quarta-feira, junho 20, 2012

ANO VI - NUMERO 278

DERROTA DE BASTIDORES



Existem derrotas que não se explicam dentro das quatro linhas. Seria perda de tempo analisar sistemas táticos e coletivos ou atuações ou atitudes individuais do jogo INTER x Botafogo. Afirmo, sem medo de errar, o Colorado foi derrotado dentro dos vestiários, nos 15 minutos de intervalo. Circulam rumores muito fortes de que Dorival tem problemas de vestiário e comando. E se havia alguma dúvida, os rumores se concretizaram no sábado. Primeiro com a falta de comemoração no golo anotado. Depois com a falta de aptidão para a vitória da segunda etapa. O primeiro golo do Botafogo surgiu numa falha de cobertura grosseira ao lateral Fabrício. Índio, Nei e Dalton assistem à troca de passes do rival. Dali por diante o torcedor Colorado viveu um calvário, diante da passividade do time e das alterações de Dorival. Foi um sábado decepcionante no Beira Rio.

TORCEDORES


Durante o primeiro tempo havia um torcedor atrás de mim no estádio que ao ver Andrezinho tocar na bola proferia xingamentos impublicáveis, seguidos de "tu não joga nada!". Bastou Andrezinho anotar o primeiro golo para que o torcedor mudasse de postura. E, após cobrança de escanteio que resultou no segundo golo do Botafogo, o tal torcedor sentenciou: "treinador burro, o Andrezinho está jogando livre o tempo inteiro!". 

FERNANDÃO


Fernandão deu entrevista forte ontem, criticando as declarações de Sandro S. sobre sua renovação de contrato/contratação. Sandro pediu mais compromisso do INTERNACIONAL. Fernandão esclareceu a questão. O INTERNACIONAL foi procurado para acertar com o jogador, com proposta que não envolvia valores ao Malaga. E o acerto com o jogador foi entabulado com essa condição. Caso seja necessário alcançar algo aos espanhóis, Fernandão deixou claro que a proposta ao jogador terá modificação (leia-se, baixa o salário). Polêmica mais do que compreensível numa renovação  de contrato. Fernandão precisa ter cuidado para que o extra campo não prejudique o time. Em tempo: o diretor confirmou, também, que o INTERNACIONAL encaminhou duas contratações do mercado exterior. 

RATINHO


Finalmente o INTERNACIONAL contratou um lateral direito. O problema é que o mesmo já chega questionado. E a posição precisava de um nome para vestir a camisa 2 e jogar sem contestações. Aliás, a falta de aptidão do nosso atual lateral direito é tamanha que sequer veste a camisa 2. Nei veste a camisa 4 e não cumpre a função; nunca cumpriu. Mantém a titularidade pela falta de opções. E, tudo indica, continuará a ser o titular absoluto da posição, em que pese suas carências e falhas. Nunca vi Ratinho atuar, mas, pelo que li, não tem o cruzamento como uma de suas atribuições. Em tempo: lateral deve, obrigatoriamente, ter os atributos posicionamento, resistência, marcação e cruzamento.

NORDESTE TOUR


Sport e Bahia. Teríamos de ganhar os 6 pontos, para retomar a campanha de campeão e também pelo fato de que são nesses jogos fora de casa, contra times que não se situam no grupo dos favoritos, que se conquistam os pontos diferenciais em campeonatos de pontos corridos. Deveríamos, porque o panorama recente indica que não conseguiremos. E a história também não indica que voltaremos do nordeste com 100% de aproveitamento. Sempre foi muito complicado enfrentar os pernambucanos em seus domínios. Nunca esquecerei de uma partida que perdemos para o Sport, com gol do centroavante Hélio, de perna quebrada, ao final da partida. Tradicionalmente perdemos pontos no nordeste. E esse ano, tudo indica, não será diferente.

OBRAS I


É preocupante o andar da carruagem das obras no Beira Rio. Hoje está marcada inspeção judicial da ação movida pelo Ministério Público, com a intenção de interditar o estádio. E, confesso, reputo procedentes os argumentos da ação. O INTERNACIONAL deve mandar seus jogos em outro estádio (não me pergunte qual), enquanto a obra é realizada. E a A. Gutierrez também parece desejar isso. V. Piffero compareceu ao programa Reunião de Pauta da Rádio Guaiba no último domingo e denunciou tal intenção da empreiteira.

OBRAS II


Segundo Piffero, a empreiteira poderia realizar a obra em módulos, finalizando as construções de um setor antes de iniciar a demolição de outro. Mas optou por apenas demolir, sem construir nada, até que o estádio seja interditado. Com isso, a empreiteira poderá tocar a obra no estádio interditado e, acima de tudo, terá campo para propor um aditivo no contrato. Piffero, que é Engenheiro e conhece o ramo da construção, lembrou que uma empreiteira tem dois objetivos quando decide entrar num negócio, ganhar a licitação e planejar o aditivo. Resumindo, estamos nas mãos da A. Gutierrez.

OBRAS III


INTERNACIONAL já teve a segunda arrecadação dos clubes brasileiros, quase empatado com o todo poderoso Corinthians. Na última temporada ficamos distantes R$ 100 milhões dos paulistas e já fomos alcançados pelo São Paulo. Obras no Beira Rio e possível interdição do estádio tendem a desmobilizar o quadro de sócios - nosso diferencial para os clubes do eixo. Situação é preocupante.


RÁPIDAS


8 pontos em 15 disputados. A boa campanha foi para o espaço. 

Para recuperá-la será necessário 100% no nordeste. Aí teremos 14 pontos em 21, algo próximo dos 65% (desculpem, não sou muito bom em percentuais e números). 

Dátolo fará cirurgia no púbis e ficará afastado por 40 dias. Desfalque complicado.

Moledo segue tratando lesão muscular e também é desfalque para próxima partida.

D'Alessandro concedeu entrevista e confirmou que assédio chinês continua após sua renovação. 

Infelizmente, algo me diz que o gringo sairá, em breve, do Beira Rio.

"Nosso grupo, se sempre teve uma qualidade muito grande, foi defender cada treinador que pisou no Beira-Rio. Então, vamos até o final. Não aconteceu nada. Perdemos um jogo. A gente está se cobrando mais do que qualquer um. A gente sabe o que significou perder" (Guinazu)

A vizinhança é criativa, isso não se pode negar. Na última semana foi lançado o Odometro. Confira em http://odonometro.cc/

Já que o P. Pelaipe e o Odone não se manifestaram (para nosso regozijo), a vizinhança poderia me responder: o Palmeiras é o que com grife ?

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (41*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

Nenhum comentário: