quarta-feira, setembro 21, 2011

ANO V - NÚMERO 240




PRETENSÕES




O Grêmio teve uma recaída e voltou a preocupar os seus torcedores com a derrota sofrida diante do Vasco da Gama, no RJ, no último final de semana. O resultado largo de 0x4 foi como um balde de água fria nas novas pretensões do time após a sequência de vitórias dos últimos 3 jogos.

Se é verdade que o time esteve apático em campo, não se pode deixar lembrar que do outro lado havia um adversário muito qualificado, que vem de um título nacional na temporada e que, com a vitória sob o Tricolor e a combinação de resultados da rodada, assumiu a liderança do certame.

Contudo, o infortúnio contra o Vasco não chegou a afetar severamente a recuperação da equipe gremista no Campeonato Brasileiro. A distância para o G5 permaneceu a mesma (7 pontos para o Fluminense), bem como a distância para o Z4 (6 pontos para o Atlético/MG). Contabilize-se ainda que o Tricolor tem 1 jogo a menos que os demais adversários na competição. Se houver uma vitória neste confronto, que será no dia 5 de outubro contra o Santos, em Porto Alegre, estaremos bem mais perto do G5 do que do Z4.




Grêmio manda no Olímpico




Desde que Celso Juarez reassumiu o comando técnico do Grêmio, o Tricolor não conheceu outro resultado em casa senão a vitória. São 4 partidas consecutivas de sucessos dentro de casa, inclusive contra o tradicional rival e freguês da beira do rio. O Grêmio voltou a mandar no Olímpico e a ter o respeito dos seus adversários para os confrontos em Porto Alegre.

Portanto, apesar da dificuldade dos próximos confrontos em casa, contra o Botafogo, o Cruzeiro e o Santos, a expectativa é que o time retome a mecânica de jogo e o caminho das vitórias, distanciando-se cada vez mais da parte de baixo da tabela e aproximando-se dos líderes.




Time para os próximos jogos




Com as suspensões de Saimon e Julio Cesar pelo 3º cartão amarelo, Celso será obrigado a mexer na equipe. Lamentavelmente, noticia-se que o interminável Rafael Marques ressurge como principal opção para a zaga gremista, ao passo que Bruno Collaço deve assumir a lateral-esquerda com naturalidade. No mais, deve ser mantido o triângulo ofensivo da meia cancha, com Douglas, Marquinhos e Escudero.

Apesar do insucesso no último jogo e da falta de encaixe demonstrada pela equipe nesta partida, espera-se a manutenção do esquema de jogo e da postura do time para os próximos compromissos. Se uma sequência de vitórias não pode iludir e dar a impressão de que o time resolveu todos os seus problemas, um mau resultado isolado também não deve ser motivo para "terra arrasada".

Tudo o que a massa tricolor quer é ver em seu treinador a convicção de manter uma ideia de formação para a equipe que almeje as vitórias, sem que o resultado do final de semana traga à tona velhos temores que justifiquem a formação de um time covarde e de postura defensiva, que prime unicamente por não perder. Ousadia e vontade de vencer são os atributos que farão com que a torcida permaneça ao lado do técnico e do time nos bons e maus momentos.




Seleção




De um time que tinha o lateral-esquerdo, um meia e um atacante dos moranguinhos como titulares, não podia-se esperar outra coisa senão um oxo modorrento da seleção brasileira contra os hermanos argentinos. O confronto foi tão enfadonho que um lance despretensioso protagonizado pelo Leandro impedidão, da "lambreta" que não deu nada, virou a principal manchete do jogo.




Numa coisa dou razão ao vizinho!




Mas olha aqui, ô vizinho, numa coisa tu tens total razão: eu idolatro, sim, o Celso Juarez, por ter nos presenteado com aquele estrondoso fiasco do teu timinho frente ao Mambembe no final do ano passado, e por ter mantido o frangueiro Renan e o fraquíssimo Nei no time por tanto tempo. Ah, vizinho, a história podia ter sido outra se o "carregador de luvas de luxo" Victor e o Mário Fernandes fossem titulares daquele timinho fiasquento, hein?!


Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981


RESPOSTAS DO SETEMBRO


Desde o princípio deste mês sustento que acertamos nosso time (vide coluna n. 238). Na semana que deixamos escapar 4 pontos contra Santos e Ceará, afirmei que Dorival encontrara o sistema e mecânica de jogo ideiais. Daí por diante tivemos mais duas ótimas atuações contra Palmeiras e Coritiba. Nas duas partidas, nossa meta somente foi ameaçada em lances de bola parada dos adversários. É a demonstração clara e inequívoca de que o sistema defensivo se solidifica e torna-se seguro a cada partida. Aliás, nem foram necessários os 5 jogos de sequência para que Moledo e Juan assumissem a titularidade incontestável da zaga. Elton e Guinazu possuem características que se complementam e, com boas atuações, conferem boa proteção à defesa. E do meio para frente Dorival tem inúmeras opções para compor o quarteto de ataque. O setembro confirmou o acerto do time.

E O OUTUBRO ?


Outubro será um mês de definições no campeonato. O INTERNACIONAL chega em ótimas condições. No páreo e em crescimento, como deve chegar um pretendente ao título. Corinthians e Flamengo, por exemplo, há algumas semanas demonstram não ter fôlego. O Fluminense, além da irregularidade, não parece ter grupo. Botafogo e Vasco também não parecem ter grupos adequados para suportar as pressões da reta final do certame. Sobra o São Paulo. Esse é nosso grande adversário (apesar do A. Batista).


ANDAR DA CARRUAGEM


Na última coluna pedi o abandono do sistema com 3 meias e 1 atacante isolado. Delatorre voltou contra o Coritiba e teve boa atuação. Deve continuar na equipe contra o Figueirense, mesmo com o retorno de D´Alessandro. E quem deve sair então ? Andrezinho. Todos sabem que sou fã de carteirinha do meia, mas ele joga na mesma posição de D´Alessandro; e, todos sabem, rende muito mais quando vem do banco. Além disso, o quarteto com Oscar, D´Alessandro, um atacante e Damião foi o responsável pelas grandes atuações da equipe nessa temporada. Esse atacante pode ser o Delatorre, Ilsinho (que essa semana está fora por lesão) ou Zé Roberto, que está regressando de lesão.

VOLANTES I


Elton, Guinazu, Bolatti, Tinga e Glaydson. Trata-se da posição em que melhor estamos servidos. Desde o começo da temporada, clamei pela escalação de apenas 2 desses volantes, ficando os demais como opções. Tivemos, em várias oportunidades, o equivocado sistema com 3 volantes, que chegou, inclusive, a prejudicar os desempenhos individuais, especialmente de Tinga e Bolatti. Com Dorival foi abolido o sistema de três volantes; e a dupla ali escalada sempre teve ótimos desempenhos.


VOLANTES II


Mesmo assim, há uma campanha na mídia pampeana contra Guinazu. Uma absurda campanha eu diria. Depois de Indio e Bolivar, é claro que os "doutos" da aldeia teriam de achar outra vítima. E a bola da vez é Guinazu. O "Cholo", todavia, segue com seu desempenho de sempre. Nunca exuberante, mas sempre de grande valia para a equipe. Nunca vi Guinazu ser culpado por um golo adversário; e até o dia em que isso acontecer, não se pode criticá-lo.


ESTÁDIO x MAQUETE


O vizinho teve a cara de pau de lançar números e tentar comparar o seu PROJETO ao nosso ESTÁDIO. Isso mesmo. O Beira Rio, vizinho, é um estádio. No Humaitá há, apenas, um projeto. Há cerca de 5 anos a vizinhança tenta iludir o leitor deste espaço com maquetes e power-points da vida. E lá no Humaitá, até agora, as maiores notícias dão conta de maus tratos e greves aos funcionários. Isso para não falar do adendo de milhões de reais para uma obra que sequer levantou paredes (e, lembre-se, não conta com memória descritiva). Olha aqui ô, nem no maternal da creche aqui do lado de casa eu encontraria tanta gente que acredita em papai noel. Acorda vizinho!


O VIZINHO e o PADEIRO


A idolatria da vizinhança pelo padeiro de bento é comovente. Aliás, não só da vizinhança. Na imprensa pampeana chegou-se a confeccionar a sigla CAR (Comunidade dos Amigos de Renato) para designar a(o)s "fazocas" do padeiro. Pois eu queria que o vizinho tivesse a coragem de se manifestar sobre algumas atitudes do Sr. R. Portaluppi, enquanto titular da casamata azenhana. Aí vão: 1) Borges, 2) M. Fernandes, 3) D. Clementino, 4) Vilson e 5) conquista de títulos. O padeiro não conquistou título algum, trouxe Clementino e Vilson como reforços, deixou o M. Fernandes fora dos planos e se indispôs com o Borges a ponto de o avante sair da azenha. Tchê, a paixão cega!

RÁPIDAS

Aliás, esse tal de M. Fernandes reflete muito bem a alma castilhana da vizinhança. Afinal, se o Mario esse jogasse metade do que a pijamada acha que ele joga, seria um craque.

O amigo Josué escreve para dizer que Siloé é o parceiro ideal para o L. Damião.


A propósito, a gurizada do INTER SUB23 tocou 2x0 no clássico gNAL da Taça FGF, com Siloé e Gilberto formando a dupla de ataque. A partida foi disputada lá na azenha e também participaram, com destaque, os jovens Romário e João Paulo.


Fora dos gramados, INTERNACIONAL assinou parceria com Atlético de Madrid, America do México e Chicago Fire dos Estados Unidos. Aliança busca internacionalização da marca Colorada. Clique e confira detalhes.


E, tchê, em pleno final de semana farrapo, a vizinhança foi ao Rio de Janeiro e apanhou de quatro para os cariocas.


Fiasqueira!


Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.


Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio
.

ps. coluna dedicada a A. M. Velho, o Afonsão, integrante dos Mandarins, que faleceu esta semana.


2 comentários:

Josué disse...

Invejoso maizonave da lambreta do Damião já que o guerreiro imortal Amdré lima não dá nem carrinho de lomba...aliás é o maior sucesso de venda que o marketing copiado do colorado fez no gremixo : vendeu 2 bonecos do guerreiro imortal na loja do tricolor em promoção de 39,90 por 1,99 pagos no cartão em 12 vezes sem juros! Os dois foram pra mãe do distinto highlander azulino do Humaitá , um ela ficou prá ela e o outro foi prá tia solteirona lá em itaquacetuba! Que beleza...aliás o boneco foi o primeiro que eles lançaram do atual timaço 2011 que tantas alegrias tem dado à massa Zumbi Humaitina!

Fernando disse...

Quebrou a lambreta, só sobraram os carrinhos.