terça-feira, março 27, 2007

ANO I, NÚMERO 11

QUERÊNCIA

Porto Alegre, nossa Querência, está de aniversário. 235 anos dessa cidade que tanto nos acolhe, nos sustenta, nos orgulha, nos une, nos amiga; da vila que se transformou na grande cidade, a custa de muita peleia, e que, para nossa sorte, foi o berço dessas duas agremiações que ganharam o mundo. Fica minha homenagem à Querência, nas palavras do mestre payador: "Rincão da flor colorada / No topete das morenas / Do tilintar das chilenas / E do umbu, triste e sozinho / De onde o bem-te-vi, do ninho / Nas alvoradas serenas / Desfia um sem-fim de penas / Na evocação de um carinho" (Querência - Jayme Caetano Braun)

GAUCHAO
Na última coluna escrevi que classificaríamos para a próxima fase com 6 pontos. Pois bem, apesar das dificuldades, conquistamos 4 pontos nas duas batalhas interioranas (empate com o Gloria em Vacaria e vitória apertada contra o Guarany em Bagé); e, com isso, mais do que encaminhamos nossa vaga. Basta vencer o Gaucho, pior time do certame, sábado, no Beira-Rio.

GAUCHAO II
Apesar dos resultados, gostei mais da atuação de Vacaria do que a de Bagé, porque Abel soube compôr melhor a equipe naquela partida. No último domingo, em Bagé, Abel arriscou-se demasiadamente, provocando-nos, novamente, com uma equipe sem meia cancha. No esquema chama-derrota (3-5-2 que, na prática, se viu ser um 5-2-3), entramos em campo com Maycon e Ji-Paraná no meio, 3 zagueiros de ofício, 2 laterais que jogaram como ponteiros e 3 atacantes. Suicida, no mínimo. Terminamos salvos por uma cabeçada oportunista de Cristian.

LIBERTADORES
O EMELEC venceu o Nacional em Guayaquil. Mesmo assim, o Internacional está na obrigação de vencer seus três compromissos do returno para classificar sem depender de resultados paralelos. Com duas vitórias em casa e um empate no Equador também deve participar. Fora isso, tudo dependerá do Sobrenatural de Almeida.

LIBERTADORES II
Quero crer que Abel Braga não dará mais sopa ao azar. Além da volta de Clemer no lugar de Renan (um completo absurdo), quero crer, com todas minhas forças, que Abel não nos provocará mais. As informações da semana dão conta que o esquema chama-derrota (3-5-2) será repetido contra o Velez. Não creio. Com o regresso de Edinho e Alex, acredito que Abel completará a meia cancha com Perdigão (ou Maycon) e Fernandão mais avançado, repetindo o modelo de equipe que funcionou contra EMELEC e Juventude. Na frente vou de Pato e Iarley, embora minha intuição diga que Abel preterirá o guri para escalar Cristian.

ARROGÂNCIA
Será que nem dois rebaixamentos (e uma virada de mesa para voltar) foram suficientes para baixar a crina dessa turma da azenha ? Pelo que se viu no episódio envolvendo o treinador deles no jogo de Venâncio Aires não. Mano Menezes foi arrogante fazer gestos de menosprezo aos atletas do time adversário e ditar palavras para humilhar seu colega Plein, nas entrevistas pós-jogo. Lá na azenha, arrogância é doença contagiosa.

RÁPIDAS

Vai uma dica aí tchê ? No site http://www.nosegunda.com.br/leitura.php há vários textos interessantes, entre eles a PAYADA DO MUNDIAL, do Leonir Alves. Confere lá Colorado.

Rafael Santos, mais uma vez, registrou atuação de dar calafrios na torcida em Bagé. Mas que zagueiro ruim tchê!

Sobre a polêmica entre Abel e Pato na última semana, escrevi com mais espaço em http://baudobau.blogspot.com/2007/03/pato.html

Quase morri de tanto rir ao ler a contracapa do Correio do Povo de segunda-feira. A notícia que li informava que até os gandulas tiveram treinamento de como devolver bolas na partida contra o Tolima pela Libertadores. Não é de dar barrigadas de riso ? Que desespero!

Vem cá, alguém poderia explicar essa insistência do vizinho em contradizer o que tá escrito em letras mais do que legíveis lá no sítio virtual da FIFA ? Por que essa mania de menosprezar a Copa Toyota que conquistaram em 1983 (23 anos ? já é peça de museu hein) ? Copa Toyota nunca vai ser Campeonato Mundial da FIFA.

Na próxima semana, conforme os resultados, vou escrever sobre o jogo de cumpadres colombianos que se avizinha e que será um verdadeiro balde de água fria lá pelas bandas da azenha

A propósito do mundo azenhano, informações de coxeira dão conta que vizinho está secando mais do que charque velho estendido no varal. Mas olha aqui tchê, avisem ao rapazote que praga de urubu magro não mata cavalo gordo.

Aliás, vizinho, quem transforma fiasco de SEGUNDA DIVISÃO em filme exibido na rede de cinemas não tem moral para meter o bedelho nas batalhas alheias.

QUARTA-FEIRA TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO GIGANTE DA BEIRA-RIO!

Uma ótima semana aos Colorados,

Saudações rubras, Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

TRÊS PONTOS; NADA MAIS

Não é de hoje que o futebol apresentado pelo Grêmio deixa a desejar. Fôssemos analisar somente as campanhas, o ano certamente estaria promissor. Contudo, é impossível empolgar-se com esse time do Grêmio. O setor (in)ofensivo depende em absoluto de um aproveitamento absurdo das oportunidades pelo Tuta. Ontem, por exemplo, foi uma chance e um gol. Sinceramente, não faço idéia de como o Mano resolverá esse problema; mas é certo que algumas das convicções dele precisam ser questionadas, como, por exemplo, Tcheco. Afinal, desde que voltou das férias, o nosso capitão não disse a que veio.

Além disso, falta à equipe aquele "quê" diferencial. O time mais parece de Fla-Flu do que de futebol. Repito o que já dissera antes: faltam aproximações, passagens, triangulações, tabelas, paredes, jogadas de linha de fundo. Enfim, do meio para frente, falta absolutamente tudo que não seja um "matador" de ofício. Ainda bem que temos Tuta. No mais, vivemos de espasmos, de alguma sorte, de algum rebote, de uma jogada individual bem sucedida. Isso é muito, mas muito pouco.

Não creio estar a reclamar de barriga cheia, pois quando começarem os mata-mata de Gauchão e Libertadores, caso o time almeje algo mais do que "ir bem", terá que jogar mais futebol do que vem apresentando. Como o problema parece ser não só técnico, como tático, a pressão recai sobre os ombos de Mano Menezes. Ele já demonstrou outras vezes que é capaz de organizar um time de futebol. Espero, sinceramente, que não falhe desta vez. Ele tem crédito, mas, em 2.007 está devendo.

Porto Alegre
"Porto Alegre é que tem/ Um jeito legal/ É lá que as gurias/ Etcetera e tal... Nas manhãs de domingo/ Esperando o Gre-Nal/ Passear pelo Brique/ Num alto astral... Quem dera eu pudesse/ Ligar o rádio e ouvir/ Uma nova canção/ Do Kleiton e Kledir... Andar pelos bares/ Nas noites de abril/ Roubar de repente/ Um beijo vadio... Porto Alegre me faz/ Tão sentimental/ Porto Alegre me dói/ Não diga a ninguém/ Porto Alegre me tem/ Não leve a mal/ A saudade é demais/ É lá que eu vivo em paz... Porto Alegre é demais!" Esse poema de José Fogaça é a letra de uma das mais tocantes músicas sobre a cidade. Só consegui pensar nela na hora de prestar uma homenagem a Porto Alegre pelo aniversário. Não fosse por um leve defeito à costa do Guaíba, a cidade seria perfeita...

Porto Alegre II
Convém sempre lembrar que o nome completo do clube cujas cores defendo é GRÊMIO FOOT-BALL PORTO-ALEGRENSE. Ou seja, carrega Porto Alegre no nome.

Gauchão I (atualizado em 29/03/2007)
Com a vitória do Novo Hamburgo sobre o Juventude, ontem à noite, o Imortal, com duas rodadas de antecedência, consolidou a vantagem de decidir em casa as séries de mata-mata do Estadual. O final da Fase Regular tornou-se amistoso...

Gauchão II (atualizado em 29/03/2007)
Já o vizinho, em virtude do mesmo resultado, saiu da zona de classificação à Repescagem. Deve voltar a ela ao final da próxima rodada, quando pega o já rebaixado Gaúcho em casa. Até porque, o Larrionda deve apitar jogo do campeonato uruguaio. O que é uma pena... Afinal, se depender dos árbitros gaúchos, sempre quando o Christian cai na área, é pênalti. Mas, independentemente do resultado, conforme já previa este colunista, os vermelhos chegarão à última rodada sem estar com a classificação assegurada. Se os Vecchi de Veranópolis passarem pelo Glória, em Vacaria, a última rodada pegará ainda mais fogo. E nós, assistindo de camarote. Haja pipoca!

Falando em Vizinho...
Esta coluna registra seu luto pelo gol perdido pelo "artilheiro" Dudu do Guarany! É inacreditável. Se eu encontrar o vídeo da jogada, eu trago para cá. É sensacional, digna de quem veste vermelho e branco! Conseguiu ressuscitar a vizinhança...

Falando em Vizinho... II
Estou curioso para saber se o vizinho fez o dever-de-casa e trouxe a informação de quem é o campeão - aliás, pentacampeão - de 1989.

Saludos del líder del Grupo 3 de la Copa Libertadores de América 2007 - e classificado às finais do Estadual,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

Um comentário:

DJ Aldebaran disse...

Bueno, nós vamos de banguzinho contra o Xavante, já que o Nóia deu uma força pro GREMIO e garantiu a gente como a melhor campanha da 1ª fase e, consequentemente, a vantagem de decidir sempre em casa, tanto semifinal quanto final, caso a gente chegue lá. Também pra dar uma forcinha pro 15 de Novembro em sua incessante luta para ser rebaixado.