terça-feira, março 13, 2007

ANO I - NÚMERO 9





SE FOSSE POSSÍVEL APAGAR!

Na última coluna preconizei que estávamos diante da perspectiva de encaminhar classificação no confrontos contra ULBRA e Santa Cruz, dentro do Beira-Rio. E hoje, não há como negar, a situação ficou bastante complicada. Fazer 1 mísero ponto contra as duas equipes interioranas - adversárias diretas por uma das duas vagas restantes - foi praticamente fatal para os anseios de classificação. A semana que passou é daquelas para se apagar do calendário.

VELEZ
Mas não podemos nos abalar. A semana que se inicia é de suma importância. Viajamos a Buenos Aires para enfrentar o jogo chave contra o Velez Sarsfield, no José Almafitani. O Nacional de Montevideo foi lá e arrancou um empate. Por que o Internacional não pode trazer uma vitória ? E uma vitória nesta partida significaria 80% da classificação às oitavas de final.

VELEZ II
Ouço no rádio que o Velez arrancou uma vitória suada no campeonato argentino, em lance de bola parada, contra o Quilmes. Ocupa a 10a. colocação no certame local. Volto a indagar: por que o Internacional não pode trazer uma vitória ? Em que pese as más atuações da semana que passou e o desfalque irreparável de Wellington Monteiro, que vinha sendo o motor de nossa meia cancha, acho que podemos trazer um bom resultado da Capital argentina.

CRISTIAN
Na semana em que foi contratado, escrevi "Particularmente, não gostaria de ver Cristian de volta ao Beira-Rio. Acho que a diretoria acertou em cheio ao contratar um centroavante de ofício, mas errou no nome escolhido. Terá de anotar muito gol para serenar as desavenças que construiu por aqui.". Deixou a desejar nas duas primeiras atuações. Pior, é um jogador pé frio, de uma fase perdedora do Colorado. Não tenho me sentido a vontade com Cristian na equipe.

FIM DE PAPO
O amigo e fiel leitor Humberto Lippo me envia o link para http://www.fifa.com/en/comp/Clubworld/tournament/0,4133,CWC-2007-204,00.html. Acesso e caio direto no sítio da FIFA; ali me deparo com a galeria de campeões através da história. E qual não é meu prazer ao ver listados os Campeões Intercontinentais (entre 1960-1979), Campeões da Toyota Cup (1980-2004) e, finalmente, os Campeões do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA (a partir de 2000, 2005 e 2006). Tá lá no sítio da FIFA, não adianta espernear. Como bem anotou o Beto Lippo, "o resto meu amigo é choro e ranger de dentes".

RÁPIDAS

A única notícia proveitosa da última semana foi a saída do Rafael Santos do time. Contra o Santa Cruz voltou ao time Wilson;

Enquanto isso, fontes dão conta que Internacional está tentando a contratação do zagueiro uruguaio Alejandro Lembo, que atua pelo Real Betis - clube do Sóbis na Espanha;

Precisamos obter um bom resultado em Buenos Aires, mas também é importante que o EMELEC tire pontos do Nacional de Montevideo;

O amigo Josué Krug, de Porto Alegre, deixa uma mensagem digna de registro: "a pijamada anda esquecida (o que não é novidade) mas cumprindo meu dever vou lembrar: o único time da capital que esteve para ser rebaixado para a segundona gaucha (sugestão: um dvd com a batalha dos altos da glória) foi o gremio que se salvou com um gol do almir formiga (que depois jogou no inter)";

É isso aí Josué, faz parte da tradição da turma de pijama rondar a SEGUNDA DIVISÃO!

O vizinho que me perdoe, mas comentar maquete de estádio já vai muito além do desespero. Mas, em tempos de apagão lá pela azenha, até soa compreensivo.

E o vizinho, comentarista de maquete e utilitário do "escurão da azenha", vem querer falar do Gigante da Beira-Rio ?! Ora, vá se dar ao respeito vizinho!!!

As viúvas do Darnley se manifestaram de forma efusiva ao que escrevi na última semana. Choveram e-mails com críticas. Realmente, só o Freud para explicar.

Quarta-feira os secadores de pijama vão estar hermanados com os castilhanos. Os gaúchos estarão de vermelho nesta batalha contra a corja castilhana!

Já tá combinado o mate desde o começo da manhã e o assado na brasa para esperar este grande confronto!

Saudações rubras e vamo com tudo lá em Buenos Aires.

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

METADE DA EXCURSÃO COMPLETA

Já foram duas das quatro partidas consecutivas fora de casa impostas ao Grêmio. Ganhamos ambas, encaminhamos a classificação no Estadual, estamos a próximos de garantir antecipadamente o título do grupo, abrimos seis pontos de vantagem sobre Juventude na luta para decidir o torneio em casa, caso cheguemos à final. Perfeito, se não fosse o fato do time não jogar bem...

Semana passada, questionei onde estava o jogo coletivo. Ele efetivamente apareceu, mas de um lado só do campo: o ofensivo. A defesa falhou como não vinha falhando nas partidas anteriores. Escapamos de levar gols em Campo Bom, mas em Ijuí, o São Luiz fez uma festa sobre os nossos centrais. Esperamos que o susto do final de semana tenha demonstrado que tal displicência tática pode colocar toda uma temporada a perder.

Vamos à Colômbia disputar a liderança do grupo na Libertadores. Confesso que desconheço a adversário. Sei que é o atual vice-campeão colombiano e que faz uma campanha irregular no atual torneio local; está em sétimo lugar, com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Nos jornais, conta que Mano aumentará os cuidados defensivos, ótimo!, mas, por favor, se sentimos que a vitória é possível, que não abdiquemos de tentá-la. Temos que somar o maior número de pontos possíveis nesta Primeira Fase.

Terremoto
Nem chegamos na Colômbia e Tolima já treme. Terremo de 4,7 pontos na escala Richter!

Jogadores Convocados
Dezoito atletas foram convovados para a partida. Goleiros: Saja e Galatto; Zagueiros: Patrício, Schiavi, William, Teco, Pereira, Lúcio e Bruno Teles; Meio-Campistas: Nunes, Lucas, Diego Souza, Tcheco, Sandro Goiano e Willian Antunes; Atacantes: Ramon, Éverton, Carlos Eduardo e Aloísio. Fonte: Final Sports. Sim, eu sei, a fonte listou 19 jogadores...

Titulares
Especulava-se a entrada de Teco na lateral-esquerda, o que duvidei. Afinal, viajaram Lúcio e B. Telles. mano terminou o suspense e anunciou que o time deve ser o mesmo de Ijuí, um pouco mais recuado, lógico...

Adversários do Vizinho
Não quero dizer nada, mas ocarrasco do vizinho, Nacional de Montevidéu, só conquistou dois pontos em 15 no complicado campeonato uruguaio. Em resumo, a única vitória do Bolso este ano foi exatamente contra eles...

Vitórias Fora de Casa Tropeços em Casa
Confesso que ao escrever esta coluna estava curioso do que diria o vizinho sobre as partidas do time dele, em pleno Banhadão. Parece que depois de passar no vestibular da FEEVALE, resolveram se abster das provas da ULBRA e da UNISC. Bah, vizinho! Desse jeito, teu time não vai figurar no listão dos aprovados à próxima fase!


Saludos de un bi-Libertador de América,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

13 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Porto,

Esses teus olhos vermelhos lêem só o que querem.

Há uma parte do texto original do saite da FIFA que simplesmente resolveste desconsiderar: "Since the first duel between continental champions in 1960, 26 teams can boast the world club crown within their trophy cabinet." Ou seja, há campeões mundiais de futebol desde 1960...

lcportinho disse...

foi a própria Fifa quem conceituou o teu título como TOYOTA CUP... vai chorar lá na Fifa Sancho!

lcportinho disse...

Sancho:

1) tu sabe que no vestibular do gauchão, tradicionalmente, o Colorado sempre figura no listão... mais que isso, temos 3 canecos a mais no armário;

2) começaste a te dar conta que Schiavi é ex-jogador ?

3) se o Cucutá ganhar do Cerro hoje, e após derrota lá em Tolima, vcs. ficarão pela primeira fase mesmo;

4) O Piauí com grife que nos espere, o bicho vai pegar para o lado deles aqui no Gigante!

San Tell d'Euskadi disse...

Porto, o Grêmio venceu a Copa Toyota Intercontinental Européia-Sul-Americana (o nome completo do torneio), que, pasme-se!, concedia o título de campeão do mundo. Se o próprio saite da FIFA admite que há 26 campeões do mundo, nem adianta refutar teu argumento, ele já nasce refutado...

P.S.: O Internacional venceu a Copa Toyota Libertadores da América...

San Tell d'Euskadi disse...

1) Sei. Que diga o Glória de 2005. Duas chances para eliminar vocês e desperdiçou ambas. Mas, não perdi a esperança. Por enquanto a secação tem valido a pena.

2) Schiavi é lento, mas não é ex-jogador. Ao que parece, treina forte e joga com vontade. Só não pode ficar no mano com qualquer atacante. Perderá todas na corrida.

3) O Cúcuta já não venceu...

4) Disso eu não tenho dúvida. A minha dúvida é quem chegará precisando vencer. Se forem vocês, o jogo terá alguma graça.

DJ Aldebaran disse...

Olha, meu caro amigo vermelho Portinho: acho que vocês correm muito mais riscos de ficar pela primeira fase do que nós. Em especial se perderem pro Velez e se o Nacional ganhar. Ficarão a 4 pontos da zona de classificação. E também vale muito a pena vocês tomarem cuidado pra não fazerem o fiasco histórico de não classificar pra segunda fase do nosso campeonato gaúcho. E da-lhe Chama-Derrota do Abel!!

San Tell d'Euskadi disse...

O pior é ter que torcer para o Nacional, Novo Hamburgo, Santa Cruz e Guarany. Os vermelhos se classificarão por falta de adversários...

DJ Aldebaran disse...

E, conforme previsto, o Velez venceu ontem. E pior: deu um totó nos vermelhos!! Agora com o Nacional ganhando do Força e Luz equatoriano, prego no caixão vermelho!! E no gauchão, a ULBRA ainda deu uma forcinha e venceu seu jogo, praticamente assegurando a segunda vaga. O Novo Hamburgo que não toma jeito mesmo!! Mas mesmo assim eles correm sério risco de ficar de fora, e por incompetência deles mesmos. E a próxima é contra o Juventude, a eterna touca.

Na Cara do Gol disse...

Estamos testando um novo formato em nosso blog, baseado nas dicas de vocês e no formato que vocês mantém aqui. Espero que não seja nenhum incômodo, e que a audiência fantástica desta página continue nos visitando.

Parabéns pelo blog e conte sempre comigo.

Não deixe de comentar o que achou.

Grande abraço!

Vinicius Grissi

San Tell d'Euskadi disse...

Porra! Mais um jogo em que o nosso meio-de-campo sucumbe! Não sei o que se pode fazer...

Na Cara do Gol disse...

É verdade...não tinha percebido...mas agora já está lá o link!!!

Grande abraço!!!

Vinicius Grissi

Vinicius disse...

Essa discussão sobre campeão mundial pra mim é a mesma sobre a Taça Brasil. Se aquilo não era um título nacional, não existia disputa entre os times do país antes de 71? Mudou o nome mas o conceito é o mesmo...

www.caradogol.blogspot.com

lcportinho disse...

Pois é Aldebaran, como diz um conhecido meu, "Tolima no Cucutá dos outros é refresco!".