segunda-feira, janeiro 18, 2010

Ano IV, Número 154

FOI DADA A LARGADA


O GRÊMIO estreou contra o Pelotas neste domingo lá na Boca do Lobo. E foi um jogo de dois tempos completamente diferentes. Um primeiro tempo para ser esquecido e um segundo para ser lembrado.

Sentimos a falta de ritmo de jogo e o desentrosamento no começo do jogo. Não estávamos tendo uma boa atuação, muito pela maneira da qual Silas armou o time. Hugo de 3º homem de meio-campo, Leandro praticamente um meia, Borges isolado na frente. Não funcionou. Tanto que o Pelotas, mais entrosado, jogava melhor e fez 2x0 na gente. Pior: estava merecendo o resultado.


A LARGADA II

No segundo tempo, o técnico Silas resolveu armar de maneira diferente. Sacou Henrique, que houvera sentido lesão, para fazer entrar Jonas no time. Com isto, Leandro começou a fazer a ala direita e Borges não estava mais tão isolado. Ferdinando foi recuado para a zaga e o GRÊMIO passou a atuar no 3-5-2.


A LARGADA III

Leandro teve uma atuação destacada neste jogo, e também desempenhou muito bem a ala. Tanto que foi numa jogada de raça dele, que o GRÊMIO conseguiu o pênalti que daria a abertura do placar e o começo da reação para o tricolor. Jonas converteu e estabeleceu o 2x1 no placar.


A LARGADA IV

O gol fez o GRÊMIO melhorar de produção. Estabelecemos a vitória em dois lances marcantes. Primeiro, um gol de centroavante de Borges, que chegou mostrando suas credenciais. Depois, um gol de Maylson, que houvera entrado no 2º tempo no lugar de Leandro.


A IMPRESSÃO QUE FICOU

Ficou escancarada a necessidade do GRÊMIO de um meia articulador, conforme eu venho insistindo faz tempo aqui neste espaço. Hugo não foi bem no setor, especialmente na primeira etapa. Leandro pode vir a atuar nesta posição, conforme jogava no Corinthians. Mas fica claro que Hugo tem que jogar no ataque. A zaga piorou em relação ao ano passado. Ferdinando não dá uma proteção tão boa à zaga também. Falta este camisa 5 ao GRÊMIO. E Jonas provou que é importante pro GRÊMIO. Tendo ele no grupo, não precisamos de mais atacantes.


PARA O JOGO CONTRA O CAXIAS

O técnico Silas não poderá contar com Henrique, Maurício e Mário Fernandes, entregues ao DM. E a boa atuação de Jonas criou um bom problema para ele, e o artilheiro gremista da temporada passada deve jogar ao lado de Borges. Com isto, Hugo pode ir para a reserva. Sem o lateral de origem, eu escalaria o time no 3-5-2 com Victor; Ferdinando, Réver e Rafael Marques; Leandro, Adilson, Souza, Maylson e Fábio Santos (Lúcio); Jonas e Borges. Sendo que um simples reposicionamento das peças poderia fazer o time jogar no 4-4-2. Mas dificilmente Silas fará isto.


RAPIDINHAS

Maxi Lopez acertou com o Catania. E pasmem: ganhará menos do que ganhava no GRÊMIO. O Catania é o penúltimo no Campeonato Italiano e seu rebaixamento é dado como quase certo. Tudo isto porque sua mulher queria morar na Itália.


Sugiro que Maxi Lopez se candidate a presidente da famosa AMMM, a Associação dos Maridos Mandados pela Mulher.


Jurídico tricolor notificará o Catania e a FIFA sobre o descumprimento de contrato por parte de Maxi Lopez.


Joilson reintegrado ao grupo principal. Não tem tu, vai tu mesmo.


Perea deixou o Olímpico depois de uma rescisão amigável e ainda embolsou uma indenização. Legado das “Pelaipadas”.


Douglas praticamente certo.


Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


GURIZADA DE VALOR
.
É claro que é preciso analisar a vitória por 4x2 sobre o Ypiranga de Erechim com as devidas proporções. E aqui me refiro especificamente à fragilidade do adversário e ao fator casa do Beira-Rio. Mas não se pode negar que a gurizada deu conta do recado e teve personalidade para mandar no jogo do início ao final. Aliás, com a conquista da Taça Dallegrave, e 2009, já tínhamos demonstrações suficientes da capacidade de nossos suplentes. Walter desde 2007 figura como promessa, que só não se confirmou totalmente ainda pela lesão sofrida. Agenor é bom goleiro, cuja presença no grupo principal, aliás, reivindico desde a temporada que se encerrou (ver coluna n. 103 – janeiro/2009 – e 134 – agosto/2009). L. Damião, que eu conhecia apenas de nome – especialmente por estar sempre entre os marcadores das partidas do INTER B – apresenta características muito interessantes, típicas aos goleadores. Destaco o ótimo posicionamento, no meio da área sempre, como se pode ver no golo que anotou reboteando um tirambaço de Ytalo. Este último, cujo estilo semelhante ao de Nilmar já observará quando da conquista da Taça Dallegrave (coluna n. 150). Gostei também do zagueiro Wagner, de ótimo porte físico e razoável posicionamento, e do lateral Juan que – leio – é zagueiro de ofício, mas cumpriu muito bem a função. Enfim, o pessoal do grupo principal que se cuide, porque essa gurizada está voando e pedindo passagem no grupo principal.
.
RAMON
.
A novela Ramon é mais um grande exemplo do quanto um jogador pode se auto-prejudicar. Ainda mais quando conta com os conselhos de um mau empresário. C. Leite, visivelmente, age de má vontade com o INTERNACIONAL, permeado por revanchismo pela postura de F. Carvalho no caso do centroavante Souza, de quem também é procurador. Ramon refutou, hoje, proposta do INTERNACIONAL que lhe ofertava 20% do passe. Tudo indica que voltou do Rio de Janeiro picado pela mosca do “carioquismo”. O problema é que o Vasco da Gama não parece disposto a contratá-lo, a não ser que seja por empréstimo gratuito (piada!). Tudo indica que Ramon terá o mesmo destino de Chiquinho, ou seja, o ostracismo.
.
SISTEMA DE JOGO
.
Fossati declarou na entrevista concedida após o jogo contra o Ypiranga que deu preferência à utilização dos “esquemas com linha de 3” durante a pré-temporada porque os jogadores já estariam acostumados a atuar em linha de 4 zagueiros. É mais um indicativo de que teremos a felicidade de ver o INTERNACIONAL atuando no bom e velho 442 – como atuamos contra o Ypiranga, é bom que se diga. Continuo rezando por isso todas as noites.
.
RÁPIDAS
.
Na saída do jogo de ontem encontrei e dei carona ao Xuxu. Disse que já está reservada a Van para Montevideo, aonde encararemos o Cerro. Mobilização para percorrer a América é total!
.
A propósito, como é bom reencontrar a Coloradagem amiga no pátio do Beira-Rio!
.
Lateral direito Daniel (não tem nenhum dos requisitos necessários para atuar na posição), zagueiro Igor (muito nervoso) e o volante Paulinho (pela baixa estatura) não têm condições de atuar no grupo principal.
.
Justiça decretou bloqueio de parte da verba depositada pela vizinhança para o Maxi “Barbie” Lopez. Esse mico não terá fim ?!
.
O engraçado é que o vizinho não comenta. Parece até aquela viúva que não consegue mais falar no defunto.
.
“Ainda teremos mais duas finais nessas próximas partidas”. A declaração do cabeça de área Josimar, após a partida contra o Ypiranga, dá a exata idéia da motivação e interesse do grupo de jogadores do INTER B, assim como da importância dessas partidas para suas carreiras.
.
Sempre fui defensor da utilização dos jovens formados na base durante os jogos do Campeonato Gaucho.
.
Gostaria de ver sempre 2 ou 3 desses jovens aproveitados junto com o time principal (ao menos nas partidas teoricamente mais fáceis).
.
E por falar em partidas fáceis, quer coisa mais fácil que ganhar de adversário com 10 jogadores e ainda com penalty duvidoso a favor ?! Bah!
.
E teve gente aí que ganhou nessas condições e comemorou como se fosse título de Copa do Mundo.
.
O gremio é o São Paulo "B" ? (José Trajano - Bate Bola da ESPN)
.
Falem isso aqui na aldeia e serão apedrejados pelos doutos da área, que estão encantados com o time da azenha.
.
Creio que já registrei, e se não o fiz faço agora: Silas não sobreviverá ao inverno gaúcho.
.
Outro registro necessário: não há qualquer chance de uma equipe do interior fazer frente à dupla gNAL (e aqui incluo São José e Porto Alegre, claro).
.
7.800 Colorados que foram ao Beira-Rio ontem aplaudiram a boa atuação da gurizada.
.
gNAL de Erechim já rende notícias. Ingressos já estão a venda. É como diz o L.C. Reche, tudo que se falar de gNAL sempre será pouco.
.
A propósito, INTERNACIONAL fretou 2 aviões de 18 lugares cada para deslocamento de atletas, direção e comissão técnica. Sinceramente, acho uma baita duma frescura!
.
Quentinha: show do Gun´s and Roses será no Gigantinho.
.
Essa é para o vizinho morrer de inveja. Tudo que acontece de bom em Porto Alegre tem como sede o COMPLEXO DO PARQUE GIGANTE DA BEIRA-RIO. Chora vizinho!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

Nenhum comentário: