quarta-feira, agosto 18, 2010

Ano IV, Número 184








SEJA BEM-VINDO, RENATO!







A confirmação de Renato Portaluppi como técnico do GRÊMIO após a saída de Silas sem dúvida mexeu com a torcida. Uma grande festa para receber o “homem-gol” no aeroporto Salgado Filho, com um grande número de torcedores presentes para dar boas vindas ao novo comandante gremista.


RENATO II

Particularmente, não achei a melhor opção para o momento. E os motivos eu resgato da edição nro. 117, onde escrevi:

"(...) Renato Portaluppi tem o sonho de treinar o GRÊMIO e a aprovação de grande parte da torcida. No entanto, apostar no Renato neste momento seria mais uma vez fazer valer o 'pensamento mágico' que um ídolo do clube seria a salvação para nossos problemas. E assim já queimamos muitos jogadores que tinham idolatria por parte da torcida gremista. Adilson, Cuca e Hugo de León foram exemplos disto.

Renato ainda tem que evoluir como técnico para assumir um desafio com a grandeza e a responsabilidade (maior pra ele por ser um ídolo da torcida) de treinar o GRÊMIO. Principalmente, precisa aprender a ser menos arrogante. Precisa também adquirir experiência treinando algum time de fora do Rio de Janeiro. E principalmente, precisa voltar às suas origens de gringo de Guaporé, deixando de lado aquele sotaque adquirido de falar "você", chiar o S e dobrar o R."

RENATO III

Desta vez, existe o agravante de a direção do GRÊMIO jogar pra torcida a questão da contratação do treinador. Como estamos próximos das eleições tanto para o Conselho Deliberativo quanto para o próximo mandatário do clube. Ou seja: Duda Kroeff usa um ídolo da torcida na tentativa de angariar votos. Não sei qual o resultado que isto dará dentro de campo. Mas não sendo assim, quais os motivos para explicar o fato de que Renato não servia ano passado, quando ficamos 50 dias sem técnico a espera de Paulo Autuori, enquanto Portaluppi estava disponível no mercado?

Deixemos, pois, o torcedor tirar suas próprias conclusões.


GRÊMIO X GOIÁS: TABU MANTIDO I

No dia da estreia de Renato Portaluppi no GRÊMIO, acabamos derrotados pelo Goiás por 2x0 e acabamos saindo da Copa Sulamericana na 1ª fase, mantendo o tabu de nunca ter ido além desta fase nesta competição. Que por si só não vale nada e continuará não valendo. Seu valor este ano seria justamente o que ela oferece ao campeão: vaga na Libertadores. O que eles tentaram em 2008 via virada de mesa e não conseguiram.


GRÊMIO X GOIÁS: TABU MANTIDO II

O GRÊMIO foi escalado no 4-5-1, apenas com Jonas no ataque. E uma atuação muito ruim do time, em especial de Neuton, acabou fazendo com que perdêssemos o jogo. Levamos gol logo aos 9 minutos de jogo. Ainda chegamos a fazer um gol de empate na segunda etapa, mas o tento foi vergonhosamente anulado pelo árbitro Paulo César de Oliveira. Mas a eliminação passa longe da arbitragem. Afinal, a atuação do time foi desastrosa. Acabamos levando um gol bem no final da partida que selou de vez a eliminação do GRÊMIO e a chance de esta direção poder reaver ao menos uma parte do dinheiro que gastou erradamente este ano, e até já tirou dividendos da próxima gestão.


GRÊMIO X GOIÁS PARTE II: A RETOMADA DO CAMINHO DAS VITÓRIAS

Renato conversou com os jogadores depois da derrota para o Goiás. Ainda tivemos que aguentar quietos o arrogante Emerson Leão arrotando que é muito bom vencer o GRÊMIO aqui em POA. Nosso comandante viu que terá muito trabalho por aqui, e que sua missão será bem mais difícil do que ele mesmo imaginava.

Mesmo o GRÊMIO tendo entrado no 3-6-1, esquema que eu particularmente abomino, o time demonstrou outra atitude dentro de campo. Jogou como há algum tempo não se via jogando. E justamente a recuperação de Neuton e Douglas, jogador com quem Renato teve uma conversa em especial, foi marcante na atuação de domingo. Os dois gols foram marcados por William Magrão, que também mostrou uma boa recuperação e teve uma atuação que lembrou seus melhores dias de 2008, quando fazia dupla com Rafael Carioca.


O DISCURSO DE RENATO

Após a partida, Renato declarou que sabe o que o jogador pensa, justamente por já ter sido boleiro e, principalmente, com a diferença que ele já conquistou os principais títulos que um jogador pode conquistar. Falou das dificuldades do trabalho, da questão de definição de esquema. Disse que definirá um esquema, mas que por enquanto usará o que estiver dando certo, o que indica a manutenção do 3-6-1 por mais alguns jogos e também que este não será seu esquema usual. Mas, como este ano eu estou mais por não cair, melhor deixar assim.


ALBERTO GUERRA

Também gostei do discurso de Alberto Guerra após a vitória sobre o Goiás. Finalmente alguém que para de falar em “planejamento” e fala sobre a realidade do clube. E principalmente no sentido de confiar nas indicações de Renato. Sinalizou que dificilmente virá aquele grande nome para encher aeroporto, mas que o GRÊMIO se reforçará.


SANCHO

Aproveito o espaço e deixo um agradecimento especial ao amigo Paulo R. T. Sanchotene, que me substituiu nas duas últimas semanas. E isto deve acontecer com mais frequência, principalmente se confirmar-se o fato de eu estar envolvido na eleição para o Conselho Deliberativo, que ocorre dia 11/09. Duas colunas muito boas. Tirando o fato de declarar apoio aos amargos na decisão da Libertadores, foram dois textos muito bons.

Obrigado, Sancho, por manter o bom nível e a excelente qualidade nos textos!


RAPIDINHAS

Seja bem-vindo, Renato! Torcemos por ti!


GRÊMIO dispensou o zagueiro Rodrigo por indisciplina.


GRÊMIO tentou novamente, sem sucesso, emprestar o laterai Joílson ao Atlético-PR.


GRÊMIO anunciou dois reforços neste início de semana: o zagueiro Vilson, oriundo do Vitória-BA e o lateral-esquedo Gilson, proveniente do Paraná Clube.


E nesta quarta-feira o GRÊMIO deixou praticamente encaminhada a contratação do lateral-direito Gabriel, ex-Fluminense.


E finalmente são especulados nomes para a posição de volante! Falou-se em Gilberto Silva, que jogou a Copa 2010, e Fernando, atualmente pelo Bordeaux e com passagem pelo próprio GRÊMIO em 2002.


Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL dono do Rio Grande e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,







Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração








GLÓRIA DO DESPORTO NACIONAL
.

Glória do desporto nacional
Oh, Internacional
Que eu vivo a exaltar
Levas a plagas distantes
Feitos relevantes
Vives a brilhar
Correm os anos surge o amanhã
Radioso de luz, varonil
Segue a tua senda de vitórias
Colorado das glórias
Orgulho do Brasil
É teu passado alvi-rubro
Motivo de festas em nossos corações
O teu presente diz tudo
Trazendo à torcida alegres emoções
Colorado de ases celeiro
Teus astros cintilam num céu sempre azul
Vibra o Brasil inteiro
Com o clube do povo do Rio Grande do Sul
.
INTERNACIONAL BICAMPEÃO DA AMÉRICA... SOY LOCO POR BI DA AMÉRICA...
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

Nenhum comentário: