terça-feira, setembro 27, 2011

ANO V - NÚMERO 241


ESCURINHO ETERNO


A morte de Escurinho representa descanço para esse verdadeiro mito da história futebolística do INTERNACIONAL, que nos últimos anos vinha sofrendo em virtude da diabetes. Mas a sua morte não representa o fim dessa história. Escurinho é eterno e continuará entre nós COLORADOS para sempre. Não há como esquecê-lo e seus feitos viverão através de gerações e mais gerações. Colorados como eu, que nunca tiveram a oportunidade de ver o Escurinho em ação, mas que conheceram as façanhas desse que foi um dos maiores atacantes a vestir a camisa vemelha. O Escurinho goleador do Gauchão 74, que conquistamos com 100% de aproveitamento. O Escurtinho matador, que ingressava no final dos clássicos para aniquilar a turma da vizinhança. O Escurinho da inesquecível tabela com Falcão no Gol Antológico. Quiseram os deuses do futebol que Escurinho moresse justamente após uma vitória do Colorado sobre o Galo; justamente o rival que transformou Escurinho em uma figura eterna.


DIFICULDADES I

Com todos os tropeços, o INTERNACIONAL encontra-se a 1 mísero ponto do Grupo da Libertadores. Foram tantas as oportunidade já disperdiçadas no curso desse certame (a semelhança, aliás, do que ocorre desde a instituição do sistema de pontos corridos) que fica difícil eleger aonde perdemos esse pontinho. Nas últimas colunas, vinha apontando que a equipe estava acertada e num bom caminho. E, inclusive, teci elogios ao trabalho de Dorival. A atuação do treinador no domingo, contudo, comprometeu o 'bom andar da carruagem'. Apesar da vitória por 2x1 sobre o desesperado Galo Mineiro, Dorival teve péssima atuação na casa mata.

DIFICULDADES II

O símbolo do que digo foram as substituições. O treinador teve a heresia de substituir exatamente os 3 armadores da equipe. A saída de Andrezinho, Oscar e D´Alessandro desestruturou a equipe. Não fosse o golpe de sorte de marcarmos um golo em lance de bola parada e, com certeza, sairíamos do domingo derrotados pelo Galo (ou no máximo com um empate). A lesão de L. Damião (nem gosto de falar nisso!) também trará dificuldades enormes nessa reta final de campeonato. Na última coluna preconizei que chegávamos em ótimas condições nessa reta final, em crescimento. Mas a atuação de domingo contra o Atlético-MG me deixou muito preocupado.

DIFICULDADES III

Continuo pensando que deveríamos abandonar o sistema com 3 meias e incluir um atacante. Ainda mais com a ausência de Damião. É preciso um atacante de velocidade para explorar a ótima parede (pivô) que sabe fazer o centroavante Jô. O problema é Ilsinho e Zé Roberto estão lesionados e Siloé, de boas atuações no Sub23, é mera promessa. Em tempo: também fiquei preocupado com a atuação de nossos volantes. O setor perdeu bastante com a saída de Elton. Bolatti, apesar do belo gol anotado, não me convence na marcação e proteção à zaga. E Guinazu teve sua pior atuação desde que chegou a Porto Alegre.

DELATORRE

Escrevi acima sobre a inclusão de um companheiro de ataque para Jô. Vinha defendendo a manutenção de Delatorre nessa função. Mas tenho de rever a opinião. Primeiro porque Delatorre é centroavante e não segundo atacante. E depois porque o jovem já deu claras demonstrações que não está pronto para atuar no grupo principal. É um jovem com ótimo potencial e habilidades, mas precisa de mais trabalho nas categorias de base. Talvez para 2012, com mais bagagem e estrutura, possa enfrentar a realidade do futebol.

NACIONAL

Domingo a rodada nos reserva Vasco x Corinthians e Flamengo x Sao Paulo. Começará o entredevoramento dos candidatos a título e vaga na Libertadores. Mais do que nunca se torna obrigatório vencer os times de fora do páreo. É o caso da partida contra o Furação. Mesmo jogando em território inimigo, na Arena da Baixada, a vitória contra o Atlético-PR, que luta para não cair, é um obrigatória nesse momento do certame. Até porque, depois, começa nossa saga contra a turma de cima. E aí, é de se presumir, que haverá perde ganha natural de pontos. Por isso digo e afirmo: a vaga na Libertadores passa mais por vitórias contra os times da ponta debaixo da tabela do que por resultados contra os adversários diretos.

CELEIRO DE ASES

Site Olheiros.net divulga interessante ranking sobre as divisões de base. INTERNACIONAL é líder absoluto, com diferença enorme sobre o vice líder Cruzeiro. Site aponta que
"com relação à liderança, o Internacional manteve a tranquila vantagem sobre o Cruzeiro – perdeu dez pontos, de 436,8 para 426,8, mas o time mineiro também teve depreciação de pontos, de 247,9 para 239,1, deixando a diferença em distantes 187,7. O Colorado foi campeão estadual júnior e semifinalista da Taça BH e da Copa Brasil Sub-17, mas teve depreciados pontos de anos anteriores. Já a Raposa foi campeã da Copa Brasil Sub-17, mas também teve pontuações anteriores descartadas". Clique aqui para conferir o ranking.


FALA VIZINHO I

Eu gostaria de ler na coluna do vizinho algo sincero. Primeiro a sua opinição sobre o atacante Borges, atual goleador do certame nacional e que foi escurraçado da azenha (por iniciativa do ídolo-mor, o padeiro de Bento). Depois eu gostaria de ler aqui ao lado, na coluna vizinha, uma análise lúcida sobre as opiniões comprometidas da imprensa (ou seria da imprensa comprometida) que fazem de tudo para equiparar um carregador de luvas de luxo da Casa Bandida e um jovem tresloucado a estrelas do porte de um Damião e de um Oscar (para não lembrar do Pato, do Nilmar e de tantos outros).

FALA VIZINHO II

Pobre vizinho, que na semana passada chegou a insinuar que M. Fernandes teria lugar no time do INTERNACIONAL. A afirmação do vizinho foi uma verdadeira afronta a nosso Celeiro de Ases. Jamais abrigaríamos um jovem tresloucado como esse em nossas divisões de base. E, por fim, penso que o vizinho poderia nos dar algumas dicas de roteiro de férias. Afinal de contas, o rapaz terá praticamente 4 meses de férias totais de futebol até o início do próximo campeonato gaucho. Está na hora do vizinho admitir que não tem mais nada para fazer no futebol em 2011!



RÁPIDAS

Ainda sobre Escurinho, repito que não tive o prazer de vê-lo atuar. E a imagem de Escurinho que mais me trouxe emoção está no filme Um Dia Sem Fim, que narra a epopéia de nossa primeira conquista da Taça Libertadores, em 2006. A imagem a que me refiro traz um Escurinho emocionado chorando copiosamente após a conquista do título. A primeira vez que assisti, foi de arrepiar.

Em tempo: gostaria de saber só mais uma coisa do vizinho: vais torcer pela Argentina hoje vizinho ? vais liberar a tua alma castilhana ?

A propósito desse jogo murrinha, a imprensa divulga uma escalação com Lucas, Ronaldinho-inho, Neymar e Borges. Desse jeito, nem a rede plim plim, a rede oficial da Casa Bandida do Futebol, conmseguirá manter seu silêncio em relação às precárias atuações do selecionado do Sr. Menezes.

o mais lamentável desse amistoso, todavia, é o prejuízo à nossa semana de treinos. Não bastasse as ausências de Oscar e Kleber, a seleção castilhana ainda nos tira o Guinazu e o Bolatti. Tchê, é dose p´ra mamute!

Do site oficial do INTERNACIONAL:
“O atacante e goleador da equipe Sub-23 do Inter na Copa Laci Ughini agora passa a integrar o plantel principal do Clube. Pelas suas boas atuações, Siloé foi promovido ao grupo comandado pelo técnico Dorival Júnior e torna-se uma alternativa ofensiva para o time. Ele tem cinco gols com a camiseta do Internacional.”

