terça-feira, setembro 04, 2007

Ano I, Número 34

TR(ÊS)DENT

Ah! Se sempre fosse algo perto disso. Infelizmente, jogos como o de domingo são como anos bissextos para Tuta e seu inseparável chiclete. Eu sempre defendi aqui a sua saída desde o fim da Libertadores e não será um hat-trick após 17 jogos que me fará mudar de idéia - assim como os dois dele contra o América tampouco fizeram. Se ele tivesse saído antes e, com o dinheiro de sua saída, tivéssemos trazido jogador para cobrir problemas do time e do elenco, teria sido muito melhor. Mas, como não aconteceu, vamos com ele até o fim! Vai que engrena...

Como já dito e repetido aqui, ao Grêmio lhe faltam peças de reposição, principalmente do meio para frente. Diego Souza e, por mais que seja difícil dizer isso, Tcheco não possuem reservas. No ataque não temos sequer titulares, quanto mais opções de banco. Enquanto isso, Mano faz milagres a cada rodada para montar um time competitivo. Todavia, quando se trabalha no limite, a possibilidade de erro aumenta e tropeços tornam-se corriqueiros. Não foi o caso de domingo e oxalá não seja na quarta, mas contra o Cruzeiro, tchê, minha esperança é próxima a zero.

Labarthe estreiou. Uma estréia tranqüila, num jogo fácil contra um adversário cheio de desfalques. Não comprometeu, mas aquelas chuteiras amarelas me deixaram ressabiado. Jogador que usa pisantes coloridos sempre me pareceu mais preocupado com a imagem do que com a bola. Vou dar tempo ao guri, entretanto, ele larga com pontuação negativa no meu conceito.

Sobra vontade ao Marcel. Ele está sempre lá, pronto para fazer o gol. Pena que não consegue. A dedicação e entrega dele nas partidas, contudo, rendem-lhe minha paciência. Não sei o quanto a presença dele não melhorou o rendimento do Tuta. Agora, ao menos, há concorrência pela posição 9! E isso sempre é benéfico! Só falta agora um concorrente ao Tcheco...

Disse semana passada que não conquistaremos vaga na Libertadores. Ainda não acredito. Mas seu eu errar, paciência. Creio que agüentarei bem as cobranças...

Contratações
Ninguém "de nome" virá. Esqueçam. Quem vier, se alguém chegar, será para compor o grupo e/ou apostas para a próxima temporada. Se alguém "estourar" antes, quanto melhor, mas não é esse o objetivo. E a Direção está certa.

Grêmio (7º, 35) x Vasco (3º, 39) - quarta-feira, 5/9, 21h45
Celso Roth e seu Vasco da Gama vêm aí. Os lusos-cariocas só venceram duas partidas como visitante e contra dois times fracos - o lanterna e o do vizinho. Nós só perdemos duas em casa; contra o líder e o vice-líder. Somos favoritos contra uma equipe da Zona da Libertadores. Uma vitória nos colocaria a um ponto de distância da maior competição Sul-Americana. Não será fácil - quando o é?! -, mas temos tudo para fazer seis de seis nas duas partidas consecutivas em casa e seguirmos confiantes para o Mineirão. De qualquer sorte, tem tudo para ser um bom jogo de futebol independentemente do resultado. Todos ao Olímpico!

Cruzeiro x Grêmio - sábado, 8/9, 18h10
Jogar no Mineirão quase sempre foi sinônimo de derrota certa. Buenas, o Cruzeiro está numa fase em que tudo dá certo; é segundo colocado; a cancha estará lotada. Então, marquei "zero" na folhinha e o que vier é lucro. Nosso retrospecto fora de casa não sugere que se espere algo melhor; e, depois, virá o jogo contra o time do vizinho, mesmo...

Vizinholândia em Chamas
Está que é um peixe fora d'água, literalmente. O time do vizinho só joga na chuva! Tempo seco em Porto Alegre e tomou 4 do Fluminense (sabem como é, é tricolor!). Tempo seco nos Aflitos e nem com um a mais e pênalti a favor conseguiu vencer. Tsc, tsc, tsc. Mas como é, vizinho?! Não era barbada ganhar do Náutico?! Vão fazer DVD da "Inacreditável ENTREGADA dos Aflitos"? Acharam que era só chegar lá, botar banca e ganhar três pontos; mas se não fosse o Clemer, sairiam de lá sem nenhum. Aprendeste, vizinho, como é difícil jogar nos Aflitos?! Acho que não esqueces mais...

Saudações de quem ganhou TODOS os TRÊS churrascos disputados até agora no ano,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene -
sancho.brasil@gmail.com




DERROTA por 1X1


Todos que visitam este espaço conhecem muito bem minha opinião sobre Cristian. Mas a derrota para o Náutico (sim, aquele empate teve gosto de derrota) não pode ser atribuído à penalidade máxima não-convertida pelo centroavante, como ouvi de alguns “experts” da área. Definitivamente não! Cristian tem de sair do time pela sua ruindade e falta de vontade de jogar, mas não pelo penalty perdido. Ao Internacional, em Recife, faltou jogo lateral, básico quando se tem um jogador a mais em campo. Faltou domínio completo da meia cancha e toque de bola rápido, para demonstração de superioridade numérica. Faltou espírito de grandeza e força, especialmente no gol do Náutico. E, por fim, mas não menos importante, faltou liderança. Com a saída de Iarley e sem Fernandão, o time do Intenacional está se ressentindo de um líder dentro de campo.

PONTOS PERDIDOS

Só nesta semana perdemos 5 pontos, de forma desastrosa. Foram duas derrotas, Fluminense e Náutico (repito, o empate em Recife teve gosto de derrota) que, somadas à trágica campanha da Era Gallo, podem complicar o projeto Libertadores 2008. Porém, sigo convicto de que temos condições de lá estar, apesar dos pesares.


PLANEJAMENTO I

Não posso admitir que estejamos contratando reforços em setembro. Sorondo, Orozco e Gil, assim como Marcão, Guiñazu, Magrão e outros menos cotados deveriam ter desembarcado em Porto Alegre em janeiro. Está na cara que o cerne dos problemas do Internacional em 2007 passam pela falta de previsão.


PLANEJAMENTO II

A própria substituição de Gallo por Abel, reeditando o equívoco de Joel Santana em 2004, que ocasionou, à época, na volta de Muricy, demonstra, claramente a falta de planejamento e convicção da Diretoria. Mesmo que estejamos no G4 em dezembro e garantidos na Libertadores 2008, penso que a Diretoria para a próxima temporada deve ter novos nomes.


GARRA CHARRUA

Gonzalo Sorondo é a contratação que mais me agrada dentre os nomes desta semana. É o típico zagueiro uruguaio que une uma série de atributos essenciais à posição. É alto, tem muita força, cabeceia com precisão e não brinca em serviço. Alia tudo isso à garra charrua, sempre importante em momentos de decisão. Além disso tudo, mostrou na Libertadores que adora bater e marcar gols nos pijaminhas. Tem tudo para dar certo no Internacional.


INVEJA

Coloquei uma postagem em meu blog pessoal (clique aqui para conferir) marcando o aniversário da conquista do inédito OCTA-CAMPEONATO GAÚCHO em 1978. Os amigos não têm idéia do que choveu de mensagem de parte dos pijamas e até de torcedores de outras agremiações. Olha aqui ô, deu pena da dificuldade dessas pessoas reconhecerem algo que é fato, que é história, que ninguém nos tira.


INVEJA II

Sobre o feito histórico, o amigo Josué sintetizou bem o sentimento Colorado ao me escrever que “este clube merece um adjetivo: lendário, pois campeão brasileiro invicto e octa com um campeonato com 100 por cento(1974) só o primeiro campeão mundial do sul do país”. O que mais posso dizer Josué?!


INVEJA III

Ah!, claro, não posso encerrar a coluna desta semana sem lembrar ao vizinho que a FIFA, o Ricardo Teixeira, a Governadora, o Prefeito, o Bispo e o coroinha, enfim, todo mundo já sabe e já decidiu. COPA DO MUNDO EM PORTO ALEGRE TEM ENDEREÇO. Padre Cacique, GIGANTE DA BEIRA-RIO. Até porque futebol se joga em estádio e não em maquete.

RÁPIDAS

Tchê, o que era aquela choradeira do vizinho na semana passada ? Deu vontade de oferecer um lenço. Vermelho, é claro!

E, anotem aí, nesta semana, depois da recuperação triunfal do Tuta (bah!), vai ser uma ode só à imortalidade. Pode ler aí do lado!

Em tempo: Tuta virou uma lenda em Porto Alegre. E depois dizem que a imprensa gaúcha não é gremista.

Ligo a televisão. SporTV. Sabem quem está dando cátedra de arbitragem ? Márcio Rezende. O maior ladrão da face da terra, que nos surrupiou o Nacional de 2005, dentro da Trama Zveiter, naquele jogo absurdo contra o Corinthians.

