quarta-feira, março 23, 2011

ANO V - NUMERO 214
.



MENOS 2 VOLANTES
.



Na última semana, sob o título "Cochabambaço", expus meu temor quanto à possibilidade de que colocasse em campo uma equipe com 4 volantes. Uma semana mais tarde, o andar da carruagem e a acomodação das melancias oferece panorama de um time com 2 volantes, hoje a noite, no Passo D'Areia. Embora tenhamos enfrentado o J. Wilsterman com 3 volantes; eles foram Bolatti, Guinazu e Tinga, todos com ótimos atributos e qualidades a ofertar ao time. Isso aliado à fragilidade dos bolivianos, resultou numa vitória tranquila (escrevi com maiores detalhes em meu sítio pessoal, na postagem MISSÃO CUMPRIDA). O sonolento oxo de sábado contra o Novo Hamburgo trouxe novos elementos para se acreditar no abandono da "volantização" da equipe. A precária atuação da primeira etapa, com W. Matias, Glaydson e Guinazu sobrepostos em uma única função, rendeu algo raro quando tratamos de C. Roth: substituição no intervalo. A saída de Glaydson para o ingresso de Oscar, mais do que melhorar a atuação, foi uma injeção de ânimo. Saí do Beira Rio com sono e decepcionado com a pobre atuação, mas com muita esperança de que a volta de D'Alessandro e as boas atuações de Oscar forçarão Roth a abandonar definitivamente a convicção dos 3 volantes para se render a um quadrado na meia cancha.
.
DESAFOGO
.



Um fato preocupante desse início de temporada é a total ausência da tradicional jogada de saída de bola neste time do INTERNACIONAL; a jogada do desafogo. Os comandados de Roth, quando recebem carga de marcação do adversário em seu campo, não sabem o que fazer. E, depois da troca de 2 ou 3 passes, um zagueiro termina por dar o famoso "chutão" ou "balão" para frente. E, pior, tal rotina resulta, usualmente, na perda da posse de bola. Boa parte disso se deve, é claro, a presença dos 3 volantes no time e à sobrecarga imposta ao solitário armador (geralmente anulado pela marcação adversária). Porém, é visível a falta de orientação para que os laterais - auxiliados por um homem de meia cancha e um atacante - iniciem uma jogada de triangulação pelos lados de campo que seja capaz de desafogar a pressão. Seria interessante que Roth utilizasse os treinos para corrigir tal mazela.
.
DAMIÃO
.



A convocação de L. Damião foi surpreendente até mesmo para nós Colorados. Cariocas e paulistas "xiaram" e esbravejaram, só p'ra variar. Queriam a convocação do indisciplinado Kleber 'Gladiador" ou de algum filhote do Maracanã. Mas o fato é que, atualmente, não há centroavante em melhores condições de vestir a amarelinha do que o camisa "9" do INTERNACIONAL. Com a impressionante marca de 13 golos é o goleador do Brasil, ao contrário de algumas figurinhas carimbadas, justifica dentro das quatro linhas (para não dizer da grande área) sua convocação. Em tempo: tenho medo que o oba oba da Granja Comari contamine nosso jovem centroavante (modo de falar, pois sei que não haverá Granja e que a viagem é direta p/ Europa).
.



FOME DE GOL
.
Sobis voltou sábado e, mesmo não marcando, mostrou que é o velho atacante que sempre foi; com muita participação e sempre mirando o arco adversário quando detém a bola. É a famosa "fome de gol" que todo atacante deve ter sempre. A propósito, Cavenaghi, como Sobis, pareceu um pouco "desembocado". Precisa de ritmo de jogo, mas mostrou a mesma "fome de gol" de Sóbis. A convocação de Damião dá aos dois mais uma oportunidade de atuarem juntos, quarta-feira, contra o Zequinha no Passo D'Areia.
.
ALECSANDRO
.



A convocação de Damião é o fato da semana. E o da última foi a venda de Alecsandro. Além de embolsarmos U$ 1,4 milhões (com lucro de U$ 400 mil diante dos valores divulgados quando de sua aquisição) estamos livres da ameaça de vê-lo a qualquer momento escalado. Afinal de contas, é antiga mas sempre moderna e atual a lição de que jogador que está no grupo termina por ser aproveitado. As declarações e rasgados elogios de Roth quando se manifestou sobre a negociação e a convocação de Damião - abrindo oportunidade para suplentes - somente reforçam o que digo. Portanto, vai tarde, mas vai em boa hora Sr. Alecsandro. Que seja feliz na Cidade Maravilhosa.
.
GIGANTE P/ SEMPRE ? I
.



A reunião do Conselho Deliberativo do INTERNACIONAL revelou como é fácil abrir mão de ideais pelo jogo de interesses políticos (para não dizer financeiros e de poder). Após reuniões e debates públicos, um verdadeiro "conchavão" dentro do Conselho estabeleceu uma chapa de consenso para futura eleição da diretoria do órgão e, em contrapartida, referendou a intenção da Presidência do clube de firmar parceria para a realização das obras. A "oposição", até mesmo de forma estranha, abandonou convicções, argumentos e pontos de vista. O movimento União Colorada, por exemplo, que divulgou nota, na manhã que antecedeu a reunião, reafirmando sua postura pelo auto financiamento. Piffero saiu de cena. O próprio Convergência Colorada, atual exponente da oposição, se submeteu à "parceria" (favorecido com a indicação de um repreentante seu à Presidência do Conselho).
.
GIGANTE P/ SEMPRE ? II
.
O fato é que não houve sequer votação no Conselho. Todas as propostas contrárias à parceria foram retiradas. Não se conhece maiores detalhes, mas tudo indica que Luiggi ganhou verdadeira "carta branca" para se sujeitar quase que totalmente às exigências do tal LOC (Comitê local da organização do Mundial 2014). A "comissão de obras" formada a partir dessa última reunião, pouco ou nada contribuirá para evitar que o INTERNACIONAL entregue a construtura A. Gutierrez todas as rentáveis benesses que a Copa do Mundo nos traria. Mas a vida é assim. Vivendo e aprendendo. Exploradora agora virou parceira...
.
GIGANTE P/ SEMPRE III
.


Como tenho dito, além das benesses financeiras do Mundial 2014, entregaremos à construtora também os aproximadamente R$ 50 milhões arrecadados com a venda do terreno da Rua Silveiro e das suites/camarotes já negociados sob o pretexto da realização da reforma através do auto financiamento. É dizer: o "entreguismo" venceu. Pior ainda, contrataremos uma consultora especializada em construção de estádios e um escritório de advocacia para conferir e fiscalizar a assinatura e execução do contrato. São gastos que sairão sim do caixa do clube (leia-se futebol).
.
GIGANTE P/ SEMPRE IV
.
E, por fim, não me venham com essa conversa para boi dormir de que não há uma empreiteira definida e de que há um prazo de 15 dias para que construtoras se candidatem. O negócio está fechado com a A. Gutierrez. Não há como duvidar disso. Trata-se de exigência da Casa Bandida e da FIFA, para "honrar" o "conchavão" que fatiou e entregou as 12 sedes a 4 empreiteiras (até agora a A. Gutierrez era a única que não fora agraciada com 3 estádios, por força da resistência do INTERNACIONAL em entregar o Beira-Rio). Nessa história toda, só uma constatação alivia a postura da direção Colorada, não é fácil lidar com a máfia.
.
CASA BANDIDA DO FUTEBOL I
.



Mais um capítulo na polêmica da negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Nacional. E o time do vizinho se coloca como grande protagonista. A assinatura de contrato com a Rede Globo, virando as costas e enfraquecendo à negociação coletiva do Clube dos 13 e à proposta apresentada pela Rede Record, tudo indica, guardam íntima relação com a pretensão/sonho azenhana de ter a Arena Humaitá definida como sede do Mundial 2014. É claro que cada qual deve buscar a defesa de seus interesses e, na esfera privada, há o abrandamento de certos postulados. Mas, sem dúvida, do ponto de vista ético, é altamente criticável a postura da agremiação da azenha.
.
CASA BANDIDA DO FUTEBOL II
.
Está mais claro que a luz do sol que a negociação coletiva é muito mais rentável aos clubes e que as propostas da Rede Globo, além de desestabilizadoras da união dos clubes, são inferiores às da Rede Record. Nesse campo, o único raciocínio possível é de que há interesses escusos e não revelados por trás dessas assinaturas de contrato.
.
CAMPEONATO NACIONAL
.
Na tarde de terça-feira, o presidente Giovanni Luigi recebeu da CBF autorização para que o Inter dispute um torneio internacional na Baviera, dias 26 e 27 de julho, ao lado de Bayern, de Munique, Milan e Barcelona. Embora seja um evento que trará importantes dividendos institucionais, é preciso mencionar que começa a se desenhar mais um "abandono" do Campeonato Nacional dentro do Beira-Rio. Com a viagem à Europa, teremos de remanejar datas dos confrontos contra Avai e São Paulo (11a e 12a rodadas), sem contar o fato de que jogaremos contra o Atlético-GO logo em seguida ao retorno. Isso tudo aliado a convocações de jogadores e a disputa simultânea da fase de mata-mata da Libertadores deixam evidente que o sonho do Tetracampeonato Nacional ficará adiado para 2012.
.
RÁPIDAS
.
o padeiro de bento é piada certa toda semana. depois de "passar um trote" Kajuru (leia-se torcedor de pijama), agora o padeiro confirmou sua participação no mundial de fut-volei, no mês de abril, ocasião em que deixará a casa mata tricolor nas mãos de seu assessor, Roger. que tal hein vizinho ?
.
o lateral direito Daniel recebeu algumas oportunidades com a preservação de Nei e, mais uma vez, revelou que não possui condições e atributos para jogar no INTERNACIONAL.
.
insisto, há no time de juniores o jovem de 18 anos Kleber, que é melhor do que Daniel.
.
Damião foi entregue a Ortiz, o encarregado do Projeto Aprimorar, do Inter, com quem trabalhou durante oito meses. Ali treinou cabeceio, chutes de esquerda e direita, proteção da bola, tudo que forma um bom goleador.
.
Será que os laterais também são submetidos a este Projeto Aprimorar ? Não é possível que continuemos a ter laterais de nossa base promovidos sem que saibam efetuar um cruzamento, uma triangulação e sem conhecimento das funções defensivas da posição.
.
Sobre o episódio da exploração de trabalhadores pela empreiteira-parceira dos azenhanos/humaitanos, trago mensagem do leitor J. Krug: "Te lembra a um ano atrás eu te cantei esta pedra? O que mais me irrita nos gremistas é o vencer não importa como...Esfaquearam o maior presidente de sua história , só para poderem nos atingir ! Uma obra ao ritmo escravocrata , com operários trabalhando com um banheiro para cada 120 operários e sem direito à verem suas famílias , isto é a cara dos inacreditáveis do Humaitá !"
.
Walter, R. Sobis, L. Adriano, Pato (Milan), Nilmar (2 vezes), negociações que renderam mais de U$ 100 milhões aos cofres Colorados, que será engordado um pouco mais com a futura negociação de L. Damião, Oscar, Sasha e outros.
.
O CELEIRO DE ASES está consagrado, nos últimos anos, como um descobridor de atacantes fadados a vestirem a camisa canarinho.
.
Roth desejou sorte a Damião e diz que espera que ele volte o mesmo. Deve sofrer o mesmo temor que apontei acima, de que o jovem se contamine com o oba oba da Granja Comari.
.
Tio Janjão chorou no Rio de Janeiro. Esse é uma figuraça!!!
.
confronto contra o São José inicia 22 horas e termina por volta de 24 horas. E com transmissão ao vivo pela televisão aberta. É p'ra matar. Definitivamente, não querem mais o torcedor dentro do estádio.
.
grama sintética traz boas lembrança aos Colorados (Chivas de Guadalajara).
.
Time provável: Lauro; Daniel, Índio, Sorondo e Juan; W. Matias, Guiñazu, Andrezinho, Oscar e Zé Roberto (R. Sobis); Cavenaghi.
.
Último confronto contra o Zequinha no Passo D'Areia que trago na memória foi aquela desastrada derrota do ano passado. Se não me falha a memória perdemos por 3x0.
.
E hoje ainda tem o Chiquinho para nos infernizar...
.
Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (39*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho – mais de 700 jogos no Beira-Rio






ATÉ AQUI, TUDO BEM!


Disse o tipo que pulou do décimo andar ao passar pela janela do quinto.

O time vem jogando mal, mas tem a classificação para a segunda fase da Libertadores encaminhada e o título da Taça Piratini. Porém, isso é pouco. Muito pouco. O chão aproxima-se rapidamente e há quem dê sinais de ter percebido isso. Jogo após jogo e os problemas do time repetem-se. Nada que ninguém já não soubesse, como cheguei a relatar mês passado no BlaBlaGol, e mais alguns, como o desaparecimento do futebol do Gabriel e as falhas de Victor. A esperança que o título da Taça Piratini fosse trazer tranqüilidade e retirar um peso das costas de todos no Olímpico que permitisse o futebol da equipe fluir não vem se confirmando. Pode ser cedo para afirmar qualquer coisa, e no futebol tudo pode mudar rapidamente, mas o cenário de hoje na Azenha não é nada alentador.

Renato x Kajuru
Antes de se fazer um relato sobre as partidas da semana, deve-se enfrentar o grande tema do momento: as declarações de Renato ao Kajuru sobre uma possível ida dele ao Fluminense. Quem comprar a justificativa do trote ganha de brinde uma carteirinha da Sociedade Amigos da Velhinha de Taubaté. Renato não está feliz no clube, e já demonstrara insatisfação noutras oportunidades. O quanto isso se deve à eleição de Odone, eu não sei. Quem sabe, cinco meses é o tempo máximo que Renato consegue morar em Porto Alegre? O vazamento da conversa, pelo próprio Kajuru, deve fazer Renato recuar e permanecer à frente da casamata gremista. A questão pertinente é o quanto isso é, de fato, bom para o clube...

León 1 x 1 Grêmio
Uma partida horrível, e um resultado horroroso, contra um time fraco que já havia perdido para o Júnior lá mesmo em Huánuco. O jogo não anda, o time não se articula, os jogadores não se entendem, mas sobra um tempinho para flautear o co-irmão. Patético. As chances de terminar em primeiro no grupo se esvaem e nada parece ser feito para alterar o panorama. Até quando?

Porto Alegre 0 x 3 Grêmio
O time do Porto Alegre é fraco, muito fraco, e cairá. O Grêmio não faz nada mais que a obrigação. A partida foi com reservas, e num campo diferente do que aquele que os jogadores estão acostumados, pelo que se deve dar um desconto. Ameniza a derrota para o Cruzeiro, movimenta jogadores parados, e prepara a equipe "B" para possíveis jogos mais complicados num futuro próximo. Como o time pega o Internacional de Santa Maria na próxima rodada no Olímpico, deve conseguir outra vitória fácil que dá ânimo. O problema é que se é ânimo mesmo o que se precisa. Já tenho receio que esses resultados fáceis acabem por escamotear os problemas reais do time.

Como se percebe, não estou nada, mas nada mesmo, animado com este início de temporada.

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

8 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Porto,

O responsável pelo fatiamento entre as empreiteiras não é a CBF, ou pelo menos não é só essa, mas o governo federal.

É mais uma grande realização democrática e popular, uma vitória do país de todos!

San Tell d'Euskadi disse...

A cada citação do Krug, este blog fica menor.

jo disse...

A

jo disse...

San tell, porque te calas quanto ao FATO de haver 3 banheiros para 350 operários? Falar disto é ser menor ? Ser menor é no final da vida do maior presidente do clube não permitir sequer , pasmem , que ele vá ao conselho deliberativo do clube e explique a proposta do clube dos 13 e fechar como primeiro clube no Brasil um contrato que é proibido de se saber o que ele é ? Aliás , vais ficar no muro( que é beeem menor que o mundo real) ou vais dizer de que lado estás : do Odono , opa , Odone ou do Koff ?

jo disse...

Aliás San tell deverias aprender um pouquinho com o conselheiro do teu clube que foi ofendido pelo Odono só porque perguntou sobre o contrato com a mafiosa rede bobo , opa , Globo e a casa bandida do futebol!

San Tell d'Euskadi disse...

Eu não preciso nem pensar mais. O Krug já pensa por mim. Esse me conhece...

A cada participação do Krug, este blog fica menor.

Luiz Portinho disse...

o Odone, dirigente perdedor, saiu da reuniao do Conselho tendo um chilique e sem responder as indagacoes dos Conselheiros... tá lá o texto do Valandro no blog do Hiltor... DNA TRICOLOR puro!!!

milton disse...

Se ta na internet so pode ser verdade, neh Porto?