quinta-feira, novembro 24, 2011

ANO V - NUMERO 249

PELEANDO NA GUANABARA

Vencemos o Botafogo. E seguimos na peleia até a morte. A vitória por 2x1 sobre o dilacerado Botafogo, domingo, no Engenhão, nos colocou finalmente no G5. Finalmente! Falei do Botafogo dilacerado, mas lá estavam o sempre perigoso Loco Abreu (que não tocou na bola - ufa!), seu companheiro Elkson e o ótimo meia Renato e sua precisão em cada toque na bola. A saída de Caio Jr. nos favoreceu, sem dúvida. O próximo adversário também está imerso numa grande crise. Com salários atrasados e problemas extra campo, o Flamengo entrará em campo pressionado por sua torcida (as organizadas terão reunião com W. Luxemburgo esta semana no Ninho do Urubu). Apesar da ambiente conturbado, todo cuidado será pouco em Macaé. O adversário possui um elenco de estrelas; repleto de individualidades com capacidade para decidir a partida em um lance isolado. Será preciso, mais uma vez, jogar com cautela, concentração e, acima de tudo, coletividade. Repetir o ótimo padrão de jogo demonstrado no último domingo, é o primeiro passo para obter uma nova vitória na Guanabara.

PREDESTINADO

Falem o que quiser, mas o INTERNACIONAL talvez nunca tenha contado com um jogador tão predestinado em seu plantel. Talvez Escurinho. Talvez. Mas o fato é que Andrezinho abarrota a boca de seus críticos de formiga, cada vez que é chamado para entrar na equipe em meio às partidas. O mesmo Andrezinho que anotou aquele golo memorável de falta aos 48 minutos do segundo tempo contra o Flamengo nas quartas-de-final da Copa Brasil 2009. O "são" Andrezinho de Quilmes, com aquela assistência iluminada para o golo decisivo e fantástico do Giuliano contra o Estudiantes; aquele golo chave na campanha do bicampeonato da América. E agora, entre tantos outros lances decisivos, o Andrezinho do passe milimétrico para Oscar no Engenhão. Andrezinho, o melhor décimo-segundo jogador da história Colorada ? Talvez!

O TIME QUE FUNCIONA I

Guinazu, Tinga, Oscar, D'Alessandro, Damião e mais um atacante. A bola da vez é Gilberto, mas já ocuparam a função Zé Buteco (sim, voltei a chamá-lo de Zé Buteco) e Delatorre. Não importa o complemento. O fato é que o quinteto iniciado por Guinazu (sim, ele joga, e bem, na cabeça de área Sr. 'Doutos' da imprensa pampeana); esse time é o que funciona no atual grupo Colorado. Há uma estatística de que o INTERNACIONAL ganhou todas as partidas em que atuou com quadrado na meia cancha e Guinazu e Tinga nas funções iniciais. Domingo a dupla destruiu e barrou quase todas as ações adversárias. Para o desespero dos amantes de volantes brucutus, o time funcionou de vento em popa novamente.

O TIME QUE FUNCIONA II

Alguns "doutos" da imprensa pampeana, segunda-feira, chegaram à conclusão de que Guinazu e Tinga formam uma boa dupla de volantes. Mais, os "doutos" a que me refiro chegaram à conclusão de que Tinga rende mais na 2a função do meio campo do que atuando como meia ofensivo. A esses "doutos" só me resta dizer: BIDU! Olha aqui ô, e essa turma de "doutos" recebe belos salários para, a cada semana, mudar de opinião, de acordo com os resultados. Esses "doutos" a que me refiro, para quem tenha alguma dúvida, são os mesmos que afirmaram e lançaram campanha no sentido de que Guinazu e Tinga são ex-jogadores; são os mesmos que os acusaram de prejudicar a equipe. Comentaristas de resultado que faltam com respeito ao torcedor.

A ALMA DO NEGÓCIO

O Banrisul lançou um fundo de investimento de renda fixa, para pequenos investidores, cujo mote é a participação do torcedor da dupla gNAL. E a propaganda veiculada no jornal diz tudo. Para os Colorados: "invista em jogadas mágicas", com a foto do craque D'Alessandro. E para a turma da vizinhança temos: "invista em raça", com a foto do perna de pau Rochemback. Como diz aquele dito popular, "a propaganda é a alma do negócio". No Beira Rio temos atores dignos de jogadas mágicas. E ali na azenha, o máximo que se extrai é raça. Raça é só querer; agora, magia, meu caro vizinho, é só para quem pode. O marketing do Banrisul acertou em cheio!

ENGANADOR

Zé Roberto, que chamei de "Zé Buteco" até a grande atuação na final do gauchão e as primeiras rodadas no Nacional, degringolou. Na última coluna denunciei sua presença em campo por mais de 30 minutos na partida contra o Cruzeiro sem sequer um toque na bola (e um cartão amarelo como a "cereja do bolo"). Na última semana sequer viajou para o Rio de Janeiro. Esse tal de Zé Buteco deve ser o primeiro nome da lista de dispensas para 2012.

RÁPIDAS

D'Alessandro, Oscar, Damião, Andrezinho, João Paulo, Kleber. É magia para dar e vender.

Aliás, como está jogando o nego Kleber na lateral esquerda. É o melhor lateral esquerdo que tivemos (ao menos do ponto de vista técnico) desde a década de 70.

É claro que tivemos laterais com menos técnica, mas muito mais eficazes e importantes dentro da equipe. É o caso, por exemplo, do limitados André Luis, do início dos anos 80. O padeiro de bento que o diga!

Outro que marcou pela eficiência, mesmo com limitações técnicas, foi o Daniel "Oreco" - bicampeão gaucho e da Copa do Brasil em 92.

"Me sinto bem melhor a cada jogo. Estou me soltando cada vez mais, trombando mais com os adversários" (L. Damião sobre suas últimas atuações)

Damião que marcou golo importante contra o Botafogo e esta semana pediu concentração total do elenco Colorado nessas duas partidas finais.

Zagueiro Colorado Juan foi punido no STJD com dois jogos.

O mesmo STJD que adiou o julgamento do atacante Emerson "Sheik", auxiliando Tite em sua escalação para a partida decisiva contra o Figueirense, no próximo final de semana.

STJD, Casa Bandida do Futebol e a Máfia Paulista, uma união que não tem fim (e nem limites).

Gurizada do Sub19 perdeu o primeiro clássico da decisão do Gauchão, no Beira Rio, por 1x0. O jogo de volta acontece sábado, às 17 horas, lá na casa do vizinho.

Time do Sub19 que atuou na primeira partida: Alisson Becker; Claudio Winck, Thales, Romário e Paulinho (Marlon Bruno); Tarik (Marlon Bica), Rodrigo Dourado, Fred, Raphinha (Anderson Souza) e Eduardo Sasha (Giovani); Dellatorre. Técnico: André Jardine.

CELEIRO DE ASES ? INTERNACIONAL LIDERA RANKING DAS SELEÇÕES DE BASE (confira matéria).

"Os números obtidos pelos colorados garantem a liderança do ranking com sobras", destaca a matéria do site Olheiros, da Revista Placar.

Time da piada pronta ? O que dizer de uma agremiação que se vangloria, há mais de 4 anos, de uma maquete de uma arena ? E o que dizer, agora, que a maquete da arena já tem até um gladiador ? Tchê, como diria o cara aquele, "É DI-MAIS"!!!

Detalhe: disseram ao "gladiador" que ele seria apresentado à torcida na Arena. Ao chegar no Humaitá, a nova contratação foi colocada para tirar fotos em frente à maquete. Sempre ela, a maquete mais famosa do sul do Brasil.

E que venha o Mengo...

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio

O QUE ESPERAR DE 2012

Antepenúltima rodada. Mais um vexame em casa. Desta vez perdemos para o Ceará por 3x1. Já havíamos perdido pro mesmo Ceará por 3x0 no jogo de ida. Sou do tempo em que um jogo contra uma equipe da parte de baixo da tabela era apenas uma questão de saber por quanto ganharíamos. Hoje, temos que contabilizar mais um revés dentro de casa.


O QUE ESPERAR DE 2012 II

Primeira coisa a esperar de 2012 é a não-continuidade de Celso Roth no comando técnico do GRÊMIO. Afinal, ele foi contratado para uma missão específica: livrar o time do iminente rebaixamento. Seria bom a direção já pensar em um novo nome pra 2012.


O QUE ESPERAR DE 2012 III

Outra coisa a ser esperada é a contratação de mais um atacante além de Kléber que já veio. Mais um meia articulador, dois volantes para serem titulares, e um zagueiro. Iniciar uma lista de dispensas, que deve estar encabeçada por William Magrão e Adilson. Rafa Marques, Edcarlos, Rodolfo e outros também devem estar nela. E também seria interessante começar a rever a situação do goleiro Victor.


VICTOR

O goleiro Victor é o retrato do ano de 2011. Justamente aquele que já foi eleito por 3 anos o melhor goleiro do Brasil. Hoje ele virou um goleiro comum, que comete falhas de goleiro comum mas que ganha como um extraclasse. Vem falhando sistematicamente e tomando gols que ele não tomava. É hora de a direção fazer uma investigação profunda sobre o que acontece com ele, e se não conseguir, que se empreste ele por 1 ano para outro time ou até mesmo se negocie os direitos federativos dele, e traga um goleiro para disputar posição com Marcelo Grohe.


KLEBER GLADIADOR

Um gladiador na Arena. O projeto de marketing é muito bom. Mas confesso que a contratação de Kleber me deixou com a pulga atrás da orelha. Acho que é dinheiro demais pra um jogador que nem extraclasse é. Acho que as possibilidades fora de campo – vincular o Gladiador à Arena, lançar a camiseta personalizada, o boneco dele (que já foi lançado), dar pra ele a 7 que já foi de Renato, Tarciso, Paulo Nunes e Jonas... e faturar fora de campo com o Marketing. E rezar para que ele corresponda dentro de campo, e que não apronte as confusões que aprontou no Cruzeiro e no Palmeiras.


Saudações imortais,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Conselheiro do GRÊMIO FBPA
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

4 comentários:

Josue disse...

Faltou o grande Cláudio mineiro na tua lista , fundamental no time que nunca perdeu de 1979! Acho que deveria o dorival tirar o Bolívar antes que ele comprometa , pois além de dar cagada , ainda tirou o Moledo do lugar dele . É fundamental ganhar do Mengo pois o grenal vai ser uma barbada!

Anônimo disse...

E o que a patife RBS está fazendo? convocando a torcida do Flamengo a induzir à expulsão do Bolívar.
BANDO DE CANALHAS.
Lembro 1987 quando o tal fERNANDO, UM Obscuro jogador deles ACABOU COM A CARREIRA DO PINGA, por gosto.
E eles minimizaram e levaram o ara o hospital debochando do Pinga.
wianey carltet é o maior canalha da imprensa esportiva do RS.
ELVIO SILVEIRA SSP 1015296278

Luiz Portinho disse...

por isso mesmo eu disse "desde a década de 70" Josué, porque ali tivemos o M. Chagas, o C. Mineiro e eficiente Vacaria. Depois deles, em termos técnicos, fico com o nego Kleber.

fecho contigo em relação ao Bolivar sair do time, especialmente pelo deslocamento do Moledo para esquerda. o Moledo, já se viu, é um grande zagueiro central (na 4a zaga se complica). Eu colocaria Moledo e Indio.

Luiz Portinho disse...

1) w. carlet é persona non grata aqui no Blog Elvio (ao menos no lado vermelho). te peço o favor de não citar mais o nome deste verme por aqui.

2) em tempos de tentativa de execrar o Bolivar, essa tua lembrança do assassino Fernando (acho até que era um dos estupradores de Berna), vem muito bem a calhar.

saudações rubras.