terça-feira, janeiro 13, 2009

Ano III, Número 104

O GRUPO PARA 2009

A direção mostra que está se mexendo para contratar. No entanto, parece-me que está trazendo jogadores pro setor errado do time. Busca-se um companheiro pro Alex Mineiro, quando deveria-se trazer um meia articulador pra jogar ao lado do Souza, no lugar do Tcheco. E um primeiro-volante pra repor a saída de Rafael Carioca. Se bem que diz-se que Diogo, contratado junto ao Figueirense, vem dando conta do recado e muito bem.

Para o ataque, as opções estão no grupo. E entendo que até mesmo o Perea, que acabou o brasileiro extremamente contestado, pode crescer de produção ao lado de um atacante de qualidade como temos agora Alex Mineiro. Quem sai na frente, no entanto, é Reinaldo. Que é quem eu consideraria a melhor opção pra ser o 2º atacante se não fosse o estigma de "canela de vidro" que ele ganhou, devido às constantes lesões. Ainda temos Jonas, que tem condições de repetir as boas atuações que teve pela Portuguesa no último Campeonato Brasileiro. E tem os garotos da base, com destaque especial a Mithyuê, de quem se teve excelentes notícias vindas de Bento Gonçalves.

Lembro do que aconteceu em 2007. Alguns garotos começaram jogando o Gauchão daquele ano com atuações muito boas. Um caso clássico foi o Carlos Eduardo, que chegou a disputar a Copa São Paulo, foi promovido aos profissionais, se afirmou no Gauchão e virou titular do time que veio a chegar ao vice-campeonato da Libertadores. Hoje ele brilha no surpreendente 1899 Hoffenheim, líder do campeonato alemão.


O SISTEMA TÁTICO DO TIME

Da serra também vem o boato de que o técnico Celso Roth poderia adotar o esquema 4-4-2 para o início desta temporada. Não vejo com bons olhos a mudança, afinal, com os jogadores que dispomos em nosso grupo, o 3-5-2 parece funcionar melhor. Pois ao contrário do vizinho que abomina este esquema, a mim agrada bastante. Claro que temos que ter dois bons alas para o 3-5-2 funcionar bem.

O time-base do início dos trabalhos vem sendo Victor; Ruy, Leo, Réver e Fábio Santos; Diogo, William Magrão, Tcheco e Souza; Reinaldo e Alex Mineiro. Se nada mudar até a estreia do GRÊMIO no Gauchão, este deve ser o time que enfrentará o Santa Maria lá no estádio Presidente Vargas.

No entanto, acho uma boa que nosso técnico treine os dois sistemas e decida qual funcionará melhor. Se Felipe Mattioni permanecer no Olímpico, creio que seja melhor optar por ele e por Jadilson para um esquema 3-5-2 Ou em alguma situação de jogo, tirar Ruy, colocar mais um zagueiro, deslocando Souza para a ala direita.


RAPIDINHAS

Nem Herrera, nem Maxi Lopez. O GRÊMIO deve tentar um outro nome para ser o companheiro de Alex Mineiro. As especulações da vez são Kleber “cotovelada”, que jogou pelo Palmeiras em 2008 e Deivid, ex-Santos e Cruzeiro.


A cornetada da semana vai para a Rede Globo e sua afiliada local, a RBS, que obrigaram a mudança do horário de estreia do GRÊMIO no Gauchão. O jogo, que estava marcado para as 22h, agora será às 16h30min.


Leo deverá permanecer para a disputa da Libertadores. O zagueiro gremista deve ter seu salário reajustado. O mesmo deve acontecer também com William Magrão.


O GRÊMIO enfrenta nesta quarta-feira o Atlético-PR na busca pelo inédito título da Copa SP de Juniores.


Felipe Mattioni deverá se reapresentar na quinta-feira para dar explicações à direção do GRÊMIO sobre seu atraso injustificado. O jogador estaria na Europa providenciando seu passaporte comunitário. Ele não deverá permanecer no GRÊMIO, que já negociou seus direitos federativos com um empresário na metade do ano passado. Seu provável destino será a Juventus.


Saudações imortais do 1º colocado no ranking oficial da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


POLÍTICA DE FUTEBOL

O dinheiro é importante na montagem de uma grande equipe ? Sim, claro! Não há como negar. Mas não é o elemento fundamental. O que faz uma grande equipe e, acima de tudo, transforma um clube numa instituição respeitável, mantendo-a sempre na elite, é a política de futebol. Mas do que se trata, afinal de contas ? Política de futebol é sintonia entre as diversas categorias e setores de uma agremiação; política de futebol é aprendizado com derrotas; política de futebol é a previsão e o bom exercício de funções diretivas e técnicas; política de futebol é a definição e permanência de sistemas de jogo e de características de jogadores. Acima de tudo, política de futebol é planejamento de médio e longo prazo.

POLÍTICA DE FUTEBOL II

Cito um grande exemplo de clube com política de futebol de excelência: O Boca Jrs. Aposto que o clube argentino não possui capacidade financeira para se igualar a maioria de nossos grandes clubes. Mas seus êxitos e conquistas recentes são maiores. Nos últimos 10 anos tenho visto o Boca Jrs. atuar sempre no mesmo esquema 4-4-2 com 2 volantes, 2 médios e 2 atacantes. Sempre! Do primeiro time à categoria de juvenis.

POLÍTICA DE FUTEBOL III

A equipe de guris que enfiou 4x1 na campeã da Libertadores LDU e que ofereceu resistência ao INTERNACIONAL na Sudamericana atuava exatamente nos mesmos moldes do time adulto. A gurizada da base tem características muito similares as dos atletas do plantel de cima. Noir, por exemplo, é um clone de Palácio. Gaitán é um jogador com as mesmas características de Riquelme e assim por diante.

POLÍTICA DE FUTEBOL IV

Trago o tema para o que interessa (e preocupa). Não tenho visto política de futebol definida dentro do Beira-Rio. Notícias dão conta que o sistema 4-4-2 será mantido para 2009. Só até o primeiro empate no certame regional, posso apostar! Ou até a lesão do primeiro jogador. É assim que as coisas funcionam no Beira-Rio, infelizmente. O nefasto 3-5-2 vira e mexe, retorna com força. E, pior, com dois ou três volantes brucutus e sem alas. Aliás, ala, no Brasil, é uma função completamente distorcida (mas esse debate, ao menos agora, não é propício).

POLÍTICA DE FUTEBOL V

Pior ainda, nossas categorias de base, o nosso respeitado Celeiro de Ases, parecem à deriva (tomara que eu esteja errado). O que vi na equipe que disputou o Brasileiro Sub-20 e estou vendo na Taça SP é de arrepiar. Primeiro porque nossos times de base atuam no 3-5-2. Os laterais do Sub-20 não possuíam sequer um atributo para atuar na função. O lateral esquerdo titular e o reserva (cujos nomes prefiro preservar) não sabiam sequer se portar como tal, não tinham o tempo do avanço e nem mesmo o cacoete para alçar uma bola na área adversária. Há 16 anos, desde C. Lino e Daniel “Oreco”, o INTERNACIONAL não forma um lateral médio (EU DISSE MÉDIO!). Olha tchê, é muito preocupante!

POLÍTICA DE FUTEBOL VI

Mudando o foco para o profissional, a constatação ganha contornos mais preocupantes. O episódio da troca do preparador de goleiros, com demissão de I. Roxo e contratação de um “bruxo” de Tite para exercer a função, é a carta branca ao “treinadorismo”. Nem mesmo a presença do “homem-forte” F. Carvalho à frente de nosso futebol é capaz de frear tal câncer. Na última semana demonstrei surpresa e estupefação ao ouvir entrevista de nosso treinador solicitando a contratação de um volante caso Edinho fosse negociado. Pois está aí o Glaydson. E Edinho sequer foi vendido! É o "treinadorismo" campeando dentro do Beira-Rio...

POLÍTICA DE FUTEBOL VII

Não quero “cornetear” o recém chegado reforço, até porque não o conheço e sequer ouvi falar sobre o seu futebol. Mas, poxa vida, serei privado de ver o Sandro vestindo a camisa 5 ? E o D. Moraes que vestiu a camisa que já foi de Falcão na inesquecível goleada de 8x1 sobre o Juventude ? Outra: essa semana contratamos o M. Cordeiro e emprestamos o Ramón para o Vasco da Gama. São jogadores no mínimo iguais do ponto de vista técnico, só que o Ramón se criou dentro do Beira-Rio e jogou 40 partidas com a camisa do INTERNACIONAL, inclusive em Libertadores e Sudamericana. E no Beira-Rio, parece, ser cria da casa é crime.

POLÍTICA DE FUTEBOL VIII

Num clube com política de futebol, as categorias de base são um verdadeiro laboratório para a formação de atletas; e não apenas para a revelação de talentos natos (é só o que temos feito). Quando falo em formação de atletas, me refiro à lapidação de qualidades e ao desenvolvimento de fundamentos elementares do futebol. Um lateral precisa marcar, correr e cruzar; apenas isso. Mas é exatamente isso que não fazem nossos jovens laterais. Um clube com política de futebol forma jogadores em todas as posições; no Beira-Rio, ultimamente, só se formam volantes ou atacantes de deslocamento.

POLÍTICA DE FUTEBOL IX

Sobre o aproveitamento de jovens, Tite proferiu essa semana outra dessas declarações de arrepiar os cabelos. Disse que o ideal é que a equipe tenha 2 jogadores para cada posição mais um jovem da base. Tchê, que absurdo! Mas, então, para nosso treinador, os jovens da base só atuarão se os 2 titulares da posição estiverem impossibilitados ? Parem o mundo que eu quero descer! Até quando sobreviveremos sem política de futebol ?

RÁPIDAS

Andrezinho renovou contrato e permanece.

Teve certa utilidade na temporada que encerrou. Nada mais do que um jogador de plantel.

Esqueci de mencionar Leandrão entre as figuras do plantel 2009.

Pois acho que nem deveria fazê-lo, porque tenho certeza de que o mesmo não será aproveitado. Esse filme já assisti. Reprise!

E o Rosinei hein ? Alguém sabe se foi embora ?

Na última semana falei que a contratação do arqueiro M. Bastos era desnecessária. A notícia de que este vem para ganhar R$ 50 mil mensais me derrubou os butiás do bolso. Não posso acreditar!

A propósito da camisa n. 1, ainda não consegui filtrar a ponto suficiente as notícias, mas creio que Clemer, já nesta temporada, assume funções técnicas (talvez de auxiliar de preparador de goleiros).

Sorondo sofreu nova lesão em Bento Gonçalves.

Não há mais dúvidas, trata-se de lesão crônica e dificilmente teremos o prazer de ver o zagueiro charrua em atividade novamente.

Palpites: Edinho não sai e Noir não chega.

“É tão difícil vender um jogador ruim como contratar um jogador bom” (do mestre C. Cabral, Rádio Band AM, programa Atualidades, 12.janeiro)

O vizinho esqueceu ou não quis comentar a “picante” entrevista que C. Roth concedeu à Revista Placar ?

O “treinero” da azenha chutou o balde e criticou abertamente o tratamento que a instituição lhe conferiu após as vexatórias eliminações no Regional e da Copa Brasil 2008 ? Esqueceste de abordar o tema vizinho ?

Já que adentrei nas “azenhanas”, é nas pequenas coisas que sobressai o DNA arrogante de que sempre falo. O que é a pretensão do tal de F. Mattione em ser negociado com clubes da envergadura de uma Juventus de Turim e de um A.C. Milan ?

Por favor, são coisas que, definitivamente, só o DNA arrogante pode explicar!

E por falar em A.C.Milan, o nosso eterno Alexandre Pato teve ótima atuação e anotou mais dois golos no ‘calccio’ italiano, domingo, contra a poderosa Roma. Joga muito esse guri. Trilha, a passos largos, o caminho rumo à condição de melhor do mundo.

É como digo, com DNA arrogante não se vai ao ‘calccio’; para ser destaque por lá é preciso ter berço!

Será que Freud explicaria essa insistência do vizinho em não reconhecer a Taça Osmar Santos como seu único título de 2008 ?

Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (38*) e CAMPEÃO DE TUDO!

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

20 comentários:

cMbR4 disse...

"sao coisas que so o DNA arrogante pode explicar". Entao explica, Porto, que a gente ta esperando.

Porto, sera que tu te importarias em dar a lista de todos os colorados nomeados a melhor do mundo?

No mais, beijos a todos!

jo disse...

cara carol:aproveita que o portinho dá dando aula de critério futebolistico e aprende(eu sei que, por ser gremista ,é meio difícil mas vá lá!)O futebol mundial tem 2 grandes escolas; a ofensiva (brasileira) e a defensiva(italiana) por isto os 2 campeonatos de gente grande são o brasileiro e o italiano onde quem tem farinha no saco o maior jogador gaucho de todos os tempos,paulo roberto falcão por exemplo ,se consagrou.Se consagra em cima do osasuna,do getafe é uma coisa .Cruzar com a juventus de platini,milan,internazionale é pra quem pode.infelizmente naquela época não havia a midia com estes premios mas te garanto que na seleção dos maiores jogadores de todos os tempo do futebol mundial nós colorados colocamos 2;figueroa e falcão agora o teu time sinto muito mas não tem ninguém pra colocar.seleção planetária:MAYER,CARLOS ALBERTO,FIGUEROA ,BARESI,MALDINI,BEBECKENBAUER,FALCÃO,PELÉ,GARRINCHA ,ROMÁRIO E MARADONA.DEFESA INTRANSPONIVEL E ATAQUE ARRASADOR!VOCES TIVERAM ÓTIMOS JOGADORES MAS GENIOS...TEM UM QUE JOGOU BEM UNS 3 ANOS E ...!

Bruno Coelho disse...

“Já que adentrei nas “azenhanas”, é nas pequenas coisas que sobressai o DNA arrogante de que sempre falo. O que é a pretensão do tal de F. Mattione em ser negociado com clubes da envergadura de uma Juventus de Turim e de um A.C. Milan ?”, Porto, acaba de sair que Felipe Mattioni foi negociado com o A.C. Milan. Pode comentar a respeito ou o seu DNA INCOERENTE / ARROGANTE não permite?

E Jo... Deixa quieto, pra que perder meu tempo? Hahahaha!

Saudações.

jo disse...

pra variar ,na mais importante competição junior do país o gremio está fora na segunda fase!HAJA VIAGRA!!!

jo disse...

POR FALAR NISSO:O PAULO CAJU TAMBÉM APROVA O VIAGRA NA LIBERTADORES?

Yuri Gremista DF disse...

o Tite aprova para a sulamiranda agora nos comentamos o nosso futebol em noss espao no blog vcs nao tivema competencia para fazelo com a carol ainda foram mais traqnuilos comigo duvido que o mesmo ocorra porem e complicad ver tanta besteira agora a tua selecao esta quase completa jo porem do colorado so falcao e tivemos jogador que entra facil nessa lista vou criar uma aki que considero realmente a melhor selecao so para constar nao tiro o merito de vcs em ter o falcao nesta selecao mereceu porem o quenao leva merito realmente seria a arroganci de dizer sepre que o gremio e arroganetee nunca admitir que possamos ter ou ter tido bons jogadores genios da bola mais tudo bem alguns jogadores de vcs tem maturidade ex. alexandre pato quando foi para o milan nao era um craque nem um otimo jogador era promessa e hj esta mostrando que tem potencial para ser craque embora nao tenha e o mesmo admita o cara sendo muito amigo de um gremista carlos eduardo ja fala que os dois serao os melhores d mundo pois tem conciencia que a humildae e tudo ja recebe bem o matione dizendo que tem potencial crescera junto com ele e os demais agora kd que vcs admitem que um jogador brasileiro ou de clube brasilero a nao ser o arrogante internacional sao bos jogaores genios ou craques agora nao vou me alongar mais pois e sempre assim vcs vem com arrogancia e nos temos o dna arrogane ne

Luiz Portinho disse...

1. Josué, tua seleção está fantástica. Figueroa e Falcão, de fato, são craques da bola.

2. F. Mattione no A.C.Milan só se for para engraxar as chuteiras do Pato e do Kaká.

Luiz Portinho disse...

P.C.Caju, esse aí é folclore puro! Engraçado, esse não está na calçada da fama da azenha... P.C.Caju e M. Sérgio.. .que dupla hein!!! faltou boleta em Tóquio em 1983...

jo disse...

yuri pijama :melhor zagueiro do mundo copa 1974,escolhido uma vez melhor jogador da américa,3 vezes melhor zagueiro da américa e 5 vezes melhor zagueiro no brasil:ELIAS RICARDO FIGUEROA BRANDER.TU QUE SABE TANTO TEN ALGUÉM COM ESTE CURRÍCULO PRA ME MOSTRAR?

jo disse...

NA MAIOR COMPETIÇÃO JUNIOR DO PAÍS COM 36 ANOS DE TRADIÇÃO , AZENHA FORA E INTER CLASSIFICADO COM UM 4X0 NO ATUAL VICE CAMPEÃO DO CERTAME!ISTO É SER UMA ESCOLA DE FUTEBOL CON DNA DE CRAQUES

Bruno Coelho disse...

Porto, não seja arrogante. Admita que você errou feio no caso Mattioni. Se ele fosse apenas para engraxar as chuteiras de Kaká e Pato, então o Milan não o contrataria. Custa admitir que queimou a língua? Seu DNA ARROGANTE não permite? =P

cMbR4 disse...

Pra tu ver, Bruno, a incoerencia dos 2 colorados do blog. Falam que somos arrogantes, mas quem empina o nariz pra tudo que vem do adversario sao eles. O Porto eh sempre assim: comenta uma coisa, mas quase sempre se esquiva de dar resposta direta. So Freud explica...

Luiz Portinho disse...

Bruno, o F. Mattione nunca vai jogar no time titular do A.C.Milan. não tem futebol para isso...

milton disse...

Porto, mais respeito com teus idolos, a final, ele fez parte do time campeao invicto de 79. O que o mario sergio nao consegui pelo inter conseguiu no time da azenha. Ambos ele como o Caju foram campeoes do mundo pelo gremio em 83, e o Falcao? Quando que ele foi campeao mundial pelo inter?

Bruno Coelho disse...

Porto, posso até concordar que ele não tem todo esse futebol ainda (diante daquilo que ele pode fazer, ele fez um Brasileiro modesto), mas afirmar que ele nunca será titular já é outra pérola que merece ser gravada. O cara tem apenas 20 anos, óbvio que vai evoluir o seu futebol e deve ser sim titular em médio prazo. Mas você ainda não admitiu que queimou a língua nessa transferência? Custa admitir? Haja DNA ARROGANTE hein. O arrogante não enxerga os seus erros. =D

Bruno Coelho disse...

Carol, concordo com você, mas ainda sim, pelo menos o Porto é um colorado, enquanto o Jo é anti-gremista. Há uma diferença básica aí. Se pegar os comentários do Jo, verá que há muito mais alusões ao Grêmio (mesmo que pejorativas e cheio de calúnias) do que ao Inter. Cara, eu fico lisonjeado. O nosso time é mais importante na vida dele do que aquele que ele se diz torcer. Então, o melhor a fazer é desconsiderar as palavras de um anti-gremista, pois esse dá sinais de fanatismo, ou seja, só a verdade dele vale, mesmo que seja incoerente e hipócrita. Até mais. ;-)

San Tell d'Euskadi disse...

O Mattioni não foi contratado pelo Milan para ser renegociado, para ser um futuro reforço de caixa. Se o chamaram é porque acreditam que ele tenha futebol suficiente para estar, no mínimo, no elenco.

O Porto apostou nessa e PERDEU! Não era arrogância, não; o Mattioni apenas confiava no seu taco...

jo disse...

o bruno,a carol, o milton ,o santell,o aldebaran ,o yuri são gremistas logo não são anticolorados(como eu,colorado e antigremista).Donde concluo que em 17-12-2006 eles torciam fervorosamente pro time do país deles contra o barcelona!Que meigo!que civilizados que eles são!Um dia vou evoluir a este ponto...

Bruno Coelho disse...

Espero que evolua mesmo. Sabe qual é a diferença? Todos os gremistas aqui têm um pouco de sentimento anti-colorado, caso contrário, não haveria rivalidade. Entretanto, não há hipótese alguma desse sentimento anti-colorado chegar a ser um rancor e também que supere o nosso sentimento e orgulho de ser gremista. Ou seja, somos muito mais gremistas do que anti-colorados e obviamente, respeitamos o seu time e reconhecemos o seus méritos, quando devido. O que não ocorre com você, que demonstra ser muito mais anti-gremista do que colorado com a freqüência maior que cita o Grêmio e também demonstrando um certo rancor e não tendo capacidade em reconhecer os nossos méritos. Ou seja, nosso clube é tudo que há de podre neste mundo, pela sua cabeça. É simples. Então, parece que o Grêmio é mais presente em seus pensamentos do que o seu próprio Inter. Daí, quer que eu diga o quê? Até mais.

milton disse...

Bruno, nao sei quanto a ti, mas eu acho excelente a tradicao do inter na sul americana, eh muito bom pro futebol gaucho. Um clube grande frequentemente na libertadores e outro frequentemente na sul americana so reenforca a forca do futebol gaucho. Sou a favor do inter buscar manter a tradicao no torneio sulamericano e o gremio a sua na libertadores. Eh bom pros dois lados.