quarta-feira, abril 07, 2010

Ano IV, Número 165

PARABÉNS CAMPEÃO
.
Completas mais um ano, COLORADO dos PAMPAS, campeão desde a fundação. O clube de todos desde o princípio. Chegaste a 100.000 sócios neste último ano. Levantaste mais taças, a da Aldeia – para variar – e outra no Japão. O mais lindo, porém, é que continuas a nos dar tantas alegrias corriqueiras e diárias. O só fato de poder colocar a camisa colorada e sair de casa para tomar um mate na praça, fardado de colorado, é uma imensa alegria. O só fato de fazer o fogo na churrasqueira, espetar a carne e colocá-la nas brasas ouvindo aquele disco com antigas narrações de conquistas inesquecíveis. O só fato de abrir uma cerveja bem gelada e compartilhá-la com um conviva assistindo ao DVD da partida contra o Barcelona. O só fato de numa noite sem nada para fazer dar uma volta pela Padre Cacique e circundar o Gigante da Beira-Rio. COMO É BOM SER COLORADO! Parabéns p’ra ti Campeão Centenário.
.
VENCEMOS O PRIMEIRO “JOGO DO ANO”
.
Vencemos o primeiro “jogo do ano” contra o Cerro. Foi uma partida terrível, especialmente na primeira etapa. No segundo tempo, Fossati avançou o time para dentro do campo adversário e o resultado chegou com facilidade. A superioridade técnica do INTERNACIONAL sobre os rivais do grupo é notável. E o que não consigo entender é a postura covarde adotada até agora. Independentemente do esquema de jogo, o INTERNACIONAL teria obrigação de sair desta chave da Libertadores com 100% de aproveitamento. Bastou, repito, avançar o time para dentro do campo do Cerro, com marcação pressionada, para que os uruguaios literalmente abrissem as pernas. O gol contra num lance de cruzamento de Walter saiu porque os “charruas” estavam totalmente acuados.
.
CLASSIFICAÇÃO SOFRIDA
.
Domingo nova vitória, agora de 4x0 sobre a Universidade e a classificação apertada para as quartas-de-final do returno. Não assisti ao jogo, porque estava em Santa Catarina curtindo uns dias de praia. E pelo que li no retorno, jogamos muito mal. Vou de Hiltor: “O Inter enfiou 4 a 0 no Universidade. Até os 21 minutos finais, empatava com as cuecas na mão. Quando se desenhava uma tragédia, penalidade sobre Nei, que Alecsandro bateu. Passou um, passou dois, passou boiada. Fossati falou sobre isto, lembrando que o resultado nada teve a ver com a jogo. Foi realista. Fossati tem uma virtude: ele não engana o torcedor. Fizesse isso, estaria enganando a si próprio.” . Revanche contra o Novo Hamburgo, na 4ª feira, na casa do inimigo, será parada duríssima.
.
TAISON I
.
Taison entrou no final da partida contra a Universidade e marcou 2 golos em menos de 10 minutos. Ao final da partida, na entrevista coletiva, pediu para jogar mais. Ouvi críticas ao guri. Mas ele não está certo ? Em todas as partidas que ingressou, Taison jogou, no mínimo, dentro da média do restante da equipe. Denunciei, aqui neste espaço, as oportunidades em que foi sacado da equipe, mesmo jogando melhor que seu companheiro de ataque (aconteceu com Edu). Aliás, por que Taison não merece oportunidades, se Edu ficou mais de 10 jogos atuando mal na equipe ? Taison deve sim permanecer no time. Está mais do que na hora de Fossati escalar Taison ao lado de Walter.
.
TAISON II
.
Alecsandro marcou 3 golos em 2 jogos. Mas não dá para confiar em Alecsandro. Trata-se de caso inédito de centroavante que marca gols e, mesmo assim, não agrada. Para ser campeão da Libertadores será preciso contratar um camisa 9; ou torcer para que Walter tome conta dela e jogue muita bola. No caso da segunda opção, repito, está na hora de Fossati escalar Taison e Walter juntos no ataque. Em tempo: o gol anotado por Alecsandro contra o Cerro – ganhando dividida com o arqueiro rival - foi o primeiro gol típico de centroavante que anotou com a camisa do INTERNACIONAL.
.
RÁPIDAS
.
Inaugurado hoje, para convidados especiais, o NOVO MUSEU DO INTERNACIONAL
.
“É o meu clube. Eu só tenho um clube que é o Sport Club Internacional (...) O Internacional é nosso né ? É o nosso clube. Eu joguei aqui 12 anos. Quando o INTERNACIONAL ganha agente também ganha, quando o INTERNACIONAL perde eu também perco.” (Valdomiro Vaz Franco na inauguração do Museu)
.
Aplausos aos organizadores deste Museu que conseguiram a façanha de expor tantas taças e conquistas em tão pouco espaço. São heróis.
.
Novo reforço. Trata-se de R. Conceição zagueiro gaúcho que teve ótima passagem pelo River Plate do Uruguai. A notícia dá conta que teve boas atuações na Libertadores 2009 e ficou na seleção do Abertura Uruguaio. Sinceramente, não conheço este jogador.
.
Ney foi eleito melhor jogador em campo contra Universidade. Deve ter sido uma partida muito ruim mesmo
.
Bolivar segue atuando no lado esquerdo da zaga (quarto zagueiro). Disse e repito, por ali atua como um peixe fora do aquário. Quando falhar, não o culpem; culpem quem ali o escalou.
.
Índio completou 250 partidas com a camisa colorada.
.
Juniores viajaram ao Uruguai para a disputa da PUNTA CUP, em Punta Del Este. Competição acontece entre 8 e 16 de abril
.
INTERNACIONAL ultrapassou o time do vizinho no ranking da IFFHS. E daí ?
.
GAUCHÃO 2010: Caxias campeão, merecido, do interior. Esportivo e Avenida rebaixados à Segundona.
.
"Nós merecíamos a classificação, pois em nenhum momento, apesar da Libertadores, deixamos o Gauchão de lado'' (Andrezinho)
.
Esse é o espírito. Gauchão para nós é COPA DO MUNDO!!!
.
E por falar em Gauchão, o que tu estás achando dos “dançarinos tricolores”, hein vizinho ?
.
BEIRA-RIO COMPLETOU HOJE 41 ANOS
.
OS MELHORES DIAS DE MINHA VIDA PASSEI DENTRO DO GIGANTE, NOSSA CASA, NOSSO TEMPLO
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho


SILAS ACERTOU A MÃO?

Começo a coluna com uma interrogação e não com uma afirmativa. Tudo isto pois, como venho dizendo, apesar dos números, ainda recai um pouco de ceticismo sobre meus olhos ao ver o time do GRÊMIO jogar. Se estabelecemos o impressionante número de 15 vitórias consecutivas e terminamos a fase classificatória da Taça Fábio Koff com irretocáveis 100% de aproveitamento, o time ainda tem uns momentos de ‘apagão’ que me deixam preocupado.


OS ACERTOS DE SILAS I

Silas definiu o 4-4-2 como seu esquema de jogo. Primeiro acerto. Não que eu seja contra o 3-5-2, ao contrário do vizinho. Mas no momento que o GRÊMIO define um esquema e não fica mudando a escalação e a formação tática do time conforme o adversário, o que já se provou ser ineficaz, nós passamos a ter um padrão de jogo. E isto conjugado com a repetição do time e o consequente entrosamento dos jogadores é uma equação que só vem a dar certo. O Flamengo de Andrade, ano passado, é uma prova viva disto.


OS ACERTOS DE SILAS II

Também vejo com bons olhos o fato de Silas testar em alguns jogos pequenas modificações no time e dar oportunidade a vários jogadores. Contra o Juventude, o GRÊMIO foi a campo com Adilson e William Magrão como volantes, deixando fora do time o até então titularíssimo Ferdinando, que mesmo contestado vinha se afirmando. Adilson na primeira função não foi bem. Já William Magrão teve mais uma excelente atuação, pois se trata de um volante moderno, com qualidade, que consegue chegar bem a frente e se tornar mais uma opção interessante de jogada. Com as peças que temos, acho que a melhor formação para a parte defensiva da nossa meia-cancha parece ser Ferdinando e William Magrão.


OS (POUCOS) ERROS DE SILAS

Os números me fizeram dar um tempo, de forma até justificada, nas críticas a Silas. Afinal, os dois pontos nos quais eu me fixava na crítica a ele parece que ele resolveu. Que era a falta de padrão tático do time e a não-definição de um esquema de jogo. Mas com esta história de ele dar oportunidade a vários jogadores, ele acaba exagerando na dose com alguns. Fábio Rochemback é um deles. Ele entrou muito mal contra o Juventude no 2º tempo. Não está merecendo nem ser relacionado para as partidas. Para ele, dispensa é um dever.


OS 100% NA TAÇA FÁBIO KOFF I

Na última partida da fase classificatória da Taça Fábio Koff, disputamos o clássico contra o Juventude. E foi um jogo típico de Gauchão. Começamos mal o jogo, o Juventude obrigou Victor a fazer defesas difíceis. Mas fizemos nosso gol através de Jonas, e passamos a dominar as ações da partida, dando toda a pinta que os demais gols seriam questão de tempo. Principalmente porque estávamos diante do pior Juventude que eu vi nos últimos 15 anos. Mas enfrentar a papada lá nos seus domínios nunca foi tarefa fácil, apesar de alguns acharem o contrário.


OS 100% NA TAÇA FÁBIO KOFF II

Voltamos para o segundo tempo num momento ‘apagão’, e chegamos a levar o gol de empate. Sentimos o golpe e demoramos um pouco a assimilar. Mas aos poucos a qualidade superior do time do GRÊMIO se fez valer e fizemos o 2º gol, novamente através do artilheiro Jonas. Daí o jogo prosseguiu sem sobressaltos até o final.


RAPIDINHAS

GRÊMIO pega o Pelotas nas quartas-de-final da Taça Fábio Koff.


Passando pelo auricerúleo, pegamos o vencedor do confronto entre Zequinha e genérico de Santa Maria. Igual ao que aconteceu na Taça Pedalado.


GRÊMIO não quer apressar a volta de Borges. A tendência é que ele esteja disponível para as finais da Taça Koff e para as duas partidas contra o Avaí.


GRÊMIO joga a primeira em casa contra o Avaí. As datas dos confrontos serão 14/04 e 21/04.


Campanha FICA VICTOR no twitter: sigam @ficavictor.


Já são mais de 3 mil seguidores.


Direção gremista busca meios de triplicar o salário do goleiro Victor e prorrogar seu contrato até 2016.


Rumores dão conta de que Fábio Rochemback seria dispensado após o Gauchão. Se acontecer, seria um acerto da direção.


Os mesmos rumores, negados pela direção, também apontam para um interesse do GRÊMIO no volante Cristian, ex-Corinthians. Seria uma excelente contratação. Seria o primeiro-volante pra fechar de vez a defesa.


Parabéns ao amigo Jeferson Thomas, também conhecido nas listas de discussão do GRÊMIO como Alemão Patrola, eleito novo membro do Conselho Fiscal do GRÊMIO.



Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

5 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Custa esperar?! Há hora para corneta...

DJ Aldebaran disse...

Bom... minha preocupação se justificou no jogo de ontem. O que dizer sobre um time de quase 4 milhões que perde pro Pelotas em casa? Ontem o time mereceu foi um naipe de sopro inteiro!

Luiz Portinho disse...

nao ha justificativa para a dupla gNAL perder para times do interior, ainda mais em jogo eliminatório. é causa para o treinador cair, com certeza!

DJ Aldebaran disse...

Eu acho que vou aproveitar o final de semana sem eventos e sem jogo no Gauchão pra antecipar a coluna. Semana que vem é tempo de planejamento da minha empresa e daí se eu não fizer isto, vai ficar complicado.

San Tell d'Euskadi disse...

Em 2007, nós tomamos 3 do Caxias no Centenário, absolutamente ao natural, depois de passear durante todo campeonato. Quase jogamos o título no lixo.

Na quinta, o time achou bastaria fardar para vencer. Houve uma pequena confusão. Achou-se que do fato do Grêmio ter obrigação de vencer, se seguisse que o Pelotas tivesse obrigação de perder...