Cadeia neles!

Essa é para o vizinho morrer de inveja. Mal sabe ele que todas as terças-feiras, quando redijo a coluna, tenho a companhia dos jogos da SEGUNDA DIVISÃO na tela. Esse aí gosta duma partida da SEGUNDONA, tem até DVD.

VAMOS COM TUDO PARA SANTOS! Clemer, E.Granja, Índio, Sidnei, Alex; Edinho, Magrão, W. Monteiro e Pinga; Adriano e Cristian.

Saudações Coloradas, do ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Fóóóóómmmmmm!!!!

O quê??? Marcel merece sua paciência e o gordo Tuta não? Qual a desculpa dele pra errar tanto gol? O do gordo fica por conta da barriga e do chiclete, mas e do outro? Cada partida ele consegue perder mais gols imperdíveis (até penalty ele conseguiu errar nas últimas partidas)...

Tsc, tsc, tsc... Cuidado com o coração. Domingo já morreram uns 300 corneteiros, vai que acontece outro hat trick do gordo... :-)

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

San Tell d'Euskadi disse...

Tuta mereceu minha paciência. Ele é bom, mas é desleixado.

O Ramon só não fez aquele gol-de-letra, porque teríamos que começar a construção do novo estádio. Hat-trick do Tuta MAIS uma "letra" do Ramon e o Olímpico ia abaixo...

Luiz Portinho disse...

olha que não é tão difícil o Olimpico ir abaixo (literalmente) hein!!! aí vcs. vão jogar na maquete ? ou vão alugar o Passo D´areia ?

Vinicius Grissi disse...

Tem uma briga aí nos bastidores que me parece mais interessante: Quem fica com Nilmar? Nesta, o Colorado me parece com mais chances...

Agora, sobre o Tuta. Pode esquecer, este aí só faz gol no Bostafogo.

Sumidos do meu blog...Abraços!

San Tell d'Euskadi disse...

Me subestimas, Porto. Não tracei nenhuma linha sobre a Imortalidade. Mas é bom saber que ela está aí, a dar-te dores-de-cabeça. Nesta semana, só tu lembraste dela...

San Tell d'Euskadi disse...

Grissi, eu leio mas não tenho postado. Vocês não tem conseguido manter uma regularidade!

Luiz Portinho disse...

tchê, lá no Beira-Rio também tem imortal. é o Cristian (eheheeheeh)... acho que desse não me livro tão cedo (nem cortar cabeça não adianta).

Vinicius Grissi disse...

Sancho, na verdade o desafio Cruzeiro x Atlético anda meio parado mesmo. O sofredor alvinegro não tem tido muito tempo para postar. Mas estou com meu outro blog, atualizando sempre, depois dá uma moral lá.
http://cerrada.blogspot.com

Portinho, colocar enquetes é fácil. Quando estiver logado no seu blog, lá em cima na página, você vai em personalizar sua página. É onde você edita as preferências de layout do seu blog. Aí você vai em adicionar elemento à página (ou algo parecido) e vai vir lá a opção Enquete, que é nova no blogspot. Se não conseguir me fala que tento ser mais específico, mas é fácil.

DJ Aldebaran disse...

Algumas considerações:

1) Não quero mais trocar o Tuta pelo Christian depois das três "tutadas" dele contra o Botafogo.

2) Futebol não se joga em maquetes, tá certo... mas também não se joga em animações por computador.

3) Como o octa pode ter sido em 1978, se o GREMIO foi o campeão de 1977? Alias, não esqueçam: ENEA = Eles Nunca Esquecerão André.

4) Acho que o vizinho tá se afeiçoando à segunda divisão, já que ele fala tanto do assunto e confessou que até dá uma corujada na SPORTV no joguinho da série B. Aliás, cuidado que não tem mais Paysandu pra vocês pagarem!!

5) Um adendo na coluna do Sancho: o vizinho perdeu EM CASA pra um TRICOLOR treinado pelo grande Renato Portaluppi. Esse sim é respeitado e idolatrado dentro do Olímpico. Não foi escorraçado como o Gabiru foi.

6) Sugiro ao vizinho procurar o MSF: Movimento dos Sem-FIFA.

7) Em 2008, acredito que possamos estar disputando nossa 12ª Libertadores da história. Aliás, neste dia 30/08 fez 12 anos da segunda conquista.

8) Ahn, não poderia deixar em branco: gurizada do GRÊMIO trouxe da Venezuela o título de campeão do Mundialito Sub-13.

Era isso!