quinta-feira, junho 23, 2011

ANO V - NUMERO 227

--- A coluna gremista estará disponível em breve ---

PONTO GANHO com COBERTOR CURTO

A escalação de Glaydson, na função de babá do Ney, demonstrou que o cobertor de Falcão está curto. Cobre de um lado e descobre de outro. Glaydson até se saiu bem na partida, marcou um golaço e teve ótima produção. Mas o grande problema foi a volta do famigerado sistema da meia cancha com 3 volantes, não há criatividade no setor. D'Alessandro fica encarregado de um latifúndio. Bueno, não vou repetir o que venho escrevendo há mais de um ano neste espaço. Damião fica isolado na frente e seu companheiro de ocasião (em Curitiba, Zé Roberto) parece uma piorra entre San Juan e Mendoza (leia-se entre o solitário meia armador e o isolado centroavante). Agora, Falcão foi um pouco longe demais ao promover o regresso de W. Matias ao time. Um jogador totalmente inexpressivo, improdutivo e que erra passes de 5 metros. Com Matias e Ney, o time ficou com 9 jogadores em campo. E, para desespero do torcedor Colorado, com Oscar assistindo a tudo do banco de reservas. Muriel terminou consagrado nas 3 grandes rádios como o melhor jogador em campo. E com justiça. Diante de tudo isso, o empate no Paraná reflete 1 ponto ganho e não 2 perdidos.

MEIA CANCHA

Bolatti retoma sua condição de jogo. Glaydson teve boa atuação em Curitiba, enquanto Tinga foi mal. Guiñazu foi o Guiñazu de sempre, muita disposição e participação. Insisto que a meia cancha só pode ter dois volantes. Qualquer dupla entre os 4 mencionados funciona. Para o jogo contra o Figueirense, minha preferência é por Glaydson e Guiñazu. E o obrigatório retorno de Oscar (por favor Falcão, atenda minhas presses!).

ZAGA I

A embolia pulmonar de que foi acometido Rodrigo pode ajeitar a defesa. Pelo menos enquanto Juan estiver disponível (antes de se apresentar à seleção Sub20). Bolivar, embora não tenha falha grosseiro nos últimos jogos, não parece o mesmo de outrora. Mas ainda é o General e ao lado de Juan, com sequência de jogos, a tendência é consolidar uma boa e completa dupla de zaga.

ZAGA II

O setor ainda conta com Romário (também convocado para Sub 20 canarinho), o velho cacique Índio e o jovem R. Moledo, de ótimo porte físico para a posição. E aí faço a indagação: com 2 jovens zagueiros que integram a Seleção Brasileira Sub20, 2 experientes defensores multicampeões e mais um jovem zagueiro de excelente porte físico; o que dizer dos críticos que solicitam a contratação de um zagueiro ? Em tempo:
foi no mínimo infeliz o jovem zagueiro Juan ao declarar que mesmo ostentando a titularidade no INTERNACIONAL sua preferência é se juntar ao selecionado nacional. Em boca fechada não entra mosca guri.

MURIEL I


"Há uma orla de Colorados insatisfeitas com os porteiros de nosso plantel. Quem lê esta coluna sabe que não estou entre eles. Sempre gostei, e continuo gostando, de Renan. Tanto por ser um goleiro prata da casa, como pelo fato de que suas falhas nunca nos tiraram títulos. Pelo contrário, ganhamos a Libertadores, mesmo com suas falhas no Morumbi e em Guadalajara. Também me agrada a atitude do goleiro Lauro. Jamais teve uma falha grosseira que pudesse comprometer sua carreira no INTERNACIONAL. E ainda há os jovens Muriel e Agenor, para os quais algum tempo peço oportunidades. Poucos clubes do Brasil possuem tamanha qualidade debaixo do arco em seu plantel." (COLUNA n. 206 - JANEIRO/2011)

MURIEL II

Com um ano de atraso, finalmente o INTERNACIONAL tomou a decisão de apostar todas suas fichas em Muriel e Agenor. Goleiro, lateral e volantes são posições que, obrigatoriamente, se deve fabricar na base. De onde saiu um C. A. Taffarel, com certeza, há potencial para a formação de outros bons goleiros. Ainda mais se considerarmos que há alguns anos os arqueiros do Celeiro de Ases frequentam, seguidamente, a Granja Comari. É o caso de Jacson que está no México, disputando o Mundial Sub17 com a canarinho.

ENXUGANDO A FOLHA

A diretoria espera economizar aproximadamente R$ 500 mil com as liberações de Renan, Sóbis, Lauro e Cavenaghi. É um valor considerável para os padrões do futebol brasileiro. E é preciso considerar, também, que embora estejamos diante de 4 bons jogadores, com futebol para disputar titularidade em qualquer clube do país, todos estão sub-aproveitados no plantel Colorado. Nesse contexto, o enxugamento da folha não deverá acarretar prejuízos. Em tempo: com R$ 500 mil mensais não daria para trazer o Nilmar de volta do futebol espanhol ?

CAVENAGHI

Cavenaghi que solicitou sua devolução ao Bordeaux à diretoria. Com toda razão o argentino. Afinal de contas, nem no banco ficou em Curitiba. E na penúltima partida, contra o Palmeiras, foi preterido pelo jovem Gilberto. Obviamente não poderia estar satisfeito com tal situação. Em tempo: algo me diz que a aparente insatisfação de D'Alessandro estejam intimamente ligada ao não aproveitamento de Cavenaghi, seu amigo e companheiro de categoria de base no River Plate.

QUEM É O COPEIRO DOS PAMPAS ?

"Para responder a essa pergunta, pesquisei os dados de todos os confrontos históricos de eliminação direta envolvendo aqueles que são considerados os 12 maiores clubes brasileiros nas seguintes competições:
(...)
Antes dos esperados resultados, vamos a alguns destaques individuais:
(...)
* O Internacional jamais foi eliminado de um mata-mata internacional por uma equipe brasileira: OITO vitórias ao todo! E o Colorado é o especialista brasileiro em playoffs de Libertadores (77% de eficiência) e nas competições internacionais em geral (75%).
(...)
4º – INTERNACIONAL (68,9%)
O Colorado lidera, como o nome sugere, nos confrontos internacionais: impressionantes 10 x 3 na Libertadores e 14 x 5 nos demais torneios, totalizando 75% de eficiência. Nos nacionais, fica na média dos grandes (66%), com uma certa desvantagem na Taça/Copa (apenas 67,3%, contra uma média de 73%) que o impede de figurar ainda mais alto no ranking. Anos de eliminações para Londrina, Paraná, Remo, etc. tiveram seu preço." (análise de J. Petry - Blog Impedimento)

A análise é otima e criteriosa. Enquanto o INTERNACIONAL figura na 4a posição, o time do vizinho não passa de um oitavo lugar entre os 12 grandes do país. Portanto, o "COPEIRO dos PAMPAS" é o Papai Colorado. Para conferir a íntegra do estudo de Petry, clique em impedimento.org


O DRAMA DA VIZINHANÇA

E a vizinhança hein ? Nem do Vasco mais consegue ganhar em seus domínios. Aliás, depois de comemorar efusivamente, em novembro, os 5 anos da Batalha dos Aflitos, preparaem-se porque essa semana o vizinho, ao que tudo indica, deve comemorar os 10 anos de sua última conquista. Sim, meus caros leitores, já se vai mais de década da última conquista nacional da vizinhança. É digno de pena!

RAPIDAS

Dica aos leitores. Toda segunda-feira, 22 horas, está rolando nas ondas da rádio Ipanema FM (94.9 FM) o gNAL Ipanema. Liderados por S. Couto, repórter da rádio Band AM, um casal Colorado e outro de pijama (com a presença do amigo C. Zanella) debatem o futebol pampeano e outras chinelagens da hora. Vale a pena conferir.

Site do Barcelona F.C. deu destaque ao confronto contra o INTERNACIONAL pela Copa Audi. Sem dúvida, será o grande jogo do futebol mundial em 2011.

Pesquisa do blog apontou 6 votos para Peñarol contra 3 do Santos. A Máfia Paulista, aqui, não tem vez...

Primeiro gNAL das semifinais do Gauchão de juniores teve todos os atributos de um bom clássico, inclusive pancadaria. Clássico foi disputado na azenha e terminou 1x1.

O jogo de volta acontece na 5a feira, 15 horas, no Gigante da Beira-Rio.

Baita programaço para o feriado!

E por falar na gurizada Colorada, ai vai a opinião do leitor J. Krug: "Se esta direção não for míope , é só olhar santos e são Paulo : renovação total com caneco no armário e liderança 100 por cento!O inter tem uma baita categoria de base e não usa ! Time pra deixar jogar e encorpar: Muriel , Cláudio Winck , Leonardo Piaia , Juan , Fabrício , Tarik , João Paulo , Oscar e Ricardo Goulart , Lucas Roggia e Damião. Este é um time sem estrelas que poderia dar muito certo , barato , com pegada ofensiva!"

Fecho contigo Josué!

O amigo Josué que sempre foi admirado e defensor de Glaydson na meia cancha.

INTERNACIONAL octa campeão nacional... de taekwondo (clique e confira).

OCTA CAMPEÃO. Isso te lembra alguma coisa vizinho ?

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho – mais de 700 jogos no Beira-Rio

6 comentários:

milton disse...

Gremio figura no ranking como o clube brasileiro que mais venceu disputas em mata-matas. Continuamos numero 1 no ranking!

jo disse...

É o time que mais perdeu também Milton e contra times nacionais sofreu um massacre...Por isto está na rabeira!

milton disse...

Eh natural que um time que participa mais em torneios tenha mais vitorias e derrotas que outros cujas participacoes sao mais escassas. Por exemplo, sabia que o inter perdeu mais mata-matas em libertadores que o sao caetano e o paysandu? Mas ninguem com a mente sadia diria que tais clubes sao mais copeiros que o inter, neh?

Logo, a unica coisa que conta eh: meu time ganhou mais mata matas que qualquer time brasileiro, o resto corre atras :)

jo disse...

Típico de gremista e do ex ministro ricupero : o que é bom a gente mostra o que é ruim a gente esconde...

jo disse...

Por falar em resposta pela metade que tal uma explicação - além da verdadeira que o teu time é amarelão - sobre o confronto contra times nacionais , hein primeiro do ranking?...kkkkkkk

Luiz Portinho disse...

nao se trata de um ranking, mas de um estudo... e ele mostra o INTERNACIONAL como o copeiro da aldeia (considerando a integralidade do estudo, e nao parte dele, viu Milton)...