quinta-feira, maio 24, 2012

ANO VI_NUMERO 274


DEDICAÇÃO TOTAL



Foi convincente a estréia no Campeonato Nacional. Com 100% de foco na competição, o Colorado pinta como favorito ao título. E tal premissa se reforça num contexto em que os principais adversários (Corinthians, Santos e São Paulo, por exemplo) estão envolvidos em outras competições paralelas. Não que a vitória sobre o time misto do Coritiba seja um parâmetro definitivo. Mas há sim pontos muito positivos a serem observados. Primeiro a conquista de 3 pontos numa estréia, coisa rara nas últimas edições da competição. Depois pela boa atuação, que até fez esquecer dos desfalques de Sandro S. e da estrela D'Alessandro. Ainda merece destaque a adoção do esquema 4-2-2-2 e, especialmente, dos discursos da comissão técnica de que o sistema com 3 volantes não será adotado em "condições normais de vôo". Finalmente, já que falei nos discursos de comissão técnica, merece aplauso as palavras dando conta de que haverá dedicação total à conquista do título. A diretoria, ao menos nesse início de competição, abandonou aquele discurso chato de que "lutaremos por uma vaga na Libertadores". Vaga não é título! O Colorado precisa entrar sempre para disputar o caneco. E, no Brasileirão 2012, definitivamente, somos postulantes ao Tetracampeonato.


CAMPEÃO NACIONAL DE 2005



"Em 2005, houve a maior roubalheira do futebol brasileiro e quem sabe mundial. Tomaram um título na mão grande do Internacional. Primeiro anulando 11 jogos. Depois com arbitragens calamitosas dentro de campo, como aquela de Inter e Corinthians. Mas no dia da despedida do campeonato contra o Coritiba, em Curitiba, o Inter fez a festa. Tanto no Couto Pereira como em Porto Alegre pelas avenidas e no Beira-Rio, desfilando em carro aberto e tudo. Acompanhei e narrei tudo pela Guaíba. Transmissão de quase 3 horas na Capital, desde a hora do desembarque até o Beira-Rio. De mala e tudo. Milhares de pessoas saíram para comemorar. Era prenúncio do que viria pela frente. De lá para cá, o Inter só levanta taças. Está faltando um novo Brasileiro." (História da Vida - L. C. Reche, coluna de domingo do Correio do Povo)

OSCAR I


Notícias dão conta que INTERNACIONAL, Oscar e São Paulo estariam próximos de um acordo para colocar um ponto final à controvérsia que se arrasta nos tribunais trabalhistas. Cogita-se do pagamento de R$ 15 milhões para o clube paulista. Não acho que seja um bom negócio. Oscar não voltará a atuar pelo São Paulo; e disso nem os quero queros da Redenção duvidam. Além disso, há grande plausibilidade na tese jurídica advogada pelo atleta. Já falei sobre isso noutras postagens. 

OSCAR II


O máximo que o INTERNACIONAL deve se dispor a entregar ao São Paulo é o valor da multa rescisória que, dizem, gira em torno de R$ 8 milhões. Mas penso que nem isso deveríamos alcanças, depois de tudo que os piratas paulistas tentaram fazer no curso dos últimos episódios. O São Paulo é reconhecido como o clube pirata do futebol brasileiro. E com pirata contumaz não se negocia!

NEI - I


Nei renovará contrato por mais 3 anos. “Tenho uma amizade muito grande com o Fernandão. Estou muito bem na cidade. Minha esposa gosta daqui, é daqui. Minha filha nasce agora. Minha preocupação são eles agora. Nesse momento prefiro ficar no Inter.”, declarou Nei ao Correio do Povo. Nei é produto da carência de bons laterais do futebol brasileiro. E da política das categorias de base do INTERNACIONAL de priorizar a formação de atacantes. 

NEI - II


Não quero ingressar em debate sobre tal política. Os dirigentes Colorados afirmam que formar atacantes rende mais aos cofres do clube. Mas, sem dúvida, não se pode admitir que um clube formador como é o caso do INTERNACIONAL fique 3 décadas sem formar um mísero lateral direito. E não pensem que esqueço do grande L. C. Winck. Não o incluo porque o "Lilica" foi formado como cabeça de área, sendo deslocado para a lateral às vésperas de sua promoção para o grupo principal. É fato. Desde C. Duarte, o eterno Claudião, não se forma um lateral direito de peso no Celeiro de Ases. Atravessamos os anos 80, 90 e 2000 sem formar um único jogador para a posição.


TINGA



P. C. Tinga se foi para Minas Gerais. Vai oferecer seus valiosos serviços ao Cruzeiro de C. Roth. Dizem que é contratação da diretoria, a contragosto do treinador. Tinga foi um grande jogador no INTERNACIONAL. Coroou suas duas passagens pelo Beira Rio com pleno êxito e muitas conquistas. E foi figura chave em todas as conquistas, diga-se. Mas sai em boa hora. O grupo possui volantes de sobra e a permanência de Tinga em Porto Alegre terminaria por justificar e manter o estapafúrdio sistema com 3 volantes. Afinal de contas, há na aldeia muito "douto" que continua a acreditar que Tinga era meia de ligação (ou meia ofensivo, se preferirem assim). 

REFORÇOS



“Precisamos de dois ou três jogadores para chegar e lutar direto pela camisa de titular”. Essa declaração de Dorival Jr, em entrevista concedida ao Correio do Povo, alenta e preocupa. Alenta pelo fato de que evidencia a intenção de reforçar o grupo. Mas preocupa por demonstrar falta de convicção; ou a iminência de saída de jogadores. Com convicção no atual grupo não se cogitaria contratações. E se não há convicção no atual grupo, a diretoria confessa que enfrentou a Libertadores com carências. Prefiro acreditar que os dois ou três reforços sirvam para qualificar o grupo e suprir as ausências constantes provocadas pelas convocações de Oscar e Damião.  



LIBERTADORES


Fluminense eliminado pelo Boca Jrs. e Corinthians classificado em cima de um Vasco da Gama bastante limitado. Tudo dentro da previsão. Amanhã a U. de Chile deve confirmar sua vaga. Em Santos, aposto no Velez Sarsfield. Os argentinos sabem como poucos segurar uma vantagem quando atuam fora de seus domínios. E o time do Nuevo Gasometro há alguns anos chega nas semifinais da competição. Teoricamente é um bom resultado para o Corinthians, que herdaria o time do Chile, livrando-se do clássico contra o peixe. Mas o tiro pode sair pela culatra. Numa hipotética final contra Boca Jrs. ou Velez, o Corinthians perde para os dois - não tem cacife e nem tradição para derrubar os argentinos. 

SELEÇÕES


Enquanto o INTERNACIONAL cede Oscar e L. Damião para a seleção canarinho e o Guiñazu para a Argentina, há um clube aqui dos arrabaldes que o máximo que consegue é emplacar centroavante na seleção boliviana. E aí tem nego na aldeia que vem botar defeito no The Strongest e no Juan Aurich. O DNA tricolor, as vezes, atrapalha as convicções da turma lá da azenha (os futuros humaitanos).

RÁPIDAS


A propósito, a vizinhança poderia nos informar se a Bolívia vai a Londres disputar o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos ?


Muriel, Nei, Moledo, Índio, Fabrício; Guiñazu, Elton, Oscar e J. Datolo; Dagoberto e L. Damião. Time que estreou no Campeonato Nacional 2012.


No banco de reservas estavam Renan, Jackson, Bolatti, Augusto, M. Aurélio, Fred, João Paulo e Gilberto.


Duelo contra o Flamengo será complicado. Não tanto pelos atributos da equipe adversária, mas, sobretudo, pelos desfalques. Sandro S., D'Alessandro e Kleber seguem no D.M. Damião e Oscar nos foram retirados pelo Sr. M. Menezes.


D'Alessandro que está em fase final de recuperação. Essa semana começou treinos na caixa de areia e deve regressar aos treinos normais na próxima semana.

Falei acima a respeito da situação do jovem Oscar. E tenho de registrar, a cada dia joga mais bola esse guri.



"Cada um tem seu peso e seu valor. Mas acho que o Oscar faz muita falta ao Inter. O D''Alessandro é um craque, mas acho que o Oscar ataca, defende, chega à frente e faz gols. Além disso, o D''Alessandro acabou ficando fora de muitos jogos e a equipe teve de se adaptar." (Dorival Jr, em entrevista concedida ao Correio do Povo). Aliás, recomendo a leitura da íntegra.

Será muito difícil manter Oscar e Damião na próxima janela de transferências. Infelizmente é preciso ter os pés no chão; um dos dois deve ser negociado.

Sobre negociações, cogita-se Pato, L. Adriano, Taison e Lucio. Mas a imprensa pampeana é pródiga em fabricar "bolas da vez" para a dupla gNAL.

A realidade é que dificilmente veremos o repatriamento desses jogadores tão cedo.


João Paulo entrou bem contra o Coritiba. Sofreu entrada duríssima e saiu lesionado. Detalhe: o árbitro, no lance, apitou falta a favor do Coritiba. Parafraseando o Chico Noveletto: "ainda mato um árbitro!"

Com o Abelão fora do páreo, a tarefa ficou mais fácil para os argentinos.

Tchê, como é ruim esse goleiro Cássio do Corinthians. Alguém poderia me informar aonde é que foi formado um goleiro com tão pouco fundamento para a posição ?


"A partir do momento em que você respeita o clube, você acaba tendo sucesso." (atacante Jô, no desembarque em Belo Horizonte). 

Forte Jô, muito forte. Essa é concorrente a frase da semana.


Sugiro à direção Colorada que mande junto com a liberação do Jô uma caixa de Jimo Cupim para a diretoria do Galo Mineiro.

Falcão retornou a Porto Alegre, agora como treinador do Bahia. Por onde passou, o ídolo Colorado foi recebido com honrarias. Quem foi Rei nunca perde a Majestade.

Mas o fato é que dificilmente Falcão conseguirá liderar uma façanha, amanhã, em Porto Alegre. O elenco do Bahia é muito limitado. 

Tudo indica, portanto, que Felipão desembarcará em Porto Alegre 2 vezes em menos de 15 dias. 

As viúvas do Sr. L. F. Scolari estão frenéticas!

Eliminar o Boca Jrs. em competição continental não é para qualquer um. Da próxima vez, perguntem ao Papai Colorado como é que se faz (ou clique aqui para relembrar).


Tchê, e o A$$i$ tentando fugir da loja do mengo sem pagar ? É o que eu sempre digo, a coisa vem de berço... Mais uma que é DNA tricolor na veia!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (41*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio


5 comentários:

matheus disse...

Puts, celebracao apos vice campeonato, porto? Apaga isso do teu post! Eu, como colorado, NAO comemorei o que nos foi roubado de direito e a celebracao foi, quem sabe, o ultimo momento de miudez do nosso clube. Poe ai a comemoracao do titulo mundial, do bi da america, mas POR FAVOR, celebracao de vice NAO!

Luiz Portinho disse...

Não celebro vice Matheus, celebro o fato de que o Campeão de 2005, até mesmo na opinião dos mais bairristas da imprensa paulista, é o Colorado. Até o Corintiano J. Kfouri já abriu seu voto num Bate Bola da ESPN a favor do INTER. o Presidente do Cortinga à época, Sr. Dualib, declarou em alto e bom tom que foi "NO ROUBO"! Enfim, comemoro o fato de a história registrar a verdade.

matheus disse...

Respeito tua opiniao, mas oficialmente somos vice em 2005. Cade a taca? Tenho certeza que nao teriamos ganho a america em 2006 caso fossemos campeao nacional. Logo, eu nao celebro o vice mas sim tudo que veio depois. O vice foi diretamente responsavel pelo nosso renascimento apos decadas de ostracismo.

Anônimo disse...

se alguém roubar teu relógio matheus , ele pode usa- lo a vida inteira mas tu sempre poderá dizer : este relógio é meu e o ladrão não pode dizer nada ! Tu , como Portinho e eu , queres a taça ganha em 2005 e o título oficialmente reconhecido mas oficial ou não fomos dentro do campo de jogo Campeões Brasileiros

matheus disse...

Cara, nao to dizendo que o titulo de 2005 foi pra equipe que realmente a mereceu no campo, mas chega de chorar leite derramado 10 anos atras! Tamos parecendo gremistas que ate hoje choram o brasileiro de 82! 2005 ja se pagou com juros (rebaixamento de 2007, 2 libertadores, mundial, taca suruga, etc), entao vamos mudar o disco.
Nossa torcida ta muito complacente com problemas ATUAIS: a torcida nao canta direito no estadio, perdemos o fator 'beira-hell' quando jogamos em casa, nao reclamamos da lerdeza do lerduiggi em contratar zagueiros de verdade, tamo muito blaze! Ficar falando de 2005 ainda por cima vai deixar a situacao cada vez pior!
Eu sou a favor da torcida ir pro portao 8 e forcar a saida dos medalhoes de 2006 que andam protegidos pela diretoria, pra equipe poder se renovar e continuar-mos superiores aos azuis da azenha. Caso contrario, voltaremos aos anos 90. Esse ano vai ser o fiel da balanca. Se nao ganharmos o brasileiro (muito provavel), e o gremio ganhar a cdb (infelizmente, bastante provavel) a balanca vira, especialmente em ano de eleicao.
Quem mantera o clube no topo? Quem o levara a decadencia completa? Quem transformara nosso time num coritiba da vida que nao fede nem cheira? Essas questoes sao ignoradas pela torcida, justo pq ganhamos um gauchao meia boca e pq vencemos a taca piratini sobre o rival. Esquece flauta sobre bolivianos no rival, rinho no mengo, etc. Vamos focar no nosso time, pq pior que ta, fica!