NOTA 2

ROGER: Sobrecarregado, não repetiu as boas atuações. Cobrou o pênalti com muito estilo. NOTA 6

PEREA: Deu algum trabalho para a defesa adversária, chegou a marcar um gol, mas estava impedido. NOTA 6

MARCEL: Acabou prejudicado pelo esquema de jogo. Não esteve bem. NOTA 3

RAFAEL CARIOCA: Sua entrada mudou o jogo. Com isto, o GRÊMIO cresceu em volume de jogo. Merece ser titular sempre. NOTA 8

RODRIGO MENDES: Trouxe mais movimentação ao meio-campo. Levou algum perigo em chutes de longa distância. Protagonizou o lance do gol de empate. NOTA 7

SOARES: Entrou, jogou apenas 5 minutos e pouco pôde mostrar. SEM NOTA


Saudações imortais do 1º colocado no ranking oficial da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


BAILE VERMELHO

O lance mais polêmico da partida foi a penalidade máxima conferida ao time do vizinho, com expulsão do arqueiro Renan. Não quero entrar neste debate de arbitragem, porque ele desvia o foco da imensa superioridade demonstrada pelo INTERNACIONAL no clássico 370. Foi um totó de bola! Só deu INTERNACIONAL, duas bolas na trave; Nilmar e Taison infernizando a defesa azul; o total controle das ações na meia cancha; atuações exuberantes e aguerridas da dupla Índio e Sorondo (esse é um monstro do futebol sudamericano!). Só deu INTERNACIONAL e, por isso, não me interessa debater o lance polêmico, mas sim exultar o BAILE VERMELHO.

O VITORIOSO

O placar final foi 1x1, mas houve sim um vitorioso no clássico 370. Foi o sistema 4-4-2. Ele contribuiu sobremaneira para a superioridade do INTERNACIONAL. Além de possuir um elenco mais qualificado, tivemos no esquema 442 grande aliado. Contra o chama derrota 352 adotado por C. Roth, fomos brindados com o domínio da meia cancha e alívio ao setor defensivo. Aliás, a crônica foi unânime ao apontar melhora no time vizinho quando o zagueiro Leo foi substituído por um jogador de meia cancha.

CELEIRO DE ASES I

Renan era o único atleta nascido no Rio Grande a iniciar o gNAL. E teve ótima atuação, até o lance derradeiro. Não vou culpá-lo pelo resultado; continua gozando de grande prestígio. Taison já havia ingressado bem em Salvador, contra o Vitória; confirmou no clássico. Ramón há muito tempo ingressa na equipe e rende muito bem; não foi diferente domingo, quando teve oportunidade de manter o ritmo acelerado pela ponta esquerda e chegou a colocar uma bola na trave do inimigo.

CELEIRO DE ASES II

Agora, estou na expectativa pela correção de uma grande injustiça. D. Moraes ingressou na equipe no período da hepatite. Teve brilhantes atuações nas partidas mais complicadas da temporada, inclusive marcando gols contra o Paraná Clube do Brasil e o Juventude. Com a volta de Edinho, foi automaticamente banido da equipe e sequer no banco de reservas figura. É incompreensível! Também aguardo, ansiosamente, por maiores oportunidades para Valter, Guto e, especialmente, para o volante Sandro (de grande técnica e posicionamento e que atua sem fazer faltas).

DIGESTÃO

Meu desacordo com a contratação de Tite é notório. Mas, depois de quatro rodadas, preciso reconhecer qualidades no trabalho. É verdade que os resultados não animam; pelo contrário, são negativos (1v 1e 2d). Porém, o fato de definir um sistema de jogo equilibrado e de firmar um time base, desde o princípio, merecem elogio. Também merece aplauso a escalação dos jogadores nas suas posições de ofício (eliminando, por ora, as improvisalções tão comuns de outrora). Mais elogiável, ainda, a utilização dos jovens formados no Celeiro. É, por incrível que pareça, nos dias atuais, quem faz o feijão com arroz merece elogios.

AS BAIXAS

Com milhões de Euros ingressando na conta corrente fica impossível evitar a saída de grandes nomes do grupo. Fernandão e Sidnei já foram negociados e, agora, é a vez de Guiñazu (na mira do time de A. Braga). As notícias dão conta que os 3 negócios podem render € 19 milhões ao clube, quantia fundamental não só para a manutenção do clube, reestruturação do grupo e também para as obras de preparação do Gigante para a Copa 2014.

OS REFORÇOS

O melhor de tudo é que a diretoria, aparentemente, não está apenas assistindo o desmanche do grupo. Cogita-se da contratação de Bolivar, ‘o General’, e Rosinei, além de um atacante. Com Bolívar e Sorondo formaríamos a melhor zaga do futebol sudamericano. E com Rosinei teríamos reposição de boa qualidade para Guiñazu. No ataque penso que deveríamos dar oportunidades a Valter e Guto, além de firmar Adriano como companheiro de Nilmar. É claro que se vier um atacante daqueles que veste a camisa 9 e sai anotando gols não vou reclamar. A propósito, fala-se em R. Oliveira do Milan. Acho difícil.

RÁPIDAS

Alex é outro que não deve resistir à janela de transferências.

A propósito, quando é que a CBF vai adaptar nosso calendário ao europeu , com o Nacional iniciando em agosto de um ano e terminando em março/abril do ano seguinte ?!

Ângelo já está com condição de jogo regularizada. Entretanto, seria uma injustiça sacar R. Lopes depois de suas razoáveis participações.

Sorondo, em forma e com continuidade, é o melhor zagueiro do futebol sudamericano;

Ramón registrou mais uma ótima atuações em seu currículo. Mas, é claro, sempre haverá aquele “expert” que dirá que não sabe marcar ou que seu físico não é apropriado (lembram da perseguição a Chiquinho ?).

Nilmar teve mais uma atuações estupenda em clássico. Nasceu para jogar gNAL!

A propósito, há pelo menos 5 partidas Nilmar atua bem. Mesmo assim ainda recebe críticas de diversos setores da imprensa. Para um jogador deste nível, é preciso matar um leão a cada tiro.

Notaram que com o retorno de F. Carvalho voltamos a gozar de superioridade em clássicos gNAIS. O homem sabe o caminho da roça! Sua atuação nos bastidores do futebol é imprescindível.

Renan (Clemer), R. Lopes, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Alex; Nilmar e Taison (Ramón). Valeu guerreiros!

E o vizinho hein ? Deve estar tonto até agora com o currupiu que levou domingo!

E a torcida do vizinho teve, mais uma vez, atuação limitada e violenta. Mais uma vez não compareceram ao estádio (pô vizinho, teu estádio já é tão pequeno; e nem assim tu consegues lotar o azenhito?!). E, novamente, protagonizaram episódios de vandalismo, como o do rádio atirado para dentro de campo. Eta gentinha!

E por falar no radinho, o que foi o ídolo do vizinho, e dublê de playboy, tentando escondê-lo dentro do calção ?! Bah!, olha aqui ô, tá demais tchê!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br