terça-feira, julho 17, 2007

Ano I, Número 27


ESTE BLOG ESTÁ DE LUTO PELO FALECIMENTO DE PAULO ROGÉRIO AMORETTY SOUZA, EX-PRESIDENTE DO INTERNACIONAL E PAI DE UM GRANDE AMIGO.
O VELÓRIO OCORRE NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA, 20 DE JULHO, NO ESTÁDIO BEIRA-RIO.

CAMPEÃO


Todo Colorado, nesta semana, deve festejar o título de Campeão da Copa América. O Brasil venceu de forma inapelável, por 3x0, a seleção de alma castelhana (será que o vizinho torceu para eles ? garanto que passou o jogo inteiro cantando em espanhol!). O Colorado Dunga deu um banho em seus críticos (especialmente na imprensa do Eixo RJ-SP, que vai sim ter de engolir o Capitão Dunga); depois da derrota contra o México, Dunga definiu um esquema que privilegiou uma meia cancha compacta e com rápidas saídas em contra-ataque. Funcionou: Robinho terminou artilheiro da competição e o nosso Dunga consagrado.

A VOLTA DA TRANQUILIDADE...

Nada como bons resultados para recuperar a tranqüilidade. Após as vitórias sobre o Figueirense e o América-RN, o Internacional já atingiu posição intermediária na tabela de classificação, aproximando-se, definitivamente, das zonas de Sul Americana e Libertadores. E, com isso, a tranqüilidade voltou a reinar no Beira-Rio. Nem mesmo as lesões de jogadores importantes servem de preocupação. Até porque o plantel vai mostrando que tem suplentes que mantém o padrão da equipe.

PENTACAMPEÃO I

A explosão de novas notícias (confira matéria) comprova o que todos nós já sabíamos: houve marmelada feia no Campeonato Nacional de 2005. Não bastasse o já conhecido “Esquema Zveiter”, o Procurador da República Silvio Luis Martins de Oliveira, responsável pelas investigações do caso MSI, declarou textualmente que "Temos indícios de que realmente houve manipulação de resultados. São muitas horas de gravações e há conversas sobre isso. As pessoas não falaram apenas da parceria com a MSI". Um absurdo!

PENTACAMPEÃO II

Quem não se lembra da anulação de jogos por Zveiter ? Quem não se lembra do penalty clamoroso em Tinga ? Qualquer pessoa com um mínimo de senso moral sabe que o Colorado é o verdadeiro Campeão Brasileiro de 2005. O mínimo que se pode esperar é que a CBF entregue a Taça de Campeão ao seu verdadeiro titular: SPORT CLUB INTERNACIONAL.

CELEIRO DE ASES

Clemer; Diego Bottin, Índio, Sidnei e Marcão; Edinho, Magal, Roger (Iarley) e Pinga; Christian e Pato. Dos onze jogadores que entrarão em campo amanhã, contra o Corinthians, seis são crias do Celeiro de Ases (Diego, Sidnei, Edinho, Roger, Cristian e Pato). É assim que se faz futebol.

CELEIRO DE ASES II

Sempre digo que é apostando nos jogadores formados nas divisões de base que o Internacional manterá sua grandeza. Fico muito feliz de ver Gallo apostando no lateral Diego e no meia Roger, de ótimas aparições em Natal e no Beira-Rio contra o Figueirense. No ataque, teremos, pela primeira vez, Pato Alexandre e Cristian atuando junto. A propósito, Cristian tem fechado minha boca com gols. Espero que continue assim.


RÁPIDAS

O gol de Pinga contra o América-RN é Gol do Fantástico. Daqueles que ficarão longa data em nossas mentes. Vale a pena assisti-lo novamente.

Clique aqui e confira o golaço do Pinga.

Diretoria resolveu liberar Fabian Vargas e investir na contratação definitiva de Magal (que tinha proposta do mundo árabe).

A alegação é de que o colombiano custaria muito caro, sendo Magal um investimento mais baixo.

Não há investimento mais baixo do que as categorias de base. Para a posição de Magal temos Maycon, Pierre e outros nomes aguardando chances.

Embora não tenha deixado saudades em sua passagem pela Presidência do Internacional, é nosso dever prestar homenagem ao Colorado Paulo Rogério Amoretty, uma das vítimas do terrível acidente aéreo do vôo 3054 da TAM.

Devido ao acidente, Porto Alegre viveu uma de suas noites mais tristes e sombria hoje.

Gostei de ver o vizinho na semana passada. Reconheceu que o tal de projeto Arena, até agora, está próximo a nada. É isso aí vizinho: teu Presidente metendo pau no teu estádio, depois de perder a Libertadores para o Boca, e tu sonhando com algo que não sai do papel.

A propósito, a torcida não atendeu aos apelos do vizinho na última semana. Ele disse que menos de 30 mil pijamas contra o Palmeiras seria decepcionante. Deu 21 mil gatos pingados.

Perguntinha: Abel Braga já está trabalhando na Europa ?

Saudações rubras, do ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL,
Luiz Portinho –
lcportinho@yahoo.com.br



O FUTEBOL FOI, É E SEMPRE SERÁ UM JOGO


Ontem à noite, confesso, torci por uma vitória do Internacional sobre o Corinthians. Creio ter sido uma justa homenagem feita ao grande colorado que faleceu no trágico desastre aéreo de terça-feira em Congonhas: Paulo Rogério Amoretty Souza. Esqueci as desavenças clubísticas - e folclóricas - em nome de uma amizade que já dura 14 anos. Já havia feito isso antes, quando não sequei o Internacional por dois anos, durante o seu mandato na presidência.

Conheci um dos filhos de Paulo Rogério quando ainda cursava a sétima série do Colégio Farroupilha. Desde então, através da amizade com o Eduardo "Aranha", tive a oportunidade de frenqüentar a casa dele por inúmeras e diversas oportunidades; onde sempre fui muito bem recebido.

A visão que fico do "tio" Paulo é de alguém apaixonado. Afinal, só alguém embebido em paixão poderia colocar-se diante de um trator da Prefeitura para proteger - com seu próprio corpo - o patrimônio do Internacional. E como se fosse só por isso! Eu o vi reunido até às 3h da manhã de domingo buscando a liberação de um atleta do time de futsal colorado para a final do Estadual que ocorreria naquele mesmo dia. E como se fosse só pelo clube! Paulo Rogério foi auditor da Federação Gaúcha de Automobilismo e estava sempre disposto para analisar e julgar TODOS os casos que chegavam na F.G.A., mesmo que fosse um recurso contra a homologação do resultado de uma etapa do campeonato serrano de kart.

Escrevo a coluna toda em negro, de luto. Não há azul que traga alegria num momento desses.

Não consigo sequer imaginar o tamanho da dor que sentem o Eduardo, o Marcelo e a "tia" Góia. Gostaria de poder dar-lhes algo mais que o meu abraço. Deixo o que me é possível: o meu registro pela inestimável perda.

Estou à disposição para o que precisarem.

Um forte abraço,
Paulinho

P.S.: Abaixo segue o que eu escrevera antes do sucedido.


Encaramos mais um tabu na quinta-feira. O Grêmio viaja à Goiás, estado em que já se especializou em passar vergonha. A exemplo da última partida - empate em casa contra o Palmeiras -, essa também será uma partida "de Libertadores". O Goiás está em segundo lugar, dois pontos à frente do Imortal. A exemplo do que fizemos no Gre-Nal e contra o Atlético Mineiro, está na hora de quebrar mais um tabu. A seca em Goiás já dura quase ONZE anos.

O Jogo de Quinta-Feira
O nosso time é um mistério, mas sabe-se que Carlos Eduardo será titular. Sem Lúcio, o guri perdeu seu principal companheiro de ataque. Além disso, deve voltar Tcheco. Se isso ocorrer, D. Souza deverá mudar de posição. Não se sabe como Mano resolverá esses impasses. Devemos aguardar até a hora do jogo.

Já o Goiás segue na competição com excelente campanha. Confesso que pouco vi do time, que já trocou de treinador em meio ao campeonato. Nos últimos jogos em casa, o time goiano venceu o Palmeiras (3-1, em 17/6) e Sport (3-2, em 7/7); e empatou com o Botafogo (1-1, em 3/7). Eles vem de uma derrota para o Cruzeiro no Mineirão. Ao que parece, é mais um time instável deste torneio. Espera-se que esteja num dia ruim na quinta-feira.

Seqüência de Jogos
Na seqüência do turno, o Grêmio enfrentará: Flamengo (casa, em 22/7), Náutico (fora, em 25/7), Atlético Paranaense (c, 28/7), Figueirense (f, 2/8), São Paulo (c, 5/8), América (c, 9/8) e Corinthians (f, 12/8). No segundo turno, das 10 primeiras partidas, o time jogará seis no Olímpico - incluindo o Gre-Nal - e quatro fora de casa - sendo um jogo em Caxias. Assim, após a rodada de 3/10, já saberemos o que esperar do Grêmio no campeonato.

Contratações
Enquanto os jogadores não forem apresentados trajando a "Feiticeira", eu não acredito em nenhuma contratação. Portanto, o único jogador novo é o Bustos cuja vinda já tratei. Já adianto, porém, que a contratação do E. Costa não está dentre aquelas prioritárias, o que seria um erro estratégico da direção.

(Havia uma seção "Vizinho". Excluí-a.)
Um abraço a todos os leitores,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

Nenhum comentário: