terça-feira, maio 10, 2011

Ano V, Número 221

Edição Especial Gre-Nal 386/387



FALTAM NOVENTA MINUTOS

Que diferença de comprotamento, senhores! Aquele Grêmio cagado ficou no Chile. Com uma semana de atraso, Renato fez o que se pedia, escalou um time sem medo, sem impôs e venceu. Não que esse time fosse ser campeão na semana passada e/ou se classificasse em Santiago (o time segue sendo fraco, e o elenco, limitado), mas certamente teria mais chances. Estreiamos em 2011?!

Claro que houve defeitos: tomamos o enésimo gol de cabeça; Fernando fez o gremista quase adoecer de banzo do Adílson; entre outros. Nada do que se viu ontem apaga os problemas relatados até aqui, mas serviu para provar que sem vontade aí é que não se consegue nada, mesmo. Começa-se por acreditar que pode vencer. E esse time acredita e quer ser campeão.

É a melhor notícia que tivemos no domingo. Melhor até que o placar do jogo.

Repitam comigo: "Renato Roeu a Roupa do Rei de Roma"

Clique aqui para ver trechos da coletiva do Falcão, segundo o Felldesign.

Cuidado com a volta!
No Gre-Nal do Velório, nos aproveitamos do fato que o baque da eliminação deles foi maior. Não deixamos os vermelhos se acomodarem, nem quando estava 1-0 para eles. Soubemos nos aproveitar dos problemas e defeitos que eles têm e vencemos. O que não é pouco, mas que tampouco garante alguma coisa.

Claro que os vermelhos podem virar a série e ganhar o campeonato no domingo, mas isso não retira o fato de que Falcão não é treinador; ao menos ainda. Ao contratá-lo, o clube do vizinho deveria saber que trazia alguém para 2012, mesmo com a Libertadores 2011 em andamento. E parece que sabiam, ou alguém sabia, pois trouxeram Julinho Camargo como auxiliar. Nalguma hora, a conta chega, e chegou nos últimos dois jogos. O problema deles é que não esperavam que ela viesse cedo demais. A pergunta é se a semana de treino será suficiente para recuperar o rumo. Torcemos para que não!

É GAUCHÃO!
Detesto quem diz que "Estadual não é parâmetro". É parâmetro, sim. Jogamos muito pouco até agora, e isso se sabe jogando o campeonato gaúcho. Se isso será suficiente para ser campeão é outro problema. Oxalá seja mesmo. E, caso se confirme o título no próximo domingo, o torcedor tem todo o direito de festear, ir para a Goethe, fazer buzinaço, soltar foguete. Não é para isso que se disputam campeonatos?

E é Gauchão, sim, senhor Kfouri e kfourianos. Gauchinho é a mãe! O nome foi adotado em 1961, quando as ligas regionais foram absorvidas pelo campeonato metropolitano, fazendo com que o estadual durasse toda a temporada; não sendo apenas um torneio curto de fim de ano. E vale ser campeão do Rio Grande do Sul, o que não é, nem nunca será, pouco. Desde então, em cinqüenta edições, há um empate em 24 títulos entre o Grêmio e o vizinho. Os grandes de Caxias têm 1 cada.

Gre-Nal no Globo Esporte SP
A matéria sobre o clássico ENCERROU o Globo Esporte paulista, com direito a flauta do Tiago Leifert na despedida. Ver a partir de 20'15":



Metade do caminho ao título já foi andado. Estamos na frente!

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com


VAMOS ARRIBA!

Semana trágica. Coincidentemente, estive afastado de Porto Alegre e não pude assistir aos jogos. Nem sei se isso foi bom ou ruim. Mas o fato é que o sonho do tricampeonato da Libertadores foi adiado e começamos da pior forma a decisão do campeonato gaúcho. Para quem como eu estava fora dos pampas, a situação é inexplicável. Andei pelas ruas do Rio de Janeiro fardado de Colorado e a pergunta era sempre a mesma: "o que aconteceu gaúcho ?!". Não sabia o que dizer! Ficava em silêncio e com aquele sorriso constrangido nos lábios. Para piorar meu drama pessoal, embarquei no avião durante a partida contra o Peñarol, no exato momento em que levamos o segundo tento decolava e fui perdendo o som e o sinal da Guaíba velha de guerra em meio ao comentário do L. C. Rech. Desesperador! Na chegada à Guanabara, coube ao comandante me passar a notícia. O gNAL 386 assisti apenas por compacto no hotel. Deprimido, num final de domingo, em plena Cidade Maravilhosa. Mas os dias se sucedem. 24 horas, 3 dias, uma semana inteira. Uma longa semana de lembranças de clássicos pretéritos, golos inesquecíveis, polêmicas, conversas internas e treinamentos. O próximo domingo chegará. E é preciso estar preparado para o tudo ou nada. Vamos arriba Coloradagem!

FUTEBOL COMPACTO I

Como disse, estava longe de Porto Alegre, das bancadas, das rádios e das repercussões. O que soube do clássico foi pelo futebol compacto que tive o desprazer de assitir no final de tarde do domingo. Culpei Renan. Todos sabem que sou defensor assíduo de Renan, mas não posso isentá-lo de culpa nos três tentos tricolores. E, claro, especialmente, no primeiro e terceiro, quando estava adiantado. A "linha burra" também contribuiu, mas Renan, pelo compacto, foi o grande culpado da derrota.

FUTEBOL COMPACTO II

Não é possível que os homens do futebol Colorado não consigam enxergar o que se vê até no futebol compacto. O Nei é o furo do time! Foram por ali os dois golos do Peñarol. E por ali todos jogam contra o INTERNACIONAL; na larga avenida Nei, na perimetral Nei. Rodrigo é outro que não me agrada. Aliás, coincidência ou não, Bolivar é alvo de críticas desde sua fixação na quarta zaga. O fato é que a dupla não deu certo. Em tempo: as críticas a Bolivar são injustas. Jogando ao lado de Rodrigo e tendo de cobrir Nei, o Capitão fica muito sobrecarregado.

FUTEBOL COMPACTO III

As notícias que leio dão conta de que a atuação de D'Alessandro no clássico foi ridícula, despreocupada e até mesmo displicente. O que estaria acontecendo com o argentino ? Depressão pela eliminação da Libertadores ? Difícil, porque ele já não joga bem há algum tempo. Falcão declarou hoje que teve conversa com o jogador e este lhe disse que poderia jogar como meia esquerda na segunda linha de "4". Adaptação ao sistema, portanto, também não seria o problema. Apostaria algumas fichas que a suplência de Cavenaghi influenciam as más atuações de D'Alessandro

REFORMA DO BEIRA RIO I

Como preconizei em várias oportunidades, a formação de uma comissão e a abertura de prazo para que interessados apresentassem propostas para a reforma do Gigante era um jogo de cartas marcadas. A A. Gutierrez já estava, de a muito, premiada com esse "mu-mu" que serão as obras e a exploração de tudo por duas décadas. Além da exploração, a empreiteira fica com os R$ 26 milhões da venda dos Eucaliptos (coincidência, não ?). E, tchê, tem torcedor que é tão ingenúo que acreditou nesse "misancene" todo. É muita cara de pau!

REFORMA DO BEIRA RIO II

E olha aqui ô, tem outra. Essa história de que o Sr. Aod está decepcionado com o andar da carruagem e não consegue implantar sua filosofia de trabalho no clube e, por isso, abandonaria o cargo executivo é outra grande conversa para boi dormir. O Sr. Aod entrou no INTERNACIONAL apenas e tão somente para executar essa manobra que foi a entrega das obras da reforma do Gigante a uma empreiteira. Esperem o tempo passar e verão.

P. R. FALCÃO I

O leitor C. Doyle formula teoria com a qual não concordo, mas que é bem interessante de se analisar: "Falcão trouxe uma história que o Inter aprendeu a superar, pois o feito marcante de 1979 fez muito mal ao clube nos anos seguintes, pois irrepetível, tornou-se um paradigma inalcançável, e por se tentar repeti-lo trouxe seguidos fracassos. Sim, não temeria perder para o Peñarol. Mas, temo sim, é a ideologia que o Sr. Falcão trouxe de volta ao Inter, pois se ela vingar, se ela não for revista, este aprendizado desses seis anos ficará na história, e nós, mais 30 anos sem títulos relevantes, por tentarmos, e tentarmos, buscar o irrepetível.". Não concordo porque Falcão é profundo conhecedor do futebol do ponto de vista tático, teórico e prático. Não concordo porque Falcão valoriza não só o futebol arte, mas o futebol dinâmico e com ocupação de espaços. Não concordo porque impingir ao culto do título nacional invicto os 30 anos de seca posteriores é uma simplificação e uma forma de absolver, por exemplo, os mandos, desmandos e entreguismos de diretores aventureiros e de outros que se "adonaram" do clube. Quem não lembra do "Império Otomano" ?


P. R. FALCÃO II

Falcão será um treinador de êxito no INTERNACIONAL. Basta darem tempo para que seja feito o trabalho de que precisamos. Não é possível que essa diretoria cometa o equívoco de demití-lo em caso de derrota no domingo. Seria um absurdo, um tiro no pé. Demitir Falcão domingo seria condenar a morte o biênio que recém inicia para Luiggi. Com tempo para trabalhar e colocar em prática suas convicções, o Bola Bola, com certeza, levará o INTERNACIONAL a grandes conquistas.


RÁPIDAS


falei acima do zagueiro Rodrigo. Com lesão é dúvida para o clássico de domingo. Substitutos ? Índio e Juan. Está na hora de colocar esse guri na quarta zaga.

Não é uma grande coincidência o contrato do Sr. Aod encerrar-se justamente no dia seguinte à confirmação da A. Gutierrez como empreiteira benefiada com o "mu-mu" da reforma do Beira Rio ?

Alguém que esteve no Beira-Rio na última quarta-feira, por favor, me envie um e-mail relatando o que houve nos 5 minutos iniciais da segunda etapa.

a propósito, substituições de Falcão, no jogo contra Peñarol, foram incompreensíveis.

R. Goulart entrou numa fogueira. Nei ficou até 30 da etapa final. Cavenaghi não entrou. O Bola Bola errou feio.


E alguém que esteve no Beira Rio no último domingo, por favor, me envie outro e-mail, agora relatando como conseguimos levar 3 golos de um time tão ruim como o do vizinho

"Esse ano não tem Colorado na final da Liberrrrrrtadoresssss" (frase que ouvi , com os devidos "r"s e "s"s do guardinha do trem que leva ao morro do Corcovado, aonde fui visitar o Cristo Redentor).

O rendimento do time caiu demais com as más atuações de D'Alessandro. Desde o princípio da temporada somos dependentes da criatividade e vontade de jogar do argentino.

E ficar na mão de argentino, é claro, não é nada confiável.

"Este jogou muito. Fico muito feliz em revê-lo, pois é um grande amigo" (Falcão sobre Caçapava, que compareceu ao Beira Rio na 3a feira para prestigiar os treinos e motivar o grupo).

Há alguns "doutos do futebol pampeano" que insistem em bater na tecla de que Caçapava era volante brucutu e só batia. Cegueira futebolística total.


Buffon e Dino Zoff (goleiros); Gaetano Scirea, Baresi, Giacinto Facchetti, Maldini e Cannavaro (defensores); Michel Platini, Giancarlo Antognoni, Zidane, Giacomo Bulgarelli e Luis Suarez (meias); Maradona, Gigi Riva, Van Basten, Baggio e Del Piero (meias-atacantes/atacantes).

Ao lado desses monstros do futebol mundial está P. R. Falcão. O "Rei de Roma" foi eleito por um público de 400 mil colecionadores dos albuns de figurinhas da conceituada editora Panini como um dos 18 melhores jogadores que já atuaram no Calccio.


Que venha o domingo e que ele traga o título para nós COLORADOS.

VAMOS ARRIBA!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (39*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio



6 comentários:

Francinei Bentes disse...

Porto, acho que o Sancho está certo... o Falcão é um grande ídolo, craque mesmo (ainda lembro do meu pai descrevendo como jogava aquela seleção de 82... agora, como técnico, ele não aconteceu ainda, todas as suas passagens pelo comando técnico foram frustrantes, e essa atual parece que se encaminha do mesmo jeito... ele quer que o time jogue como o Barcelona, mas no lugar do Messi ele tem o Andrezinho! Daí fica difícil... ehehehe

A não ser que ele cale minha boca no domingo... daí eu me renderei às suas ideias de compactação, etc.

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

Se o Nei fosse uma perimetral aqui de Porto Alegre, não passaria nada por ele. Afinal nossa TRANQUEIRA perimetral está sempre congestionada. Saludos, DJ Aldebaran (que percebeu que os comentários anônimos foram reabilitados. Ué, desde quando?)

milton disse...

A vantagem eh boa, mas eu sempre fui adepto que em mata mata nao importa o placar do primeiro jogo. Em mata mata com ida e volta so o que importa eh fazer mais gols que o adversario. Gol fora de casa eh um detalhe importante, mas secundario. Logo, nada de salto alto por estar ganhando o segundo quarto da partida de 180 min.
Agora, alguem bota fe na dupla grenal brigando pelo titulo (ou libertadores) no brasileirao?

Luiz Portinho disse...

NUNCA ME ESQUECEREI DOS DIAS QUE PASSEI CONTIGO INTER...

É CAMPEÃO!

É CAMPEÃO!!!

Ricardo disse...

quem rói por último rói melhor