quarta-feira, outubro 26, 2011

ANO V - NUMERO 245





DUCHA DE ÁGUA FRIA

Vencíamos o Jogo do Ano até os 48 da segunda etapa; até que Alex cobrou uma falta da maneira que todos nós Colorados bem conhecemos. Fomos derrotados pelo petardo de canhota que tantas vezes nos deleitou (quem não lembra aquele tento fantástico contra a LDU na Libertadores 2006 que abriu caminho à classificação suada para as semifinais ?). E falo em derrota porque o empate em 1x1 contra o Corinthians praticamente nos retira da disputa pelo título. Os resultados paralelos da rodada até ajudaram, mas permanecemos a 7 pontos dos paulistas, que agora enfrentarão só equipes da ponta debaixo da tabela. E, pior, estamos a 9 pontos do líder Vasco da Gama. Até mesmo a vaga na Libertadores complicou demais. Além dos números que nos são terrivelmente contrários, esse empate com sabor de derrota, animicamente, caiu como uma ducha de água fria em nossas pretensões.

GOLS DESPERDIÇADOS

O empate de domingo teve um amargo sabor de derrota. Pelo gol contra anotado por nosso ídolo Alex. Pelo gol ter sido anotado nos descontos da etapa final. Mas, sobretudo, porque atuamos mais de metade da partida contra 10 adversários. E também pelos golos desperdiçados. Só o Jô perdeu umas 3 chances na cara do goleiro. O futebol castiga, essa é uma velha máxima.

VAGA NA LIBERTADORES

São apenas 4 pontos de Flamengo e Botafogo, nossos adversários diretos nas próximas rodadas. Mas o andar da carruagem não indica que terminaremos classificados para a Libertadores 2012. O INTERNACIONAL não engrenou na competição, esse é um fato incontornável. Embora seja um time regular e que não perdeu muitos jogos nessa reta final, empatamos demais. E, com isso, a diferença para os times da ponta, há várias rodadas, continua inalterada. A 7a. posição na tabela é um incômodo para um time que tem uma folha de pagamento de R$ 6 milhões.

FINAL DE SEMANA

Nei, Moledo e D'Alessandro estão fora por questões disciplinares. Bolivar deve regressar à zaga. E Ilsinho que poderia ocupar a lateral direita sentiu lesão nos primeiros treinos da semana. O eleito para a vaga de Nei deve ser o volante Sandro S. Jô é outro que acusou desconforto muscular. Mas, para o ataque, Zé Roberto e Damião voltaram aos treinos com bola. O torcedor Colorado que todos os dias antes de colocar a cabeça no travesseiro faz suas orações pela volta de Damião ao time. Orações que merecem reforço depois dos golos desperdiçados por Jô no domingo contra o Corinthians.

CORRUPÇÃO I

O. Silva entrega hoje sua carta de demissão à Presidente Dilma. Não quero aqui julgá-lo e condená-lo, mas que há muita coisa errada na distribuição de verbas do Ministério do Esporte; isso todos sabem que há. Infelizmente, as verbas que deveriam servir ao desenvolvimento dos atletas e para-atletas não chega na ponta (ou seja, no prato de comida dos atletas). O problema é que sairá O. Silva e o seu sucessor, com certeza, não fará com que as verbas cumpram suas finalidades. A criação e manutenção de Políticas Públicas para o Desporto, lamentavelmente, não são a grande preocupação do Ministério do Esporte.

CORRUPÇÃO II





A. Jennings, o famoso repórter que denunciou à BBC inglesa rotinas de corrupção nos procedimentos da FIFA e suas afiliadas pelo mundo afora, com respingos aqui no Brasil de R. Teixeira, está, neste momento, prestando esclarecimentos no Senado Federal. Não dirá nada que não seja do conhecimento público aos Senadores. O recebimento de propinas da ISL é público e notório e tanto Teixeira como Havelange, inclusive, já fizeram acordo na justiça suiça para sua devolução. É claro que Teixeira é uma figura nefasta de nosso desporto, que se perpetua há decadas no cargo de uma entidade privada (mas que administra uma paixão pública). Mas, infelizmente, a ida de Jennings ao Senado servirá apenas para levar mais holofotes a nossos inoperantes Senadores. Assim como no Ministério do Esporto, a última preocupação do Senado é pensar em Políticas Públicas para o Desporto brasileiro.

METRO

O grupo Bandeirantes presenteia os gauchos com o jornal Metro.
A capital gaúcha é a oitava cidade brasileira a receber o veículo que já esta presente em 22 países. E já na capa da primeira edição uma notícia triste para nós COLORADOS. O salão de festas da azenha será implodido em janeiro de 2013. Lá se vai o nosso querido salão de festas. O remendão da azenha pode ruir, mas aquele 26 de setembro de 1954 nunca será esquecido (clique e confira). Em tempo: para quem desconhece a origem da alcunha "remendão", favor dar uma espiadela na foto publicada na página 3 do jornal.


RÁPIDAS

Tchê vizinho, tu sabe alguma coisa dessa tal de ISL que entregou propinas a Teixeira ?

Paris Saint Germain está disposto a pagar E$ 50 milhões por um meia belga de 20 anos, que dizem ser o novo Zidane.

Engraçado. Os nossos craques os europeus querem levar por alguns "caraminguados".

Por menos de E$ 50 milhões não se pode negociar Damião!

Damião que lançou essa semana o seu site pessoal. Clique e confira


Manda preparar as caixas de som que o Ronaldinho-inho, nosso ídolo, vem aí. Esse merece todas as homenagens por parte do torcedor Colorado.

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.



Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio




GRÊMIO, NADA PODE SER MAIOR


O Flamengo vem a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio neste domingo. Lamentavelmente, a falta de perspectivas do Tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro transformam a presença de Ronaldinho no assunto mais comentado a respeito da partida.


As manifestações que, diz-se, boa parte de nossa torcida estão preparando, são legítimas. Afinal de contas, como bem disse um amigo, o dinheiro pode comprar muitas coisas, mas o respeito não é uma delas, e a maneira como Ronaldinho e o irmão Assis conduziram a negociação com o Grêmio no início do ano, sob a batuta do maestro Odone, deixaram a certeza de que a família Assis Moreira não tem a devida consideração com o clube que projetou os irmãos para o futebol.


Certamente não podemos deixar que fatos desta natureza caiam no esquecimento. Temos que lembrar dos erros do passado e aprender com eles para não repeti-los. Contudo, o Grêmio - o clube - está acima de tudo, e é muito maior do que quaisquer Ronaldinhos que venham a escrever poucas linhas em sua enorme história de glórias. Tenho convicção de que as manifestações de todos os torcedores serão contundentes, porém pacíficas, fazendo jus ao slogan carregado pelo nosso clube.


Goleiros


O Grêmio confirma, a cada dia, o status de ser o clube que mais forma goleiros no Brasil.


Na última quarta-feira, no jogo de ida das quartas-de-final da Copa Laci Ughini, contra o Pelotas, em Pelotas, o goleiro Matheus foi o nome da partida, fazendo no mínimo 5 defesas de extrema dificuldade, que permitiram que o Tricolor saísse de Pelotas com uma virada de 2x1 a seu favor.


A sabedoria popular diz que todo bom time começa por um grande goleiro. Com Victor, Marcelo Grohe e Matheus, em 2012 o Grêmio certamente não precisará se preocupar com esta posição para formar uma equipe capaz de resgatar a conquista de títulos.


Treinador para 2012


Para felicidade da maioria dos gremistas, são fortes os rumores que indicam que Celso Roth, aquele que protagonizou o mazembaço comandando o time do vizinho em 2010, não permanecerá no comando técnico do Grêmio em 2012. Um dos principais indicativos é que o preparador físico Paulo Paixão, importante integrante da comissão técnica, já está com a sua renovação encaminhada, enquanto não há nada acertado a respeito de Roth.


Se a direção tricolor almeja títulos na próxima temporada, esta é uma decisão acertada. Celso cumpriu o seu papel ao distanciar o Grêmio da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas seu histórico nem de longe recomenda que inicie um trabalho na casamata tricolor em 2012.


Dos nomes que vêm sendo cogitados para comandar a equipe em 2012, o que mais me agrada é Ney Franco, campeão do mundo sub-20 com a seleção brasileira. Trata-se de um treinador jovem, moderno, com conhecimento técnico de futebol e experiência, além de ser um vasto conhecedor das categorias de base dos clubes brasileiros, onde o Grêmio certamente precisará investir fortemente para galgar novos talentos na busca por títulos.


Copa do Mundo 2014


É imensurável o prejuízo a que Porto Alegre foi submetida pela FGF e pela CBF com a insistência em manter o remendão da beira do rio como sede oficial dos jogos da Copa do Mundo de 2014 na cidade. A Fifa confirmou que a cidade não receberá jogos da Copa das Confederações 2013 e sediará apenas 5 partidas da Copa do Mundo 2014.


A assinatura do contrato do clube do vizinho com a construtora Gutierrez para a reforma do estádio já virou conto de fadas. Enquanto isso, a construção de nossa nova Arena segue a todo vapor e o estádio estará pronto no final de novembro de 2012. Ainda é tempo de a FGF e a CBF reconsiderarem sua posição e entenderem que a Copa é de todos os gaúchos, e não de um ou outro clube da cidade.


Perguntinha


É impressão minha ou o ídolo Alex e o "feiticeiro" D'Alessandro colocaram água no chopp do vizinho no domingo passado?


Fernando Zuchetto Maisonnave

Sócio Patrimonial desde 2002

Gremista desde 1981


6 comentários:

fininho disse...

Ronandinho idolo dos colorados? Cada torcida tem o idolo que merece...

milton disse...

Como foi explicado pelo portinho, o ronaldo de a$$i$ moreira eh idolo dos colorados, mas nao dos gremistas. Na azenha caracter fala mais alto.
Ao meu ver, o maior repudio a uma atitude de um jogador eh ignora-lo por completo. Quem dera a torcida passasse o jogo todo cantando o hino do clube, mostrando trapos das equipes campeoes da america e do mundo, e em qualquer entrevista a alguma radio quando perguntado sobre o ronaldo dizer "Ronaldinho quem? So conheco aquele do corinthians". Ai sim mostraremos que o gremio eh maior que qualquer jogador que apareca por ai.

Luiz Portinho disse...

1) eh claro que digo que o Ronaldinho-inho é nosso ídolo pelo que fez aos azenhanos.
2) fecho inteiramente contigo Milton. essa postura por ti sugerida, com certeza, seria a adequada de uma grande torcida.

Francinei Bentes disse...

O Ronaldinho devia ser tratado como página virada... se ele escolheu a fubangagem do Rio e o oba-oba do Flamiengo, azar o dele... não faz falta por aqui, ainda mais com essa irregularidade toda que vem demonstrando jogo após jogo...

Sobre essa história da Copa em POA, confesso que já me encheu o saco mais esse Grenal... sinceramente, não dá para acreditar em nada do que FIFA ou CBF digam, e se essa bomba tem que sobrar para alguém, que fique com os vermelhos e seu novíssimo remendão... (que ironia hein Porto...).

Anônimo disse...

Uma característica dos gremistas é não saberem o próprio nome( Portoalegrense) , não saberem a história do seu estádio ( o primeiro remendão de Porto alegre quando fizeram a cobertura e chamaram de Olimpico monumental ou Olimpico LP - tem lado A e lado B) , não saberem a historia de seu maior ídolo ( padeiro de Bento Gonçalves que inclusive ameaçou à época abandonar o futebol se não fosse para o flamengo) , etc... E etc... E...etc!

Sancho disse...

Anônimo, ao contrário de você, nós sabemos nossos NOMES. 'Porto-Alegrense' é GENTÍLICO, sua anta!