quinta-feira, dezembro 15, 2011

ANO V - NUMERO 252


GRÊMIO FORTE EM 2012

Paulo Pelaipe assumiu de vez o comando das negociações e contratações e já conseguiu confirmar o bom atacante Marcelo Moreno ao lado de Kleber Gladiador para o Grêmio em 2012. Ao mesmo tempo, diz-se que o Grêmio está tentando a renovação com o meia Douglas, que considero fundamental, além das especulações de Carlos Eduardo, Ibson e o zagueiro Alex, do Chelsea.

O ano de 2011 mostrou que construir estádio novo não garante o sucesso do clube e a atração da torcida. Lamento muito que Odone tenha precisado condenar o Grêmio a um ano tão ruim para finalmente tentar montar um time vencedor. Os possíveis interesses do nosso atual presidente travestem-se e confundem-se com suas possíveis intenções eleitoreiras futuras. Contudo, independente da motivação, o que queremos é um Grêmio forte.

Novos procedimentos

É interessante observar e analisar os movimentos que a direção do Grêmio vem dando, pois eles diferem bastante dos procedimentos tradicionalmente adotados nos últimos anos, o que traz um certo alento de que o Grêmio volte a ser competitivo em 2012.

Tanto Kleber quanto Moreno foram trazidos com contratos longos (5 e 4 anos, respectivamente). O lateral-esquerdo Julio Cesar deverá renovar até 2014. Douglas está negociando sua permanência até 2015. Embora possa ser questionável e até arriscado fazer contratos longos com alguns jogadores mais velhos ou de conduta duvidosa, todos constituem exemplos de que o Grêmio está pensando um time além de uma temporada. Os contratos longos também podem ser uma boa fonte de receita pela venda futura dos direitos econômicos dos jogadores.

Diz-se, ainda, que a OAS está entrando como investidora nas contratações que o Grêmio está fazendo. Isto, aliado à participação constante de Jorge Machado nos negócios do clube, pode indicar que os dirigentes finalmente estão acordando para a nova realidade do futebol e tratando-o de forma profissional, em parceria com investidores e empresários, ao invés de seguir eternamente apostando na identificação dos jogadores ao clube.

Por último, noticia-se que o Grêmio está tentando desfazer-se de alguns jogadores que não vem dando bom retorno ao clube, como Adilson, Rodolfo e Edcarlos. Esta é mais uma política que considero acertada, pois estes jogadores, ficando no grupo, fatalmente acabarão sendo utilizados e prejudicando as nossas pretensões de vitória e títulos, por exemplo, como o da Copa do Brasil, onde estrearemos contra o River Plate/SE.

1º Aniversário do "Mazembaço"


Não poderia completar a coluna desta semana sem desejar um feliz 1º aniversário ao clube do vizinho, então orquestrado por Celso Roth, pelo maior fiasco mundial protagonizado por um clube brasileiro e gaúcho. Minha singela homenagem está ilustrada na imagem abaixo.


E agora, vizinho?
 
Agora que o contrato com a construtora Gutierrez foi aprovado pelo Conselho do Inter, já podemos chamar o estádio de "remendão de aluguel"?
 



Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981



APENAS O ELEMENTAR

Na coluna do dia 19.abril.2011, quando da estréia de Falcão, escrevi, sob o título “Apenas o Elementar” que “Falcão provou que não é necessário muito treinamento para ajeitar um time de futebol. E, mais, que o futebol é muito mais simples do que se imagina (e do que os treinadores burocráticos). Falcão fez o elementar. Armou um time com duas linhas de 4 defensivas e próximas, dois meias atuando pelas extremas quando de posse da bola, dois laterais que sobem de forma alternada e dois atacantes. É o “beabá” do futebol no seu nível mais elementar. Nessas horas uma indagação não me abandona, por que entre os técnicos de renome é tão difícil colocar o elementar em prática ?” (coluna n. 218)

.

Assistir à tranqüila vitória do Barcelona sobre o Real Madrid, por 3x1, no Superclássico Espanhol, é ver essa tese colocada em prática na sua máxima proporção. O jogo simples, colocando em prática o “beabá” do futebol explica o sucesso do time catalão. Tudo é simples, desde a escalação dos melhores à utilização do sistema mais elementar (o 4-4-2, com um lateral mais fixo (Abidal) e outro com liberdade para o apoio (Dani Alves) – quatro meias habilidosos e com bom poder de marcação e preenchimento de espaços e, acima de tudo, dois atacantes rápidos, habilidosos e eficazes). A receita do sucesso do Barcelona é bastante singela, um feijãozinho com arroz muito bem temperado.

.

E do outro lado do clássico estava o time “armado” e “planejado” por um treinador teórico e repleto de “artimanhas”. O ‘conceituado’ Mourinho, que escala na lateral direita o limitado Coentrão (um lateral esquerdo canhoto – e cuja perna direita não serve nem para subir no ônibus). E, anotem bem, executa tal temeridade, mesmo possuindo em seu plantel o lateral direito da seleção espanhola S. Ramos (que foi só Campeão do Mundo em 2010 atuando por ali). O ‘conceituado’ Mourinho que deixa o centroavante Higuain no banco e joga com C. Ronaldo (o marqueteiro mor) isolado no ataque. Sim, o ‘conceituado’ Mourinho, claro, é adepto do esdrúxulo esquema com “1” atacante isolado em meio a um bando de volantes brucutus (Diarra et caterva).

.

Foi com o time elementar que Dorival levou o INTERNACIONAL à Libertadores. É verdade que colocou a campanha a perigo, escalando Damião isolado no ataque em várias partidas (e até mesmo terminando uma partida com 6 jogadores na meia cancha e sem nenhum atacante em campo!). Mas, na “hora do vamos ver”, tirou as crianças da sala e escalou o time elementar do meio para frente. Fixou Tinga e Guinazu (a dupla de volantes que marca, preenche espaços e quando tem a bola no pé sabe jogar e distribuir o jogo); definiu D’Alessandro e Oscar como responsáveis pela criação

.

MUNDIAL FIFA

.

Já que falo em técnicos e “técnicos”, ouço notícia de que Muricy escalará o Santos com 3 zagueiros no Japão. Não surpreende. Os times de Muricy sempre foram covardes. É compreensível que Fossatti, com seu limitado elenco de árabes entre em campo recheado de precauções para enfrentar o Barça. Mas o treinador de um elenco que conta com Henrique, Arouca, Elano, P.H. Ganso, Neymar e o goleador do campeonato nacional, sem dúvida, não tem o direito de ser covarde; mesmo que do outro lado de campo esteja o adversário mais temível do futebol mundial. O Abelão - com esse elenco do peixe - iria “para o meio deles”!

.

PLACAR ATUALIZADO

.

Durante a transmissão de Barcelona e Real Madrid, o locutor informou que nos últimos anos a superioridade do time da Catalunha é tão marcante que a diferença nos confrontos diretos que era de 12 jogos favoráveis aos madrileños despencou e agora está praticamente igualada. Tudo isso num período de 3 anos. E daí trouxe a questão aqui para a Aldeia Pampeana. Desde 1945 estamos liderando o confronto direto. São 66 anos e o vizinho nunca mais nos alcançou. A vantagem atual de 23 clássicos (146x123) só faz crescer nos últimos anos. Pelo andar da carruagem, os netos e bisnetos do vizinho nascerão, crescerão e “baterão as botas” sem nunca dizer a seu coleguinha de escola, de trabalho, vizinho ou cunhado: “Eu ganhei mais clássicos do que tu sofredor!”.

.

CALMA VIZINHO
.
Na última coluna o vizinho pede a saída de Douglas e Rochemback. Calma vizinho, assim vais perder a única coisa que teu clube formou em 2011 e que foi digna de relevo mundial. G. Silva, Rochemback, Douglas e Marquinhos. O MEIO CAMPO MAIS LENTO DO MUNDO. Em tempo: Rochemback que o próprio vizinho considerou o melhor cabeça de área do futebol brasileiro em 2010. Tu estavas sóbrio quando escreveu a coluna vizinho ?
.
RANKING
.
O tal de ranking da CBF virou objeto de piada. E, diga-se, a seriedade do ranking se perdeu desde que abandonado o critério de considerar todos os pontos dos campeonatos nacionais (e exclusivamente deste certame), através do qual o S.C.INTERNACIONAL liderou por décadas. Após divulgar o Santos como líder, no dia seguinte, a Casa Bandida reparou o erro e colocou o Palmeiras na dianteira. Em tempo: o erro da CBF consistiu na desconsideração do Robertão 67, no qual o INTERNACIONAL sagrou-se vice campeão, garfado na partida decisiva contra o Verdão Paulista.
.
RÁPIDAS

.
E pensar que durante inúmeras edições, o vizinho se entitulava líder desse ranking estapafúrdio da Casa Bandida.
.

Lembrei acima do Abelão. O grande Abelão que “foi para o meio deles” com Edinho, R. Cardoso, Ceará, Gabiru e companhia. Abelão é eterno!!!

.

Mundial FIFA, eu já estive lá duas vezes. E tu vizinho ?

.

“É a manutenção do que é o INTER nestes últimos anos, um time acostumado a disputar competições e vencê-las. Não podemos perder o ambiente do vestiário vencedor” (Fernandão sobre a idéia de time de 2012).

.

Fernandão que concedeu entrevista ao Correio do Povo e esclareceu sobre o INTER-B: “O importante é deixar claro que o INTER B será a placenta do principal. Será formado por jogadores jovens e que um dia integrarão à equipe de cima. Não pode ser um depósito de jogadores que não servem mais. Isso seria desperdício de dinheiro”. Concordo inteiramente com tal política.

.

Sempre é bom lembrar que pelo INTER-B se destacaram, recentemente, Taison, Sandro, Walter, Damião; e, nessa temporada, por exemplo, Elton, João Paulo e Moledo.

.

P. Pelaipe (Fica Pelaipe!) também concedeu entrevista ao Correio do Povo. Indagado se o INTER é um time melhor do que o grêmio, P. Pelaipe (Fica Pelaipe!) não titubeou: “Esse ano foi. Foi campeão gaúcho, chegou à frente do grêmio no Campeonato Brasileiro. Foi melhor que o gremio!”. Até tu Pelaipe ?

.

Só p’ra lembrar que esse ano que terminou para a pijamada em meados de agosto, quando já não tinham mais nenhuma pretensão no campeonato nacional que não a fuga do rebaixamento, começou com o P. Odone (Fica Odone!) dando bundadinhas no chão para imitar o Kidiaba.

.

A verdade é que esse ano nem a Rede Baita Sol (órgão oficial de imprensa azul) teve a coragem de lançar enquetes com a indagação clássica a respeito de qual o melhor time do Rio Grande na temporada.

.

Saiu o calendário 2012. E tem gremio x River Plate no carnê.

.

Calma pijamada!, ainda não será em 2012 que os azenhanos terão oportunidade de disputar a Taça Li”B”ertadores, com grandes expoentes do CLUBE DA SEGUNDONA das Américas.

.

Acalmem-se tricolores, é apenas o confronto de estréia na Copa do Brasil, contra o homônimo sergipano (eu disse sergipano!) da agremiação porteña.

.

Bah! O pessoal da Casa Bandida do Futebol deve estar de sacanagem com a turma da azenha.

.

MERCADO DA BOLA - Enquanto isso, em tempos de férias, o mercado de transferência fervilha... Bolívar interessa Corinthians e Flamengo... Juan deve ser contratado pela toda poderosa Internazionale de Milão... Damião e Oscar interessam aos grandes do futebol europeu... E Adilson, grande revelação azenhana dos últimos tempos, deve acertar com o Grosny (Grosny ?!), clube tradicional da Chechenia (ou seria Xexenia, meu caro vizinho ?).

.

Acho que não preciso comentar mais nada. Essa notícia evidencia toda a diferença, o buraco abissal, que separa o INTERNACIONAL de seu co-irmão.
.
Na última semana salientei minha curiosidade para ver o balanço da vizinhança para o ano que finda. E a curiosidade foi satisfeita. O grande feito de 2011 na azenha foram os "peitaços" do Saimon no Miguelina e no Damião. Bah!
.
Tchê, olha aqui ô, eu sou do tempo que "peitaço" era coisa de mulher.

.

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (39*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

.
Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

5 comentários:

Anônimo disse...

MAZEMBE DAY:



As torcidas de Mazembe e do Inter vivem de sonhos para 2012, enquanto a torcida Preta do Sul vive a realidade.



Enquanto a Torcida Preta do Sul já tem certo e marcado no calendário o Mazembe Day II,

As torcidas do Inter e de Mazembe sonham em serem campeãs continentais e encontrarem-se no mundial no final do ano, para quem sabe, uma revanche.



MAZEMBE DAY:



O TODO PODEROSO MAZEMBE, multicampeão time africano convidará nosso monocolor preto time do sul para a inauguração do seu novo estádio.



Bem perguntareis, como um colorado passará flauta com o TODO PODEROSO MAZEMBE NOS GREMISTAS.



SIMPLES. Enquanto construía seu novo estádio o Clube Congolês foi bi-campeão Congolês, Campeão Continental Africano e aquele título que é o mais festejados pelos Gremistas: Vice-Campeão Mundial, em cuja semifinal derrotou o Inter.



O lado Irônico da história: É SIM POSSÍVEL GANHAR TÍTULOS ENQUANTO SE CONSTRÓI ESTÁDIOS, ao contrário do que a torcida negra do sul acredita, cegada pelo MARKETING OFICIAL, de somente após pronta a obra algo será possível.



Bem, comemorem a própria desgraça, pois o Inter, comemorou 2 títulos, afora a vaga da libertadores em cima de vocês.



TORCIDA NEGRA DO SUL????

NO RIO GRANDE DO SUL MANDA O INTER.

O sol dos pampas é mais vermelho, portanto, causa e consequência, o céu é mais azul, onde brilham os astros do clube do povo do rio grande do sul.



A torcida antes tricolor agora é monocolor: hoje é preta: preta de inveja, o azul e o branco já estão com o Inter há muito tempo.

saudações, Carlos Doyle.

Luiz Portinho disse...

Excelente Doyle, não sabia dessa valiosa informação de que o Mazembe é bicampeão congolês... Enquanto isso, a turma da azenha não ganha taça nem de bola de gude.

E tomara que no final de 2012 estejamos novamente prontos para o Mazembe Day II, pois, dessa forma, teremos mais um caneco de Libertadores no armário!

Anônimo disse...

DIA TRISTE. Dia/noite da entrega desses infelizes do Luigi e sua cambada do NOSOS ESTÁDIO p essa empreiteira canalha e desgraçada.
SUJA, ESSA EMPREITEIRA SEGUROU O CONTRATO POR MEIO ANO, AFASTANDO ASSIM TODA E QUALQUER CHANCE DE CONCORRÊNCIA.
Agora, entrega a minuta e na maior cara-d-epau diz q a "demora" na assinatura, vai custar mais 40 mi.
É uma grande sujeira o q esse administrador da rodoviária obsoleta faz em troca do silêncio da mídia.
MAS UMA COSIA eu garanto p vcs, esses ordinários que NÃO OUVIRAM O SÓCIO, O TROCEDOR, esses cretinos terão a cara-de-pau, PODEM APOSTAR de vir a público pedir ajuda do ORCEDOR na reforma, ou seja, pedir qp que além de doarmos o idnheiro do Eucaliptos, mas outro tanto, e cadeiras vips e os cambau, ainda terão a cara-de-pau de virem pedir q ajudemos na reforma do estádio.
ESPERO Q SEJAM ESCURRAÇADOS, esse sujos que enlamearam o nome BEIRA-RIO. Elvio Silveira

Anônimo disse...

A ironia é o clube mais racista do Brasil pois foi o último a aceitar negros no time ser , agora , o maior admirador do mazembe. Um clube que teve um Aírton pavilhão que hoje está na miséria sem que ele , de fato o maior jogador que jogou no clube , tenha qualquer auxilio. Que teve o Paulo lumumba , grande cidadão , um negro que deu a vida pela camisa tricolina durante mais de uma década e que não teve nem jogo de despedida. Uma torcida que há pouco descobriu- se abrigar nazistas em seu interior e que , principalmente , fala do mazembe com um desprezo só porque é um time negro africano e que , ao ganhar do inter , não soube se colocar no seu lugar lógico que seria perder pro inter! Que desrespeito a um clube que conseguiu ser o que o Gremio nos últimos 16 anos não conseguiu : ser campeão continental.sugiro ao maizonave colocar uma foto do Renan ralando a bunda na cara da torcida gremista em pleno estádio Olimpico( onde o importante é competir , porque ganhar alguma coisa...) com o renathy o maior ídolo e filhinha chorando ...se precisar eu mando pro blog!

Gui - SP disse...

Cara, como tem colorado preconceituoso. Te liga, anonimo, o racista no blog eh tu! So vejo colorados falando que sao paulino eh viado, poltrona 36, curintiano, viadagem, etc, mas nenhum gremista com esse discurso anti social.

Quem precisa de uma lavagem de boca eh a turma vermelha do rio grande.