terça-feira, setembro 11, 2007

ANO I - NÚMERO 35 - Edição Gre-Nal 369





O INTER VEM AÍ E O BICHO VAI PEGAR...

Há muito tempo não se via um clássico com as atenções inteiramente voltadas para dentro das quatro linhas. Depois dos resultados de final de semana, com vitória convincente do Inter por 3x0 sobre o Flamengo e derrota da vizinhança para o Cruzeiro, a semana começou com cogitações a respeito dos 22 que entrarão em campo. Longe das polêmicas de tribunais, efeitos suspensivos, espaço para as torcidas ou erros de arbitragem, o futebol fica melhor. Chegou a hora de tirar a diferença com a vizinhança. E, nessa hora, a grandeza do INTERNACIONAL sempre desponta. Afinal, PAPAI SEMPRE FOI E CONTINUARÁ SENDO O MAIOR.


SEMANA gNAL I

O noticiário dá conta que a provável escalação inclui três zagueiros (Índio, Sidnei e Sorondo, que faria sua estréia). Nas alas seguiríamos com as improvisações de W. Monteiro e Alex. Não gosto! Tanto pelo esquema 3-5-2, o já conhecido chama derrota, como pelas nefastas improvisações nas laterais de campo. Temos elenco para entrar em campo com um 4-4-2 balanceado: Clemer, Elder Granja, Índio, Sidnei, Rubens Cardoso; Edinho, W. Monteiro, Guinazu e Alex; Fernandão e Adriano.


SEMANA gNAL II

O problema é que, nos últimos anos, estamos vivendo a Era do “Tirar Coelho da Cartola”. Em meio a absurdos treinos secretos e com portões cerrados, privando o torcedor de conhecer as informações de sua equipe, assistimos ao ingresso de jogadores na equipe, de hora para outra, fora de suas posições habituais. Tudo sob o pretexto de surpreender o adversário. Estou ficando velho: ainda sou do tempo em que o maior temor para o adversário era exatamente conhecer a nossa força.


PESADELO ENCARNADO

E aí exatamente, no conhecimento de nossa força, reside o drama do vizinho. Fernandão, o Capitão da América e do Mundo, estará em campo. Ficou nítido, no segundo tempo contra o Flamengo, que a liderança voltou. Fernandão, além de técnica e classe, é o organizador do time dentro de campo. Saber que o Homem do Gol 1000 estará em campo faz o vizinho tremer. Será uma semana inteira de pesadelos na vizinhança!


ESTRELA ROUBADA I

“Mas a Justiça esportiva não pode calar. Como miséria pouca é bobagem mesmo, por incômodo e delicado que seja o tema, uma pergunta se impõe: como fica o título brasileiro do Corinthians, já parceiro da MSI, em 2005? Esqueça de Edílson Pereira de Carvalho, dos jogos anulados pelo STJD, do erro de Márcio Rezende de Freitas no jogo contra o Inter...” (postagem de 10.set.2007 - Blog do Juca Kfouri). Até o mais ilustre dos corinthianos não cansa de lembrar que esse título é do INTERNACIONAL.


ESTRELA ROUBADA II

“Ainda continuamos a ver coisas. Aquele título do Corinthians é muito suspeito” (Mauro Galvão – Programa Cadeira Cativa – Rádio Guaíba, Porto Alegre, 10.set.2007). A propósito, há um blog criado com a finalidade de reivindicar nossa “Estrela Roubada”. A mobilização já é grande, participe clicando em http://www.estrelaroubada.blogspot.com.


CADERNO POLICIAL

O que o vizinho pensa, afinal, dos noticiários de sua agremiação nas páginas policiais dos principais jornais do país. Sim, porque até agora não se viu uma linha sequer, no espaço adjacente, a respeito do caso ISL, Guerreiro etc. Ontem, o Sr. Paulo Pelaipe (atual ícone tricolor) foi citado em reportagem de Juca Kfouri publicada na Folha de São Paulo, denunciando a mafiosa parceria Corinthians/MSI. Com a palavra o vizinho.

RÁPIDAS

Recordar é viver. Clique aí para assistir ao GOL 1000, gNAL do SÉCULO e ao Baile do Uh! Fabiano nos 5x2.


Gallo no Figueirense: agora sim no seu devido lugar.

Dunga, aos poucos, vai silenciando seus críticos.

Com o eterno Capitão na liderança e as convocação de Daniel Carvalho e Sóbis, torcer pela seleção voltou a ter graça.

O melhor da volta de Fernandão e da contratação de Gil é ver Cristian, definitivamente, de lado no plantel. Vê-lo no ostracismo é um alívio para o torcedor Colorado. FORA CRISTIAN!

Renan, Diego Bottin, Índio, Sidnei, Rubens Cardoso; Edinho, W. Monteiro, Guinazu e Alex; Fernandão e Adriano. Esse seria o meu time para o clássico.

Dessa vez nem vou trazer números, porque já é público e notório que o Colorado possui ampla vantagem, em todos os quesitos ou ângulos, em confrontos diretos com o rival citadino.

Faz a faxina no salão de festas que domingo estaremos aí vizinho.


Saudações Coloradas, do ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br



GRE-... 369 – ESTÁDIO OLÍMPICO MONUMENTAL
Domingo, 16 de setembro, às 18h10min


A semana Gre-... está de volta! Chega de secação. Chega de flauta indireta. É hora dos vizinhos se encararem, frente-à-frente. Não há intermediários. C*l*r*d*s e Tricolores estarão dividindo o mesmo estádio, o mesmo campo, medindo forças mais uma vez, numa eterna batalha sem vencedores definitivos. Tudo se renova quando a bola está no centro do campo, as equipes estão separadas pela linha central do gramado e o juiz apita o começo do jogo. O melhor é sempre aquele que vence o último jogo.

E o último jogo foi do Grêmio. A quem não lembra, o Imortal foi ao Beira-Rio e derrotou o time do vizinho por 2-0. Marcação cerrada e contra-ataques letais foram as armas utilizadas para derrotar o adversário o qual o Grêmio NUNCA cansará de vencer (e vice-versa).

A coluna da véspera do Gre-... 368, infelizmente, não pode ser escrita a contento. O Grêmio disputava a final da Taça Libertadores da América e o clássico acabou em segundo plano. Infelizmente, a “Mais Linda” não permaneceu em Porto Alegre, mas a desforra aconteceu em grande estilo.

Desta feita, o equilíbrio é a palavra-chave. O favoritismo deles foi desaparecendo ao longo da temporada até sumir por completo. O Grêmio chega na frente, mas apenas três pontos separam ambas as equipes. Quem vencer, terá gás para disputar uma vaga na Libertadores; um empate, provavelmente, matará ambos abraçados. Nós vimos de derrota e eles, de vitória. Há empolgação de ambos os lados. Este Gre-... promete! Oxalá não chova...

O time do vizinho, desde o início do campeonato, vem sendo apontado como favorito. Desde os tropeços iniciais, os comentários são de QUANDO eles começarão a vencer. O que nunca ocorreu. Eles até tiveram algumas seqüências de jogos empolgantes, mas sempre morreram pelo caminho. Sempre havia um dia ou noite sem chuva para atrapalhar a festa. Houve gols espíritas de Alain Kardek; houve derrota para tricolor comandado por Renato Portaluppi. E eles voltavam para as catacumbas da mediocridade em silêncio. Entretanto, depois da vitória sobre o Flamengo (!!!), a empolgação volta ao lado de lá. Estão quase tão animados quanto no primeiro clássico. Melhor assim. Só aumentará o desgosto ao final.

"Domingo é um dia especial! Escuta o que vou te dizer: O vizinho vai perder! O vizinho vai perder!" (adaptação do canto da torcida do Grêmio ANTES do Gre-... 368)

Apostas
É o quarto churrasco em disputa no ano. Os três primeiros foram tricolores e, como são cinco em jogo, este ano o vizinho obrigatoriamente pagará mais do que receberá, se receber algum. É verdade que há ainda dois pendentes em favor dele, mas são referentes ao ano passado...

Escalação
O Grêmio tem problemas na escalação. Mano Menezes sempre apronta das suas em clássicos e, portanto, dificilmente escalará o time óbvio (Saja; Bustos, William, Léo e Hidalgo; Costa, Sandro, Tcheco e Souza; Ramon e Tuta). Não faço idéia do que ele fará. Suspeitam a entrada de Patrício ou Ânderson, eu colocaria os dois, mas até domingo muito treino secreto ocorrerá. É cedo para qualquer prognóstico, mas se eu fosse escalar, jogaria num 4-5-1, com: Saja; Patrício, William, Leo e Hidalgo; Bustos, Tcheco, Costa, Souza e Ânderson; Tuta. Uma equipe sólida, compacta, com jogada aguda pelas alas e forte chegada à frente com os meias com Tuta de pivô. São eles quem tem de vir para cima.

Ingressos
Apenas 2.844 ingressos para a torcida do time do vizinho. É a nota triste do clássico. Eu teria dado 7.000 ou 7.500, ou seja, toda a parte atrás da “Goleira do Aílton”. As imagens das arquibancadas no último clássico, com menos de 2.000 gremistas no Beira-Rio, foram tristes. O Gre-... sempre se caracterizou pela presença da torcida adversária. Uma pena que isso tende a acabar.


SAUDAÇÕES IMORTAIS,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

19 comentários:

Anônimo disse...

Me tira essa dúvida...

A festa no salão de festas não foi no dia 24 de junho??? Teve até musiquinhas nos auto-falantes e baile em campo... huahauhauhau


CHORA morango, chora...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Vinicius Grissi disse...

Ótima semana! Clássico quente. Este Gre-Nal promete, e muito.

E a enquete? Conseguiu colocar não?

San Tell d'Euskadi disse...

Consegui, mas não ficou a contento. Não combinou com o desenho do blogue.

Luiz Portinho disse...

sou favorável ao gNAL de uma torcida só Sancho, especialmente nestes tempos atuais... acho que isso contribuiria para acalmar ânimos... pelo menos por 1 ou 2 temporadas, só uma torcida!

Luiz Portinho disse...

tua hora vai chegar Guilhermo, tá bem pertinho!!!

San Tell d'Euskadi disse...

Porto, seria um caminho sem volta.

DJ Aldebaran disse...

Considerações:

1) Também sou contra o GRE-nal de torcida única. Isso enterraria uma coisa que o gaúcho se orgulha tanto, que é a hospitalidade e a civilidade. Não é justo todos nós pagarmos por meia-dúzia de irresponsáveis, que diga-se de passagem, existem em AMBAS as torcidas.

2) Embora na soma geral dos confrontos o nosso tradicional adversário tenha uma vantagem pouco superior a 3% em vitórias, nos clássicos disputados em Campeonato Brasileiro a vantagem é nossa.

3) 18h10min é um horário indecente pra clássico!! Tinha que ser às 16h, com sol brilhando e o espetáculo da torcida. Pior só se fosse sábado neste horário esdrúxulo.

4) Justiça foi feita, Mano Menezes absolvido.

5) Descanse em paz, Pedro de Lara! :D

6) E que vença o melhor, desde que o melhor seja o GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE!!! LA LAIÁ, LA LAIÁ LA, LA LAIÁ LAIÁ LAIÁÁÁ!!

San Tell d'Euskadi disse...

Clemer suspenso! Que m...!!!

Anônimo disse...

Sou cruzeirense de MG e sempre tive o maior respeito pelo GreNal. Se considerarmos os títulos em campo e a rivalidade é o maior clássico do Brasil. Aqui em Minas o Cruzeiro faz sua parte com duas Libertadores, quatro Copas do Brasil, Taça Brasil, Brasileiro e toda a história na primeira divisão. Já o Atlético não segue nossa trilha... Mas o Ipatinga vem aí. Enquanto isso continuarei invejando um clássico tão forte como o de vocês.
Abc, Hugo Serelli

Anônimo disse...

Portinho, pare de perder tempo com o babaca do Kfouri. Estou pouco me lichando para o que os ratos de RJ-SP dizem. Pra mim o campeão de 2005 é o Inter. Isso é o que eu ,e muitos aqui em Minas, dizem há quase dois anos. Na época fiquei indignado com remarcação de jogos e a ladroagem de árbitros. Fiquei puto porque também poderia ser(como já foram tantas vezes) com o Cruzeiro, Grêmio, AtlétoPR... E os beneficiados poderiam também ser São Paulo, Flamengo e o resto da corja. 2005 é do Inter, isso é fato. Se a CBF reconhecer será apenas a confirmação oficial tardia do que todos com um minímo de senso crítico já sabiam.
Hugo Serelli.

San Tell d'Euskadi disse...

CHUR-RAS-CO!

San Tell d'Euskadi disse...

LeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeoLeo!

DJ Aldebaran disse...

CHUR-RAS-CO!
LEO! LEO! LEO! LEO!
TRICOLOOORRR.. TRICOLOOOORRR... TRICOLOR, TRICOLOR, TRICOLOOOORRRR...

DJ Aldebaran disse...

NÃO PASSA NADA ÔÔÔÔÔ...
NÃO PASSA NADA...
SEBASTIAN SAJA É UMA MURALHA!!

Vinicius Grissi disse...

E o Inter dá adeus ao Campeonato Brasileiro 2007.

Bonificação: uma vaga na Sul-Americana.

San Tell d'Euskadi disse...

Ainda não, Grissi. Ainda não...

Luiz Portinho disse...

é bonito ver a alegria de quem está na m... há longa data. vencer o Internacional, ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO, ainda mais para uma torcida que vem da SEGUNDA DIVISÃO, é um baita feito! parabéns pijamada!

Luiz Portinho disse...

grande presença Hugo Serelli.
apareça sempre na área. e sigamos na peleia contra o Eixo.

San Tell d'Euskadi disse...

Porto, como eu sei que tu gostas do termo, lá vai; foi a SEGUNDA vitória consecutiva do Grêmio sobre vocês. 2006 parece uma triste lembrança de um tempo distante...