terça-feira, setembro 06, 2011

ANO V - NUMERO 238

CARA DE TIME

Fazendo jus à máxima criada pelo ex-dirigente do rival, Ibsen Pinheiro, a já costumeira vitória no GREnal pelo Brasileirão na última semana parece ter "arrumado a casa" no Olímpico. Mesmo tendo sido derrotado no meio da última semana pelo Corinthians, em São Paulo, o Grêmio conseguiu apresentar um padrão de jogo interessante nos últimos 3 jogos, especialmente na goleada de 4x0 contra o Atlético/PR, no último domingo.

Celso Juarez parece ter conseguido dar uma "cara de time" para o Grêmio, a despeito de ter escalado alguns jogadores não por convicção própria, mas por força das circunstâncias que retiraram do time alguns titulares que não vinham correspondendo. A zaga teve evolução com a saída de Rafael Marques e a entrada de Saimon. Fernando vem substituindo muito bem a Gilberto Silva no meio de campo, e Mario Fernandes já é uma afirmação na lateral-direita. Celso teve, ainda, o mérito de recuperar o futebol de Escudero, achar um lugar para Marquinhos no time e remotivar Douglas, o centro do time, pelo qual passam praticamente todos os gols marcados pela equipe.


Preparação Física

Há que se dizer, ainda, que a preparação física dos jogadores evoluiu visivelmente nos últimos jogos, fazendo, inclusive, com que os atletas pareçam mais interessados durante os jogos. Na última partida, contra o Atlético/PR, a superioridade do Grêmio perdurou durante os 90 minutos. A equipe apresentou não só imposição técnica e tática, como também física, fazendo gols de contra-ataque, marcando com eficiência e criando ataques perigosos até os últimos minutos da partida.

Sequência

O que a massa tricolor espera agora é o que já se vislumbrou, mas não se confirmou em outros momentos desta temporada: que o time dê sequência ao bom momento e emplaque bons resultados consecutivos para afastar de vez qualquer possibilidade de rebaixamento; e que Celso não recorra a velhos e surrados expedientes como jogar retrancado fora de casa ou encher o time de zagueiros e volantes.

Para o próximo jogo, fora de casa, contra o Bahia, a única alteração será no ataque. André Lima, que voltou a ter presença e oportunismo, marcando 3 gols na última partida, levou o 3º amarelo e dará lugar a Brandão. Uma vitória poderá trazer ao Olímpico milhares de torcedores para o próximo final de semana, quando o Grêmio enfrentará o atual 2º colocado da competição, o São Paulo.

Dor-de-cotovelo

Não quero desperdiçar o tempo e a paciência dos leitores com bobagens, mas não posso deixar de comentar sobre a dor-de-cotovelo demonstrada pelo vizinho com a nossa vitória no GREnal.

Embora queira fazer parecer um fato sem importância, nota-se o quanto a derrota foi doída pelos fatos que o vizinho se obrigou a lembrar para aliviar a sua frustração e ao ignorar quase que completamente o resultado do clássico.

O vizinho já deveria estar acostumado com esta realidade, pois o último clássico vencido pelo clube da beira do rio em campeonatos brasileiros foi em 2009. E dar-se por satisfeito que a arbitragem não tenha marcado 2 penalidades legítimas para o Grêmio, ou o clássico teria terminado em goleada contra o até então favorito para a partida.

Mário Fernandes convocado

Não poderia completar a coluna desta semana sem comentar a convocação de Mario Fernandes para a seleção brasileira, para os 2 enfrentamentos contra a Argentina que ocorrerão ainda em setembro. Ainda que as convocações dos nossos jogadores para a seleção não sejam muito bem vistas, é um prêmio mais do que merecido para o futebol que o nosso jovem craque vem apresentando.

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981



ACERTAMOS O TIME

Não há mais volta. Perdemos quatro pontos nas últimas duas partidas. Mas acertamos o time. Desde a chegada de Dorival não tivemos mais os 3 volantes (nem mesmo com vantagem no placar). Aliás, ouvi críticas (tímidas, é verdade), após o empate-derrota contra o Santos, dando conta que Dorival deveria ter incluído um terceiro volante para assegurar o resultado. É claro que a derrocada contra o Santos não se deveu à falta de proteção defensiva. Fizemos uma grande partida contra o time do Muricy e deixamos escapar a vitória em 10 minutos de apagão total. Contra o Ceará, novamente, a equipe atuou bem, mesmo recheada de desfalques. Os 4 pontos farão falta ? Sim, provavelmente. Mas o que me parece mais importante é a boa filosofia de futebol em prática no INTERNACIONAL. Com jogadores jovens valorizados e a definição de um sistema de jogo vencedor, certamente, os resultados virão e as taças continuarão a lotar os armários do Beira Rio.

BOLIVAR

A imprensa criou uma polêmica que, tenho certeza, nunca existiu no vestiário Colorado. Embora as atuações de Bolivar tenham chegado a um ponto crítico que não mais recomendariam sua permanência na equipe, tenho certeza que dentro do futebol Colorado há uma unanimidade em torno de sua manutenção. As declarações e entrevistas de Anapio, Fernandão e Dorival indicaram claramente essa postura. Contudo, para o bem da equipe, o Capitão, num ato de grandeza ímpar, pediu para não ser relacionado na partida contra o América-MG. Aplaudo efusivamente esse ato ímpar de Bolivar, que faz jus ao seu apelido de General e à braçadeira de Capitão ao colocar o time acima de sua vaidade pessoal.

MOLEDO e JUAN

Com o pedido de Bolivar, Moledo e Juan ganham nova oportunidade de se firmar. Em Fortaleza a dupla mostrou algumas deficiências. Mas quero creditá-las a falta de entrosamento (elemento fundamental ao bom funcionamento de uma dupla de zaga). Não se pode admitir que uma dupla com dois zagueiros altos tenha tantas falhas na bola aérea. E Juan me parece um pouco atabalhoado. De toda forma, parece-me muito proveitoso dar uma série de no mínimo 5 jogos para que essa dupla possa se firmar.

CAMPEONATO NACIONAL


Tenho lido e ouvido vários "doutos" do futebol pampeano e tupiniquim acusando este campeonato brasileiro de baixo nível. Atribuem suas opiniões ao perde e ganha e dizem que não há um grande time capaz de disparar na tabela. Com todo respeito, o perde e ganha é da índole do certame de pontos corridos equilibrado. Não vejo esse nivelamento por baixo. Pelo contrário, há 6 ou 7 times muito bons neste Brasileirão 2011. E tem outra. Quem conhece o futebol brasileiro e o sistema de pontos corridos sabe que no último quarto da competição é que se definem os candidatos reais à taça. Aí teremos 4 times que dificilmente deixarão escapar pontos.

ESTÁDIOS I

Prometi escrever com mais detalhes sobre os estádios de Porto Alegre essa semana. Coincidentemente, a Comissão de Obras do Beira Rio divulgou o Comunicado n. 13, no qual noticia que recebeu minuta do contrato da "parceria estratégica" a ser celebrada com a A. Gutierrez. "Parceria estratégica" que, por enquanto, concede o dinheiro da venda dos Eucaliptos e os benefícios fiscais já aprovados na Assembléia Legislativa e Camara Municipal à construtora; e ao parceiro INTERNACIONAL o que tocará ?

ESTÁDIOS II

Já lá na azenha (ou no humaitá, se preferirem), foram R$ 65 milhões para a colocação de 4.000 cadeiras. E os noticiários dão conta que sequer memória descritiva da obra há. Poderemos ter, nas margens do Rio Guaíba, encravado no bairro Humaitá, um cenário que será motivo de vergonha aos habitantes da Capital. A arena tricolor pode passar de maquete a mauzoléu, sem nunca virar estádio.


RÁPIDAS

“Tive uma conversa com o Dorival Júnior sobre o atual momento. As críticas passaram um pouco do limite, estão indo para o lado pessoal. Por tudo isso, pedi para ele dar chance para outro jogador nesta partida. Vou continuar trabalhando e vou estar à disposição do Inter” (Bolivar)

Nei vive grande momento, gozando de prestígio junto ao torcedor, que antes o execrava.

Sinceramente, não consigo gostar do futebol de Nei. É um lateral, no máximo, nota 5. Continua deixando espaço a suas costas na defesa. E seu apoio não é eficaz. De toda forma, é preciso elogiar o esforço e dedicação de Nei.

E o Jô ? Trata-se de um bom reserva para o Damião

Jô que faz um pivô muito bom; aliás, uma das melhores "paredes" que vi nos últimos tempos.

Damião salvou a pele do M. Menezes...



A seleção brasileira é uma caricatura de time. Os comandados de Menezes formam a pior o mais descaracterizado selecionado das últimas décadas.

Em menos de um ano Mano e os procederes da Casa Bandida do Futebol colocaram por água abaixo a credibilidade e o trabalho de identificação dos consagrados jogadores com a camisa canarinho, que Dunga, a duras penas, colocou em prática.

Aliás, um bom exemplo da falta de credibilidade do selecionado brasileiro é a organização de um amistoso no acanhado estádio do Fulham, que está para Londres como o Passo D'Areia está para Porto Alegre.

#FORAMMENEZES

#FORARTEIXEIRA

“Nossa liga é a maior porcaria da Europa, senão do mundo. É um campeonato terceiromundista, em que dois times ganham todo o dinheiro da televisão” (J. M. del Nido, Presidente do Sevilla).

O campeonato brasileiro caminha, a passos largos, para esse caminho nefasto da bipolarização... E o leitor sabe muito bem do que e a quem estou me referindo.

O vizinho essa semana deve vir com gás renovado, depois de dar uma sumanta de pau num morto esgualepado.


E o acampamento está montado no Parque Harmonia. Viva o gauchismo, um bom trago e os ossos nas brasas. Que maravilha é o mês de setembro aqui no Rio Grande!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio


4 comentários:

jo disse...

Falta João Paulo neste meio campo liberando Oscar para ficar na frente com Damião .

jo disse...

Falta João Paulo neste meio campo liberando Oscar para ficar na frente com Damião .

Francinei Bentes disse...

Parece que o Inter também andou dando sumantas de pau em mortos por aí...

Já essa história da bipolarização do brasileirão é inevitável e muito prejudicial aos demais clubes... são 10 contra 2, mas ninguém bate de frente com a Plim-plim e com o poderoso chefão...

milton disse...

A dupla grenal tem uma vantagem em relacao a clubes como botafogo, cam, cruzeiro e outros pq tem um grande numero de associados. Mas eu duvido muito que isso va compensar toda a grana que o Fla e o SCCP recebem de lambuja. Logo logo teremos um brasileirao que so servira pra distribuir vagas (lib, sula, serie b), pois o titulo ficara sempre entre 2 ou 3 no maximo. Ta perdendo a graca de se acompanhar o brasileirao.