quarta-feira, setembro 14, 2011

ANO V - NUMERO 239

CAMISA 9 COLORADO

Damião é o melhor centroavante do futebol brasileiro. Dos que atuam no país e fora dele. Nenhum camisa 9 em atividade possui tantos atributos e tamanho oportunismo. Não é possível se adiantar ou antecipar o tempo. A estrada de Damião é longa, terá de vencer muitos obstáculos e conquistar muitas vitórias e títulos ainda. Mas, tudo indica, estamos diante de um novo fenômeno. Do calibre de um Nazario ? Talvez. Por que não ? Seria fantástico ver um guri surgir nos campos de várzea de Ibirama, ganhar vida dentro do Celeiro de Ases e se transformar no melhor jogador do mundo. Seria fantastico sim. Mas, enquanto não acontece, vamos vivendo jogo a jogo, domingo a domingo, os gols maravilhosos do camisa 9 Colorado.

DUPLA DE ZAGA

Pedi 5 jogos para Moledo e Juan na última coluna. Com 3 partidas eles já conseguiram sair de campo sem sofrer gols. Ótimo. É claro que há muito a melhoras, especialmente no que tange ao entrosamento e posicionamento. Mas, tenho certeza, a sequência de jogos vai consolidar essa dupla de zaga.

D'ALESSANDRO

Esse é um jogador diferenciado. Já tive a oportunidade de compará-lo a Rubens Paz, um dos maiores jogadores que vi vestindo a camisa 10 Colorada. Pois D'Alessandro é jogador do nível de Rubens Paz. Faz pelo time o que fazia o uruguaio no início dos 80. É o jogador que dita o ritmo de jogo, pisa sobre a bola, faz o resto da equipe jogar. É o armador nato. Sem D'Alessandro podemos até arrumar uma escalação emergencial. Mas, com D'Alessandro, não há como negar, as coisas ficam mais fáceis. Em tempo: treinador argentino Sabela poderia ter convocado o "Cabezon" para o amistoso contra o time do M. Menezes.

SISTEMA DE JOGO

A adoção do 4-2-3-1 é um retrocesso. Basta ver que Damião, contra o Palmeiras, atuando isolado no ataque, teve apenas 3 oportunidades de gol. É verdade que enfiou as três para dentro das redes, mas nem um fenômeno desse calibre será capaz de manter tamanha eficácia. O malfadado "1" nunca merecerá aplausos. É preferível retomar o 4-2-2-2, mesmo que para isso tenhamos de sacar Andrezinho da equipe. Ele que, aliás, sempre atuou melhor ali, no banco, ingressando no time na segunda etapa. Sou pela volta de Delatorre ao ataque; ou pela inclusão de Ilsinho, que em todos os jogos que entrou na equipe desempenhou ótimo papel, especialmente no Pacaembu, domingo, contra o Palmeiras.

COPA DO MUNDO, A FARRA

Não aguento mais ler e ouvir notícias sobre as peregrinações dos políticos aos estádios e praças que serão sede de jogos da Copa do Mundo. Não bastasse a criação de Secretarias Extraordinárias da Copa (SECOPA) pelo Brasil afora, gerando gastos e custos enormes à máquina estatal, ainda há as visitas de deputados e senadores. O nada que essas SECOPA's produzem poderia, facilmente, ser melhor executado pelas Secretarias de Esporte. E, olha aqui ô, eu dispenso essas vistorias realizadas por Popôs e Darleys da vida. Que contribuição essa figuras têm a dar ? Por favor, respeitem minha contribuições e os tributos que pago! Essa Copa do Mundo é uma farra.

CELEIRO DE ASES

Em breve M. Menezes poderá formar uma dupla de ataque com Pato e Damião. Com certeza, é a melhor dupla de ataque do Brasil na atualidade. E de quebra o melhor substituto para ambos é Nilmar. O Celeiro de Ases formou os três melhores atacante do Brasil da atualidade. São as categorias de base do Colorado, mais do que nunca, a serviço do futebol brasileiro.

AO AMIGO J ROBERTO

Caro amigo, assististe, em 1997, ao Uh Fabiano. Depois viste nascer, aí no teu parque, o Pato. Foi em 2006, às vésperas de nossa conquista mundial. E domingo, caro periquito Roberto, tiveste a oportunidade de conhecer pessoalmente o Damião - o melhor centroavante do futebol brasileiro na atualidade. Que sortudo és amigo!

AO SR. G. LUIGGI


Depois da fantástica atuação de L. Damião em São Paulo, Luiggi tentou tirar proveito da situação. Lançou conclamação para que o torcedor ajude o clube. O site traz matéria dando como meta o número de 200 mil sócios. Certo. Do ponto de vista do marketing, tudo bem. Mas o Sr. Luiggi que não pense que somos otários. Já temos um quadro de sócios fantástico. São mais de R$ 3 milhões por mês nos cofres do clube, graças ao quadro de sócios atual. Portanto, Sr. Luiggi, o torcedor já faz a sua parte há algum tempo. Cabe à diretoria, isto sim, trabalhar e aplicar muito bem essa maravilhosa renda mensal que o quadro de sócios lhe proporciona.

AO SR. C. ROTH

Não foi o Sr. que lançou L. Damião. Aliás, é muita cara de pau e beira a falta de ética dar uma declaração nesse sentido, justamente na semana que antecedeu o último clássico gNAL. Nós não esquecemos que o Sr. manteve L. Damião por quase uma temporada na reserva do centroavante Alecsandro. A propósito, a média de 0,50 gols por jogo de Alecsandro, que tantas vezes foi cantada em prosa e verso para mantê-lo na titularidade da camisa 9 era ridícula perto da média de 0,85 gols de Damião.

RÁPIDAS

Como é ruim o time do Palmeiras. Em certa medida da segunda etapa, pensei como meus botões, "se não houver bola parada, esse time fica jogando até a próxima semana e não marca um golo".

Em tempo: ao amigo Zé Roberto, gostaria de lembrar que, dentro do Pacaembu, agora, são 2 vitórias Coloradas, 2 empates e 1 único triunfo do Palmeiras.

E, Zé Roberto, querendo eu te mando, por e-mail, os números completos da história de confrontos entre INTERNACIONAL x Palmeiras.

Brasil x Argentina seria uma partida que eu ignoraria solenemente; mas, é claro, a presença de Oscar, Kleber e L. Damião, em Córdoba, me fará acompanhar ao menos as manchetes.


Fui ao acampamento Farroupilha churrasquear e tomar uns tragos. Mas tchê, esse ano proibiram o trânsito de cavalos. A continuar assim, nos próximos anos teremos a proibição da fumaça, do fogo de chão e do churrasco. Que barbaridade!

Pior do que isso só a vida do vizinho; pobre rapaz que vive idolatrando Roth's, carregadores de luvas de luxo da Casa Bandida e M. Fernandos da vida... Pobre rapaz!

Saudações rubras, do
CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio


SEMANA DE VITÓRIAS

Finalmente o Grêmio parece estar conseguindo formar um time em 2011. A semana foi de 3 vitórias seguidas, a se destacarem o 1º tempo da vitória por 2x1 fora de casa contra o Bahia, onde o Tricolor imprimiu um ritmo aceleradíssimo, esmagando o adversário e deixando-o atônito, e a difícil vitória por 1x0 em casa contra o forte São Paulo, onde a atuação do grupo fez a diferença.

O dado a ser lamentado é que isto novamente esteja acontecendo apenas em setembro, a exemplo de 2010, deixando o clube com escassas chances de almejar algo a mais na temporada. Mesmo assim, o retrospecto recente enche os gremistas de esperança para um final de ano melhor. Se o título é praticamente inviável, as boas performances acalentam, ao menos, a esperança de uma vaga à Libertadores 2012. Computando-se 3 pontos no jogo a menos contra o Santos, o Grêmio ficaria a apenas 4 pontos do Fluminense, atual último classificado ao certamente sul-americano em 2012.

A formação do time

O treinador Celso Juarez parece ter encontrado a formação ideal para o Grêmio, que vem jogando num 4-2-3-1 ao estilo daquele utilizado pelas últimas 2 seleções campeãs do mundo (Itália e Espanha), e com o valioso reforço da preparação física.

Havia muito tempo que o Grêmio não tinha 2 laterais de tanta qualidade, que dão opções de ataque fortíssimas ao time. Julio Cesar foi um achado de Paulo Pelaipe, adaptou-se rapidamente ao RS e vem atuando muito bem pela esquerda, enquanto Mario se afirma pela direita e vira titular da seleção de Mano Menezes para os confrontos contra a Argentina.

Saimon confirma sua qualidade e, ao lado de Edcarlos ou Vilson (e, necessariamente, sem Rafael Marques), estabilizaram a zaga e pararam de levar gols infantis, também com um crescimento visível de Victor, que voltou a ser destaque fazendo uma defesa fantástica ao final da partida que garantiu os 3 pontos contra o Bahia, o que lhe oportunizou nova convocação para a seleção de Mano Menezes.

Meia cancha e ataque

O crescimento da zaga deve-se, também, à segurança que vem sendo dada pelos volantes Fernando e Rochemback, especialmente o 1º, que voltou com muita confiança da seleção sub-20 e vem dando mobilidade à meia cancha gremista. Ainda sobre Fernando, Celso, surpreendentemente e acertadamente, afirmou em sua última coletiva que "os jogadores se escalam", contrariando seu histórico de manter no time jogadores por nome ou currículo. Assim sendo, espera-se que Gilberto Silva, ao retornar de lesão, não seja reconduzido ao time no lugar de Fernando.

O ponto chave para o sucesso da equipe é o trio de armadores. Douglas voltou a ter grandes atuações e ser o centro do time, auxiliado decisivamente pelas ótimas atuações de Escudero pela esquerda e pela parceria proporcionada por Marquinhos pela direita. Com a consolidação da meia cancha e com o apoio dos laterais, o ataque, sendo formado por André Lima ou Brandão, voltou a figurar frequentemente na artilharia das últimas rodadas do campeonato.

Aditivo da Arena

Na coluna da semana passada, o vizinho atreveu-se a palpitar sobre a construção da nossa nova casa, demonstrando total desconhecimento com o andamento da obra. Para ajudar, vizinho, vou esclarecer os principais ganhos do aditivo que foi assinado e que beneficiarão aquele que será o melhor estádio da América Latina:

- Construção de uma subestação de energia elétrica com maior capacidade e mais segura, colocando a Arena num patamar de consumo de energia industrial e mais barata;
- Certificação LEED de sustentabilidade ambiental do estádio no que se refere a consumo de água e energia e outros itens (no mundo, existem apenas outras 84 arenas com esta certificação);
- Aumento da capacidade do estádio em 4 mil cadeiras, atingindo a capacidade de 60 mil espectadores e TORNANDO O ESTÁDIO O MAIOR DO RS, e único com capacidade para receber jogos de semifinal de Copa do Mundo;
- Construção do CT para os profissionais;
- Além disso, a construtora OAS fica responsável por todo e qualquer prejuízo que a superficiária formada em conjunto com a Grêmio Empreendimentos tenha, garantindo os valores mínimos a serem recebidos pelo Grêmio.

Apesar do aumento do custo da obra, todos os itens deverão proporcionar, a médio e longo prazo, economia para o Grêmio.

Arena x Remendão

Para encerrar o assunto, vizinho, veja agora uma breve comparação que recebi entre a construção da Arena e as projeções de reformas do remendão da beira do rio:

- A Arena crescerá em número de assentos e qualidade. O remendão, com a reforma, diminuirá;
- A Arena terá 30 mil m² de área comercial, 12 mil só do Grêmio. Do restante, o Grêmio detém 65% contratuais; o remendão terá apenas 5,7 mil m² de área comercial, explorados apenas pela construtora Gutierrez;
- A Arena terá quase 9 mil cadeiras Gold e 140 camarotes, dos quais o Grêmio também terá direito a 65%; o remendão terá, destes itens, respectivamente, cerca de 6 mil e 125, integralmente explorados pela construtora;
- A Arena terá 2300 vagas de estacionamento, 65% das quais serão do Grêmio. O remendão terá mais 4 mil - único item superior ao da Arena, mas sendo todos eles da construtora;
- O Grêmio terá participação parcial sobre os lucros da Arena por 20 anos e total após disso; o remendão ficará com os lucros na mão da construtora por 20 anos, sem mais nada a explorar e sem nenhum valor fixo de lucro garantido ao clube como no caso da Arena, e mais todos os custos crescentes e inerentes a um estádio reformado.

E isto tudo se a assinatura de contrato com a construtora Gutierrez acontecer, pois ele permanece em eterna discussão e coloca em xeque a entrega do estádio a tempo para a Copa do Mundo 2014.

Mas o vizinho que não se desespere se o remendão não for entregue a tempo, pois, se for necessário, ao final de novembro de 2012 haverá um estádio novinho em folha no Humaitá, pronto para receber a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014.

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981

3 comentários:

Francinei Bentes disse...

Pois é Fernando, eu não sei qual é a preocupação dos coloridos com nossa Arena...

Se preocupem com os rolos de vocês com a Andrade Gutierrez, com a Casa Bandida de Futebol (como diz o Portinho), com os velhinhos mafiosos da FIFA e com os cambaus de bico que os vermelhos estão se envolvendo por causa da Copa 2014...

Um aviso para os amargos: se você tem OLHO GORDO, use COLÍRIO DIET...

Anônimo disse...

kkkkkkk! quantas taças este ano , pijamada...kkkk

Fernando disse...

É isso aí Francinei, cada um no seu quadrado. Apesar de ser discutível em vários pontos, a Arena certamente será um marco na história do nosso clube e da cidade de POA.
Um abraço, Fernando