quinta-feira, dezembro 01, 2011

ANO V - NUMERO 250


ESPERANÇAS RENOVADAS

Para alegria da maior torcida do RS, Celso Roth, aquele do Mazembaço eterno, anunciou esta semana que não fica no Grêmio em 2012. O mais novo blogueiro e pretendente a jornalista do Grupo RBS disse que a (acertada) decisão foi tomada em conjunto com a diretoria do Grêmio.

A notícia renova as esperanças da torcida para 2012. Roth demonstrou estar em decadência numa carreira que foi marcada mais por fiascos do que por conquistas. Seu aproveitamento no Brasileirão não chegará a 50%, indigno das pretensões históricas do Grêmio. Com Kleber, o gladiador, e outros reforços que o clube deverá trazer, é imperiosa a contratação de um treinador experiente e ambicioso para que o Grêmio entre no próximo ano com reais possibilidades de voltar a conquistar títulos.

Caio Jr.

As especulações de momento da mídia dão conta que Caio Jr. será o treinador do Grêmio para 2012. É um nome que me agrada bastante. Trata-se de um treinador jovem (46 anos), mas que já possui experiência de 10 anos na posição, tendo treinado inclusive clubes de fora do país. Além disso, tem uma grande identificação com o Tricolor Gaúcho, onde jogou por 3 anos, de 1985 a 1987.

É um treinador de conceitos modernos e um estudioso do futebol, que costuma trabalhar muito bem taticamente as equipes que comanda. Apenas para citar como exemplo, neste momento ele está fazendo um "estágio" em Barcelona, acompanhando o método de treinamento e algumas partidas do clube catalão. Certamente, terá as maiores ambições para alçar o Grêmio aos primeiros lugares das competições de 2012. Precisará, no entanto, do suporte da direção para que possa aplicar seus conceitos ao time que se anuncia caro e com alguns medalhões para 2012.

GREnal do remendão

O GREnal do remendão é o último compromisso do Tricolor dos Pampas em 2011. Celso Roth fará sua despedida do comando do Grêmio na partida e poderá deixar como único legado de sua passagem o empurrãozinho que pode confirmar o coirmão fora da Libertadores 2012.

Gostaria de ver Celso Roth longe do Olímpico o quanto antes. Roger poderia ser o comandante do Grêmio para a partida, para dar maior motivação aos jogadores para o clássico. Não acredito, contudo, que a presença ou não de Celso vá fazer grande diferença neste quesito. O Grêmio já demonstrou sua desmobilização nos últimos 2 jogos em casa.

Última rodada

A CBF deu a sua maior bola dentro dos últimos anos ao colocar os clássicos na última rodada do Campeonato Brasileiro. Praticamente todos as equipes estarão jogando interessadas, e quase todas por suas próprias ambições.

Corinthians e Flamengo jogarão por empates contra Palmeiras e Vasco, respectivamente, para garantirem o título e a vaga à Libertadores 2012. O alvinegro carioca precisa da vitória e do tropeço corinthiano frente ao verdão para ser o campeão.

Coritiba, Inter, Figueirense, São Paulo e Botafogo, colocados nesta ordem na tabela de classificação, também disputam vagas à Libertadores 2012. Destes, o Coritiba é o único que depende apenas de sua própria vitória para garantir a vaga. Todos os demais dependem de vitória e de que os concorrentes à frente não vençam para conquistarem a vaga.

Na parte de baixo da tabela, o Cruzeiro tem a desesperada tarefa de vencer o arquirival Atlético/MG para escapar do rebaixamento. Se empatar ou perder, poderá ser ultrapassado por Ceará ou Atlético/PR, que jogam, respectivamente, contra Bahia e Coritiba, lutando por vitórias e por um tropeço dos mineiros para permanecerem na Série A em 2012.

A propósito...

... será que o vizinho esqueceu-se que o "perna de pau" Rochemback foi formado no aterro da beira do rio?

... o vizinho sabe que o Grêmio foi o único clube presente na SOCCEREX, convenção global de negócios do futebol, a apresentar o projeto sua nova Arena, focado na prospecção de negócios para o projeto, e que o mesmo foi elogiadíssimo por diversas personalidades? Ora, vizinho, poupe-nos do teu recalque e vá plantar batatas lá no matão que cresce no remendão.

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981


JOGO DO ANO, PARA O VIZINHO

Quando a CBF definiu que a última rodada do certame nacional seria destinada aos clássicos regionais, todos aplaudiram. E o andar da carruagem termina por confirmar o acerto da decisão. O certame chega a última rodada com praticamente todos os clubes jogando a morte sua última partida. Alguns lutando pelo título (aposto no Vasco); outros pelas vagas restantes na Libertadores ou até mesmo na Sudamericana - para não falar nos desesperados da parte debaixo. Agora, o que não poderíamos esperar é que os clássicos trariam motivação e razões de jogar à morte, até mesmo para aqueles clubes que vinham em férias há algum tempo. É o caso da vizinhança. Mas, por incrível que pareça, e por essas ironias do destino que só o futebol é capaz de moldar, a vizinhança, a essas alturas, só tem um desejo: perder o clássico de domingo. Sim, ao menos os vizinhos mais sóbrios e conhecedores da história dos clássicos. Afinal de contas, uma derrota do INTERNACIONAL nos retira definitivamente da Libertadores 2012. E nos coloca na Copa do Brasil e Sudamericana, junto com a vizinhança. E aí é que entra a questão. Os vizinhos mais sóbrios e conhecedores da história dos clássico a quem acabei de me referir sabem que quando o tema é mata-mata de gNAIS, SÓ DÁ INTERNACIONAL. Portanto, é de se esperar que a vizinhança encare a partida como o jogo do ano (mas do ano de 2012!) - e, com essa visão, faça de tudo para se livrar de eventuais confrontos de mata-mata com o PAPAI COLORADO nas competições da próxima temporada.

DERROTA INJUSTA

A derrota por 1x0 para o Flamengo em Macaé é um produto típico do futebol. Só o futebol permite a uma equipe ter um volume de jogo tão maior e jogar muito mais bola do que a outra e perder num lance esporádico, de falha individual. Foi um massacre do INTERNACIONAL, que merecia voltar do Rio de Janeiro com uma goleada no currículo e o passaporte carimbado para a Libertadores. Sobre a falha de Moledo, é possível creditar uma parte à sua escalação na quarta zaga, ao invés da zaga central. A falha teve muito de desatenção, mas também pode ser creditada ao enquadramento do corpo, que, sabidamente, fica prejudicado quando é escalado fora de sua posição.

BOLIVAR


A punição de Bolivar foi absurda! E, anoto logo, sou favorável à regra que prevê a suspensão do atleta que, dolosamente, causar lesão. Anoto também que sou daqueles que gostaria de ver Moledo e Indio formando a zaga e que não fiquei contente com o retorno de Bolivar nas últimas partidas. Mas, sem dúvida, não se pode fazer o que foi feito com um profissional do nível, do caráter, da postura e do histórico de Bolivar. Um jogador que, em 15 anos de carreira, não tem mais do que 2 cartões vemelhos. A entrada de Bolivar no jogador do Bahia não foi dolosa. O próprio adversário admitiu em entrevista na época do acontecido. Tenho certeza de que, em grau de recurso, Bolivar reverterá o julgado.

UNIVERSO PARALELO

Houve época em que o INTERNACIONAL vencia suas partidas, mas os resultados paralelos não ajudavam. Nessa temporada o panorama se alterou por completo. Nunca fomos tão auxiliados pelos resultados paralelos. Após a derrota para o Cruzeiro, por exemplo, houve quem desse a idéia de conquistar uma vaga na Libertadores por impossível. Os resultados paralelos mudaram tudo. Vieram, então, as vitórias contra o Bahia e o Botafogo, e mais alguns bons resultados paralelos. Até na derrota para o Flamengo houve resultados a comemorar. O São Paulo e o Figueirense perderam. Agora basta vencer o clássico e torcer para um, apenas um, resultado paralelo nas partidas de Curitiba e Rio de Janeiro. Vasco ou Atlético-PR, qualquer um deles, pode nos ajudar a chegar ao certame das américas. E tenho palpite que os dois ajudarão! O universo paralelo conspira a nosso favor.

A. GUTIERREZ

Olha aqui ô, não dá mais para aguentar essa ladainha. Há algum tempo sequer toco no assunto aqui na coluna. Mas a informação que traz o repórter R. Vidarte é estarrecedora. E, diga-se, só confirma uma suspeita que há algum tempo já rondava os pensamentos de meu amigo J. Krug. Consta do Blog do Vidarte que a empreiteira "é representada nas negociações por um executivo gremista e que, segundo alguns conselheiros importantes do Inter, está integrado ao movimento Grêmio Menino Deus, liderado pelo deputado, ex-prefeito de Osório, e atual secretário de Estado, Ciro Simoni". A confirmação dessa informação é causa de "impeachment" do Presidente Luiggi.

RÁPIDAS


Também são estarrecedoras as informações do Vidarte de que P. Silber, Conselheiro do INTERNACIONAL e Diretor da Tedesco, que tocou a primeira etapa das obras, não é recebido pelo Sr. Luiggi;

Pior ainda é a informação de que a A. Gutierrez, das 12 concorrentes à obra do Beira Rio, foi a única que não se reuniu com a Construtora Tedesco para se inteirar das obras iniciais.

Tchê, é muito absurdo para ser verdade!

Enquanto isso, R. Nazario é o novo Presidente do LOC (o comitê organizador do Mundial 2014);

R. Teixeira, antigo Presidente, envolto num verdadeiro mar de lama de denúncias, certamente, recebeu "conselho" dos barões da FIFA para se licenciar

Alguém duvida que Nazário será uma marionete à serviço dos interesses do mandatário da Casa Bandida ?

INTERNACIONAL campeão gaucho Infantil.

Conquista veio com vitória por 1x0, no Beira Rio, sobre nosso eterno freguês da azenha.

Duas coisas que nunca mudam no futebol riograndense, a tradição do Celeiro de Ases e a freguesia tricolor, que começa lá embaixo nas divisões de base.

É tradição que passa de pai para filho.

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio

2 comentários:

Alcides Ellert disse...

Recadinho ao Fernando:

Chamar a arena no Humaitá como sendo do gremio é de uma SOBERBA de dar dó...
Lembrete: só daqui a 20 anos; daí sim, pode ser chamado de Arena do gremio (ainda assim, com controvérsias e ressalvas).
Não entendo como pode ser "glamourizado" algo como sendo seu, se NUNCA de fato o será; principalmente quando as principais fontes de renda de um estádio (pontos comerciais e não o campo), pertencerão pela ETERNIDADE a construtora??? Chamar de burrice é modéstia!!!

Anônimo disse...

Alcides, em primeiro lugar, vai te informar. Em segundo lugar, vai ler o contrato da Andrade Gutierres pra reformar o pardieirão. Daí tu coloca o rabo entre as pernas e volta aqui.