Presidente da República D. Roussef afirmou que não permitirá que regras da FIFA predominem sobre os princípios e legislação brasileiras. Parabéns Sra. Presidente. Em tempo: Dilma que aceitou reunir-se com a turma da FIFA, para aparar arestas e esclarecer polêmicas a respeito da Lei da Copa.

Essa lei é o maior acinte de que tenho conhecimento à soberania brasileira. Ela revoga pelo menos 14 dispositivos do Estatuto do Torcedor e, na prática, proíbe que os brasileiros celebrem a Copa do Mundo, pois inclui uma absurda cláusula na legislação brasileira responsabilizando penalmente o brasileiro que pintar muro com os dizeres ‘mundial 2014′ e ‘Copa do Mundo do Brasil’ (Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) - que propôs audiência pública para tratar da Lei da Copa)

Darnlei Presidente Estadual do PSD, novo partido "inventado" pelo Prefeito de SP Kassab.

Há ídolos e ídolos, não é vizinho ?

E é por essas e outras que grito: OBRIGADO POR TUDO ESCURINHO!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio


O GOL ANTOLÓGICO...






APROXIMA-SE O FINAL DA TEMPORADA

Vai se aproximando o final da temporada sem que o Grêmio tenha grandes medos ou ambições a almejar. A derrota em casa para o Botafogo combinada com a vitória de 2x1 sobre o Avaí fora de casa, no final de semana, praticamente retiraram da equipe qualquer possibilidade de vaga à Libertadores ou rebaixamento. 8 pontos separam o Grêmio dos 2 extremos. Apenas campanhas diferenciadas poderão destinar ao Tricolor algo que não seja uma vaga à Copa Sul-Americana em 2012.

Mais uma vez, o clube foi vítima da incoerência e da falta de planejamento dos dirigentes. O começo de temporada com a fracassada tentativa de repatriação do filho pródigo da família Assis Moreira e com a atrapalhada perda do artilheiro Jonas prenunciavam o que está se confirmando. O Grêmio foi precocemente eliminado da Libertadores, entregou de bandeja ao rival um título gaúcho de consolação que estava certo e disputa os jogos finais do Brasileirão com reduzidas esperanças de conseguir algo melhor.

Irresponsabilidade

O time contrariou as declarações dos dirigentes e deu boa resposta na vitória contra o Avaí. O discurso público de Odone e Pelaipe após a derrota em casa contra o Botafogo foi irresponsável e inaceitável. Ambos estiveram resignados e admitindo publicamente que o Grêmio já pensava em 2012, ainda estando o clube numa situação desconfortável e até arriscada na tabela de classificação do Brasileirão.

Expectativas para 2012

É claro que o Grêmio já deve pensar em 2012, mas isto não é coisa para se dizer publicamente, sob pena de desmobilizar o grupo de jogadores, tendo ainda o clube a pretensão mínima de afastar-se cada vez mais do famigerado Z4.

A principal expectativa para 2012 é que o Grêmio tenha um projeto e saiba o que quer disputar para ganhar. Para isto, a primeira atitude é contratar um TREINADOR que suporte este projeto. Celso Roth, anuncia-se, está nos planos para 2012. Isto seria uma tragédia de proporções mazêmbicas. Seu prazo de validade, sabe-se, não suporta grandes projetos e longas temporadas. É treinador de tiro curto.

Ao final de 2011, um ano precário em foco e em critérios, o Grêmio deve agradecer a Celso pelos serviços prestados e iniciar 2012 de maneira totalmente renovada. Particularmente, Ney Franco e Caio Jr. são 2 nomes que me agradariam para o comando técnico da equipe.

Caso Mario Fernandes

A recusa de Mario Fernandes em se apresentar à seleção brasileira para o confronto contra a Argentina pegou todos de surpresa. Mario teve destaque no jogo contra o Avaí e havia afirmado estar contente com a nova convocação. As razões que o levaram a tomar esta questionável decisão não foram totalmente esclarecidas.

Muitos gremistas apoiaram a decisão de Mario, vendo com bons olhos uma possível afronta do jogador à CBF e a preferência em jogar pelo Grêmio. Não me incluo entre eles. O futebol já não dá resultados feitos apenas da paixão, e o Grêmio é prova viva disso. Apesar do romantismo alimentado por parte da torcida com a decisão do jogador, é certo que o mercado haverá de questionar esta decisão. Profissionalmente, o clube e o próprio jogador serão afetados. Mario terá que se esforçar muito mais, a partir deste evento, para conseguir sobressair-se no meio futebolístico. E o Grêmio terá que estar melhor preparado evitar prejuízos decorrentes desta atitude.

Arena x Remendão (parte II)

O vizinho esperneia, mas a única obra que avança a passos largos em Porto Alegre é a da construção da nova Arena do Grêmio. A reforma do remendão da beira do rio, por enquanto, não passa de um devaneio. Enquanto aguarda ansiosamente a assinatura do contrato com a construtora Gutierrez, sugiro ao desinformado vizinho dar uma voltinha pelas bandas do Humaitá. Ele irá certamente se surpreender com a dimensão que a obra da Arena já está tomando.

Renato Portaluppi

Respondo ao desafio do vizinho de maneira bem simples: em 2010, Renato Portaluppi, reafirmando sua justificada condição de ídolo gremista, conduziu o Grêmio ao topo da tabela do Brasileirão sem sequer precisar de Borges e Mário Fernandes, utilizando Diego Clementino e Vilson diversas vezes, ficando bem acima do timinho vermelho. O vizinho que fique com seus gabirús e deixe de lado a paranoia com o nosso eterno Campeão do Mundo.

Perguntinha

A lambreta quebrou?

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981

6 comentários:

Anônimo disse...

Simples maizo: Renato , 15 anos de treinador e um caneco igual ao que o Péricles chamusca tem... Gauchão 2011 : teve 4 chances de ser campeão gaúcho e perdeu as 4 ! É... Padeiro... O sonho acabou!

milton disse...

Guinazu e bolatti usando camisa asul listrada com meias pretas. O pior que nao eh a primeira vez que colorados torceram para equipes tricolores!

http://www.youtube.com/watch?v=H70HQ_a0aK4

Fernando disse...

Como os colorados gostam de falar do Renato! Mas entendo que tenham que falar dos nossos ídolos, o que dizer a respeito, por exemplo, do Falcão, que não tem os títulos que o Renato tem nem em campo, nem na casamata?

Carol disse...

Pois eh, Fernando. As decadas de 80 e 90 foram tao traumatizantes que a primeira coisa que lhes vem a cabeca quando pensam em futebol eh "Gremio!"

Anônimo disse...

Ah, quer dizer q o Renato é Campeão Italinao pela Roma?
E Rei de Roma, também?
HEHHE, Um vestiu-se de REI p programa de TV por ganhar um regional (RJ 1995), o outro FOI DECLARADO REI, por toda ITÁLIA, que diferença.
E em Copas do Mundo, então, quem mesmo foi Bronze na escolha dos melhores da Copa 1982?
Sendo q Seleção Brasileira foi eliminada antes das semi, e que, assim sendo, os dois melhores foram escolhidos da final,ou seja, um grande fetio, e ainda superando nada mais,nada menos que Diego Maradona e Mário Kempes, entre outros.
HEHEHE
Elvio Silveira
P.S. Campeão da Copa do Brasil, como o Portaluppi foi, até eu:
FOI ELIMINADO PELO GAMA dentro do Maraca, com o Vasco.
Aí pegou o Flu que o Joel Santana (foi pro exterior) tinha clasificado na MESMA COPA DO BRASIL.
Que moleza ser campeão assim, algo ocmo se o Cuca saisse do Galo hj e assumisse um dos times da ponta da tabela e fosse campeão, hehehe

Fernando disse...

Renato não precisa ser coroado rei de nada, ele é CAMPEÃO DO MUNDO, coisa que o Falcão jamais foi. O bronze é um metal que está bem a altura dele.
Ser campeão do Brasil é tão fácil que o Inter não consegue há 20 anos um título nacional.