terça-feira, agosto 03, 2010

ANO IV - NUMERO 182



EMBRIAGUEMO-NOS


Diz-se por aí que “não existe mulher feia, tu quem bebeu pouco”. Pois esse se tornou o lema dos gremistas. No primeiro semestre, não conseguimos tirar a Copa do Brasil para dançar e ficamos somente com aquela prenda já passada, mas que com boa vontade se vê o quão foi bonita na juventude. Isso que a Copa sequer era o filé do baile, mas os gremistas não tínhamos acesso à área VIP do bolicho; aquele lugar onde a Mais Linda recebe os galanteios do asqueroso Barba Ruiva por quem nosso vizinho nutre simpatia (aliás, ela está cada vez mais interessada no palavrório; mas deixemos isso de lado). Agora, no segundo, a taça do Brasileiro já nos deu uma esnobada ANTES que pudéssemos dizer-lhe “oi”. Sobrou-nos somente a Sula Miranda. Portanto, vamos encher a cara, afundarmo-nos na canha, porque sair do fandango com a Sula nos braços ainda é melhor que desacompanhado!

E, de brinde, ainda poderemos disputar a Recopa no ano que vem contra o vizinho...

A Gestão Duda Kroeff
Confesso ter minhas diferenças com as idéias do Zini estampadas regularmente nas suas colunas, mas não posso deixar de enaltecer a qualidade desta: “O que ‘quase’ todo mundo vê no Grêmio”. Se é verdade que, dentro de campo, a gestão Duda Kroeff pode lamentar ter acertado a trave na Libertadores 2009 e na Copa do Brasil 2010, e apontar a retomada do título estadual como conquista de sua gestão, o fato é que isso podem ser sinais de que o clube foi além do que poderia alcançar pelo trabalho feito. Zini trata apenas de 2010, principalmente o segundo semestre, mas se pode traçar paralelos até o dia da posse.

Esperava-se um Grêmio empresarial, com especialistas liderando as suas respectivas áreas, preocupado com suas finanças, sereno, focado e unificado. Um Grêmio que acrescentasse polidez e capacidade agregadora ao trabalho bem sucedido de Odone (apesar de Pelaipe), além da experiência vencedora de Fábio Koff. Isso é o que se prometeu na campanha. Foi nisso no que votei! Entretanto, o sócio-eleitor se deparou com a total ausência de Koff, com a distribuição política dos cargos administrativos do clube a amadores e com uma atitude revanchista ao trabalho de Odone -a Arena é o melhor exemplo, com o aleijamento de Antonini e a ascenção de Preis, mas a saída de Roth e Caetano também entram nessa conta.

O resultado é um clube amargurado internamente, dividido politicamente, com dificuldade para aproximar-se de seus sócios e torcedores, com um déficit maior do que o da gestão anterior, com uma média de público em decadência, com um time caro -que não anda- comandado por um treinador inexperiente (apesar de ter potencial). Como isso é futebol, uma reviravolta é possível e o título da Sul-Americana está em distância alcançável. Mas isso seria apesar do trabalho realizado; e, não por causa dele. Como todo o respeito que se possa ter à pessoa do presidente, e a compreensão de que ele se dedicou ao máximo para ser bem sucedido, às vésperas da eleição, a conclusão é que a atual gestão fracassou.

Jogos da Semana

*Goiás 1 x 1 Grêmio – partida de ida da primeira fase da Sul-Americana
Desta vez, o clichê não é clichê. O melhor de dizer que foi uma partida de dois tempos distintos (e foi mesmo), é que na primeira etapa, quando o Goiás foi amplamente superior, o Grêmio fez um a zero. Já na segunda, quando poderíamos ter definido a série, o Goiás empatou. No fim, mesmo não vencendo a enésima partida consecutiva fora de casa (a última foi em abril, contra o vizinho), voltamos com um belo resultado de Goiânia. É suficiente.

*Grêmio (18º, 12 pontos) x (1º, 26) Fluminense – domingo, 16h, estádio Olímpico
Será no Dia dos Pais, com tempo bom, em dia e horário perfeitos. Se o estádio não tiver algo próximo a 40.000 pessoas, independentemente da nossa posição na tabela, só se poderá culpar a administração do clube pelo fracasso na convocatória.

O rendimento do time vem melhorando aos poucos e aproximando-se do que se viu até a eliminação da Copa do Brasil, quando o trabalho ruiu. O Fluminense é líder, treinado pelo Muricy, vem descansado –enquanto nós jogamos na quinta– e tem qualidades. Será uma partida em que o favorito é o visitante, algo estranho para um jogo no Olímpico. Que o torcedor deixe as cornetas em casa. Para vencermos, terá que ser no grito.


Vizinho
Deixo a rivalidade de lado para parabenizar o vizinho pela vaga à final da Libertadores e ao Mundial Interclubes. Merecida a vaga para quem foi melhor que o adversário nas duas partidas. O time mostrou futebol e maturidade (Tinga foi a exceção, apesar de ter jogado bem até ser expulso) de um time campeão.

Copa do Brasil
Parabéns ao Santos, o melhor time do Brasil no primeiro semestre, pelo 11º título nacional. Um time de guris, de “bandidos”, mas que jogam bem e não tremem. Não fosse a quantidade de propaganda que jaz sobre a equipe, confesso que aproveitaria melhor as partidas dela.

O Grêmio que aprenda com os clubes citados!

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com





UMA GRANDE VITÓRIA
.
Há uma opinião unânime depois da quarta-feira: saiu barato para o São Paulo voltar para casa com apenas 1x0 na bagagem. O fato é que o INTERNACIONAL neutralizou completamente a equipe paulista e impôs um jogo do seu meio de campo para frente, não oferecendo qualquer chance ao adversário. É claro que sempre há duas visões possíveis. Mas querer criar um universo em que 1x0 foi mal resultado para o INTERNACIONAL é subverter a realidade. Foi muito complicado furar o ferrolho armado por R. Gomes - até porque nosso adversário possui um grande elenco. Mas a Superioridade Colorada! foi evidente. A vitória de 4a feira foi um grande passo rumo a final. O confronto de volta será diferente, claro; mas se mantivermos esse jogo de força e imposição dificilmente a vaga na final escapa.
.
JOGO DE VOLTA I
.
Em competições de mata-mata, todos sabem, os jogos têm 180 e não 90 minutos. A partida de volta, com certeza, será diferente. No centro do país se anuncia que o adversário jogará com 3 atacantes (Fernandão mais recuado e Dagoberto e R. Oliveira adiantados); terá obrigação de sair e de propor o jogo. E é nessa condição que C. Roth encontra campo propício à sua idéia de futebol: com um time fechado e operando em rápidas saídas e contra-ataques.
.
JOGO DE VOLTA II
.
O São Paulo está naquela situação do se ficar o bicho come e se correr o bicho pega. Fernandão declarou que não pode pensar em outra coisa que não nuna vitória, pela grandeza do clube paulista. Chegou a dizer que considera que o jogo começa 1x0 para o São Paulo, embora reconheça o INTERNACIONAL como um adversário terrível. Até um movimento "eu acredito!" foi lançado pela torcida saopaolina. Nunca vi isso funcionar.
.
JOGO DE VOLTA III
.
Renan, Ney, Bolivar, Indio e Kleber; Sandro, Tinga, Guinazu e D'Alessandro; Taison e Alecsandro. É nisso que a Nação Colorada acredita! Vamos com tudo INTERNACIONAL.
.
JOGO DE VOLTA IV
.
No time dos reforços, enquanto os paulitas terão R. Oliveira, vamos de P. C. Tinga e um Sóbis mais embocado. Acho que a vantagem é nossa. Com Sandro, Tinga e Guiñazu fica difícil imaginar algo diferente de termos o controle total da meia cancha (setor no qual em regra o jogo se decide). Em contrapartida, R. Oliveira pouco acrescenta do ponto de vista tático. Pelo contrário, pode "alegrar" demais o adversário (com 3 avantes) e facilitar nossa tarefa.
.
TREINADORES
.
Na última 4a feira a dúvida era se Roth colocaria Sobis ou Giuliano na vaga de Tinga. Escalou Andrezinho. No domingo tudo indicava que colocaríamos um time reserva (com apenas Renan no gol). Entramos em campo com praticamente todos os jogadores titulares. Não dá mais para aguentar essa mania de treinador de querer enganar a tudo e todos. No final, enganam o torcedor que cada dia tem maiores dificuldades em conhecer seu time do um ao onze.
.
NEGOCIAÇÕES I
.
Sandro já foi vendido ao Tottenham. E o campo das especulações anda fértil. Depois do boato a respeito de negociação já concretizada de Guiñazu com o mundo árabe, agora é a vez de Taison estar vendido para o Wolfsburgo da Alemanha por € 8 milhões. Quem será a bola da vez na próxima semana ?
.
NEGOCIAÇÕES II
.
Em 2006, após ganharmos a Libertadores, sairam Bolivar, Ceará, Tinga e Sóbis. É normal que um time campeão se desmonte, até para evitar a fadiga dos metais. O que não é normal é a imprensa ficar destacando as notícias de negociações (para não dizer criando boatos!) e tentar, com isso, desestabilizar o clima que deve ser de total concentração nas partidas decisivas.
.
RÁPIDAS
.
Torcida Colorada transformou a Padre Cacique em RUAS DE FOGO!
.
MAIOR e MELHOR TORCIDA DO RIO GRANDE, eternamente...
.
Walter estreou com a camisa do Porto e marcou o único gol da equipe na derrota de 2x1 em partida amistosa contra o Bordeaux;
.
M. Menezes, aos poucos, dá declarações que, implicitamente, criticam o trabalho de Dunga.
.
Não esperava nada diverso deste senhor.
.
E olha que escrevi os 2 itens acima antes de assistir ao programa Bem Amigos desta semana, do qual Mano era convidado. Comentei na postagem Trairagem Explícita.
.
Até porque o DNA dele todos sabem que possui três cores...
.
E por falar em DNA, o que é a turma da azenha supervalorizando a Sudamericana ?
.
Logo eles que denominavam o torneio de "Sula-Miranda"...
.
Tchê, vou te contar, é difícil conviver com essa gente!!!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

Nenhum comentário: