quarta-feira, maio 16, 2012

ANO VI _ NUMERO 273


BICAMPEÃO GAÚCHO!


Sempre anotei aqui neste espaço: Gauchão para Colorado é Copa do Mundo. Sempre foi assim. Nunca desdenhamos de nossa competição caseira. Até porque sempre gostamos e valorizamos a condição de Cacique da Aldeia Pampeana. Já colocamos 41 taças no armário e no ano que vem vamos com força total atrás do Tricampeonato Gaúcho, podem apostar. O Caxias valorizou muito nossa conquista, em duas partidas pautadas pelo equilíbrio. Aliás, foram dois jogos parecidos. Tanto na serra como na Capital tivemos o Caxias vencendo a primeira etapa e o INTERNACIONAL crescendo nos 45 minutos finais. A diferença ficou por conta da mudança de atitude e sistema tático na decisão do Beira Rio. Com 3 volantes tivemos muita dificuldade e equilíbrio total. Ao sacar Tinga para a inclusão de D´Alessandro e ordenar seu time a realizar uma "blitz" incessante sobre o adversário, Dorival salvou sua pele e prolongou sua relação de trabalho com o Colorado. 

DORIVAL I


No intervalo da partida a equipe saiu vaiada de campo. E muito por culpa de Dorival. O treinador, de forma criticável, tentou provar o acerto de suas teses contrariando os fatos. Repetiu a escalação do nefasto sistema com 3 volantes que saira do Engenhão derrotado. Mais do que isso, o sistema de 3 volantes que trouxe o Caxias vivo para Porto Alegre. E o resultado era mais do que óbvio. O time não chegou com perigo ao gol do adversário e sofreu um golo. 

DORIVAL II


Com 1x0 contra no placar, o treinador alterou a equipe e o sistema de jogo. Voltou a utilizar o mesmo 4-4-2 com o qual retirou o máximo do plantel na reta final do Brasileiro 2011. E aí a decisão perdeu a graça. Foi um massacre sobre o Caxias. Anotar os golos da vitória foi questão de tempo. Mesmo após errar cobrança de penalty com Nei, o time manteve a calma e soube chegar aos 2 tentos que garantiram a Taça. Resta agora indagar: será que Dorival ainda não percebeu que a equipe não rende com 3 volantes  e com Damião isolado no ataque ?

BRASILEIRÃO 100% I


A eliminação precoce da Taça Libertadores só tem um ângulo positivo. Nessa temporada não há desculpas. As atenções estarão voltadas integralmente ao Campeonato Nacional. E o primeiro quarto do certame será de fundamental importância; exatamente pelo envolvimento dos principais adversários com a competição continental. Coritiba (C), Flamengo (F), São Paulo (C), Fluminense (F), Botafogo (C), Sport (F), Bahia (F), Cruzeiro (C), Santos (C) e Atlético-MG (F). Caso, efetivamente, tenha pretensão de título, o Colorado terá de fazer, no mínimo, 21 pontos dos 30 em disputa nesses confrontos.

BRASILEIRÃO 100% II


Com menos do que 21 pontos nessa arrancada, podemos abandonar o sonho do Tetracampeonato. Digo mais, já na primeira rodada teremos um confronto que dará a exata noção de nossas pretensões. Só a vitória é admitida contra o Coritiba. A história dos pontos corridos ensina que campanha de campeão exige, no mínimo, vitórias em casa e empates fora. Mais do que isso, exige vitórias em casa e fora sobre clubes médios, como é o caso do Coritiba.

BRASILEIRÃO 100% III


O que disse acima do Coritiba não importa menosprezo ao time do Coritiba. O adversário foi campeão do Paraná no último final de semana, em final decidida nas penalidades contra o rival Atlético-PR. É um time que tradicionalmente complica nos confrontos contra o Colorado. Ainda mais se considerarmos nosso retrospecto de estréias que não é nada positivo. Mas, repito, para ser campeão nacional é preciso pensar grande e matar os médios e pequenos dentro do Gigante da Beira Rio.

ALVORADA NELES!


Jô e Jajá foram para noite da Cidade Maravilhosa depois da eliminação na Taça Libertadores. Comportamento de quem não está compromissado com o grupo e a instituição que representa. O reincidente Jô só não será demitido por questões jurídicas (leia-se possibilidade de o INTERNACIONAL sofrer ônus com ação trabalhista). Todavia, ficará de molho e será negociado para o primeiro clube desesperado que necessitar de um atacante. Jajá treinará no C.T. de Alvorada e receberá nova oportunidade. Em tempo: punições seguem política disciplinar do clube. Reincidências não são admitidas.  

RAPIDAS


Falei acima dos 3 volantes e de Damião isolado no ataque.

Dagoberto entrou contra o Caxias em sua função - segundo atacante - e teve boa atuação.

Tinga na terceira função do meio de campo é um quebra galho que só se admite como improvisação das improvisações, especialmente na ausência de meias ofensivos para escalar.

Agora, escalar Tinga como meia ofensivo, quando se tem Andrezinho, João Paulo e outros menos cotados, com todo respeito, é teimosia, é contrariar fatos (para não dizer coisa pior).
 
Dátolo foi eleito craque do Campeonato Gaúcho. Em que pese opiniões contrárias e as últimas atuações irregulares, o argentino teve participação importante na conquista.

Indio, Sandro S. e o artilheiro Damião também figuraram na seleção do certame.

Com gols de  Pernão, Maurides, Mike e Diogo, os juniores venceram o Zequinha por 4x2 e seguem com 100% de aproveitamento no Gauchão;

O time do técnio A. Jardine formou com andrei; Diogo (Vilela), Thales (Bagé), André e Jonatan (Alex); Raphinha, Pernão, Rodrigo e R. Gava; Mike (Nathan) e Maurides (Thiago)

Notícia dá conta que empresário do Nei recebeu propostas de clubes europeus. Olha tchê, se for verdade, quero que esta janela de 2012 chegue logo!

Lucio terminou contrato com Internazionale. Seria uma maravilha ter o xerife Lucio de volta à zaga Colorada.

Nilmar é outro que pode regressar ao Beira Rio. Embora tenha mais um ano de contrato na Espanha, dificilmente seguirá no rebaixado Villareal. 

Informação do amigo E. Campelo, Rádio Guaiba, dá conta que L. Anápio teria pedido a G. Luiggi para deixar o cargo de Vice de Futebol. Talvez tenhamos desdobramentos na próxima coluna.

Titi, D. Moraes, Zé Buteco e P.R. Falcão. Motivos suficientes para a pijamada tremer nas bases. 

Jogador convocado para seleção boliviana ? Mas bah, é o fim da várzea!!!
Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (41*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

8 comentários:

marcelo mattos disse...

Finalmente um colorado lucido: “O adversário é só o Grêmio. Já ganhou Libertadores, é Campeão do Mundo, já conhece a competição. Temos que aprender no Brasil a respeitar o adversário do outro lado." Falcao.

Coloradagi fez o que nesse meio de semana alem de secar o gremio?

Anônimo disse...

Quem é Gremio?

Luiz Portinho disse...

a "Coloradagi" se preparou para estreiar vencendo no Campeonato Nacional. Já a "gamistagi"...

marcelo mattos disse...

Primeiro: sem preconceitos contra homosexuais, Porto, por favor. Isso nao tem cabimento no futebol.


Segundo - caro anonimo, Falcao foi perguntado essa mesma pergunta, e foi assim que ele respondeu:
Falcao: "O adversário é só o Grêmio. Já ganhou Libertadores, é Campeão do Mundo..."

Saudacoes aos secadores do meio de semana...

Luiz Portinho disse...

o que há de preconceituoso em "gamistagi", caro Marcelo ?

Ricardo disse...

gremistage apelando para a hipócrita patrulha anti-homofobia...Esperem só o ferro que vcs vão levar nessa copa do brasil cagada aí...

marcelo mattos disse...

Nao sei o que se passa na tua mente, entao poderia ser um erro inocente teu, mas explico. Eu poderia ter escrito "o que os moranguinhos fizeram no meio de semana", mas eu escrevi "coloradagi" pra nao ser homofobico. Tu poderias ter escrito "gremistagi" que seria um "non-issue" no quesito preconceito. Gamistagi tem um tom homofobico e deve ser evitado, assim como coligay, culorados, gaylorados, etc.

E ricardo, eu nao tenho problemas contra negros, brancos, verdes, ou arco-iris, mas aparentemente tu tem algo contra homosexuais. Vamos manter a flauta no futebol somente e perder esse historico de preconceitos na torcida grenal?

Quinta feira sera uma historia a parte, mas serio que voce nao esta torcendo pro gremio vingar o colorado da perda do titulo nacional de 88?

Ricardo disse...

"eu nao tenho problemas contra negros, brancos, verdes, ou arco-iris"

ok