quarta-feira, junho 08, 2011

ANO V - NUMERO 225

O QUE ESPERAR DO GRÊMIO

Bueno... retorno a este espaço, enfrentando todas as dificuldades de tempo, para não deixar nossa torcida na mão. Assim, até agosto pretendo me fazer presente aqui com regularidade. Tocando o barco pra frente.

Assim, começo fazendo algumas projeções para o Brasileiro.

O grupo do GRÊMIO, em relação ao que perdeu o Gauchão e foi eliminado da Libertadores - infelizmente, o que preconizei na coluna nro. 213 se confirmou - teve alguns acréscimos. Gilberto Silva vem com participações nas últmas 3 Copas do Mundo nas costas. É o jogador "cascudo" que o GRÊMIO precisava e Renato pediu. Miralles vem como uma incógnita. Seu histórico não o recomenda. Afinal nunca se firmou em nenhum clube e, de acordo com informações que colhi junto a alguns amigos torcedores do Racing, clube pelo qual o argentino jogou, sua passagem por lá não foi das melhores.


AFIRMAÇÕES

E se os reforços estão chegando, algumas afirmações estão ocorrendo dentro do grupo. Escudero teve atuação muito boa contra o Bahia, e se torna uma opção de qualidade para Renato, que prefere Lúcio jogando naquela função. Mário Fernandes repetiu as boas atuações de 2009 quando foi escalado para a lateral-direita justamente no GRE-nal comemorativo aos 100 anos do clássico. Saimon e Rafael Marques estão dando conta do recado depois da lesão de Rodolfo - provando, aliás, que era justamente o camisa 25 que era o furo da zaga, pois depois que ele se lesionou, passamos os dois últimos jogos sem sofrer gols. Assim como Neuton acabou sendo uma nova afirmação pela lateral-esquerda, o que também ocorreu justamente em um GRE-nal, neste caso o da final do Gauchão de 2010. E Marquinhos veio do Avaí para ser a opção de meia articulador pela direita que o GRÊMIO precisava. Contra o Bahia jogou pouco tempo, mas teve boa atuação.


A NECESSIDADE POR REFORÇOS

Ainda entendo que o grupo possui carências, em especial na zaga. Mas com dois zagueiros titulares, sendo que preferencialmente um "hispano-hablante" e mais um atacante (o GRÊMIO insiste no chileno Paredes, que acredito ser um bom reforço), creio que temos grupo para brigarmos até mesmo pelo título. Muito se fala na necessidade de um lateral-esquerdo, mas quem me acompanha aqui sabe que sou da filosofia do saudoso Oswaldo Rolla, vulgo Foguinho, que dizia que lateral não se compra, lateral se faz em casa.


OS PRÓXIMOS JOGOS

Sábado, no esdrúxulo horário das 18h30min - aliás conseguiram criar um horário mais esdrúxulo ainda este ano (sábado às 21h) - o GRÊMIO enfrenta o São Paulo no Morumbi. O tricolor paulista enfrenta o Atlético-MG hoje às 21h45min valendo a liderança do campeonato. Neste momento de reafirmação do nosso grupo seria importantíssimo trazer de lá uma vitória, principalmente porque o São Paulo é sempre um adversário direto na busca pelo título. Depois temos o Vasco em casa, onde sempre temos obrigação de ganhar, e o Botafogo lá no Engenhão, onde nunca vencemos.


RAPIDINHAS

Victor convodado para a Copa América.


Leandro, com lesão muscular, para por 2 a 3 semanas.


André Lima, em fase final de recuperação, pode estar voltando ao time. Espera-se que Renato possa contar com ele para o confronto contra o Botafogo.


Dia 15, o Conselho Deliberativo do GRÊMIO reúne-se, em sessão extraordinária, para votar alteração estatutária prevendo que o conselheiro suplente tenha voto no caso de ausência de um titular. Proposta esta defendida pelo MGN. Já adianto que votarei a favor.



Saudações imortais do 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,



Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Conselheiro do GRÊMIO FBPA
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


VITÓRIA PREOCUPANTE





Assim como há derrotas com boas atuações, o INTERNACIONAL domingo provou que é possível iniciar uma semana preocupado, diante de uma vitória. O placar de 4x2 sobre uma das piores equipes da competição não foi nada animador. Afora o furacão avassalador de três golos em 8 minutos, com aproveitamento de 100% em 3 lances ofensivos, o resto da partida foi terrível. É claro que é compreensível a diminuição de ritmo da equipe. Mas a repetição de falhas de posicionamento defensivas continua assombrando os Colorados. Desde que abandonou as duas linhas de quatro que Falcão não conseguiu acertar o posicionamento defensivo. Após o fracasso geral da estratégia de linha defensiva alta no clássico gNAL 386, Falcão nitidamente determinou aos defensores que mantivessem posição exatamente na linha de nossa grande área. E com isso há um enorme latifúndio criativo franqueado aos adversários, na zona que se forma entre o posicionamento dos defensores e a meia cancha (e aqui se deve alertar para o fato de que o INTERNACIONAL não possui um cabeça de área no grupo). É dessa zona latifundiária, aliás, que surgem 50% dos golos adversários, ou em chutes longos ou em trocas rápidas de passe (os outros 50% surgem pela Avenida Nei, em nossa lateral direita). A situação é preocupante, caros leitores. Especialmente porque não se consegue formar e colocar em prática um bom sistema defensivo da noite para o dia.

RODÍZIO DE VOLANTES

Repetirei, literalmente, o que disse na última semana. É força que Falcão coloque em prática um revezamento entre Bolatti, Tinga e Guinazu, escalando dois deles por jogo e preservando o outro. Talvez a sequência de jogos futura (com partidas nas 4ª e domingos), ou as convocações de Bolatti para o selecionado argentino, resolva essa questão. Bolatti não vai à Copa América, mas Guiñazu não treinou hoje (3a feira). Embora o time careça de um cabeça de área, o "cincão" de carteirinha, Bolatti e Tinga darão conta do recado contra o Palmeiras. O certo é que os três juntos, nunca mais!

LATERAIS (DE OFÍCIO)

Juan é quarto zagueiro e não pode mais ser improvisado na lateral esquerda. Foi escalado três ou quatro vezes por ali e em nenhuma das vezes produziu. Além do mais, sempre fui contra improvisos quando há jogadores da posição (com os mínimos requisitos e atributos para atuar na posição - não é o caso da lateral direita aonde Nei e Daniel demonstram carências evidentes). Fabrício foi contratado por suas boas atuações na lateral da Lusa Paulista. Por que não é utilizado nas eventuais ausências de Kleber ?

ZAGUEIROS

Com o futebol apresentado por Rodrigo, Índio, mesmo com idade avançada, deixa saudades. Penso que é o caso de colocá-lo na equipe, especialmente em jogos de grande calibre, como é o caso da próxima peleia contra o Palmeiras. Nos jogos contra equipes menos cotadas, especialmente dentro do Beira-Rio, sou pela escalação de Juan ou R. Moledo, jovens com mais velocidade e que compõem uma dupla mais completa aliada aos atributos do Capitão Bolivar.

OSCAR E MAIS 10

"O Oscar, no momento, é o títular, pois conquistou esta condição dentro de campo", com essas palavras, Falcão sepultou uma dúvida sem contexto iniciada pela mídia pampeana já no domingo, após a vitória sobre o América-MG. Seria o absurdo dos absurdos manter dúvidas sobre a titularidade do guri, depois da atuação retumbante no Mato Grosso. Até porque em praticamente todas as oportunidades que esteve em campo Oscar justificou a presença na equipe ou com gols ou com jogadas para gols.

ZÉ BUTECO, NUNCA MAIS

Depois da atuação de domingo, sou obrigado a mastigar e comer todo o formigueiro. Zé Roberto enxeu minha boca de formiga com suas últimas atuações. E é exatamente no elemento disposição que o avante mais me surpreende. Eu que o tinha como um jogador desleixado e pouco produtivo (até havia comprado o apelido de "Zé Buteco" para me referir ao pobre), começo a ver em Zé Roberto um atacante de grande utilidade e participação constante nos lances ofensivos. Uma grata surpresa!

OBRAS DO GIGANTE

A Comissão de Obras divulgou o Comunicado n. 11 dando conta que a "parceria estratégica" com a empreiteira A. Gutierrez encontra-se em fase de formalização contratual e que detalhes serão expostos aos Conselheiros. Imprensa e sócios não terão acesso aos documentos. Estranho, não ?

SELEÇÃO I

Vaias em Salvador. Vaias no Pacaembu. O time do Sr. M. Menezes é um tédio completo. Não ganha contra adversários de calibre e consegue vitórias minguadas contra selecionados inexpressivos, como é o caso desse time "c" ou "d" que a Romenia mandou a São Paulo. A partida foi tão chata que até o G. Bueno ficou deprimido. A transmissão da rede plim plim teve tempo de mostrar praticamente todos os torcedores que tiveram a infelicidade de gastar seus trocados e ir ao jogo. Lamentável.

SELEÇÃO II

Em tempo: L. Damião foi cortado da lista da Copa América. Foi preterido por Fred que, segundo Mano, levou vantagem pela experiência. Conversa para boi dormir Sr. Menezes, conversa para boi dormir. Ainda mais que o mais do que experiente Nilmar também sobrou na lista (Nilmar que é campeão da Sudamericana, por exemplo - e Fred o que conquistou em sua carreira ?). Conversa para boi dormir, repito. Até as crianças da creche aqui do lado de casa sabem o que acontece nos bastidores de uma convocação da Casa Bandida do Futebol. Com certeza, a forte patrocinadora que mantém o pagamento dos salários de Fred quer recuperar o investimento que realizou para colocá-lo no Fluminense. E sobrou para o Damião e para o Nilmar!

HISTÓRIAS DA VIDA

O amigo Reche me premiou esta semana com citação em sua coluna dominical do Correio do Povo. Transcrevo, com orgulho:

A história de vida envolve também Luiz Cláudio Portinho Dias. "Reche, li tua coluna de domingo (um verdadeiro dever, aliás) e lembrei no "Histórias de Vida"", que foi exatamente nessa época que iniciei minha vida no Beira-Rio. E, numa noite fria de inverno, tomando minuano na cara, tu me entrevistaste no final de uma partida dentro do campo (eu, com meus 11 ou 12 anos, ia a todos os jogos lá dentro, porque ando em cadeira de rodas) e nessa entrevista colocaste os fones no meu ouvido e fizeste eu conversar com o Homero Cavalheiro. Histórias de vida, meu caro. Um dia isso vira livro." Quem sabe. Valeu Portinho, parabéns pelo teu brio.


RÁPIDAS

Falei acima da deprimente seleção de M. Menezes. O interessante é que não se ouve ou lê qualquer crítica ao treinador.

Nilmar que foi o único suspiro de ânimo na tediosa seleção sobrou na lista do Sr. Mano. Olha aqui ô, já ultrapassou todos os limites.

A Casa Bandida sempre foi um grande balcão de negociatas. Agora, com um treinador bicampeão da Segunda Divisão no comando da seleção principal, a palhaçada está escancarada.

Fico a imaginar se Dunga tivesse resultados tão ruins e um time tão mal organizado como esse do Sr. Menezes... bah! ia faltar páginas nos jornais para tanta crítica.

Escrevam: o Brasil não chega na final da Copa América. E já perde na estréia para os paraguaios.

Seleção sub17 que disputará o Mundial da categoria, no México, tem 4 jogadores do INTERNACIONAL. Lateral C. Winck, goleiro Jacson, volante Marlon e o avante Nathan. Detalhe: nenhum outro clube possui tantos convocados.

Recordar é viver: 4 anos da conquista da Triplice Coroa (clique e confira matéria). Saudades das poucas oportunidade que tive de ver o Pato Alexandre em ação com a jaqueta rubra...

R. Sobis dificilmente permanecerá no Beira-Rio. Infelizmente. INTERNACIONAL definiu que não investirá um tostão para manté-lo por empréstimo. Árabes dificilmente aceitarão proposta.

Circula boato que com a chegada de Abelão ao Fluminense, Sóbis poderia jogar no clube carioca.

Muriel estaria a caminho da Portuguesa.

Lancei essa semana um novo espaço: Comentário Colorado . Conto com a visita e comentários de todos.

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho – mais de 700 jogos no Beira-Rio

10 comentários:

milton disse...

Porto, segundo este site (http://www.online24.pt/calendario-copa-america-2011/) o brasil estreia contra a venezuela.

San Tell d'Euskadi disse...

Opa! Ficamos multimídia?!

Isso me dá uma idéia ótima. Uma mesa-redonda para o 2º semestre! Que tal?

Luiz Portinho disse...

olha aqui Sancho, há longa data que eu tenho vontade de fazer uma mesa redonda... proponho que ela 1) reúna a turma aqui do CLASSICO BLOGRENAL; 2) seja mensal e 3) eventualmente traga convidados ilustres (jornalistas da midia pampeana p. ex). que tal ?

DJ Aldebaran disse...

Gostei da ideia do Porto de fazer o comentário multimídia. Vou "estar adotando" de repente a partir da semana que vem. Isso se as cinzas do vulcão deixarem. Saudações tricolores!

Luiz Portinho disse...

cara, foi meio sem querer, mas achei que a idéia ficou bem legal. até criei um blog específico para postar os comentários em video. www.comentariocolorado.blogspot.com

saudacoes rubras. Porto

Luiz Portinho disse...

e vamos pensar nessa idéia de uma mesa redonda mensal quem sabe... convidamos leitores do blog, talvez... e personalidades... enfim. pauta aberta!

milton disse...

Nao da pra acreditar que o Renan ta parelho com o Victor na enquete. Em blog grenal querer que o torcedor vote com a cabeca ao invez do coracao eh dose, neh!

Luiz Portinho disse...

pois é Milton, acho que é melhor rever a pauta das pesquisas (faço mea culpa, porque a idéia e iniciativa foram minhas)... mas, de fato, não sairá um resultado justo. a idéia era fazer a seleção, posição por posição, mas tens razão, meu caro.

milton disse...

Porto, acho que daria certo se for feito uma enquete separando os dois times. Pega os goleiros colorados e faz uma votacao, e ai faz o dos goleiros gremistas, e ai dos laterais de cada um, e assim por diante. Tem mais de 20 semanas no ano ainda, daria pra fazer uma posicao a cada duas semanas e ai no final das enquetes os colunistas fariam uma analize comparando posicao por posicao quem eles consideram melhor pra fazer a selecao.

Luiz Portinho disse...

boa sugestão Milton. e a enquete tá pegando fogo hein... até o Lauro ganhou voto!