terça-feira, maio 06, 2008

Ano II, Número 68

O BRASILEIRÃO ESTÁ AÍ

E neste sábado começa o Brasileirão para o GRÊMIO. E a primeira batalha não será das mais fáceis. Enfrentaremos o bicampeão São Paulo em pleno Morumbi. A partida foi antecipada de domingo para sábado em razão da tabela da Copa do Brasil, que indiretamente atingiu o horário do jogo da estréia gremista. Diria até que o São Paulo está com um time inferior àquele que foi campeão nos anos anteriores. Acontece que o GRÊMIO também está com um time muito inferior ao dos dois anos anteriores, quando tivemos um bom desempenho no Brasileiro. Pra mim, se o técnico Celso Roth for mantido e se o grupo gremista não for reforçado com urgência, nossa luta neste Brasileiro será contra o rebaixamento.

O amistoso contra o Avaí acendeu novamente a luz amarela no Olímpico. Foi uma atuação lamentável, onde não saímos do zero-a-zero contra uma equipe modesta, que sequer chegou às finais do campeonato de seu estado. Um esquema com três volantes, nenhum articulador e apenas um atacante expôs novamente o GRÊMIO e sua torcida ao ridículo. Tanto que os grandes destaques do GRÊMIO foram o goleiro Victor e o zagueiro Réver. E é o futebol (?) mostrado pelo time que vem tirando o sono dos torcedores e que é a razão do absoluto pessimismo em relação ao desempenho do GRÊMIO no certame nacional.


KRIEGER E ROTH

Sinceramente, não gostaria de estar na pele do vice de futebol André Krieger neste momento. Pois se ele demitir o técnico Celso Roth esta semana, cedendo a pressões de conselheiros e torcedores ilustres, será acusado de não ter convicção. E se não demitir, será acusado de ser omisso e insistir em um erro. Mas a grande verdade é que ele mesmo se colocou nesta situação, quando não fez o que tinha que ter feito no momento certo: ter efetuado a troca do técnico assim que ele assumiu o cargo.

Sabia-se naquele momento que Celso Roth não tinha mais ambiente com a torcida, e que o mínimo insucesso dele, mesmo num amistoso, aumentaria a pressão até a coisa se tornar insustentável. Já havia uma grande rejeição ao seu nome quando do anúncio de sua contratação em conseqüência da demissão de Vagner Mancini, que por sinal acabou sagrando-se campeão baiano neste final de semana. Acontece que o quadro tende só a piorar. Afinal, o que o time evoluiu neste mês de férias forçadas? Absolutamente nada. Diria até que houve uma involução. O ambiente continua o mesmo, de intranqüilidade entre jogadores, direção e torcida, e nos três amistosos, refletiu-se o que havia acontecido durante o Campeonato Gaúcho: vitórias sobre os inexpressivos Ivoti e Ypiranga de Erechim, e quando pegamos um time um pouco melhor, enfrentamos sérias dificuldades.

Portanto, me parece que a partir dos fatos narrados, qualquer hora seria a certa para demitir Celso Roth. Errado é mantê-lo no cargo. Pois é preferível não ter convicções do que ser convicto de fatos errados.


E OS REFORÇOS?

Nesta segunda-feira, desembarcou aqui em Porto Alegre o volante Makelele, o genérico. Aliás, os dois únicos reforços que desembarcaram aqui após os fiascos foram justamente dois volantes, considerando que o zagueiro Réver já estava acertado antes das desclassificações. Sendo que precisamos de laterais, principalmente um lateral-esquerdo, meias e atacantes. Definitivamente, não precisamos de volantes. Mas já que o nosso técnico gosta de empilhar volantes em seus times, o GRÊMIO está se reforçando como o treinador deve ter pedido.

É imperativo que desembarque no Olímpico um meia de qualidade e um atacante. E quando falo de atacante, não me refiro a mais um Tadeu da vida. E nem mesmo jogadores de um certo time que andou tomando 8 gols numa final por aí. E também não considero reforço a volta de um certo jogador sem sangue que amarelou em plena Bombonera na final da Libertadores do ano passado.

Se é este o nível dos reforços que virão, tenho plena razão em me preocupar.


Saudações imortais,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


CLUBE VENCEDOR

Desde domingo estou pensando no título da coluna. Pensei em “Campeão” e ele seria apropriado e justo. Mas, além de simplista, não sintetizaria o atual momento do Internacional. O título gaúcho é apenas mais uma conquista desta Era Vencedora por que passa o Sport Club Internacional. De fato, a partir do início desta década, com a derrubada do Império Turco-Otomano, o clube passou a viver um novo momento, tanto do ponto de vista institucional como futebolístico.

Aliás, foram as decisivas mudanças e evoluções institucionais que abriram caminho para as conquistas dentro de campo. A alteração do critério de acesso ao Conselho Deliberativo, com apuração proporcional de votos (ao invés do ultrapassado e conservador critério da chapa majoritária), foi o primeiro passo para a democratização. Daí por diante, os jovens líderes do movimento Inter 2000 ascenderam ao poder com novas idéias que oxigenaram o clube. Foi um biênio de maus resultados com J. Lima e F. Miranda, mas a reforma administrativa ali instaurada, sem dúvida, foi o primeiro passo de modernização do clube.

Em 2002 assumiu F. Carvalho com a máquina já lubrificada e pronta para os derradeiros reparos. Depois de um início complicado, e de um grande trabalho de reformulação não só do grupo principal, mas também das categorias de base, começamos a colher os frutos do planejamento.

Tetracampeão Gaúcho, Semi finalista da Copa Sudamericana, Vice Campeão Nacional (com o título nos sendo retirado pelo Esquema Corinthians-MSI-Zveiter), Campeão da Libertadores da América, Vice Campeão Nacional novamente, Campeão do Mundial FIFA, Campeão da Recopa Sudamericana, Detentor da Tríplice Coroa Mundial, Campeão da Copa Dubai e Campeão Gaúcho, retomando a supremacia momentânea da aldeia.

O Sport Club Internacional, depois de duas décadas rarefeitas de títulos, é novamente um Clube Vencedor.

CACIQUE DA ALDEIA I

Levantar a Taça de Campeão Gaúcho é com o torcedor Colorado. Já a levantamos 38 vezes e, a cada nova edição, a emoção se repete. De forma invicta, com 100% de aproveitamento ou com percalços na campanha, sempre é bom ganhar o Regional. Mesmo com taças mais cobiçadas no armário, o Internacional jamais desprezou o Gauchão. Para nós ele nunca foi um cafézinho.

CACIQUE DA ALDEIA II

Dessa vez a campanha foi irretocável. Vencemos de ponta a ponta o grupo mais forte da fase classificatória, eliminamos os bem estruturados times da ULBRA e do Caxias e, na final, vencemos a segunda melhor equipe do Estado, com propriedade, por 8x1, numa sumanta de pau histórica. Ninguém foi páreo para o Cacique da Aldeia Pampeana em 2008. Sorte daqueles que morreram pelo caminho.

OS CAMPEÕES I

Clemer mostrou que é predestinado. Entrou no time pela doença de Renan e foi novamente campeão gaúcho. Levantou seu 5º troféu. Bustos ainda não foi aprovado no estágio probatório, embora dê sinais de que o será. Atua na posição mais fácil do futebol, na qual basta saber desarmar e cruzar. Índio, Orozco e Marcão. Bueno, aí, repito, temos quase 100 anos. O retorno de Sorondo dará um pouco de juventude, mas é preciso encontrar uma vaga para D. Moraes (joga muito!) ou Sidnei. Na esquerda, tenho dito desde janeiro, precisamos contratar um lateral de ofício.

OS CAMPEÕES II

Edinho, Maycon, Magrão, Guiñazu, W. Monteiro; para não falar em D. Moraes, Jonas e Sandro. Escolha 2 e comece um meio campo. Daí para frente complica. Alex é o único meia ofensivo confiável. Andrézinho de boa atuação contra o Paraná ainda não convenceu. No mais, poder-se-ia dar oportunidades a Ramon (reserva natural de Alex), Tales e Taison – esses dois últimos de ótimo potencial. Deveríamos contratar uns 2 meias ofensivos (Giuliano do Paraná é o primeiro de minha lista). Na frente sobram bons nomes: Nilmar, Fernandão, Iarley, Adriano, Guto, e, ainda, a promessa Valter ‘Claudiomiro’.

A. BRAGA

Não posso deixar de registrar o elogio ao motivador. Pois é, mais do que técnico, Abelão é um motivador, tenho dito isto. Torcer para time treinado por A. Braga é se irritar com uma série de “invencionisses”, mas também é ter a certeza de um time aguerrido e pegador, que nunca desiste, para o qual não há resultados impossíveis. É virar gNAL do século com um jogador a menos, é buscar placares adversos. Sou crítico contumaz dos sistemas de jogo e das escalações de A. Braga, mas o seu papel nas conquistas é inegável.

DEU A LÓGICA

Não houve surpresa nos principais certames regionais: Internacional, Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro estão com boas equipes e se credenciam, junto com o São Paulo e Fluminense, a favoritos para o Nacional. O Sport, campeão Pernambucano, e próximo adversário do Internacional na Copa Brasil, também merece atenção, assim como o Coritiba e o Atlético-PR, que sempre correm por fora.

ENQUANTO ISSO NA AZENHA

Ficou ridículo o vizinho mandando “saudações esmeraldinas” na última coluna. Repercutiu mal, inclusive entre os leitores de pijama. Afinal de contas, foi o Juventude o algoz dos azenhanos. E, no final de semana, enquanto levantávamos o caneco no Beira-Rio, o time de C. Roth empatava num oxo de dar dó, em Florianópolis, contra o Avaí. E, para nossa sorte, o DNA Arrogante não permite que eles reconheçam que o Tri-Rebaixamento está batendo nas portas da azenha.

RÁPIDAS

Esta coluna é dedicada a Flavio Obino, o Eterno, que hoje completa mais um ano de vida, para alegria de todos nós Colorados. Volta Obino!

Estou muito curioso para ler a coluna do vizinho. Que final de semana terrível teve esse rapaz! Independentemente do conteúdo, a coluna vizinha desta semana será um ato de heroísmo!

G. Luiggi merece um voto de louvor no atual momento do Internacional. Soube reforçar o grupo em posições fundamentais. Mas ainda penso que lhe falta mais influência nas decisões do futebol, como, por exemplo, na definição do esquema de jogo (cabe a ele vetar, de uma vez por todas, a utilização do 3-5-2 no Beira-Rio).

Torcedor Colorado mostrou que, definitivamente, tamanho de torcida se mede é dentro de Estádio e não em pesquisas e estatísticas. Interancional, CLUBE DO POVO e MAIOR TORCIDA DO RIO GRANDE DO SUL.

70 mil sócios. Já estamos entre as 10 maiores torcidas do mundo!

Vem aí o Sport Recife. É parada duríssima!

Mais uma vez o torcedor Colorado terá oportunidade de fazer a diferença. Quarta-feira, novamente, todos os caminhos levarão ao Beira-Rio. Só faltam 6 jogos.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6, DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (CAMPEÃO GAÚCHO 38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

14 comentários:

Luiz Portinho disse...

bah!, mas que depressão hein Aldebaran. te acalma tchê, tu já vais pegar os reservas do Muricy na estréia... calma!

DJ Aldebaran disse...

Só faltou agora o Portinho dizer que o time dele tem mais torcida do que Corinthians e Flamengo, só porque tem mais sócios do que estes dois times. Aliás, valeu por me lembrar que aquele tal Flavio Obino faz aniversário no mesmo dia que eu.. :-/

jo disse...

MELHOR E MAIOR QUE A TUA ,COM CERTEZA ALDEBARAN!OBINO MERECIA UM BOLO COM UMA POLTRONA EM CIMA ADIVINHA DE QUE NÚMERO....KKKKKK

DJ Aldebaran disse...

Jo, já que tu estás chegando aqui apresentando armas, responda uma pergunta que o Portinho se recusou a responder: se presença em estádio é critério pra se definir maior torcida, por que o critério não foi válido em 2005, 2006 e 2007, quando demods de relho em vocês em presença no estádio? Respndindo isto, podemos começar a discutir tamanho de torcida.

Luiz Portinho disse...

nao soube responder nao, tu é que te negas a admitir a minha resposta... são coisas bem distintas, aldebaran. minha resposta, que não queres aceitar, é que torcida vale sim, mas não de um ano isolado. já te desafiei a trazer as médias de 35, 30, 25, 20, 15, 10 ou até mesmo 5 anos... sei que é complicado, porque em 2 anos tu estavas FORA DA DISPUTA; mas te garanto, tu vais perder em todas... a propósito, em 2005 tu não estavas na SEGUNDA DIVISÃO?!

Luiz Portinho disse...

INTER 1x0 sport... mais uma noite em que os pijaminhas-secadores vão dormir com a rabinho entre as pernas...

jo disse...

o que média de público em estadio...kkkkdigo e repito e tu não vai me responder aldebaran.Quando foi que teu time colocou 44 mil de média de pagantes em campeonato nacional....NUUUUUUUUNCA!

Luiz Portinho disse...

deixa o aldebaran sonhar Josue. quem sonha com maquetes tem todo direito de sonhar em ter torcida grande, efetiva e fiel... mas, aqui no RS, CLUBE DO POVO e MAIOR TORCIDA todos sabem que é O NOSSO VERMELHO COLORADO.

DJ Aldebaran disse...

É que tu quer trazer médias históricas. Se for assim, o GREMIO é muito maior do que aquela tua instituição agonizante, que agora começou a dar alguns sinais de recuperação. São OITENTA títulos, desde o Mundial de 1983 até o simples citadino. E outra coisa: se a torcida de vocês é tão maior e melhor do que a nossa, por que vocês estão atrás de nós no ranking da Timemania? Meu caro, pre definir torcida, o que importa é o HOJE. E não o que ocorreu há 30 anos atrás.

jo disse...

tiro no pé é fácil demais aldebaran!O QUE VALE É HOJE ,NÉ...MELHOR PÚBLICO NA CAPITAL E NO INTERIOR LOGO-A MAIOR E MELHOR TORCIDA É COLORADA!

DJ Aldebaran disse...

A gente mencionava os melhores públicos em 2005, 2006 e 2007. Em 2005, o GREMIO na série B botou mais gente no estádio do que vocês, disputando o título. Em 2006, não teve pra ninguém. Fomos o time com melhor média de público no Brasileiro, entre TODOS os disputantes. Em em 2007, de novo, tivemos melhor média de púbico do que vocês nas 3 competições: Libertadores, Brasileiro e Gauchão. E isso que eu só tô contando a primeira fase da Libertadores e do Gauchão. Já que vocês caíram prematuramente em ambas as competições. Se querem uma média, vamos pegar dos últimos 4 anos.

Luiz Portinho disse...

aldebaran, faz assim, pega as médias que te convém e fica com a ilusão de que tens o torcedor mais fiel e a maior torcida... se é isso que vai te fazer feliz... agora, se tu pegar 35, 30, 25, 20, 15, 10 e 5 anos, no Brasileirão que é o que realmente vale, tu vais perder se não em todas em 90%... sobre os títulos, o que tu tens a mais do que eu é a SEGUNDA DIVISÃO (que eu, obviamente, dispenso) e a Intercontinental (que não existe mais!)... no resto, estás 3 gauchões atrás, não tens a TRIPLICE COROA, NUNCA FOSTE CAMPEÃO NACIONAL INVICTO e jamais fostes ou serás CAMPEÃO DO MUNDO FIFA...

DJ Aldebaran disse...

E então se a torcida de vocês é tão maior e melhor, como tu explica que na TIMEMANIA vocês estejam atrás de nós no ranking de apostas?

Luiz Portinho disse...

muito simples, porque timemania não é medida de torcida, é medida de quem aposta mais ou menos na loteria. ou tu acha que é melhor ter mais aposta na timemania do que torcida dentro do estádio ?!?!?!?!?! por favor aldebaran, para de negar os fatos que já tá ficando chato. admite o óbvio e o concreto rapaz! não fica dando murro em ponta de faca.