terça-feira, abril 29, 2008

ANO II - NÚMERO 67


VITÓRIA ÉPICA

Porto Alegre foi cenário, na última quarta-feira, da partida mais épica deste século em território gaúcho. O que aconteceu no Gigante da Beira-Rio não encontra comparativos, ao menos nos anos recentes. É claro que todo Colorado acreditava na virada do placar adverso trazido de Curitiba. Mas ninguém jamais poderia imaginar que ela viria com contornos de verdadeira epopéia. Depois de perder Jonas no primeiro minuto de jogo e de sofrer um gol logo em seguida, o grupo de jogadores do Internacional demonstrou que força, determinação e garra são suas principais características. Como antecipei na última coluna, sob o título CAMISA 12, a torcida urrou cânticos de incentivo ao sofrer o gol e assim permaneceu até o final da partida. Contra todos os desfalques e problemas, mesmo com os equívocos táticos de A. Braga, e de camisas brancas, nada poderia bater o INTERNACIONAL e a fantástica NAÇÃO COLORADA naquela noite épica.

FUTEBOL CASTIGA I

Ficou nítido que A.Braga enfrentou o Juventude com a proposta de segurar o empate. Tanto é assim que, ao final do jogo, declarou que a partida foi equilibrada e que o Internacional só a perdeu num lance casual. Sim, perdemos num lance casual (falha grosseira de um Fernandão cansado e que não teve a humildade de pedir para sair de campo). Mas a verdade é que o Inter foi sempre um time medroso e covarde e que jamais tomou a iniciativa do jogo, como lhe cabia.

FUTEBOL CASTIGA II

O Juventude dominou as ações, a partir da segunda etapa, especialmente depois do grosseiro equívoco da substituição de Nilmar por Iarley. Perdemos nossa única referência ofensiva e, assim, trouxemos o inimigo para dentro de nosso campo. Depois da merecida expulsão de Titi, as coisas pioraram e o Internacional sequer ingressou no campo do Juventude. Para um time medroso e covarde, que tocava a bola pelas laterais, o empate seria um prêmio. Mas o futebol castiga.

FUTEBOL CASTIGA III

E o futebol castiga, também, de forma impiedosa, a sucessão de erros. Um jogador visivelmente fora de forma, como é o caso de Ji Paraná, não pode ser escalado. Não vou sequer criticar o esquema perdedor com três zagueiros, mas não posso admitir que estejamos atuando com uma zaga lenta e cuja soma das idades beire os 100 anos. Ainda mais com os jovens Sidnei e D. Moraes pedindo passagem. Por fim, retirar Nilmar, o grande talento individual e perigo constante à defesa adversária, é muita heresia. É demais! O Internacional mereceu o castigo.

O LANCE DECISIVO

Fernandão errou no lance do gol, claro. Mas daí a colocar a culpa da derrocada toda nas costas do Capitão, com todo respeito, é demais! Aproximadamente 60 metros separavam o foco do erro da meta colorada e, mesmo assim, ninguém foi capaz de parar o jogador Ivo. Antes do cruzamento, 5 jogadores cercavam a bola, enquanto um vermelho cuidava de dois atacantes do Juventude. E, finalmente, a bola ultrapassa o espaço aéreo da pequena área, o qual Clemer, com quase 40 anos, ainda não sabe que é de responsabilidade do arqueiro. Atribuo o gol a sucessão de erros e não, simplisticamente, à falha (grosseira, é verdade) de Fernandão.

E AGORA

Para domingo, novamente, teremos de contar com a superação. E por aí vejo o lado positivo do gol sofrido no apagar das luzes em Caxias. Voltássemos com o empate, o razoável resultado converter-se-ia em prejuízo pela acomodação. A.Braga, sabidamente, é muito mais motivador do que conhecedor tático. E, para um jogo como este que se avizinha, assim como foi contra o Paraná, a escalação da equipe e o esquema de jogo ficam em plano secundário diante da motivação do grupo e da presença maciça do torcedor (únicas certezas que tenho para domingo!).


ASCENSÃO E OCASO

Índio vive uma fase complicada. Não possui mais o vigor de anos passados. Além disso, sempre chega atrasado no lance e, por isso, comete faltas em demasia. Por outro lado, D. Moraes é uma realidade. Ingressou na equipe em 3 ou 4 partidas e foi destaque do jogo (repetiu em Caxias). Além de velocidade, tem como qualidades o posicionamento e a antecipação do lance, fundamentais a um bom defensor. No futebol, como na vida, o tempo é amigo ou vilão; não há como driblá-lo.

TEMPOS MODERNOS

Sou do tempo em que o jogador ‘pisado’ era retirado do campo de jogo na maca. Hoje em dia, tal operação se faz no detestável carro-maca, que tanto atrasa o reinício da partida. Mas, agora, passou a ser comum a entrada de ambulâncias no gramado. Aconteceu na quarta-feira, quando Jonas se lesionou com gravidade. O futebol, definitivamente, está muito mudado.

RÁPIDAS

Na última coluna escrevi que duvidava do sonho de Andrezinho de marcar seu primeiro gol com a camisa colorada contra o Paraná. Ele fez dois! Queimei a língua;

Clemer falhou em 3 ou 4 lances de bola aérea, incluindo o gol do Juventude;

Guiñazu já está treinando com bola e pode voltar domingo.

A situação de Alex é ainda melhor.

Algo me diz, contudo, que um dos dois não jogará, ao menos desde o começo da partida;

Sorondo é outro que, em breve, volta aos gramados;

Ricardo Lopes foi contratado, sem alarde, para a lateral direita. O jogador disputou o Paulistão pelo Sertãozinho e teve passagem pela Portuguesa.

Olha, se for lateral direita, de ofício, estávamos, realmente, precisando de um jogador nesta posição para o grupo (reserva de Bustos, que até agora não agradou!).

Só para lembrar, Ceará também chegou a Porto Alegre sob os olhares da desconfiança e desconhecido. Acabou anulando Ronaldo-inho Miguelina e sendo vendido para o Paris Saint German;

Cruzeiro aplicou 5x0 no Galo e praticamente decidiu as coisas em Minas Gerais;

Luxemburgo montou um bom time no Palmeiras e está a um passo de conquistar seu o sétimo título paulista. É, disparado, o melhor técnico do futebol brasileiro;

No Rio de Janeiro, Tio Jajão vai conquistar mais um carioca com o Fla. A Cidade Maravilhosa, realmente, é um mundo a parte;

Bahia e Vitória lutam cada qual com seus santos na Boa Terra (esse final de semana os rubro-negros enfiaram três a zero);

Aqui em Santa Catarina o Figueirense fez o dever e ganhou do fraco Criciúma. Só uma catástrofe tira o título do Figueira. O nível é tão baixo que Cleiton Xavier é destaque do provável campeão;

Em Pernambuco, o Sport Recife já levantou o caneco;

A propósito, assisti Palmeiras 0x0 Sport, pela Copa Brasil, e fiquei surpreso com a ótima mecânica de jogo do time pernambucano. Tudo pode acontecer no jogo de volta em Recife, mas já não mais causará surpresa a eliminação do Palmeiras, ainda mais com a Ilha do Retiro abarrotada.

Foguetório em Porto Alegre, após o gol do Juventude, comprova que torcida do time de Caxias do Sul é maior do que falam as estatísticas. Praticamente 40% dos portoalegrenses vibraram, e muito, com o gol de Maicon;

“O grêmio é o 15 de Campo Bom do Campeonato Brasileiro” (um Conselheiro deles no programa Toque de Letra da Rádio Guaíba). Perfeita definição.

A propósito, vizinho deve estar feliz e lampeiro com sua grande vitória por 3x0 sobre o Ivoti. E vem aí a batalha de Erechim. Tens assunto essa semana hein vizinho;

Ouvi dizer que a Miss Brasil e a Debora Secco estarão na azenha para apresentação dos novos modelos de pijama. Algo de bom tem de haver lá por aquelas bandas. Não vais convidar para esse evento vizinho ?

“SEMPRE COM O INTER!”. Esse o lema da Torcida SUPER FICO completou 35 anos na última quinta-feira.

DOMINGO TODOS OS CAMINHOS, NOVAMENTE, LEVARÃO AO BEIRA-RIO. É DIA DE PINTAR O RIO GRANDE DE VERMELHO!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.


Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


ACHICAMENTO

Causou má repercussão no Olímpico a declaração do técnico Celso Roth, dada antes do amistoso contra o Ivoti, que seria uma humilhação enfrentar este adversário. O pior de tudo é que eu sou obrigado a dar razão para ele. Enfrentar um time amador, que sequer treinou para enfrentar o GRÊMIO pois eles trabalham regularmente durante a semana em seus empregos, e que conta com “expoentes” como o volante Pataço, o zagueiro Brizola e o meia Banana (sendo que este último é motoboy), é realmente um “achicamento” do GRÊMIO enquanto instituição. E pior de tudo: a data não podia ser mais inoportuna. Um dia antes da primeira partida da decisão do Gauchão.

Esta semana, enfrentaremos o Ypiranga de Erechim, que disputa a segundona gaúcha, e no sábado iremos a Florianópolis para jogar contra o Avaí, que foi eliminado das finais do Catarinense.


AINDA CELSO ROTH

Na revista PLACAR de maio, saiu uma matéria sobre o técnico Celso Roth, entitulada “O enigma Roth”. E traz algumas ponderações bem interessantes. Segue um trecho:

Se fosse mau técnico, seria mais fácil. (...) Celso Juarez Roth é bom técnico, os testemunhos vêm de ex-jogadores e até de dirigentes que não o suportam. (...) Mas Roth não exibe um cartel dos mais expressivos. Em 20 anos de estrada são apenas quatro títulos, nenhum de causar frisson. (...) É rápido para acertar e motivar a equipe. Só que, como se fosse um alimento perecível, seu prazo de validade se esgota igualmente rápido. Quando o time parece confiável, o sonho se desfaz.

Os Gremistas vão demorar um bom tempo para cicatrizar as feridas abertas no mês de abril. O Grêmio entrou no quarto mês do ano como o único grande brasileiro que não havia perdido na temporada. Restrospecto de Manchester United se os adversários não fossem Jaciaras e Ulbras da vida. Em sete dias, a casa caiu. eliminações humilhantes na Copa do Brasil e no Gauchão, ambas na frente da torcida. Ficou a pergunta: se é capaz, por que ele não dá certo?

Vale a pena conferir a reportagem na íntegra.


QUEM CHEGA E QUEM SAI

Por enquanto, certo mesmo é que o volante Amaral, vindo do Vasco, se apresentou semana passada, e o meia Tcheco volta no final do mês que vem. Volta esta que eu sou totalmente contra, afinal acho ele um jogador totalmente sem sangue, que não conseguiu absorver o espírito guerreiro e raçudo que um jogador gremista deve ter.

Também fala-se que o volante Makelele, o genérico, com passagens pelo Palmeiras e pelo Santo André, se apresentaria no GRÊMIO assim que terminar o campeonato paulista.

Sobre saídas, três jogadores já não treinam com o grupo principal: Nunes, Junior e Tadeu. Por enquanto, só o primeiro e o último parecem ter um destino a partir do Campeonato Brasileiro. O volante deve defender o Avaí, enquanto o centroavante deve ir para o Figueirense. Sobre Junior, uma informação pós-fechamento de coluna: ouvi uma informação num programa de rádio nesta terça à noite que me pareceu uma explicação bem plausível para a má vontade do nosso técnico com este atleta. Ouvi que quando da passagem de Celso Roth pelo Flamengo, houve um movimento de alguns jogadores criados na base no sentido de boicotar os atletas vindos de fora, causando uma cizânia no elenco. E Junior era quem liderava este movimento, junto aos jogadores da base. Estaria aí a explicação para a restrição de Roth para com o volante.

De resto, são apenas especulações.


JARDEL

Foi um verdadeiro ato de coragem a entrevista do centroavante Jardel, que empilhou gols por aqui pelo GRÊMIO em 95 e 96, admitindo publicamente a depressão e o vício em drogas depois que ele se separou. E declarando que gostaria muito de voltar ao GRÊMIO e ter uma nova chance por aqui.

Particularmente, não me agrada muito esta história de ex-ídolo querer voltar. Melhor para a torcida, para o clube e pro próprio jogador que fique na memória dos torcedores seus bons momentos. Afinal, são muito raros os exemplos de jogadores ídolos, que voltam e repetem o brilhantismo da primeira passagem. Mauro Galvão é um desses casos. E confesso que não lembro de mais nenhum outro.

Ao mesmo tempo, apoiaria se o GRÊMIO resolvesse dar a ele uma nova chance, fazendo um contrato de risco, por produtividade, até pra ajudar um ser humano que está precisando de apoio neste momento.


MAIS UM CRÉU DA JUVEN-TOUCA!

E não é que a touca se fez presente mais uma vez sobre a cabeça dos confrades vermelhos? E isto que no domingo não tava tão frio! Desta vez a vitória veio quase ao apagar das luzes. O jogo estava se encaminhando pra um chato 0x0, mas aos 47 minutos e 30 segundos, Maycon marcou de cabeça o gol da papada. Aliás, já estão dizendo que o Fernandão é o maior motoboy do Brasil, já que entrega em apenas 10 segundos. É Fernandão SEDEX 10 neles!

Desta vez não vou fazer prognósticos para a partida de volta. Eles podem até fazer o ‘crime’ aqui, se apelarem pro ‘sobrenatural de almeida’. Mas a quota deles dos próximos 10 anos já foi gasta na quarta-feira passada, contra o Paraná. Tá certo que contaram com a preciosa ajuda do Wagner Tardelli contra o time paranista. E pra domingo que vem, já trataram de escalar o Simon pra apitar. Ou seja, se não der na bola, vão tentar no apito. E semana que vem, quem pode mais chora menos.

Mas por enquanto o fato é: 3 Juve-nais, 3 vitórias do esmeraldino. 5 gols a favor e nenhum contra.

Da-lhe papada!


Saudações esmeraldinas,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


21 comentários:

DJ Aldebaran disse...

Ceará está no PSG. O PSG está lutando contra o rebaixamento no Francês. Faltam 3 rodadas e hoje eles estariam rebaixados. Há ligação entre os fatos?

Luiz Portinho disse...

"saudações esmeraldinas"...essa é para ficar gravada nos anais do CLASSICO! o Juventude elinina-os e coloca-os em férias em pleno mês de abril e, mesmo assim, recebe honras verdes e primazias... bah! e depois critica a diretoria por arrumar amistosos que achincalham a instituição. vocês se merecem!

Luiz Portinho disse...

Aldebaran, achei que tu irias responder a pergunta da Placar. Por que C. Roth não dá certo ?! eu tenho a impressão de que é pelo temperamento e má relação com o grupo. além do mais, não é nada mais do que mediano do ponto de vista tático (nada que autorize mais do q. conquistar um regional aqui e outro acolá).

DJ Aldebaran disse...

O "Saudações esmeraldinas" vai entrar pra história assim como aquele teu "da-lhe Mamoré". Mas deixei a pergunta no ar, afinal preciso de assunto pra próxima coluna. E pra deixar em debate aqui também.

DJ Aldebaran disse...

E não foi o Juventude que nos eliminou. Foi a patacoada técnica aprontada pelo C. Roth. O Ju se aproveitou disso, naturalmente. Tivesse o Roth escalado a equipe decentemente, o resultado seria outro.

Luiz Portinho disse...

o teu DNA ARROGANTE não te permite admitir que o Juventude tem mais time que vcs., a começar pelo goleiro e terminando pelo centroavante (goleador do gauchao)... para não falar, é claro, no jockey zetti, muito melhor que o C. Roth. Foi o Ju que te eliminou rapaz, para de dar voltas!

San Tell d'Euskadi disse...

O Juventude NÃO tem mais time que o nosso. Isso é fato. Na pior das hipóteses, é equivalente. Só para um exemplo, o goleiro deles - Michel Alves - NÃO é melhor que o Vitor. Quem jogou naquela fatídica tarde foi o reserva: Marcelo Grohe.

San Tell d'Euskadi disse...

O "saudações esmeraldinas" insere-se no "BloJuveNal" desta semana. Deve ser contextualizado. Já o "Dá-lhe, Mamoré" não há contexto que justifique...

jo disse...

aldebaran e san tell,como todo gremista,esquecidos ou e também com memória seletiva precisam lembrar:este time conseguiu perder sua classificação na copa do brasil dentro do olimpinico prum time de série C(e deveriam ter sido goleados lá em goiás tamanho banho de bola que levaram lá) quando inclusive não marcaram um penalti pros coitados!gremio tem uma defesa padre quevedo-não existe-um meio campo e ataque razoável(com boa vontade)e é concorrente sério ao rebaixamento junto com os que subiram da série B mais vasco,atletico paranaense e naútico

San Tell d'Euskadi disse...

Jô,
Depois, quando eu falo da arrogância colorada, o Porto reclama. Vocês têm uma neura com esse negócio de divisão que os deixa cegos, surdos, mudos e estúpidos. Primeiro, não importa a divisão que se encontra o time, mas a qualidade do time, e o Atlético tem um time ajeitado e muito mais perigoso que times da "B" e até da "A". Segundo, a discussão está na comparação entre o time do Grêmio e do Juventude. Terceiro, ninguém afirma que o Grêmio tem um timaço, admitimos todos os defeitos da equipe e do elenco, mas eles não são tão graves quanto vocês acham.

Como eu já disse em 2006 e 2007, aguardem o Brasileiro começar e surpreendam-se.

San Tell d'Euskadi disse...

Por fim, quero registrar para aqueles que não sabem que a brincadeira do "BloJuveNal" não só teve a concordância como foi idealizada pela ala gremista deste blogue. Portanto, nós sabemos que fizemos fiasco nesse primeiro semestre. A diferença é que sabemos rir da nossa própria desgraça.

O foda, mesmo, é ter que encarar colorado mal-humorado. Se ganhando são assim, imaginem se o Inter estivesse perdendo!

Um bom feriado a todos.

Luiz Portinho disse...

interessante sancho, estou vendo o Juventude jogar pela Copa Brasil, agora, na televisão... e domingo farei a final do Gauchao contra eles... e o teu time ?! de férias! não só por isso, é claro (o Inter pode perder o gauchao domingo - e ninguém discorda que o nosso time é melhor do que o de caxias), mas, repito, porque eles tem jockey (zetti), um centroavante razoavel (goleador do certame gaucho) e um bom conjunto, penso que o time deles é melhor que o do gremio.

Luiz Portinho disse...

Dá-lhe Mamoré = assumir a secação, mas jamais reconhecendo-me como torcedor daquele clube.

Saudações esmeraldinas = reconhecimento de que torce pelo Juventude (sempre!), mesmo sendo este o seu último algoz.

ridículo!

Luiz Portinho disse...

sancho, repito, a tua arrogância, assim como dos demais gremistas, não admite que vcs. admitam que entrarão no Nacional apenas para fugir da SERIE B - o TRI REBAIXAMENTO... é óbvio que todo Colorado se liga nessa questão de divisões, afinal são apenas 6 clubes (G6) que possuem a honraria de sempre ter pertencido À PRIMEIRA DIVISÃO (NO SEGUNDA Sancho!). sobre a divisão em que se situa o clube, é evidente que ela influencia no nível do time (tanto pela questão econômica como de plantel)... é óbvio que times de PRIMEIRA DIVISÃO tem obrigação de vencer times de TERCEIRA DIVISÃO... não por menos, o Juventude é favorito contra o Corinthians-AL e o Inter o era contra o Paraná... isso é lógico!

Luiz Portinho disse...

Ih Ih Ih, o Sancho tá maguari...

jo disse...

O SUPERTIME QUE ELIMINOU O SAN TELL NA COPA DO BRASIL TOMOU 2 SACODES DO SÃO CAETANO(HISTÓRICA E VERDADEIRA TOUCA GREMISTA),CLUBE QUE NEM SEI QUE SÉRIE ESTÁ SE NA B OU NA C

Bruno disse...

Bem, se analisarmos neste ângulo, Jô, vocês nos três jogos, levaram de 5x0 diante do Juventude, que está na Série B, e que foi eliminado na Copa do Brasil, diante do Corinthians de Alagoas, que está na Série C. Olha que beleza. Sobre os times, Portinho, sinto lhe dizer, o Juventude não tem mais time do que o Grêmio, perdemos muito mais por conta das invenções do Roth do que pela qualidade técnica da equipe. E vale constatar que a diferença técnica atual entre Grêmio e Inter não se parece distanciar tanto assim. Vale lembrar que o Grêmio fez melhor campanha do que o Internacional até as quartas, no Gauchão, sendo que o Grêmio estava com um time zerado e ainda foi adquirindo entrosamento no decorrer do Gauchão, ao contrário do Internacional, que já tinha uma base de 2007 e estava em ritmo, por conta da Dubai Cup. Numa situação normal (sem invenções do Roth), haveria dois times de cada grupo nas semifinais. No entanto, não estou desmerecendo a vitória do Juventude, venceu e está na final porque mereceu, pois aproveitou a sua chance. Sobre o DNA ARROGANTE, acho que os colorados têm um sério problema em admitir a sua prepotência, sem querer generalizar, há exceções. Eu me lembro da final do Gauchão de 2006, quando todos os colorados que eu conversava davam como certo o título, mas um gol do Pedro Júnior calou o Beira-Lago. Muito bem, SAUDAÇÕES TRICOLORES, e é um prazer escrever aqui pela primeira vez.

DJ Aldebaran disse...

Volte sempre, Bruno!!

San Tell d'Euskadi disse...

Excelente, o comentário do Bruno. Voltamos ao normal após as finais do Estadual.

Registro meus parabéns à conquista vermelha. Parando para pensar, nenhuma surpresa; inclusive quanto a goleada. Esse é o mesmo Inter que enfiou 5 no Brasil, 6 no Guarany (times que bateram o Papo), 4 no Nacional de Picos e 5 no Paraná. Há aqueles que pensam que o Estadual não serve de parâmetro, mas o Colorado já tinha mostrado antes que tinha capacidade para fazer o que fez ontem.

Infelizmente, não é daqueles resultados de deixar uma equipe de "salto alto", mas uma goleada para dar confiança de que tudo é possível.

Pode ser que fracassem na Copa, mas dificilmente deixarão de estar nas cabeças do Brasileiro. A vaga para a Libertadores do Centenário está próxima. No ano que vem, pelo menos, aprendam com os erros do irmão mais velho e não "vendam a alma" pelo título. O diabo, muitas vezes, não cumpre o combinado, mas cobra a parte dele...

San Tell d'Euskadi disse...

"Voltamos ao normal após as finais do Estadual." Eu me referia ao leiaute do blogue.

O Aldeba pode voltar a ser o representante do Grêmio.

As férias acabaram!

Luiz Portinho disse...

Também dou boas vindas ao Bruno (em que pese seu mal gosto clubístico). Aqui todos são bem vindos Bruno! E também fico feliz, porque noto que és mais um dos tantos gremistas típicos, com o DNA ARROGANTE e tudo! É bom que vcs. não admitam que estão com um time pior do que o do Juventude, porque isso é o primeiro passo rumo ao TRI-REBAIXAMENTO.
saudações rubras.