terça-feira, fevereiro 23, 2010

Ano IV, Número 159

RUMO AO BICAMPEONATO
.
Todas as atenções voltadas ao EMELEC e a estréia na Copa Libertadores. A semana começa com tristeza e pesar pela eliminação no turno do Gauchão, mas o Colorado precisa se agrupar, reanimar e motivar. A competição deste ano é mais difícil do que as passadas. Além dos campeões de chave apenas 6 dos 8 vice líderes se classificam. Um tropeço em casa, nessas circunstâncias, pode ser fatal. Não há espaço para deslizes e tempo para recuperação. É preciso 100% de foco, dedicação integral e muita concentração. Assim como em 2006 não somos considerados favoritos. Vamos correr o páreo por fora novamente. Os inimigos são terríveis. Além dos tubarões do Eixo RJ-SP, o Cruzeiro está azeitado e repleto de contratações. O Estudiantes de La Plata é o detentor do caneco e um adversário temível, sempre. Mas primeiro é preciso bater os inimigos da chave, os equatorianos e o Cerro de Montevideo. Vem muita peleia braba pela frente, viagens longas, angustiantes momentos em frente ao televisor, geladeiras de cerveja para agüenta-los, muito vento minuano nas bancadas do Beira-Rio. Não será fácil, mas estaremos lá no meio dos Gigantes da América atrás do caneco.
.
FEIJÃO COM ARROZ I
.
Ano passado, ainda na Era Tite, redigi uma coluna implorando por um bom feijão com arroz no futebol colorado. À época, critiquei principalmente o losango da meia cancha que deixava o vértice ofensivo isolado num verdadeiro latifúndio improdutivo na zona da criação e facilitava o trabalho dos adversários ao marcar nossa única opção ofensiva. Dependíamos, então, dos lampejos criativos de Magrão ou Guiñazu, que nunca foram jogadores talhados ao futebol ofensivo, ou dos raros lances de apoio dos laterais – que eram proibidos de avançar. Tudo se resolveu com o ingresso de Giuliano no lugar de Magrão. Passamos a jogar no 4-4-2 (ou 4-2-2-2) e o time entrou nos eixos com a adoção do bom e velho feijão com arroz.
.
FEIJÃO COM ARROZ II
.
Permitir a Fossatti que utilize o 3-5-2 (o velho chama derrota!) como esquema padrão de jogo é menosprezar os ensinamentos do passado. Aliás, muito mais preocupante do que a derrota para o Novo Hamburgo e a eliminação nas semifinais do turno é a repetição de erros antigos e consagrados. A imprensa especializada decretou Fossatti como grande culpado pela derrota. Discordo. Os erros cometidos pelo uruguaio, quase todos, convivem com o INTERNACIONAL a longa data. A culpa pelo fracasso, portanto, é da diretoria que ou não coloca seu treinador a par dos equívocos pretéritos ou referenda a repetição dos mesmo.
.
VALE A PENA VER DE NOVO ? I
.
Quinta-feira saí do Beira-Rio preocupado, mesmo após a vitória tranqüila sobre o Juventude. Às vésperas do mês de março e da estréia na Copa Libertadores ainda não temos um time definido. O INTERNACIONAL, nitidamente, é um laboratório de experiências do professor Fossatti. Boa parte delas fadadas ao insucesso, porque, repita-se, são mera repetição de práticas fracassadas no pretérito. A começar, é claro, pelo 3-5-2 chama derrota, esquema que já estou cansado e desanimado de tanto criticar. Ver um time brasileiro atuar num 3-5-2 é uma afronta ao torcedor. O brasileiro joga no 4-4-2 ou no 4-3-3 desde o colégio e as peladas de infância. 3-5-2 é coisa que funciona para alemão ou para os italianos, adoradores de um bom catenaccio. Aqui nos trópicos não funciona! Não vale a pena ver de novo o 3-5-2 no Beira-Rio.
.
VALE A PENA VER DE NOVO ? II
.
O pior de tudo é que novamente somos obrigados a assistir ao INTERNACIONAL atuar num 3-5-2 frankstein. A linha de 3 zagueiros se posiciona linha (sem sobra). Os alas não existem e terminam por se postar atrás da linha de meio campo, transformando a “gororoba” num 5-3-2 a brasileira. Com dois volantes de marcação novamente ficamos com um único e isolado homem de criação, facilmente anulado pelo adversário. Daí que vencemos os adversários medíocres pela superioridade gritante do elenco e pelos lances individuais, só por isso. Basta encarar um time um pouco mais ajeitado, como é o caso do Nóia domingo, para o esquema afundar nossas pretensões. Não vale a pena ver de novo 3 zagueiros atuando em linha e um isolado homem de criação no Beira-Rio.
.
VALE A PENA VER DE NOVO ? III
.
Danilo fez uma grande partida contra o Juventude. Mas quem não sabe que Danilo não será titular no INTERNACIONAL ? Toda Nação Colorada sabe que não pode ser, ainda mais se temos alguma ambição de chegar a este Bicampeonato. Não é possível que Giuliano fique sentado no banco de reservas enquanto Danilo desfila seu limitado futebol pelo gramado do Beira-Rio. Isso é um acinte ao torcedor que paga mensalmente sua contribuição ao clube. Outra coisa: estou farto dessa barbaridade de terceiro zagueiro liberado para se juntar ao ataque. Não vale a pena ver de novo Danilo no Beira-Rio e não vale a pena ver terceiro zagueiro liberado para subir ao ataque no Beira-Rio.
.
ERRAR É HUMANO
.
Mas repetir os erros todos sabem muito bem o que é. Mais uma vez utilizamos uma mescla de jogadores do time principal com atletas do grupo B. Não dá certo! Mais uma vez utilizamos dois centroavantes fincados - ano passado tivemos A. Kardec e Alecsandro no fracasso dentro do Beira-Rio contra o Botafogo. Não dá certo! O Colorado precisa aprender com os erros. Chega de repeti-los!
.
MEDALHAS
.
5ª feira contra o Juventude Taison jogava melhor do que Edu. Foi sacado no meio da segunda etapa para o ingresso de Giuliano. Domingo Josimar atuava melhor que Glaydson. Foi sacado na segunda etapa. Até quando os medalhões terão prioridade em detrimento da gurizada do Celeiro de Ases ?
.
RÁPIDAS
.
Pergunta que não quer calar: por que o zagueiro D. Moraes foi emprestado ao Botafogo ?
.
O mais curioso é que domingo tivemos Wagner e Juan, recém saídos das fraldas, e W. Mathias improvisado na zaga
.
Está claro, muito mais claro que a clareza da luz solar, que o D. Moraes deveria estar em campo domingo e não emprestado ao Botafogo
.
E por falar em Botafogo. Tio Janjão Rei do Rio. Esse aí é uma figuraça!
.
Tchê, que golaço do “fiadasputa” do Chicão hein ?
.
Parabéns ao Nóia pela classificação à final.
.
Diretoria do clube do Vale dos Sinos foi recompensada pelo esforço do empreendimento.
.
Torcida Colorada deprimida pela eliminação.
.
Gauchão para nós sempre foi e sempre será Copa do Mundo.
.
O consolo são as entrevistas do Meira e do D. Kroeff. Impagáveis! Desde F. Obino não ouvia pérolas tamanhas.
.
E não está morto quem peleia. O returno vem aí.
.
Gurizada, jogo complicado na estréia da Copa Libertadores
.
Adversário do INTERNACIONAL já matou o Newell’s Old Boys da Argentina e possui uma semifinal em seu currículo.
.
Lista dos 25 Sacis da Libertadores: Abondanzieri, Lauro, Muriel – Ney, Bruno, Kleber – Juan, Indio, Bolivar, Danilo, Sorondo, F. Eller – Glaydson, Guiñazu, Sandro, W. Mathias – Giuliano, Andrezinho, D’Alessandro – Walter, K. Pereira, Alecsandro, L. Damião, Taison e Edu.
.
Vamos lá bugrada é tudo com vocês!!!
.
TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO GIGANTE DA BEIRA-RIO!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

TUDO AZUL NO RIO GRANDE DO SUL


E o GRÊMIO está na final da Taça Fernando Carvalho Foi Pedalado. Nosso adversário será o Novo Hamburgo, que eliminou os vermelhuscos em pleno pardieirão do aterro, com direito a gol no apagar das luzes. Enquanto isto, nós goleamos o genérico de Santa Maria por 4x1. E faremos a final do primeiro turno em casa contra o Noia.


GRE-NOIA

Assim, com o azul do GRÊMIO e o anilado do Novo Hamburgo, ficou tudo azul no Rio Grande do Sul! A direção espera público de 30 mil pessoas para a final. É jogo pra nação tricolor mostrar apoio ao time, pra ganharmos a taça Pedalado e pra garantirmos lugar na final do Gauchão.


GRE-NOIA II

Daí se o GRÊMIO consegue vencer também a taça Fábio Koff, garante o título por antecipação. O fato é que, estando garantido na final, o GRÊMIO poderá jogar mais relaxado no segundo turno, e contra adversários teoricamente mais fáceis, uma vez que foi apregoada a tal superioridade dos times do grupo 2 em relação aos do grupo 1.


O TRABALHO DE SILAS

Silas já está sofrendo contestações da parte da imprensa e de parte da torcida. Muito por causa do desempenho da defesa do time, que vem tomando gols em todos os jogos. E também pelas declarações de que prefere escolher o esquema tático de acordo com o adversário.

Silas vem adotando o 4-4-2 como seu sistema de jogo. No entanto, pelas declarações dele, não sabemos se é uma convicção ou se ele vem adotando este sistema por causa do nível dos adversários.


RAPIDINHAS

Lateral Edilson já está no Olímpico e já tem condições de jogar.


Provável time pro GRE-Nóia: Victor; Mário Fernandes, Maurício, Rafa Marques e Bruno Collaço; Ferdinando, Rochemback, Hugo e Douglas; Jonas e Borges.


Dupla de ataque do GRÊMIO é a mais efetiva do Brasil, com 17 gols.


GRÊMIO enfrentará o Votoraty-SP na Copa do Brasil.


Saudações imortais,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

Nenhum comentário: