terça-feira, julho 20, 2010

ANO IV - NUMERO 180

FORA SILAS!

A campanha 'Fora Silas' já havia sido declarada aqui no blog.

Mas agora a coisa está passando de todos os limites aceitáveis por qualquer pessoa que conheça um mínimo de futebol e que tenha algum apreço pelo GRÊMIO.

Desde a sexta partida dele que eu peço a sua cabeça. Pois via que não tínhamos uma jogada, um esquema tático, uma escalação definida. Passados quase 8 meses, ainda não temos. E pior: temos um time totalmente apático e resignado, longe do que representa o GRÊMIO e sua tradição.

E o pior: com a derrota por 2x0 para o Prudente, estamos na zona de rebaixamento.

Portanto, a situação pede FORA SILAS antes que a coisa chegue a um estado irreversível!


A DERROTA PARA O PRUDENTE

Mais uma vez o GRÊMIO jogou um futebol muito aquém do que a folha salarial do clube impõe. Time apático, desorganizado, que foi facilmente batido sem esboçar reação nenhuma. Parece até que os jogadores estão fazendo corpo mole. O que não é de se duvidar.

Mas parece que depois do péssimo resultado, o treinador será finalmente cobrado pela direção. As declarações do Meira são neste sentido. Parece que Silas não resistirá a um novo insucesso contra o Vasco.


A DECLARAÇÃO DE MEIRA

Meira declarou, evidentemente, que agora é a hora de provar quem tem o perfil para jogar no GRÊMIO. Seria alentador, quando na verdade o nosso vice de futebol satirizado em uma emissora de FM da capital gaúcha deveria saber disso na hora da contratação. Montou um time à sua imagem e semelhança e agora está sendo cobrado por imprensa e torcida, que não aceitam o estado no qual se transformou o GRÊMIO, em especial nestes últimos dois anos. Especula-se até mesmo uma troca na direção de futebol do clube. Mas duvido que o nosso presidente Rainha da Inglaterra faça isto sem receber ordens do G-6.


CALA A BOCA, CACALO!

Agora, o que vem me supreendendo são as declarações de Luís Carlos Silveira Martins, vulgo Cacalo, no Sala de Redação. Ele critica a direção do GRÊMIO como se não fosse um dos principais sustentáculos políticos desta curumilha que se apossou do nosso Imortal desde o ano passado! Quem ouve, pensa que ele é oposição ferrenha! Mas não se iluda, torcedor! Koff e Cacalo são os principais culpados por estarmos onde estamos. E por rezarmos pra não cairmos mais uma vez.


PRÓXIMOS JOGOS

Quarta-feira teremos um jogo relativamente fácil. Pegaremos o Vasco em casa. O time é um dos piores do campeonato. PC Gusmão está tentando ajeitar o time depois que o Celso Roth saiu de lá pra vir aqui pro aterro. É bem provável que Silas consiga se safar, ao menos nesta rodada, mais pela fragilidade do adversário do que propriamente por méritos de seu time. Mas depois tem o Cruzeiro, em Minas. O jogo não será no Mineirão, que já está fechado para as reformas tendo em vista a Copa de 2014. Mas o Cruzeiro é sempre um adversário complicado de ser batido em seus domínios.


Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL dono do Rio Grande e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


ESTÁ CHEGANDO A HORA
.
Não há como esconder, a Libertadores é a prioridade maxima dentro do ambiente do INTERNACIONAL. Isso fica claro nas declarações de dirigentes, treinador, atletas e, especialmente, da torcida Colorada. A mobilização é total. Assistimos à Copa do Mundo sempre com os olhos voltados para os confrontos contra o São Paulo. Podemos até não avançar à grande final, mas não se pode negar que tudo foi feito de forma correta – desde a substituição do treinador, à contratação de reforços e à rotina exaustiva de treinamentos. O INTERNACIONAL demonstra que quer mais do que qualquer um a Taça Libertadores 2010. Mais do que uma ambição, o Bicampeonato se transformou uma verdadeira obsessão. Também, depois da maneira como eliminamos o Estudiantes, atual campeão, em Quilmes. O Colorado renasceu das cinzas. Nos deram vida. E agora vai ser muito complicado nos enfrentar. Está chegando a hora Nação Colorada!
.
JANELA ABERTA
.
A CBF, com aval da FIFA, antecipou a abertura da janela de transferência. Com isso, jogadores contratados de clubes do exterior podem ser inscritos e jogar competições por clubes brasileiros a partir de hoje (20.junho). Foi sensato o órgão máximo de nosso futebol ao antecipar a janela de transferências num ano peculiar como este de Copa do Mundo. Não seria justo e razoável que atletas aguardassem mais de 20 dias para poder jogar. E antes que a turma invejosa aí dos arrabaldes venha falar bobagem, não houve alteração de sequer uma linha do regulamento da Libertadores ou do Campeonato Brasileiro. Estamos tratando de abertura de janela de transferência e não de alteração de regulamento (coisa que o pessoal da vizinhança é especialista em fazer - vide VIRADA DE MESA 92/93).
.
PRIORIDADES I
.
Nos últimos anos fomos forçados a conviver com a palavra “prioridade”, como se um clube de futebol do calibre do INTERNACIONAL pudesse escolher jogo para ganhar. Os defensores desta absurda medida de priorizar este ou aquele certame, colocando times mistos ou reservas em determinadas partidas/competições, certamente, não conhecem e honram a tradição do INTERNACIONAL. Precisamos entrar em campo sempre com força máxima e para vencer.
.
PRIORIDADES II
.
É possível disputar duas competições com força máxima. As duas vitórias contra Guarani e Ceará são a derradeira comprovação disso. Estamos há menos de 10 dias do início do grande confronto semifinal da Libertadores e ninguém está tirando o pé de dividida. Voltamos com tudo no certame nacional e já freqüentamos o nosso lugar de costume - a parte de cima de tabela. Contra o Galo Mineiro em Belo Horizonte vamos novamente com força máxima. Que venham os inimigos, porque nossa prioridade é vencer.
.
RETRANQUEIRO I
.
C. Roth é retranqueiro, disso todos sabem e nem ele é capaz de negar o que digo. Aliás, domingo, no programa Camarote da Band, de J. C. Belmonte, afirmou que foi retranqueiro, mas não é mais. Suas entrevistas o desmentem. Assim que colocou os pés no Beira-Rio disse que defender é mais fácil, declarando que “é muito mais fácil aprender a marcar do que aprender a jogar”. A declaração foi repetida em entrevista transcrita na contracapa do Correio do Povo do último sábado. Isso é um típico pensamento retranqueiro. Atacar é muito mais fácil, tanto que qualquer criança quando pega uma bola pela primeira vez na vida tenta chutar e driblar. É da natureza do ser humano “boleiro” – especialmente do brasileiro – atacar.
.
RETRANQUEIRO II
.
E Roth que não pense que as ótimas vitórias com cinco tentos marcados contra Guarani (3x0) e Ceará (2x1), vão livrá-lo da pecha de retranqueiro. A tarefa não é tão simples para alguém que lançou por aqui a moda de jogar com 3 volantes. Mesmo nessas duas partidas, o retranqueiro Roth deu os ares da graça. No primeiro tempo da partida de Campinas não tivemos oportunidades claras de gol. E nas duas partidas, mesmo num quadro de total superioridade técnica sobre o adversário, foram efetuadas substituições típicas de preservação de resultado (atacantes por volantes ou zagueiros). Não se enganem, C. Roth sempre foi e continua sendo retranqueiro.
.
AJUSTES e CONTINUIDADE I
.
Mas não posso negar que o início de Roth é promissor. Não é de surpreender, aliás, para quem conhece seus trabalhos. Em menos de um mês, Celso percebeu o óbvio (que Fossati não teve o dissernimento de vislumbrar em seis meses) que é a escalação de um quarteto com D’Alessandro, Giuliano, Taison e mais um avante (não cito Alecsandro, porque só ficará perfeito com o ingresso de Sóbis). Com quatro jogadores de tamanha criatividade, até um retranqueiro se consagra como treinador.
.
AJUSTES e CONTINUIDADE II
.
Mas até agora o principal mérito de C. Roth é a continuidade. Escalou um onze contra o Guarani e o manteve na partida seguinte. E na próxima a idéia é utilizar o mesmo time (talvez com Guiñazu no posto de W. Mathias). Um bom time só se faz com repetição e entrosamento. Foi assim naquele 4-2-2-2 da Libertadores 2006 que, após a Copa, jogou uma série de partidas antes da conquista. E foi assim também no 4-4-2 em losango de Tite que conquistou a Sudamericana 2008 sempre com o mesmo onze. Quando o torcedor conhece a escalação de seu time do 1 ao 11 as coisas vão bem.
.
LATERAIS
.
A respeito das idéias de futebol de Roth, agrada-me muito o posicionamento e funções atribuídas aos laterais. Roth é da velha, tradicional e eficaz escola do apoio intercalado e de segurança; quando o lateral direito apóia o esquerdo fecha como 3º zagueiro e vice-versa. Com Roth a primeira atribuição do lateral é marcar e não apoiar. Nesse sistema, até o Ney se sai bem.
.
ZONA DO REBAIXAMENTO I
.
O clássico gre-gre disputado ontem em Presidente Prudente era o verdadeiro clássico do desespero (para não dizer o jogo dos horrores). O localista na zona incômoda e o visitante fugindo dela como o diabo da cruz. E após a partida, com vitória por 2x0 para o Prudente a situação se inverteu. O vizinho já ingressou na zona do rebaixamento e se fatos novos não vieram à tona na azenha, o TRI-rebaixamento é questão de tempo.
.
ZONA DO REBAIXAMENTO II
.
Quando Silas foi contratado afirmei que não sobreviveria ao inverno gaúcho. Poderia ter caído antes, mas ganhou sobrevida com o título regional e o apanágio de que a derrota para o Santos foi “honrosa”. Mas o inverno está recém começando. Reafirmo, Silas não o ultrapassa. Mas se a vizinhança apostar que todos os seus problemas estão nos atos e atitudes do treinador, aí sim o TRI-rebaixamento será questão de tempo.
.
MAIS UM REFORÇO
.
Contratamos o zagueiro Dalton. Não gostei da foto. É um guri emo. Mas o currículo é recomendável. Com várias passagens de sucessos pelas seleções nacionais de base, inclusive esta última sub20 da qual fizeram parte Sandro, Giuliano, Walter e Tales. Confesso que não recordo de suas atuações, mas fico com a opinião do amigo Josué: “é bom zagueiro, carregou o Gum nas costas na reta final do Brasileirão do ano passado”. Que seja bem vindo então. Essa política de garimpar jovens talentos adotada pelo INTERNACIONAL sempre merece aplauso.
.
RÁPIDAS
.
Falei em reforços. Contabilizamos Renan, P.C. Tinga e R. Sóbis no grupo dos confirmados. Oscar e Dalton no grupo das jovens promessas. Não há como criticar os movimentos de nossa direção.
.
C. Roth que se vire para acomodar tanto material. Aliás, o treinador vive situação inédita em sua carreira; nunca contou com um plantel com tantos valores.
.
A propósito: Guiñazu e Sorondo devem estar a disposição para jogo de domingo contra Atlético-MG em Belo Horizonte.
.
Sobre Guiñazu e Tinga, gostaria de vê-los atuar com a “5” e a “8” (cabeça de área e 2º volante), respectivamente, após a saída de Sandro para o Tottenham. Mas, confesso, acho difícil de acontecer em decorrência das idéias de futebol de Roth e Carvalho.
.
Dupla de zaga com Bolivar e Índio, por enquanto, está perfeita.
.
Mas ainda quero aguardar. Continuo pensando que Sorondo ou F. Eller são mais seguros e conhecem melhor a quarta-zaga do que Índio.
.
Alecsandro marcou golos em dois jogos consecutivos. Tudo bem que contra o Ceará foi de penal e em Campinas a bola sobrou na pequena área sem goleiro. Mas ele estava lá para conferir. Centroavante sobrevive de gols. Em tempo: será que C. Roth virou milagreiro ?
.
E por falar em gol, o de Kleber contra o Ceará foi lindo. Jogada espetacular que iniciou com Taison.
.
Taison que segue matando um leão a cada jogo.
.
Frango bisonho de Abondanzieri. Melhor não comentar! Sorte que o Renan está de volta...
.
SÉRIE C: Brasil de Pelotas venceu Caxias por 1x0, na estréia, com gol de Jair. Vida do Xavante é complicada na chave “D” da competição. São duas vagas em jogo para as oitavas de final da competição. Para chegar lá terá de bater a dupla Ca-Ju, Criciúma e Chapecoense. Dá-lhe Xavante!
.
Pela Série D o Zequinha estreou com vitória de 1x0 sobre o Operário-PR, aqui no Passo D’Areia.
.
E por falar de divisões inferiores, o jornalista do Correio do Povo/Rádio Guaíba Hiltor Mombach recordou na última semana, em seu blog, a vergonhosa VIRADA DE MESA 92/93 do futebol brasileiro.
.
Não foi a primeira vez que um clube regressou da SEGUNDONA à Elite com mudança de regulamento no curso da competição, mas, com certeza, foi o primeiro caso de 12 clubes ascenderem de uma divisão a o
utra.
.
Parabéns ao Hiltor, porque esses episódios abomináveis de nossa história devem ser lembrados sempre, diariamente se for preciso. Só assim não cairão no esquecimento e jamais se repetirão.
.
E o amigo Gilvan Seccon me pergunta se ouvi a entrevista do D. Krof hoje. Diz que o indivíduo, em meio à crise que paira na azenha, elogiou o banco de dados do clube. Qualquer semelhança com nosso ídolo eterno F. Obino (que no dia do rebaixamento elogiou o site e o ônibus) é mera coincidência ?
.
COPA 2014: www.portaltransparencia.gov.br/copa2014 . Aqui se pode conferir verbas destinadas a cada Estado, recursos aplicados, obras privilegiadas com tais recursos, assim como a origem das verbas. Ótima medida!, em consonância, aliás, com os princípios da moralidade e publicidade que devem nortear a atividade estatal.
.
Última edição da REVISTA DO INTER traz reportagem com Uh! Fabiano na Seção Ídolos Eternos.
.
O vizinho até hoje sofre com os pesadelos e as recordações daquele gNAL dos CINCO-a-dois no qual se cunhou a alcunha de Uh! Fabiano!
.
“No Avai estávamos na zona de rebaixamento e terminamos em sexto lugar.” (Silas na entrevista após derrota em Presidente Prudente). Mas hein ? Que tal vizinho ?
.
“Denunciaron a `Maxi` por acoso: Wanda Nara salió a defenderlo” (manchete do portal argentino infobae.com)
.
Novidade ? Quem não lembra do caso dos estupradores de Berna ?
.
Tchê, é muita lama! E aqui, pertinho, na aldeia, tem um bando de viúva da Barbie.
.
O DNA tricolor é muito forte!
.
Pobre de nós que temos de conviver com essa gente...
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

Nenhum comentário: