terça-feira, março 11, 2008

ANO II - NÚMERO 60

COMENDO PELAS BEIRADAS

Vou usar a frase do meia Roger, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira que gerou muita polêmica aqui na aldeia, para ilustrar a minha coluna de estréia como titular deste espaço. Realmente o GRÊMIO vem comendo pelas beiradas. Sem o tambor todo colocado pela imprensa em cima do time ribeirinho, somos o único time invicto e temos a melhor campanha. E neste final de semana, nos tornamos o primeiro e único time já classificado matematicamente para a segunda fase.

E que continue o tambor e o favoritismo em cima do time deles. Que continuem chamando eles de carrossel e de diamantes, conforme já foram chamados anteriormente. Pois se eles têm o carrossel, nós temos a avalanche. Um time de operários, como disse novamente Roger após a vitória contra o Novo Hamburgo. E nós vamos comendo pelas beiradas e chegando pouco a pouco, exatamente como aconteceu em 2006 e 2007, anos em que fomos campeões.


A VITÓRIA SOBRE O NOVO HAMBURGO

Foi um jogo feio tecnicamente. Desta vez, ganhamos sem jogar bem. Há de se convir que o forte calor, com sensação térmica de quase 40ºC lá no estádio Santa Rosa contribuiu com a pouca produção de ambas as equipes. E terminou por vencermos o anilado do vale dos sinos em um lance fortuito no final do 1º tempo: cobrança de escanteio, a bola bateu no “montinho artilheiro”, sobrou pro Perea que, quase sem ângulo, acabou fazendo o gol que determinou o placar do jogo.

No final da partida, aos 49 minutos do 2º tempo, quase levamos o gol de empate numa cochilada geral da zaga gremista. A sorte é que a má qualidade do gramado do estádio Santa Rosa fez com que Micael e mais dois jogadores do Novo Hamburgo que estavam dentro da pequena área, errassem o lance, que terminou com uma defesa de Marcelo Grohe que, no reflexo, conseguiu afastar com o pé.

Do jogo, saem três questões para o técnico Celso Roth resolver até quinta-feira, data do jogo contra o Caxias no Olímpico.

A primeira questão é a da lateral-esquerda, onde Anderson Pico não rendeu bem, deixando desguarnecida a lateral quando ele subia para apoiar e não voltava para marcar, sendo substituído por Hidalgo, que quase entregou um gol para o Novo Hamburgo numa falha bisonha.

A segunda é da articulação. Julio dos Santos desta vez não jogou bem, ao contrário do futebol que havia apresentado contra a ULBRA. Mostrou deficiência na marcação, o que sobrecarregou os volantes do GREMIO, em especial William Magrão, que também não jogou bem e acabou levando o 3º cartão amarelo. Para a posição dele, o técnico Celso Roth deve promover a estréia de Junior. Provavelmente, nosso treinador deva reforçar a marcação, promovendo a entrada do Maylson no time. Ele não é propriamente um volante, mas é um jogador que marca mais do que o paraguaio. Eu entendo que deva-se fazer um trabalho especial com o Dos Santos, para que ele aprimore o fundamento da marcação, não se sobrepondo ao Roger e deixando este mais desobrigado de marcar. Mas que também auxilie na articulação, como deve ser um 3º homem de meio-campo.

E, por fim, a questão que mais preocupa é a da zaga. Mesmo tendo levado apenas 5 gols na temporada inteira, acho que a bobeada do final do jogo de ontem deve fazer acender a luz amarela no Estádio Olímpico. O Leo é um bom zagueiro, no entanto carece de alguém com experiência ao lado dele. Eu estou dentre aqueles que não se ilude com o Pereira. Afinal, já ficou provado que pra Gauchão e Série B ele serve. Agora, quando iniciar o Brasileirão e, por conseqüência, o nível de exigência for maior, ele vai acabar se demonstrando insuficiente.

São questões que terão que ser revisadas pelo nosso treinador e pela nossa direção.


O VIZINHO E O “TREM-PAGADOR”

Vou contar uma história a você, caro leitor. O tempo era os longínquos anos 70. Os anos de chumbo. Naquela época, o nosso tradicional adversário tinha, de fato, a maior torcida no RS, até pelo momento de ambos os times. No entanto, o GRÊMIO que sempre lotava o estádio, colocando grande público em tudo quanto é jogo, o que rendeu ao Olímpico o apelido de “trem-pagador”. E foi num episódio ocorrido em um jogo pelo Gauchão de 1978 que se decidiu pela conclusão do anel superior do Olímpico, prevista no projeto original. Esta obra foi concluída em 1980, e o estádio gremista passou a se chamar Olímpico Monumental.

Com o passar dos anos, o GRÊMIO foi galgando seus títulos: Conquistamos o Campeonato Brasileiro de 1981, vencemos a Libertadores e o Mundial em 1983, chegamos ao vice-campeonato da Libertadores em 1984, fomos hexacampeões gaúchos de 1985 a 1990, ganhamos a primeira Copa do Brasil disputada, em 1989... isto só pra começar. E com esta série de conquistas, combinada com uma fase de ostracismo do nosso tradicional adversário, fez com que a torcida gremista se tornasse a maior do estado. E é assim até hoje, embora muitos se recusem a admitir o fato.

Embora pra mim presença em estádio prove apenas qual torcida comparece mais em campo, visto o que acontecia nos anos 70, o GRÊMIO vinha marcando muito mais presença do que eles nos últimos anos. Até mesmo quando estávamos na série B, nossa média de público foi maior do que a deles na série A. Isto que eles estavam brigando pelo título. Em 2006, não teve pra ninguém. Nossa média de público foi a melhor entre todas as equipes participantes da série A. E ano passado também tivemos melhor média de público se formos comparar campeonato gaúcho, brasileiro e a 1ª fase da Libertadores, a qual foi a única que os dois clubes disputaram concomitantemente, já que eles conseguiram a façanha de se tornar o primeiro clube eliminado na 1ª fase no ano seguinte ao título.

Agora, o público presente no estádio deles este final de semana realmente me fez tirar uma conclusão: o “trem-pagador” está de volta, e em novo endereço.


MAIS UM “JUVE-NAL”

E a frase “é clássico”, de Abel Braga, antes do último Juve-Nal, no qual eles levaram mais uma lambada, foi reforçada pelo dublê de presidente Vitório Piffio. Que emendou mais uma: “estamos mordidos”.

Evidente, já que a “touca” verde insiste em se fazer presente na cabeça dos confrades vermelhos. E novamente não seria nenhum “crime” o Juventude colocar mais areia nas engrenagens do “carrossel” vermelho. Mas acho bom eles acessarem algum site de previsão do tempo antes de subirem a serra, pra saber se não sentirão muito calor usando a touca, já que eles tiveram que usá-la durante todo o feriado de carnaval. Que bom para eles que o tempo ajudou e fez até um certo frio nas festas de momo.


RAPIDINHAS

Soares e Perea deixaram o campo prematuramente na partida contra o Novo Hamburgo com a mesma lesão: torção no joelho. No entanto, a lesão do colombiano foi menos grave e ele deve atuar normalmente na quinta. Já Soares deve desfalcar o GRÊMIO por no mínimo 30 dias.


O GRÊMIO enfrentará o Atlético-GO pela segunda fase da Copa do Brasil. O primeiro jogo está marcado para dia 02 de abril, às 21h45min, no estádio Serra Dourada. Vitória gremista por 2 gols de diferença elimina a necessidade de segundo jogo. Se necessário, a volta está marcada para dia 09/04, no Olímpico.


Saiu o desmembramento da tabela do Campeonato Brasileiro de 2008 para o turno. O GRÊMIO estréia no Brasileiro contra o São Paulo, no Morumbi. A partida está marcada para o domingo, dia 11/05, às 16h. O confronto com nosso tradicional adversário será num domingo, dia 29/06, às 18h10min, no Estádio Olímpico.


Nesta segunda, às 19h30min, os ex-presidentes do GRÊMIO conheceram as propostas para a nova Arena Tricolor, que provavelmente será erguida no bairro Humaitá. O vice de planejamento Eduardo Antonini reuniu a todos e mostrou as propostas.


Aliás, falando em Arena, é sempre bom lembrar que inauguração de pedra fundamental não quer dizer absolutamente nada! Haja vista o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=HcJyzAGmbn8 que, segundo amigos corintianos, é datado de 1983.


Por sinal, mesmo depois de todo o estudo das propostas da Arena e da definição de qual será a vencedora, capaz de o nosso novo estádio ficar pronto ANTES do abobrão deles. E daí, pra quem gostava de chamar o Olímpico de “remendão”, é exatamente o que eles vão ter. Depois do trem-pagador, agora eles querem o remendão! Daí quero ver o vizinho vir falar em maquetes, mesmo eles tendo apenas simulações feitas no PhotoShop. Será que eles entregarão os “naming rights” do estádio para a Adobe?


Mas vem cá, tchê? Será que só eu percebi o aumento da presença da cor azul na coluna do vizinho de uns tempos pra cá? Seria isto um sinal dos tempos?


Quinta-feira, todos os caminhos levam ao Olímpico. Apesar do horário de 21h45min, a direção do GRÊMIO espera público superior a 20 mil pessoas. O jogo pode garantir matematicamente a classificação como primeiro colocado do grupo. Para isto basta uma vitória simples. O empate nos garante igualmente, desde que o Esportivo não vença seu jogo.


Saudações tricolores do dono do Rio Grande,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

DEBATE ENCERRADO

Eu nunca mais quero discutir tamanho e grandeza de torcidas com essa gente aí do portoalegrense. Não tem mais graça! Depois do que foi visto no Gigante da Beira-Rio, sábado, não há qualquer espaço, no Rio Grande do Sul, para se discutir tal tema. O torcedor Colorado deu uma demonstração de grandeza insuperável. Foram 50 mil pessoas ao Gigante para assistir um jogo de fase classificatória de Gauchão. Maior e mais fiel torcida do Sul do Brasil. Quem voltar a discutir tal assunto cairá no ridículo. Mais um debate encerrado aqui nos pampas.


ATREVIMENTO I

Esse rapazote contratado pelo portoalegrense no começo da temporada não sabe, definitivamente, aonde está pisando. Porto Alegre não é e nunca foi terra de bravatas. Aqui não se ganha e nunca se ganhou jogos nos microfones de rádio, como costuma acontecer lá no centro do país, aonde esse rapazote se criou e forjou sua personalidade. Eu peço ao vizinho que alerte este moço que não mandar recadinhos pelas rádios, porque o Colorado está muito focado, determinado e com espírito gaúcho. O Rio Grande nunca foi e jamais será lugar de dublê de “pop star” metido a besta.


ATREVIMENTO II

Aliás, não me venham com essa baboseira de “carrossel”. Esse tipo de denominação para definir um time é coisa lá da azenha. Lembram do “grêmio show” ? Ou do “Dream Team da ISL” ? Pois é, ambos times não ganharam absolutamente nada e acabaram se notabilizando muito mais pelas notícias das páginas policiais. O Internacional sempre foi o Clube do Povo; nosso time é o Time do Povo. E basta!, nada mais.


ENTREGUEM A TAÇA

Jornal da Globo noticia o indiciamento de J.A. Dualib, ex-presidente do Corinthians, por formação de quadrilha e estelionato, relativos à sua administração no clube paulista. Só para lembrar, em 2005, esse bando de quadrilheiro ‘roubou’ nosso título de Campeão Nacional através do sorrateiro ‘esquema zveiter’. O Brasil inteiro já reconheceu: Internacional verdadeiro Campeão Nacional de 2005. E a nossa Taça quando vão entregar ?


EVOLUÇÃO

O Brasil de Pelotas está longe de ser um adversário digno de análise, tendo em vista as postulações do Internacional em 2008. Mas vi na partida de sábado algumas evoluções interessantes na equipe. A defesa, por exemplo, já não esteve tão vulnerável como em outras ocasiões. Não há mais o confronto individual dos defensores com os atacantes rivais e o sistema de cobertura funcionou de forma sincronizada. Aliás, foi o primeiro jogo em que notei existir um sistema de cobertura. Estou gostando.


BAIXO NÍVEL

Irretocável a crítica que N. Gross faz em seu blog a M. Menezes. O treinador que deixou várias viúvas na azenha chamou de ‘assassino’ o zagueiro do Guaratinguetá Carlinhos, numa clara alusão ao episódio em que este matou uma pessoa atropelada em acidente de trânsito em 1996. Lamentável a declaração. Quem não lembra das confusões de M. Menezes com Plein, Caio Jr. e Valdívia? Puro baixo nível de escola azenhana.

RÁPIDAS

Gostaria de ver D. Moraes, Sidnei, Roger e Guto serem mais aproveitados nos últimos jogos da fase classificatória.

Renan completou mais de 4 jogos sem levar gols.

J.H. Carvalho deu dois cartões amarelos para Magal e omitiu o fato da súmula.

P.C. Oliveira expulsou Marcos, que levou um chute na barriga do atacante do Bragantino, e ainda carregou na súmula contra o arqueiro palmeirense.

Ditadura da arbitragem!

Brasil de Pelotas de Lisca foi um time covarde no Beira-Rio.

Quarta-feira é dia de afundar o Juventude, como fizemos no Campeonato Nacional, quando enfiamos um dos pregos no caixão deles.

Nilmar deixa a fisioterapia e retorna aos treinos físicos e com bola. Pânico na vizinhança!

“Sobre Alex: está jogando como selecionável” (H. Mombach, Correio do Povo, 10.março).

Tenho escrito que Alex merece um lugar na seleção há duas semanas.

11.709 mulheres no Gigante da Beira-Rio. Um espetáculo!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.


Luiz ‘Muhammed Bin’ Portinho – lcportinho@yahoo.com.br

7 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

I. Quanto mau humor, Porto! Sobrou até para o excelente entrosamento do teu time. Tchê, o que aconteceu?!

II. O Mano Menezes foi treinador da base colorada.

III. Parabéns pelo público. Foi bonito de ver, mas tu sabes que o que vale, mesmo, é o pagante.

IV. Ontem foi a chance de mulher conhecer o Beira-Rio pela primeira vez. Teve que convencer barbado a levá-la e o resto da família. Onde ia 1 ou 2, foram 4.

Anônimo disse...

chora san tell...o maior público do brasil este ano é colorado.E em 2007 no rgs também na final da recopa.O mano menezes desaprendeu ao ir pra azenha onde jogo de futebol é batalha e tapetão não é tapete grande....

San Tell d'Euskadi disse...

Não estou chorando. Eu adoro isso. Quero ver vocês colocando mais gente e em mais jogos. E quero ver os gremistas respondendo. Lugar de torcedor é no estádio. Seja qual for.

Tapetão?! Vocês têm o melhor Dep. Jurídico do Brasil e o Grêmio é que é bom de "tapetão"?! Nós nunca ganhamos nada nos tribunais.

San Tell d'Euskadi disse...

Ah! E o Mano não desaprendeu. Esses desatinos são frutos de má-criação. E ele criou-se na beira do lago...

Luiz Portinho disse...

1) M. Menezes já demonstrou que carrega o espírito tricolor consigo.

2) Torcida no estádio, em Porto Alegre, tem endereço: PADRE CACIQUE - GIGANTE DA BEIRA-RIO - ESTÁDIO DA COPA DO MUNDO 2014

3) gremio é virada de mesa - virada de mesa é tapetão em sua essência

DJ Aldebaran disse...

CRÉÉÉÉÉÉUUUUU!!!!
CRÉÉÉÉÉÉUUUUU!!!!
CRÉÉÉÉÉÉUUUUU!!!!

Anônimo disse...

a maior vergonha para um time de futebol não é perder(por mais que perca)porque isso é do jogo,mas trapacear mudando a regra do campeonato em plena vigencia do regulamento para sair da segunda divisão.ISTO TEM NOME:TAPETÃO!!!!!