sábado, julho 21, 2012

ANO VI - NUMERO 282

SEMANA TERRÍVEL


Semana complicada no Beira Rio. Empate mixuruca contra o Santos. Derrota em Belo Horizonte para o líder Atlético, com um tabu de 30 anos sem derrotas para os mineiros desmoronando. A sexta-feira trouxe a demissão de Dorival Jr. demitido e o anúncio de Fernandão como novo treinador. Quem acompanha futebol a mais tempo já imaginava que Dorival não retornaria à Casa Mata do Gigante, depois da partida contra o Galo. A entrevista de L. Davi ao final da partida foi muito forte e indicava à substituição do treinador. O que não se poderia prever era a confirmação de Fernandão como substituto. Não concordo com a demissão de Dorival. Penso que o treinador teve pouca culpa nos maus resultados. É verdade que um treinador sempre tem responsabilidade pelo mau desempenho da equipe e, especialmente, pelos problemas de vestiário; mas o fato é que a Diretoria não deu a Dorival o suporte necessário para enfrentar as turbulências. Estou pessimista. Posso estar enganado, mas algo me diz que Fernandão não chega a dezembro como treinador do INTERNACIONAL.

CONSTRANGIMENTO


Dorival não quis falar quando indagado sobre o estranho fato de o Diretor Técnico substituí-lo na função de treinador. Aliás, Dorival teve postura exemplar e de hombridade na entrevista coletiva de despedida. Fernandão, nas últimas semanas, esteve completamente fora dos holofotes, quieto; e, agora se pode cogitar, preparando-se para assumir o vestiário. Davi declarou que Fernandão mandará no vestiário e que os jogadores terão de obedecê-lo. Fica claro que Dorival caiu mais pela instabilidade do vestiário do que pelo seu trabalho técnico. Repito, Dorival teve pouca culpa nos maus desempenhos da equipe.

VESTIÁRIO I


"Circulam rumores muito fortes de que Dorival tem problemas de vestiário e comando. E se havia alguma dúvida, os rumores se concretizaram no sábado", escrevi na Coluna n. 278, em 20 de junho, após derrota para o Botafogo dentro do Beira Rio. Na mesma semana Fernandão deu entrevista forte contra postura de Sandro S., que reclamava de salários. O quadro já estava pintado há exatamente um mês.

 

VESTIÁRIO II


Constatando-se que o problema principal estava dentro do vestiário, parece-me evidente que Fernandão não era a melhor opção para assumir o cargo de treinador. Os dirigentes Colorados continuam entregando a administração do futebol à mística do grupo de 2006. Quem ousou bater de frente com esse grupo foi mandado embora do Beira Rio. Falcão, Fossatti, o próprio Roth e, agora, Dorival. O INTERNACIONAL é vítima de seu vestiário. Quem mandou Iarley embora caiu. Clemer saiu e voltou. Fernandão idem. O grupo de 2006 continua dando as cartas no Beira Rio.

SISTEMAS


Dorival havia fixado o 4-2-2-2.Nos últimos jogos, utilizou o sistema com 3 volantes apenas de forma emergencial e sem outra alternativa. Fernandão assumiu e no primeiro treino já veio com 3 volantes. Atuaremos domingo contra o lanterna do certame, dentro do Gigante, com 3 volantes. Só pode ser brincadeira de mau gosto!

MENINOS DO BEIRA RIO


Para colocar Igor no time Fernandão sacará um dos guris. Para quem não lembra, antes de 2006, Fernandão brigou com Chiquinho no vestiário do Beira Rio. O mesmo vestiário que agora lhe foi entregue. E devo registrar aqui a contribuição que essa gurizada de fé emprestou ao Colorado nesse momento de desfalques. Fred demonstrou em Belo Horizonte que tem condições de se manter na titularidade, mesmo com a volta dos medalhões (quanto mais no lugar de um terceiro volante!). O pessimismo me assola.  

RATINHO


Difícil analisar o lateral Ratinho em sua estréia. A partida era contra o líder e estávamos recheados de desfalques. Pelo menos nenhum dos golos nasceram de falhas do lateral, que ainda mostrou alguma disposição. Quero aguardar mais 2 ou 3 jogos, mas me pareceu que Ratinho tem maior poder de marcação e posicionamento defensivo que Nei. Ofensivamente creio que se igualam na mediocridade.


DESFALQUES


D´Alessandro expulso. Nei sentiu lesão na coxa e será o substituto por Ratinho. Além do meia e do lateral-direito, os lesionados Kleber e Dátolo seguem fora de comate; Oscar e Leandro Damião continuam com a Seleção Brasileira; e Juan e Forlán ainda aprimoram o condicionamento físico. São oito desfalques na estréia de Fernandão. E ainda com sistema de três volantes. Complicado!

DEZ RODADAS


A meta da primeiras dez rodadas ficou longe de ser alcançada. Dos 30 pontos disputados teríamos de alcançar 21 para estar com uma campanha de campeão. Conquistamos apenas 16. Longe do ideal. Atlético-MG com 26, Vasco 23 e Fluminense com 22 despontam com campanhas dentro da meta. O Colorado, em 10 rodadas, já está distante 9 pontos da liderança e 4 posições abaixo do G4. Longe, muito longe do ideal.

RÁPIDAS


Imprensa dá como certa negociação de Oscar com Chelsea, noticiando, inclusive, que o jovem já teria feito exames médicos no clube londrino.

Precisamos ser realistas, dificilmente Oscar voltará a jogar pelo Colorado

L. Damião também foi sondado pelo Milan, que negociou Ibrahimovic com o Paris S.G.

Vendendo Oscar e Damião o INTERNACIONAL abdica de uma vez por todas com as pretensões de conquista do Tetracampeonato Nacional.

"Doriva tinha que cair. Fernandão mau caráter. Luiggi perdido. Próximo cargo do Fernandão é Presidente. Não treina até dezembro" (Gringo - Alvorada_RS)

Muriel; Edson Ratinho, Bolívar, Índio e Fabrício; Elton, Ygor (ou Josimar), Guiñazu e Lucas Lima; Jajá e Dagoberto.

Primeiro onze do Fernandão.

Oremos!
Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (41*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.


Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

2 comentários:

Goldinha disse...

Ficou claro Portinho que já estava tudo armado para Fernandão assumir, senão já teriam sondados outros técnicos de verdade antes de demitir Dorival... Não é hora de um time como inter apostar na formação de novo técnico, estão brincando de administrar o nosso colorado. Vamos ver até onde chegarão assim. E para o próximo jogo continuaremos nos apoiando nos velhos guerreiros Guiña, Indio e Bolivar, que nem o RS - salve velha guarda... jajaja

Anônimo disse...

Porto, capitão planeta pode dar certo por ser inteligente e bom de vestiário, vamos primeiro dar uma chance . Ele merece !