terça-feira, março 20, 2007

ANO I, NÚMERO 10


DE BOCAS MUITO ABERTAS

O ambiente no Olímpico não é dos melhores. Há algo de podre dentro do clube, mas não sei o que é. As constantes explosões de Mano Menezes, os comentários iracundos, injustificados e rídiculos de Paulo Pelaipe e as reações de Tcheco às - justas - críticas não são, de forma alguma, bons agouros. As finais do Estadual e a Libertadores não permitirão distrações. Caso essas questões internas não sejam resolvidas, poderemos ter um semestre - ou, quiçá, toda a temporada - decepcionante.

Os resultados de campo não podem ser os motivos para o mal humor. Com a vitória do Cerro Portenho sobre o Cúcuta, o Grêmio segue classificado à Segunda Fase da Copa Libertadores. Além disso, uma vitória sobre o Tolima, na próxima terça-feira, nos reconsuz à liderança do grupo. No Estadual, já conquistamos a chave e estamos a uma vitória de garantir vantagem de decidir em casa as finais. No ano, são 13 vitórias, 2 empates e uma derrota. Fizemos 36 gols (média de 2,25 por jogo) e sofremos 9 (média de 0,56 por partida). Talvez, seja o fato de não estarmos apresentando um bom futebol - o que não é de todo verdade, pois estamos inconstantes -, mas não será nervosos e dando decalarações desnecessariamente bombásticas que os responsáveis resolverão esse problema. Talento há na Azenha para conquistar ambos os títulos do semestre.

Boas Notícias
O grupo reforça-se para as partidas decisivas que virão em seqüência com a confirmação da contratação de Kelly e a liberação de Gávilan. D. Souza foi muito bem em Caxias, jogando pelo lado direito. Não seria o caso de inverter as posições com o Lucas? Retornam Tuta e Douglas. Finalmente!

Hugo
Perguntaram ao Mano se Kelly vinha substituir Hugo. Claro que não. Kelly é o tão sonhado atacante de movimentação para fazer companhia a Tuta. O substituto de Hugo chama-se Carlos Eduardo e já está jogando no Grêmio. Outro que tem potencial para exercer a função de ala-esquerdo é Itaqui. Por fim, Mano acenou com a possibilidade, inclusive, de utilizar Lúcio na função. Hugo é passado, foi-se, chega...

FIFA
Os comentários do vizinho sobre o Mundial beiram o desespero. Vocês foram campeões. Parabéns! Agora, querer tirar o nosso título é brincadeira. Acessei o sítio da FIFA e me deparei com 27 campeões mundiais (!?!?), com direito a escudo, breve história do clube e um relato sobre os títulos conquistados. O Grêmio, obviamente, está lá. E agora, vizinho?!

Divertimento de Verão
Tudo bem, o time do vizinho é favorito para ficar com a terceira e derradeira vaga da Chave 1 do Campeonato Estadual. Pode até vir a ser o campeão. Mas só de vê-lo chegar a cinco rodadas do final, com Juventude e Ulbra disparados à frente e disputando a classificação ponto a ponto com Guarany, Novo Hamburgo, Veranópolis e Santa Cruz, confesso, já me valeram o Verão, com muitas e boas risadas...

Batalha dos Altos da Glória
O vizinho sofre de memória seletiva. Trouxe a pauta, uma partida ocorrida em 1989 do Grêmio contra o Glória em Vacaria, alegando que o Tricolor poderia ser rebaixado no Estadual. Bah! E fala isso justo nesta semana que o time dele vai jogar a morrer em... Vacaria! Ele olvidou-se de um épico 2 a 1, em 6/3/2005, que o time dele venceu com gols de Tinga e Fernandão. Caso empatasse aquele jogo, os vermelhos provavelmente disputariam a Taça Emídio Perondi, competição que determinou os rebaixados naquele ano (semelhante a 1989). Vizinho, há horas em que o melhor a fazer é ficar calado. Mas já que tu gostas de falar, me responde: quem é o campeão de 1989?!

Saludos de um bi-Libertador de América,
Paulo Roberto tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com


TIRO NO PRÓPRIO PÉ

Estamos quase finalizando o primeiro trimeste, com 16 partidas jogadas, e o Internacional ainda não possui um sistema de jogo e um time base definido. Pior, até agora foram repetidos equívocos do princípio da temporada 2006, como a utilização do sistema 4-2-4 - que nos levou a perder o Gauchão mais fácil dos últimos tempos. A escalação de Michel e Gabiru e a trágica atuação em Buenos Aires, na vexatória derrota de 3x0 para o Velez Sarsfield, foram a gota d'água.

SISTEMA I
No final de semana, contra o Juventude, Abel Braga retomou o sistema vencedor da Libertadores e do Japão, preenchendo a meia cancha com 4 jogadores com qualidade suficiente para proteger a zaga e municiar o ataque: Edinho, Vargas, Ji-Paraná (a grande surpresa) e Fernandão. A vitória apertada por 1x0 revelou que a tarefa defensiva foi muito bem executada, mas na parte ofensiva ainda temos muito a evoluir.

SISTEMA II
Aliás, foi exatamente utilizando esse sistema que realizamos nossa melhor partida na temporada, quando vencemos o EMELEC por 3x0. Naquela noite formamos com Edinho, Perdigão (Wellington estava suspenso), Alex e Fernandão. Os laterais tiveram grande libertade no apoio, sempre auxiliados por um dos meias; a zaga ficou muito bem protegida e os atacantes (Pato e Iarley) foram acionados constantemente.

SISTEMA III
Portanto, fica mais do que evidente que o Colorado não pode abandonar o sistema vencedor. O 4-4-2 com um volante fixo (Edinho ou Maycon), dois meias (Perdigão, Vargas, Wellington, Alex ou Ji-Paraná) e um meia mais avançado (Fernandão). Na zaga, a entrada de Wilson no lugar de Rafael Santos, embora longe do ideal, conferiu mais segurança ao setor defensivo. No ataque fico com Pato e Iarley, deixando Cristian sempre no banco, como opção.

LIBERTADORES
Quinta-feira é dia de torcer para que o EMELEC arranque pontos do Nacional de Montevideo, em partida que acontece em Guayaquil, no Equador. Do contrário, só com três vitórias no returno teríamos nossa classificação assegurada à próxima fase, e sem correr o risco de assistir a um jogo de cumpadres entre charruas e portenhos.

GAUCHÃO
No certame regional a situação é mais tranquila. Faltando quatro partidas (Glória, Guarany de Bagé e Veranópolis fora de casa e Gaúcho de Passo Fundo no Beira-Rio), o Colorado classifica-se na terceira colocação obtendo mais seis pontos. Mantido o sistema de jogo acima proposto, acredito que devemos fazer entre 7 e 10 pontos, com facilidade.

RÁPIDAS

A imprensa dá conta de que seria noticiada, até sexta-feira, a contratação do zagueiro Antonio Carlos, atualmente no Ajaccio da Segunda Divisão da França, e que foi campeão carioca 2005, na equipe que era comandada por Abel Braga. Bom reforço.

A alternativa seria Rafael Schmidt, zagueiro de 26 anos, que atua no Lille, também da França. Esse confesso que nunca vi ou ouvi falar!

O amigo Rafael Bered, de Canela-RS, escreve relatando que a cidade serrana realizou uma festa impressionante para receber a Taça de CAMPEÃO DO MUNDO FIFA. Segundo Bered havia até caminhão de bombeiros no evento que parou a serra.

Glória de Vacaria e Gaúcho de Passo Fundo praticamente rebaixados. Brasil de Pelotas e 15 de Campo Bom na corda bamba. Pois é, Segunda Divisão, assunto mais propício para ser tratado na coluna do vizinho.

A propósito, caro vizinho, já foste ao cinema ver a Epopéia da Segunda Divisão ?!

E vem cá tchê, eu fico a me perguntar, quem é o vizinho para falar de reprovação em vestibular na ULBRA ? É muita cara de pau!!! Será que o rapaz esqueceu de 2004, quando foi ELIMINADO pelo time universitário nas semifinais do Gauchão, que acabaria sendo conquistado, como de costume, pelo PAPAI COLORADO, com gol inesquecível de Nilmar. Esqueceste vizinho ?

É como diz o meu amigo Celso, "Tolima no Cucutá dos outros é refresco!".

Saudações rubras e uma ótima semana a todos COLORADOS.

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

11 comentários:

Luiz Portinho disse...

1 - Sancho é defensor da "economia interna"...

2- Era uma vez um verão...

E o Hugo hein vizinho ?

Anônimo disse...

Realmente o Sancho tem razão: o Portinho sofre de sídrome da memória seletiva. Pues consta a história que na Copa RS do ano passado, vulgo 'gauchinho', o time B do GREMIO foi campeão em cima da tal da ULBRA, derrotando o time da universidade por 3x0. ULBRA esta que, por sinal, derrotou um certo time de POA que se veste de vermelho na semifinal, e vencendo as DUAS partidas. Portanto, já passamos no vestibular da ULBRA. Já vocês...

Humano,demasiadamente_humano disse...

Onde no site da Fifa está escrito que o grEMiO foi campeão do Mundo? Transcreve, em inglês, claro, ou só sabes castelhano?

San Tell d'Euskadi disse...

Não seja por isso, Érico. Posso transcrever pela enésima vez: "Since the first duel between continental champions in 1960, 26 teams can boast the world club crown within their trophy cabinet.". O quem sabe em francês: "Depuis la première joute intercontinentale en 1960, 26 équipes ont pu rapporter dans leur musée des trophées la couronne mondiale.". E em alemão: "Seit dem ersten interkontinentalen Duell 1960 konnten 26 Mannschaften den heiß begehrten Pokal ihrer Trophäensammlung hinzufügen."

San Tell d'Euskadi disse...

1 - No caso não chega a ser "economia interna". Não se está discutindo o clube, abertamente. O problema é que se fala BESTEIRAS demais nos microfones. O que transparece a existênca de problemas.

2 - O verão solar pode ter acabado, mas, como se viu em Vacaria, o verão climático continua presente...

3 - Vou numa Igreja evangélica, domingo. Estou louco para ouvir o pastor gritar: "Glória nas Alturas, irmãos! Aleluia!"

Luiz Portinho disse...

1 - pois é tirando o time de vcs., o resto é só maravilhas lá na azenha.

2 - realmente, o verão climático fez-se notar, de forma rigorosa, pelas bandas da azenha, contra o Esportivo... teu zagueirinho Schiavi que o diga! o gringo pediu água no final do jogo ?

3 - O que andaste tomando hein ? Depois de tomar "atolão" do Esportivo, ainda tiveste cara de pau de festejar empate do Colorado fora de casa ? nossa classificação tá mais do que encaminhada.

A propósito, e o Hugo hein Sancho ?! Como vai ?

Luiz Portinho disse...

o site da Fifa é de clareza solar ao arrolar o greminho entre os detentores da 'TOYOTA CUP'... o resto é choradeira Érico. deixa eles chorando, que essa mágoa azul nunca vai passar!

Luiz Portinho disse...

o Aldebaran, depois de ter sido reprovado no vestibular da ULBRA em 2004 (ELIMINAÇÃO NAS SEMIFINAIS DO GAUCHAO), nunca mais se recuperou; tu não tem diploma Aldebaran, na ULBRA não...

ah! e, para tua lembrança, na final de 2004 deu COLORADO CAMPEÃO GAUCHO sobre a ULBRA...

o resto, tu já sabe muito bem, é choradeira...

San Tell d'Euskadi disse...

Porto, pelamordedeus! O saite diz que o Grêmio ganhou a Copa Toyota Intercontinental Européia-Sul-Americana E que ele é campeão do mundo. Vós sois campeões da Copa Toyota Libertadores da América E sois campeões da América. Difícil de entender?!

Quanto ao Esportivo, o resultado é normal diante do fato do time já estar classificado para as semifinais. A derrota teve peso ZERO no campeonato. Típico jogo que se pode perder. Já o teu caso é diferente. Com o empate, o Inter ficou fora da zona de classificação à Repescagem...

Eu também acho que a vaga de vocês está encaminhada. O Simon é o árbitro do jogo de Bagé...

O Hugo, ao que parece, está bem...

Na Cara do Gol disse...

Como sempre sensacional...

A gente ainda chega lá um dia!!!

E viva o futebol!!! A paixão mais emocionante dos brasileiros!!!

Grande abraço e continuem nos prestigiando!

DJ Aldebaran disse...

Campeão em 2004 com pênalti pra ULBRA sonegado, diga-se de passagem. Depois disso, só tomaram.