domingo, julho 29, 2012

ANO VI - NUMERO 283


ESTILO FERNANDÃO

Com declarações fortes e mudanças na equipe, Fernandão deixou claro que não concordava com a linha de trabalho de Dorival Jr. Ao afirmar que não se pode reclamar das ausências, referia-se, claramente, à postura adotada pelo antigo "treinero". Em sua primeira semana, já mostrou que tem credenciais para seguir carreira. Em sua estréia adotou sistema com três volantes. Foi batido pelo adversário na primeira etapa, alterou o sistema, sacando um volante e promovendo a estréia do jovem Otavinho. Mudou o jogo, venceu com facilidade, dentro de um "4-4-2 feijão com arroz". Ao final da partida, declarou que não alterou o sistema de jogo, mas sim a postura da equipe. Os jovens que salvaram sua pele nas duas primeiras partidas já não foram utilizados contra o Vasco (preteridos, por exemplo, por M. Aurelio). Fred, tenho certeza, será sacado da equipe quando os medalhões estiverem a disposição. Fernandão assumiu tentando se mostrar diferente, mas, no fundo, segue a conhecida cartilha elementar dos velhos treinadores do mercado.

FALTA CENTROAVANTE I


Os últimos jogos comprovam (se é que ainda era preciso comprovar) que um time não pode prescindir de um centroavante. Refiro-me ao "9" de ofício, aquele que tromba com zagueiros, faz o pivô na frente da grande área, joga de costas para o gol e sabe se posicionar dentro da área. O INTERNACIONAL sabia que Damião desfalcaria o time em praticamente metade dos jogos da temporada. E o que fez ? Mandou embora seu suplente imediato (Jô).

FALTA CENTROAVANTE II


O única opção que há no plantel é Maurides. Mas, incrivelmente, o jovem não conta com a confiança da Diretoria e comissão técnica. Fernandão não o escala e Dorival não o escalava. A desconfiança, portanto, é da instituição INTERNACIONAL. Há alguns anos sustento a tese de que se deve contratar, sempre, o melhor centroavante do futebol do interior no certame gaúcho. Nem que seja para figurar como terceiro centroavente. Vanderlei, que realizou bom Gauchão pelo Caxias, é reserva do Atlético-GO. Poderia, tranquilamente, vestir a camisa 9 Colorada, especialmente nas ausências de Damião.

D'ALESSANDRO


O argentino voltou a sentir lesão e foi substituído, no intervalo da partida contra o Vasco. Sou admirador do futebol e penso que D'Alessandro, em forma e apto a jogar, é insubstituível. O problema é que o argentino não consegue jogar duas partidas seguidas, por lesões ou suspensões. Aliás, a lesão é sempre a mesma, no posterior da coxa. Por isso, penso que na próxima investida dos chinos, devemos negociar nosso craque. Enquanto estiver no Beira Rio, continuaremos a contar com um D'Alessandro que não está mais a nossa disposição. Melhor negociá-lo e utilizar o dinheiro da venda para a aquisição de outro meia armador. Será difícil encontrar um susbstituto para "el cabezon", mas o INTERNACIONAL deve iniciar a procura.

GABIRU ETERNO


"O time Sub-23 do Internacional venceu o Guarany por 1 a 0, em partida amistosa disputada na tarde deste sábado no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé. O jogo marcou a estreia do atacante Adriano Gabiru no time do interior gaúcho. Autor do gol do título do Mundial FIFA conquistado em 2006 pelo Campeão de Tudo, o eterno ídolo recebeu uma homenagem especial do clube colorado: uma placa e a camisa número 16 que foi vestida no antológico duelo com o Barcelona." (www.internacional.com.br)

RÁPIDAS


Vitórias sobre os "rebaixáveis" Atlético-GO e Figueirense e empate, em casa, contra Vasco da Gama. Fernandão conseguiu o mesmo aproveitamento que teria conquistado Dorival Jr., se mantido no cargo.

Elton jogou duas partidas e meia na lateral direita. Já havia ingressado com boas atuações na Era Dorival. É amostra mais do que suficiente para que Nei não retorna à titularidade.

Gostei da estréia de Forlan. É visível que lhe falta ritmo, mas demonstrou vontade e os mesmos atributos que lhe fizeram Bola de Ouro do último Mundial. Com tempo e ritmo, será figura chave da equipe.

Dagoberto cresceu com Fernandão. Marcou 2 golos. E se lesionou. É mais um que reforça o time do departamento médico. 

Moledo voltou de lesão, mas não ao time. É a força do grupo de 2006, que segue dando as cartas no vestiário do Beira-Rio.

Até quando teremos de aguentar M. Aurélio ?

L. Carlos, centroavante que veio do Fortaleza e está emprestado ao Brasiliense, e Fabio Jr. do América-MG. Seriam ótimos reservas para Damião e estariam quebrando um galho danado na atual fase.

H. Mombach escreve em sua coluna de domingo do Correio do Povo (dia 29.julho) que está com a impressão de que Neymar está de má vontade com Damião. "Parece que ele reluta em passar a bola para Damião.". 

Tchê, fiquei com essa impressão desde a estréia de Damião com a camisa canarinho. Nosso centroavante não é da panela.


Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (41*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.


Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

Um comentário:

Anônimo disse...

Porto, o Fernando baiano dos juvenis é melhor que o Otávio que não jogou por estar lesionado. Poderia compor o ataque