segunda-feira, outubro 03, 2011

ANO V - NUMERO 242

O ALGO MAIS

A última semana foi definitiva para tranquilizar de vez a grande massa tricolor a respeito da remota possibilidade de rebaixamento. Com as boas vitórias sobre o Avaí, fora de casa, e o 2x0 em casa contra Cruzeiro, o Grêmio abriu 9 pontos de distância para o Z4, tendo ainda um jogo a menos, contra o Santos, em casa, que ocorrerá nesta quarta-feira.

Se é verdade que o Grêmio praticamente se livrou da ameaça de rebaixamento, também é verídico que as chances de alcançar uma vaga à Libertadores 2012 continuam remotas. A distância para o atual último classificado, o Fluminense, é de 8 pontos. Somente se o time de Celso Roth se superar, como o fez o time de Renato em 2010, conseguirá destino melhor do que uma vaga à Copa Sul-Americana 2012. O "algo mais" não é um fato corriqueiro nos times historicamente montados pelo nosso treinador, mas os últimos resultados mantêm a esperança viva.

Organização tática

Há que se reconhecer o avanço na organização tática do time, que está muito boa, e melhorando. O esquema com os 3 meias parece ser o melhor que o Grêmio poderia dispôr com o grupo que tem. Douglas é uma qualidade inquestionável no nosso meio de campo, e Escudero vem sendo o que o Lucio foi no ano passado. A dupla de laterais é a melhor em muitos anos, quiçá a melhor do campeonato. No entanto, faltam, infelizmente, atacantes de qualidade. Miralles poderia ser testado como atacante de referência, porém Roth não sinaliza com esta possibilidade.

Roth, aliás, fez uma alteração aparentemente sutil na equipe, mas que já deu bons resultados: tirou Rochemback das cobranças de faltas, especialmente as faltas laterais, para deixá-lo posicionado para evitar os contragolpes. Rochemback não é um bom cobrador de faltas, mas é ótimo marcador. Como o preparo físico não é o seu forte, certamente é melhor que fique posicionado e jogue numa parte bem definida do campo, deixando para o jovem Fernando movimentar-se mais. Foi exatamente o que aconteceu na vitória contra o Cruzeiro.

Férias?

Na última semana, o vizinho "encheu a boca" para dizer que o Grêmio já estaria de férias em 2011. Estou curioso para ler o que ele escreverá esta semana, uma vez que, vencendo o jogo a menos que tem, o Tricolor, ironicamente, ficará a 1 único ponto de distância do time reputado como postulante ao título ou a uma vaga à Libertadores 2012.

Pra quem fez o fiasco de perder para o fraquíssimo Atlético/PR, time que o Grêmio bateu duas vezes sem dificuldades no campeonato, é difícil crer que realmente esteja almejando sucesso. Mais uma vez, os vermelhinhos da beira do rio aparecem como "flanelinhas" do imortal tricolor no certame.

Cruzeiro

Não posso deixar de comentar a minha surpresa quanto ao fraco time do Cruzeiro. É o pior time que vi os mineiros apresentarem nos últimos 10 anos, quando sempre apareceram bem e fizeram frente ao Grêmio em qualquer estádio. O time ainda não venceu nos 8 jogos disputados no returno do Brasileirão, e a distância já é de apenas 2 pontos para o Z4. A falta de atitude dos jogadores cruzeirenses culminará com a queda para a segundona se for mantido o desempenho apresentado pela equipe no Olímpico.

Respostas ao vizinho

O vizinho pediu e eu respondo a ele.

Minha opinião sobre o Borges é que se trata de um bom jogador, mas de ética questionável. Nos seus últimos momentos no Grêmio, tratou de "isolar" um pênalti na decisão do Gauchão e provocou uma expulsão na disputa contra o Universidad Católica pela Libertadores para forçar sua saída do clube, coisa que já havia feito no São Paulo. Portanto, mesmo sendo o goleador do Brasileirão, não estou entre aqueles que culpam a direção e o Renato pela sua saída.

Além de insistir na paranóia de falar do nosso ídolo e ex-treinador, o vizinho demonstra estar com complexo de perseguição. Os vermelhinhos Leandro "impedidão" e Oscar fizeram tanto pela seleção quanto o grande Victor e o promissor Mario Fernandes. Portanto, a imprensa não faz mais do que o natural em equipará-los. Tresloucado mesmo é o vizinho, que prefere ter o fraquíssimo Nei e o comum Muriel como jogadores de sua equipe.

Assim, sugiro ao vizinho que largue de mão os nossos ídolos - e incluo o multicampeão Danrlei entre eles - e agracie mais os leitores colorados falando do grande ídolo da história do seu clube, Adriano Gabiru. Cada um que se preocupe com os ídolos que merece ter.

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981


TROPEÇO FATAL

Há algum tempo sustento (com base em fatos) que o campeão brasileiro, assim como as equipes classificadas para a Taça Libertadores, serão aquelas que ultrapassarem os times situados na parte de baixo da tabela. E, por coerência à tese, tenho de reconhecer que o tropeço na Arena da Baixada foi fatal a nossas pretensões. Mesmo que tenhámos 6 confrontos contra a turma de cima da tabela nas 11 últimas rodadas do certame, é muito difícil acreditar em título e até mesmo em retorno à competição mais importante das américas. A situação fica ainda mais complicada diante dos desfalques causados por lesões e pelos chamados da Casa Bandida do Futebol. Ainda não me atrevo a decretar férias no Beira Rio, como já o fiz em relação à turma da azenha. Mas tenho de reconhecer que, dependendo das próximas 3 rodadas, podemos terminar o mês de outubro sem mais nada a fazer no certame nacional.

NOTAS

A Revista Placar atribuiu as seguintes notas aos jogadores do INTERNACIONAL na partida contra o Atlético-PR: Muriel (5,5), Nei (5), Bolívar (5), Juan (5) e Fabrício (5); Bolatti (5,5), Guiñazu (5) (João Paulo (5)), Oscar (5) e D’Alessandro (5); Ricardo Goulart (5) (Alex (5)) e Jô (5,5). É preciso dizer que a nota "5" é atribuída, em regra, para atuações péssimas. E que notas abaixo de "5" fica reservada a jogadores que cometem falhas ou lances que comprometam os resultados da equipe. É claro que futebol não se mede em números ou estatísticas, mas as notas da partida do final de semana escancaram a péssima atuação da equipe.

BOLAS AÉREAS I

Não tive a oportunidade de assistir à partida contra o Atlético-PR. Mas vi e revi os golos da partida. Penso que nos dois falhou Bolivar. Aliás, em regra a culpa por golos de bola aérea sempre se relaciona a falhas de posicionamento. E aí o zagueiro central, como comandante da zaga, sempre deve ser responsabilizado. Foi o que ocorreu nos dois golos. Embora Bolivar não tenha sido culpado direto, teve participação negativa em ambos lances. No primeiro foi passivo na cobertura do lateral Nei. Sistema de cobertura que não funciona desde o segundo semestre de 2011 (será tão difícil treiná-lo ?!). Em tempo: Muriel também falha no primeiro tento. Há um ditado que reza ser do goleiro, sempre, a bola aérea lançada na pequena área. Foi o caso.

BOLAS AÉREAS II

No segundo gol era Bolivar quem deveria estar marcando o atacante no centro da área e não Nei. Quem tiver a disposição de rever todos os golos sofridos pelo INTERNACIONAL nas últimas 2 temporadas, verá 30% deles sofridos exatamente da mesma forma que este segundo golo do Atlético-PR, com Nei sendo vencido pelo atacante adversário.

3% É MAIS DO QUE 11% (ou 40 pontos é menos do que 36)

Conforme o Prof. Tristão, INTERNACIONAL tem 11% de chances de se classificar para Libertadores. Vizinhança teria 3% de chances, ou seja, nenhuma. Mas o interessante é que, nesta segunda-feira, ouvi e li em todos os canais de comunicação pampeanos que a vizinhança estaria mais próxima da vaga do que nós; que os comandados de Roth estariam em ascensão e o nosso time em decadência. São os devaneios de uma imprensa pampeana que constrói suas teses ao sabor de resultados e paixões clubísticas. Eu quero ver na 5a feira, depois da visita de Muricy , Borges e companhia a Porto Alegre, quando os 3% da vizinhança se transformarão em pó.

MUNDIAL I

Presidente Dilma aproveitará viagem à Europa, nesta semana, para reunir-se com a turma da Fifa e discutir pontos controversos do Mundial 2014. Deverá ouvir reclamações de Blatter com relação à legislação brasileira que "atrapalhariam" a realização do mega evento. Como brasileiro, espero que Dilma informe ao Sr. Blatter que não abriremos mão das normas protetivas do Código do Consumidor, bem como dos Estatutos do Idoso e do Torcedor.

MUNDIAL II

Outra polêmica acesa é a da obra de reforma do Beira Rio. A. Gutierrez entregou hoje (3.outubro) a minuta do contrato (cf. Comunicado n. 15 da Comissão de Obras). Curiosa, no mínimo, a liberação da minuta justamente quando as pressões chegavam a um limite e, inclusive, circulava no Beira Rio boato de que Conselheiros influentes tentavam retomar a idéia de reforma com recursos próprios. Não há previsão de assinatura definitiva do contrato; muito menos de conclusão das obras.

MUNDIAL III

A minuta do contrato traria, inclusive, a previsão de conclusão das obras para a Copa das Confederações. Mas o certo é que o ritmo da preparação da cidade de Porto Alegre não indica para tal caminho. Algumas obras viárias, por exemplo, nem da fase licitatória ultrapassaram. É o caso da Vila Tronco e ponte da E. P. Paiva (Beira-Rio) sobre o arroio Ipiranga, cuja primeira licitação não teve interessados. Em outras Capitais a situação é ainda mais preocupante. Quanto nos custará o tal legado de que tanto se fala nos discursos ?

BANDAS DO HUMAITÁ

Coincidência ou não, o vizinho recomendou que eu fosse "dar uma voltinha pelas bandas do Humaitá" para ver as dimensões da obra da arena. Pois, vizinho, estive por lá no final de tarde de domingo, quando regressava de viagem pela BR 290. Tchê, que loucura hein! Era labareda e sirena para tudo que é lado. Obra que é bom não vi nenhuma. Insisto: é muita cara de pau comparar um amontoado de maquetes a um Estádio erguido e que já sediou 4 finais de Libertadores.

RÁPIDAS

O amigo Salim manda e-mail registrando que Renteria e Sobis marcaram no final de semana. Te digo que gostaria de contar com ambos no elenco Salim.

Dos próximos 11 confrontos, 6 serão contra times da ponta da tabela.


Oscar ficará de fora das partidas contra Vasco e São Paulo, por força da convocação para defender a turma da Casa Bandida do Futebol.

Zé Roberto pode voltar à equipe domingo contra o Vasco; sua volta é ansiosamente aguardada!

Falei acima da Bola de Prata da Revista Placar. Seleção atual do Campeonato teria a seguinte formação: F. Henrique; M. Fernandes, Dedé, Rhodolfo e B. Cortez; Paulinho, Casemiro, Ronaldo-inho e Montillo; Damião e Neymar.

J. E. Machado, 40 anos, vítima da ganância e das práticas reinantes do mundo moderno.

Vítima também da arena do humaitá.

"O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) informa que o acidente que vitimou o trabalhador da OAS Empreendimentos nas obras da Arena do Grêmio será investigado. Caso comprovada a denúncia dos trabalhadores de que é necessário atravessar a rodovia para acessar o alojamento, ficando expostos a risco de atropelamento, como o ocorrido, a empresa pode ser responsabilizada." (Nota Oficial do MPT-RS).

Pergunta que não quer calar: a gremio empreendimentos não será responsabilizada ? Quem milita no mundo jurídico sabe que empreiteiro (OAS) e construtor (a turma da vizinhança) são responsáveis solidários em caso de acidentes de trabalho decorrentes de negligência.

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio

11 comentários:

milton disse...

Andas mal da vista, porto. Que tal comer um pouco mais de cenoura?

http://1.bp.blogspot.com/-lNmE-bPQ2r0/TnoVgvmzlSI/AAAAAAAAAm8/0TJ1lnHc5Po/s1600/4.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-9j_GYFW_exI/TnoVj6rHexI/AAAAAAAAAnQ/3U_z_xIVrIM/s1600/9.jpg

milton disse...

Esse video mostra as dimensoes da obra com bastante detalhes tambem:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QEaWKZo720g#!

E ai, porto? Viu? Enquanto isso o remendao da beira rio ainda nao saiu do papel.

Fernando disse...

O pior cego é aquele que não quer ver. Ou o Portinho está muito preocupado com a minuta do contrato com a Gutierrez para enxergar o rápido avanço da obra da Arena. Obra que é bom, no remendão, nada.

jo disse...

O que dá prá ver é a morte por negligencia de um trabalhador , as péssimas condições do alojamento e da comida podre que dão aos operários , da greve que foi feita pelos trabalhadores contra isto e a posição do ministério do trabalho em fiscalizar a obra erguida sobre o sangue de inocentes... A inveja é o sentimento maior em 2014 lá pelas bandas do lixão do humaitá

carol disse...

Porto, quer dizer agora que tanto Gremio como inter estao em ferias?

Anônimo disse...

O cidadão morre atropelado NA FOLGA, e vira acidente de trabalho...

jo disse...

Em primeiro lugar o que foi questionado pelo MPT foi o fato dos trabalhadores terem que passar para o outro lado da BR. As condições de trabalho do século XIX que acontecem na Arena justificam o porque que se criou uma empresa de fachada - a Gremio Empreendimentos - para que na hipótese de acontecer o que aconteceu - o clube não fosse responsabilizado pelo ocorrido . Lamentável e vergonhoso para a cidade e o Estado e ainda pior a atitude da imprensa em sequer colocar o nome do falecido , preocupando- se apenas se o obra continuaria ou não sendo tocada.

Anônimo disse...

1 - Engraçado, desde 1980 um estádio reformado foi rebatizado como MONUMENTAL.
Agora, de repente, reformar é ser remendão, q engraçado.
2 - Sempre q um Gremista vem com esselero-lero de que o ídolo deles é o Portaluppi e o nosso o Gabi´ru (obviamente em refrência aos ´titulos máximos de cada um, cada qual na sua importância diante do MUNDO DO FUTEBOL), eu respondo que é exatamente isso que nos enche de orgulho. A CAMISA DO CAMPEÃO DE TUDO, faz com que um Gabirú da vida SE TORNE UM CAMPEÃO MUNDIAL.
Já o vizinho da Azenha, precisou de um grande craque para fazer isso.
Essa é moral da história, por isso com a camiseta de vcs, o Roth nem Copa do Brasil ganha, já com o MANTO SAGRADO DO CAMPEÃO DE TUDO, ganhou AS AMÉRICAS (lemrbando q quando o vizinho foi campeão, não era DAS AMÉRICAS, era apenas da América Latina). Elvio Silveira

Fernando disse...

Sugiro aos desinformados lerem a coluna azul desta semana sobre o lamentável incidente ocorrido com o trabalhador na Freeway. O que mais me impressiona é a felicidade com que relatam o fato, esquecendo-se que se trata de um ser humano.
A Grêmio Empreendimentos foi criada para trabalhar focada na construção da Arena. O negócio do clube Grêmio é futebol, e não estádio. Se os dirigentes moranguinhos soubessem disso, talvez a Copa das Confederações não estivesse prestes a sair de POA pela incompetência na assinatura do contrato com a Gutierrez e execução das obras do remendão. Chega a ser cômico quererem comparar o MONUMENTAL, onde não existe setor não coberto, com um estádio que nunca foi acabado (e pelo andar da carruagem, não o será).
A força do "manto colorado" é tão grande que não conseguiu passar por cima da gloriosa camiseta do autoproclamado Mazembe "todo-poderoso".

Anônimo disse...

Realmente o Mazembe tem vantagem em confrontos conosco 1X0. Já nós temos vantagens de mais de vinte partidas contra outros times "menores".
Tipo alguns q perdem pra ANAPOLINA por 4X0 com técnico "de seleção", inclusive.
E pela ´serie B.
Aliás, 20 anos de série B. 19/05/1991.
Falar em "eterno" remednão, nosos GIGANTINHO vai bem, sempre é bom ter ESTÁDIO e GINÁSIO, ao contrário de alguns coitados q JAMAIS conseguiram concluir um SIMPLES GINÁSIO. heheheh
P.S. COPA DAS CONFEDERAÇÕES, é tão ridícula q nas três últimas partidas, ou seja, COM DECISÃO e tudo, em 2009, levou menos público, SOMADAS AS O3, bem entendido, do que o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DE 2005 aqui mesmo, em POA.

Fernando disse...

Não concluímos o ginásio porque o nosso negócio é futebol. O estádio está concluído há mais de 30 anos, ao contrário do remendão, que, pelo andar da carruagem, vai continuar submetendo os moranguinhos a tomarem chuva na cabeça.