terça-feira, setembro 18, 2007

Ano I, Número 36


LEVANTA A CABEÇA, VIZINHO!


Antes do clássico, como bem fez questão de lembrar o Reche, da Rádio Guaíba, a diferença entre os clubes era apenas os três pontos do Gre-... do Beira-Rio. Pois, vizinho, não desamines. A diferença continua apenas os clássicos. Não fossem as duas vitórias do Imortal, e os times estariam empatados. Aliás, a vizinhança levaria vantagem no critério "saldo de gol". Claro que tudo graças ao Banguzinho, campeão gaúcho de 1995, que foi muito mal nos quatro jogos do Brasileiro que disputou, mas do que importa? O que vale mesmo é que os clubes estão iguais. Não, vizinho?!


Leo acaba de fazer seu gol. O herói do vizinho desespera-se.


Confesso que estava nervoso quanto ao jogo em si. Eu adiantara, na semana passada, que as expectativas em relação à vizinhança é que de o time deles é forte e logo começará a vencer. Oito meses e meio haviam se passado; no entanto, nada. O clássico era o momento perfeito. Cheguei no estádio preocupado, mas acabamos vencendo bem numa agradável noite de festa no Olímpico. O detalhe negativo fica para o imenso espaço vazio onde deveria estar a torcida do vizinho. Por que não vender cadeiras a eles no setor acima da arquibancada visitante?! Esse discurso de "preocupação com o sócio" é bobagem!

Linda festa da torcida gremista. Num Gre-Nal, porém, isto sempre será apenas metade.


Mano escalou o time óbvio, mas, vindo dele, pode se considerar surpresa. A diferença foi Jonas no lugar do Ramon, ótima mexida. Um parêntese: gostei tanto do Jonas quanto do Fonseca, que entrou no decorrer da partida. Claro que nenhum vem para resolver, mas como acrescentaram qualidade ao ataque gremista, já é um baita alento. O time jogou relativamente bem. Teve alguns momentos de insegurança, principalmente no começo de jogo, mas a atuação do trio central defensivo - Saja, William e Leo - foi suficiente para que a equipe passasse incólume nessas horas. Ao fim, a exemplo do clássico anterior, a bola até podia estar com o Internacional, mas era o Grêmio quem controlava as ações. Foi 1-0 porque era o suficiente.


Nosso treinador respondeu ao anseio dos torcedores.


Mas poderia ter sido mais. Novamente, ficou provada a força defensiva do time e a falta de eficiência do ataque. Cabeceamos todas as bolas que quisemos na goleira adversária e só fizemos um gol. Mas, é clássico, o que vale é a vitória e afundar o vizinho. Conseguimos! Agora eles estão em décimo lugar, com 35 pontos. Santos e Botafogo, os últimos a entrar na Libertadores, têm 42. Paraná, o primeiro a cair, tem 31. E aí, vizinho, o Abel declarou que tem de olhar para a ponta de cima. Concordas que é melhor ignorar o retrovisor?!


Hidalgo, agora no lado bom da Força.


2.006 parece uma lembrança triste, porém MUITO DISTANTE!




Três jogos sem sair do Rio Grande do Sul
Passado o recreio, é hora de voltar ao que é sério. A seqüência de jogos do Grêmio é: Santos (casa), Juventude (fora) e Atlético Mineiro (casa). Eu ainda acho que não temos bala na agulha para entrar na Libertadores, mas quem duvida do Grêmio é louco. Nove pontos nessas três partidas e passamos a ser FAVORITOS para uma das vagas. Aguardemos...

Grêmio (5º, 41) x Santos (3º, 42) - sábado, 22/9, 18h10
É o jogo mais díficil no Olímpico desde a derrota para o São Paulo. Na última vez que essas duas equipes se enfrentaram no Olímpico, o Grêmio fez a sua melhor apresentação do ano e venceu por 2-0. Ambos os times estão diferentes, mas seguem num bom momento. Tem tudo para ser o melhor jogo da rodada, pois nenhum pode se dar ao luxo de perder pontos se quiser disputar a Libertadores do ano que vem. O Grêmio tem problemas pois não contará com Jonas, Hidalgo e Tuta. Vamos ver como o Mano resolve tais questões.

Saudações IMORTAIS de quem ganhou TODOS os churrascos de 2.007,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com


P.S.: As fotos foram extraídas do sítio oficial do DONO DO RIO GRANDE, o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense.





SEGUIMOS NA DIANTEIRA...


SPORT CLUB INTERNACIONAL 137 X 118 Gfpa

Repito o que já afirmei na coluna de 23 de junho (número 23B). Se considerarmos a média de 2 clássicos que vem sendo mantida nas últimas temporadas, chegaremos à conclusão que o vizinho terá de vencer gNAIS durante 10 anos, sem empate ou derrota alguma, para alcançar o PAPAI COLORADO DA ALDEIA PAMPEANA. Nossa liderança é mais firme que rapadura.


O CLÁSSICO

Mas, de toda forma, não posso deixar de reconhecer a superioridade do rival no clássico n. 369. Hermano Menezes, mais uma vez, desenhou muito bem sua equipe e foi superior nas concepções de futebol, o que justifica, plenamente, a vitória da equipe mais fraca.


REPETIR UM ERRO É...

Exatamente o que você pensou. E a autora de tal heresia é a Diretoria do Internacional que durante toda esta temporada está permitindo que o time não tenha nem uma formação e muito menos uma equipe definida. Já não é mais possível suportar esta incógnita com a qual nos deparamos, rodada a rodada, que é a escalação do time. Ao invés de política de futebol temos ...

REPETIR UM ERRO É ... II

Começamos o ano com todo o plantel que foi ao Japão, à exceção de F. Eller. E, mesmo assim, não consegui mais ver aquele time que levantou a Taça de Campeão do Mundo voltar a campo. A espinha dorçal do time segue no Beira-Rio. Mas não consigo ver o time do pôster voltar a campo. Por quê ? A única resposta que encontro está nas reticências.

EQUÍVOCOS I

Não agüento mais o famigerado 3-5-2. Pior ainda quando mal escalado. Índio, Sidnei e Edinho são três jogadores lentos (e qualquer novato no futebol sabe que o 3-5-2 pressupõe um líbero e dois ‘stoppers’, estes dois últimos necessariamente com um mínimo de velocidade). O pior de tudo é que Índio passa por má fase técnica e está nitidamente descontado fisicamente.

EQUÍVOCOS II

W. Monteiro e Alex como alas é o próprio desperdício de talentos. São dois ótimos jogadores de meio campo que estão completamente sobrecarregados pela função que não sabem executar. Não marcam, jogam presos à linha lateral e não fazem a principal função do ala, que é juntar-se aos homens da meia cancha quando o time sobe ao ataque. É brabo!

EQUÍVOCOS III

A escalação de Fernandão, desde o começo do jogo, foi mais um equívoco gritante. Nitidamente não tinha condições para atuar 90 minutos. Na segunda etapa sumiu em campo. Teria sido muito mais proveitoso iniciar com Gil e substituí-lo por Fernandão, como foi feito, aliás, na vitória esmagadora contra o Flamengo. Por que no Internacional não se repete as coisas que dão certo ?!

EQUÍVOCOS IV

Roger foi o melhor e mais disposto jogador Colorado na primeira etapa, junto com Adriano. