terça-feira, maio 20, 2008

Ano II, Número 70

UM DIA DE QUASE


E o GRÊMIO quase venceu o Flamengo nesta segunda rodada do Brasileirão. Num jogo onde a marcação funcionou bem, assim como a trave, o goleiro adversário e a torcida. Só o que não funcionou bem foi a arbitragem e, pra variar, a cabeça do técnico Celso Roth. O resultado de 0x0 no jogo refletiu bem o que foi a partida.

Agora, é esperar o Náutico semana que vem aqui no Olímpico, no horário esdrúxulo de sábado às 18h10min. O timbu venceu as duas partidas que disputou neste Campeonato Brasileiro, e não deve ser parada fácil, embora eu tenha colocado o alvirrubro pernambucano entre os rebaixáveis nas projeções de semana passada. Ano passado, a partida contra o Náutico no Olímpico marcou o 100º jogo de Sandro Goiano com a camiseta tricolor.


SHOW DA TORCIDA CONTRA O FLAMENGO

Foram 43.276 espectadores neste domingo contra o Flamengo. O maior público deste campeonato até agora. A torcida deu show. Cantou o tempo todo, incentivou o time e fez novamente o Monumental rugir. Um show da torcida tricolor!

Dentro de campo, um time que novamente marcou muito bem. O esquema de marcação armado pelo técnico Celso Roth provou pela segunda vez que funciona, tanto que o goleiro Victor fez apenas intervenções no jogo. Réver está provando ser um ótimo zagueiro, Leo vem tendo atuações seguras, e Pereira – tchê, alguém poderia me informar de que planeta é o ET que tomou o corpo do nosso camisa 4? O Pereirão Tower vem jogando muito!

O Flamengo pouco criou. Bruno, goleiro rubro-negro, foi eleito pela grande maioria das rádios daqui como o melhor em campo. Segundo estatísticas, foram 19 defesas durante o jogo, sendo que algumas delas milagrosas, como na belíssima virada de Perea no 1º tempo, que o goleiro pegou não sei como. Além das duas bolas na trave em lances de Réver e Leo. Portanto, também não dá pra dizer que o time tricolor não criou.

Mas, se Celso Roth combina com marcação forte, definitivamente não combina com ousadia. No segundo tempo, no momento em que o técnico Caio Jr, do Flamengo, tirou Diego Tardelli pra colocar Cristian, um volante, seria hora de ousar. Ali, o técnico deveria ter sacado Eduardo Costa, que não jogou bem nesta partida, pra colocar mais um meia avançado ou mais um atacante. Mas ele tirou Roger, que inegavelmente é o jogador que pode desequilibrar num lance individual, e que sequer estava cansado, conforme ele mesmo declarou. Aliás, ninguém entendeu esta substituição. Talvez, só o Celso Roth. Tanto que depois ele teve que colocar o Makelelê, um volante, pra armar jogadas, já que o time ficou totalmente sem ligação da defesa pro ataque depois que o Roger saiu. Daí voltou à formatação tática que começou o jogo, mas com jogadores de qualidade inferior.

Outra cabeça que não funcionou foi a do árbitro Wilson Luiz Seneme. Atuação lamentável. Dois pênaltis sonegados para o GRÊMIO, um no primeiro tempo, de Ronaldo Angelim em cima de Réver, que foi puxado dentro da área, e outro na segunda etapa, onde o jogador do Flamengo cometeu duas penalidades no mesmo lance. Primeiro, fez falta em cima de Jonas, depois, ao se desequilibrar e cair na área após fazer a falta, toca com o braço na bola.

Agora é aguardar o desempenho da equipe contra o Náutico, que inegavelmente possui um time inferior ao do Flamengo.


MARCEL

Chegou nesta segunda-feira ao Olímpico o centroavante Marcel, que teve passagem por aqui no ano passado, e acabou sendo dispensado pelo técnico Vagner Mancini no final do ano passado. Foi pro Cruzeiro, onde não vinha sendo aproveitado, pediu pra sair e acabou se acertando novamente com o GRÊMIO. Marcel, cujo vínculo pertence ao Benfica, ficará no GRÊMIO por empréstimo até o final desta temporada.

Dá pra dizer que é um bom reforço para o grupo do GRÊMIO, que carece de um bom centroavante. Depois de Tuta e Tadeu, sem dúvida Marcel é um acréscimo de qualidade. Mas ainda está longe do ideal. Diria até que a torcida pediu a volta do Jardel, e daí a direção entendeu “volta do Marcel” e trouxe ele de volta.

Dependendo da liberação da CBF, Marcel pode estar no banco de reservas já para o jogo contra o Náutico.


O CRÉU DE RECIFE

E o “quebra-tabus” saiu quebrado do Recife. Levou 3x1 do Sport lá na Ilha do Retiro. Reza a lenda que eles não entregaram sua declaração do Imposto de Renda e foram pegos pelo LEÃO nesta quarta! Pois é, nadaram, nadaram, nadaram, e morreram... NA ILHA!

E o melhor de tudo: o créu foi com a tal camisa branca da sorte! Leve sua camiseta branca e leve um banho de bola em Recife!

Dá-lhe Sandro Goiano!


RAPIDINHAS

Nesta terça-feira, os responsáveis pelo projeto Arena darão uma entrevista coletiva no Olímpico. Estarão presentes na entrevista representantes do GRÊMIO, da empresa portuguesa TBZ e da construtora OAS. O objetivo é esclarecer ao grande público a polêmica envolvendo a TBZ semana passada.


O time júnior do GRÊMIO venceu neste domingo o Cruzeiro-POA pela segunda rodada do campeonato gaúcho da categoria pelo placar de 2x1. Os gols gremistas foram assinalados por Wesley e Rafael Martins.


O GRÊMIO deve repetir o time para o jogo contra o Náutico. O provável time para sábado é: Victor; Leo, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Eduardo Costa, Rafael Carioca, Roger e Helder; Perea e Soares.



Saudações imortais do 1º colocado no ranking da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


PELA VOLTA DO LÓGICO

Apenas uma vez nesta temporada tivemos o prazer de torcer por uma equipe escalada de acordo com a lógica e num esquema de jogo condizente com a história do INTERNACIONAL. Foi contra o Caxias, lá na serra, quando atuamos no 4-4-2 e com cada jogador escalado em sua devida posição de ofício. Não dá mais para agüentar as improvisações e invenções de A. Braga. Com o grupo de jogadores que possui, Abel não necessita improvisar tanto. E isso para não falar nas constantes mudanças dos caracteres mais elementares da equipe. Como explicar a substituição de Magrão por Jonas? Qual é a semelhança entre tais atletas?

DESEQUILÍBRIO I

O sistema 3-5-2 a brasileira, com zagueiros atuando em linha, sem alas e um bando de volantes brucutus na meia cancha, vem causando estragos incontáveis. Sua implantação no INTERNACIONAL, como já denunciei, é uma agressão a nossa tradicional forma de jogar. E, para piorar, nossos três zagueiros, além de contabilizar 100 anos, são lentos. Os dribles que Marcão levou de Denílson foram constrangedores.

DESEQUILÍBRIO II

Com vários volantes se sobrepondo nas funções de marcação, não há como justificar os freqüentes duelos mano-a-mano dos atacantes adversários com nossos zagueiros. É dizer: nossa meia cancha não existe, não marca como deve marcar e não cria. O meio de campo do INTERNACIONAL é um latifúndio improdutivo.

DESEQUILÍBRIO III

E no ataque Nilmar está jogado às traças. Atua sozinho numa faixa de mais de 45m², completamente isolado. Não é possível que A.Braga ainda não tenha se dado conta que no seu esquema de jogo Nilmar (ou qualquer outro dianteiro) não rende. Tenha dó de nós Abel, ponha alguém para atuar ao lado de Nilmar!

PRÊMIO

Jonas foi um dos piores jogadores em campo na derrota para o Sport. Além de entregar um gol e não se fazer presente na meia cancha, sobrecarregando o gringo Guiñazu, foi expulso. Recebeu como prêmio a escalação na lateral direita, no jogo contra o Palmeiras. Para variar, deixou a desejar. Este jogador não tem condições de figurar no plantel do INTERNACIONAL.

BADALAÇÃO

Não gostei nem um pouco de ver Fernandão e A.Braga participando de programas de televisão do Eixo RJ-SP. O momento não está para sorrisos e brincadeiras para cariocas ou paulistas. Pelo contrário, os maus resultados de campo justificariam isolamento, concentração e muito trabalho. Vamos deixar as badalações para outra ocasião, por favor.

SIGLAS

Grupo português TBZ, responsável pela construção da arena-humaitá, está ligado a episódios de cheques sem fundo e malversação de contratos e verbas. É impressionante o faro que o pessoal da azenha tem para se juntar a tal tipo de gente. Lembram do grupo ISL e de seu Dream Team? Mas, pelas notícias, hoje os portugueses garantiram que são honestos e deram mais uma maquete de presente para a pijamada. E o vizinho, será que acreditou ?


RÁPIDAS

Após a eliminação para o Sport pela Copa Brasil, coloquei minhas impressões em www.baudobau.blogspot.com

Acabou agora Botafogo 2x1 Corinthians. E, novamente, M. Menezes – idolatrado na azenha – mostrou desequilíbrio e falta de ética em suas declarações.

Adriano foi expulso do treino de hoje, em virtude de entrada dura em companheiro.

Espero que o episódio não se transforme em crise ou prejudique o aproveitamento do jogador que já demonstrou muita utilidade em nosso plantel.

Agora, quem merece punição é Edinho. Tomar cartão amarelo aos 2 minutos e ser expulso aos 25, convenhamos, é demais. Sua atitude contribuiu, e muito, para o insucesso em São Paulo.

Arrancada do Náutico, com 2 vitórias, é o grande destaque do campeonato.

Na ponta de baixo, o Ipatinga já surge como primeiro grande candidato ao rebaixamento.

E lá pelas bandas da azenha, a renda do jogo contra o Mengão foi penhorada.

E, o mais interessante, sabem por quem ? Caio Rolex, ele mesmo, que tantas alegrias deu ao vizinho, naquele famoso escrete da Poltrona 36 e outros episódios.


Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

13 comentários:

Bruno disse...

DJ Aldebaran, escreve isso: O Grêmio ainda vai terminar este Brasileirão com uma média de público maior do que a do co-irmão, só para seguir a tradição. Sobre o jogo, eu gostei da atuação do Grêmio. Time seguro, decidido a vencer a partida, Perea, apesar de ainda estar a seis jogos sem fazer gol, jogou bem, se esforçou e barrou numa defesa espetacular de Bruno. Hélder parece que é um bom lateral, Rafael Carioca mostra sinais de ter um belo futuro e Léo já é uma afirmação há meses. A única coisa que eu não entendo, e já coloquei isso no meu blog, é o porquê da substituição de Roger por Jonas. As outras substituições foram até normais. Agora, por que não colocar o Júlio dos Santos, um meia descansado que faria diferença naquele instante da partida, no lugar do Roger? Não sei o motivo para isso, talvez a distância de POA me deixe desinformado sobre a atual situação de dos Santos. De resto, o Grêmio foi muito bem. O Náutico vai ser chato, mas o Flamengo e São Paulo são mais times, e nesses testes, o time do Grêmio passou. Estou confiante. Saudações.

San Tell d'Euskadi disse...

Eu gostaria de comentar duas coisas:

1. Exijo direitos autorais da paiada do ET!

2. Faltou mencionar que, por mais que ninguém tenha enetendido a saída de Roger, é fato que o time MELHOROU com as trocas.

jo disse...

seguindo a tradição é colorado na cabeça já que não ganha de ninguém a milenios no olimpico e nas minhas contas 37 anos na frente valem mais que um(2007)!ridículo número de sócios que foram(4700)que mostra bem a confiança do quadro social no time.E dos pagantes tira uns 100 que eram os cobradores que reteram a renda do jogo

DJ Aldebaran disse...

Bah, Porto. O Caio não é do elenco da "poltrona 36". Ele jogou no GREMIO em 2002 e saiu no final daquela temporada. Ele é do elenco que terminou em 3° o campeonato de 2002 e garantiu a Libertadores de 2003. Ele jogava junto do Luis Mário (lembra dele, vizinho?).

E realmente faltou o devido crédito da piada do ET ao Sancho. Retificarei isto assim que meu micro voltar da UTI.

E, por fim, Bruno, o Dos Santos sequer ficou no banco. O C. Roth não vem utilizando ele. Se não me engano, ele nem viajou pro jogo contra o São Paulo. Por isso que eu digo: qualquer hora é hora certa pra se mandar o Roth a correr do Olímpico.

Saludos tricolores!

Bruno disse...

É exatamente isso que eu gostaria de entender, Aldebaran. De fato, Dos Santos não foi com o grupo para São Paulo. A diretoria pensa em mandá-lo embora por ter um salário muito alto e pelo fato do jogador ainda não ter correspondido em campo. O que é um absurdo. Dos Santos perdeu um irmão de 11 anos, naturalmente, isso interefere no seu rendimento, e fora que, não temos um substituto natural para o Roger. Trocar Roger por Jonas e não utilizar o Júlio dos Santos é bizarro. Acredito no potencial do jogador, acho que ele vai melhorar e ajudar muito o Grêmio. E fora que, mesmo que a diretoria o tire, o Roth tem nada que entrar nessa questão e não utilizar o jogador, pois cabe ao técnico utilizar aquilo que há de melhor no elenco, e não se envolver em questões da diretoria. Quem sai perdendo com tudo isso, é o elenco, ou seja, o Grêmio. Saudações.

Bruno disse...

Só para explicar melhor uma questão. Usei o termo "...mesmo que a diretoria o tire...", eu me expressei mal, afinal, oficialmente, a diretoria ainda não tirou Dos Santos, então, qual motivo do Celso Roth nem sequer escalá-lo? Agora, às vezes, pode ocorrer algo neste momento no Olímpico, que a gente ainda não saiba.

San Tell d'Euskadi disse...

Não é o tipo de jogador que o Roth goste. O Roger já entendeu. É nítida sua entrega nos jogos; sempre volta para marcar. O Roth prefere SEMPRE o voluntarioso, mesmo que sem muita técnica, ao habilidoso que não joga defensivamente.

Luiz Portinho disse...

1. grande Bruno, apesar de pijaminha, fomenta o debate do futebol, que é o que importa... grande presença Bruno!

2. ah! mas o Caio Rolex se encaixaria bem no time da Poltrona 36, hein Aldeba ?!?!?!?

3. C. Roth é brabo.

4. achei interessante a coluna do Aldebaran... mais 2 semanas sem perder e já estará tecendo loas ao C. Roth e à diretoria.

5. DNA Arrogante aflora a cada rodada em que o gremio não perde.

Bruno disse...

Fico muito lisonjeado por suas palavras, Porto. Apesar do termo "pijaminha" =D. Hahaha! É sempre um prazer debater aqui. Valeu!

DJ Aldebaran disse...

Eu, tecendo loas ao Roth? Bah, vai ser muito complicado ver isto aqui. Se eu o critiquei depois da boa vitória contra o São Paulo e voltei a criticar depois do mau empate contra o Fla em casa. Talvez, se ele fizer o óbvio, que é armar o time sem tantos volantes, eu comente isto.

jo disse...

o porto,te atualiza!ao invés de pijaminha é perfexzinho remendado!camisa atual do gremio=NADA PODE SER PIOR(E OLHA QUE TEM MUITO PORTOALEGRENSE CONCORDANDO COMIGO!)

Bruno disse...

Mesmo assim, Jo, a combinação azul, preto e branco continua formando a camisa mais bonita do mundo. Até a Revista Monet de 2005 percebeu isso. A camisa atual é muito bonita, a única coisa chata é aquele espaço, mas insuficiente para estragá-la. Agora, já vi muito colorado reclamando da Reebok, acho que nem o modelo atual é unanimidade para vocês.

San Tell d'Euskadi disse...

Os quebradores-de-tabu quebraram mais um! Não perdiam para o Flamengo há um tempão...

P.S.: A camisa nova do Grêmio ficou muito boa. Eu tenho.