quarta-feira, janeiro 31, 2007

Ano 1, Número 3


PAYADORES

"É por isso meu patrício, que não mateio solito; embora o verde bendito para mim seja mais que vício; é meu último munício, que não dispenso nem largo; e peço a Deus, sem embargo, da ‘chucreza’ do meu canto, que no céu me guarde um santo parceiro para o mate amargo"

"Mas o eterno não morre, porque permaneço vivo, no lampejo primitivo de cada fato que ocorre; no meu sangue rubro corre a velha raça gaudéria, corcoviando em cada artéria, pela miscigenação, na bárbara transfusão, com os andarengos da ibéria."

"Sou sempre aquilo que sou, fui sempre aquilo fui; porque a vida não dilui o que a mãe terra gerou; sou o brasedo que ficou e aceso permaneceu, o gaúcho que cresceu junto aos fogões de combate e já estava tomando mate, quando a pátria amanheceu"

"Mas se não houver campo aberto, lá em cima, quando eu me for; um galpão acolhedor de santa fé bem coberto, um pingo pastando perto; só de pensar me comovo; eu juro pelo meu povo, nem todo céu me seguro; retorno à velha planura, p´ra ser gaúcho de novo"

Hoje é o Dia do Payador. Homenageio a todos daqui, citando o insuperável mestre Jaime Caetano Braun e escrevendo esta humilde coluna com o mate ao lado - como sempre faço.

ENA-CAMPEÃO

Mais um final de semana de levantar taça. Depois de conquistar o sub-17 em Santiago, na semana passada, desta vez a piazada do sub-15 voltou de Alegrete com a coroa do EFIPAN (Encontro de Futebol Internacional Pan Americano).. O evento, desde sua criação, reúne equipes de toda a América do Sul e México. Esta foi a nona vez que a piazada rubra voltou do interior com o caneco. O melhor de tudo é que, na final, derrotamos o time do vizinho por 3 a 0, mostrando que desde pequenos estamos acostumados a bater forte neles. Eles já nascem nos pedindo benção. Vida longa à supremacia COLORADA.

CHIQUINHO

Entra ano e sai ano e voltamos sempre com a mesma novela. Novamente a situação de Chiquinho no grupo do Internacional toma conta dos noticiários esportivos. No último final de semana foi sacado da equipe que atuaria em Santa Cruz do Sul. Não dá mais! Todos sabem que sou admirador do futebol de Chiquinho que jogaria com uma perna só naquela baba que foi o time em Santa Cruz. Mas já cansou! Chiquinho tem de ser dispensado, porque no Internacional nunca vai lhe ser dada a oportunidade e a continuidade na equipe que mereceria.

ABEL BRAGA

Acabo de ouvir entrevista com Abelão. E suas palavras confirmaram o que tenho escrito aqui: os reforços virão. Para Abel a defesa, mesmo com a perda de Eller, tem cobertura com Ediglê e Rafael Santos, além dos jovens Gum e Dany. Indagado sobre contratações, disse textualmente que pelo menos duas chegarão em breve; uma delas um meia ofensivo, que saiba chegar de trás, ao estilo Adriano e Fernandão. O outro, fiquei pensando, deve ser um centroavante.

ABEL BRAGA II

Penso que com um meia ofensivo (de preferência armador) e um centroavante de ofício, fechamos um bom grupo para enfrentar o início de temporada. Mas ainda tenho impressão que um zagueiro experiente e com bons recursos seria imprescindível para a formação de um time vencedor. Até porque Ediglê já conhecemos, não passa de um bom reserva; os outros são apostas. Índio precisa de um companheiro com técnica.

PEQUIM 2008

Depois do susto daquele episódio lamentável contra o Chile, a Seleção Brasileira Sub-20 voltou do Paraguai com o título. Pato Alexandre foi o grande destaque do escrete. O mais importante, porém, não foi o título, mas sim a conquista da vaga para as Olimpíadas de Pequim, quando teremos mais uma oportunidade de trazer a inédita medalha de ouro. Penso que esta gurizada, reforçada por alguns jogadores consagrados de idade sub-23, pode alcançar a medalha olímpica.

RÁPIDAS

As notícias dão conta de que os jovens Wellington e Ji Paraná têm sido destaque nos treinamentos da pré-temporada de Bento Gonçalves. Contam que Wellington é centroavante de força e Ji Paraná, que foi contratado junto ao Corinthians por R$ 1 milhão, é volante habilidoso, de passe rápido e boa distribuição. É ver para crer.

Morreu Pastelão, uma das grandes figuras do futebol interiorano gaúcho. Identificado com o Juventude, de onde nunca saiu, era dirigente e por uma contingência acabou virando treinador e levando o clube de Caxias do Sul ao Vice Campeonato Regional em 1968 - época em que só dava dupla gNAL.

"Se o Pato continuar a jogar o que tem jogado na seleção sub-20 vai ser craque; em poucos anos vai ser melhor do mundo". A afirmação não é minha, mas de Homero Belini Jr., Conselheiro azenhano e futuro candidato à Presidência por lá. Até eles já se curvaram ao talento do guri.

A propósito, este Homero Belini é o mesmo que representou os azenhanos no caso judicial que culminou com a saída de Ronaldinho Gaúcho da azenha.

O signatário da coluna vizinha deve estar contente: Argentina também se classificou para a Olimpíada de Pequim 2008. Quem sabe não colocam mais uma faixa em castelhano lá na azenha.

A propósito, sigo a esperar que o vizinho me responda quando saiu vitorioso pela última vez num clássico gNAL...

A vizinhança lançou, NA SEGUNDA, seu novo plano de sócios. Nada mais apropriado!
Saudações rubras e uma ótima semana a todos COLORADOS.

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br




3J, 3V, 8GP, 8S

Eis a campanha irreprensível do esquadrão tricolor em 2007. A medida que a equipe vai tomando corpo, os adversários começam a sofrer. Só falta a reestréia de Lucas. O time para a estréia da Libertadores em 15/02, em Assunção, está praticamente definido: Saja; Jucemar, Schiavi, William e B. Telles; Edmílson, Lucas, Diego Souza, Tcheco e C. Eduardo; Tuta. Aliás, essa meia-cancha gremista impõe-se como uma das melhores do Brasil, de novo.

No Gauchão, a cada jogo o time melhora. Vencemos o EC São José, o 15 de Novembro e o São Luiz. Amanhã, 21h45, com transmissão da Guaíba e da RBS, nosso primeiro desafio fora de casa no ano: o Esportivo, 3º lugar, 6pts, na Montanha dos Vinhedos. O time da Serra vem embalado, após vitória sobre o Brasil no Bento Freitas. Espero uma bela atuação e a manutenção dos 100% de aproveitamento.

Para aqueles que acham que o Estadual não vale como parâmetro para a Libertadores, é sempre bom lembrar contra que equipes o Cerro Porteño, o Cúcuta, o Tolima e o Táchira estão se preparando. Duvido que o Campeonato Gaúcho seja inferior aos campeonatos paraguaio e venezuelano. Talvez esteja abaixo do colombiano, ma non troppo.

Está tudo marchando como planejado.

Sobre a Vizinhança
Que campanha do vizinho no Estadual! Três jogos, um empate, duas derrotas, dois gols a favor, seis contra: 11,11% de aproveitamento. O maior risco de quem volta da praia é tomar uma multa e ficar com mais pontos que eles. Como é que se explica essa lanterna, vizinho?!

Depois o vizinho vem incomodar que só pegamos "baba" na pré-temporada. Enfrentamos São Paulo e Flamengo, amigo. Tudo bem que eram dois times amadores da Serra, mas vencemos. Já eles, os bam-bam-bans do mundo, saíram logo a enfrentar uma Seleção, o temível Combinado de Bento! Mas, sabe como é que é, clube contra seleção, primeiro jogo, na casa do adversário... e oxo! O que será que o vizinho vai falar agora?

O último a sair apaga a luz, só a lanterna do vizinho acesa já que ele tem medo do escuro.

Saludos negroazules,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene

Nenhum comentário: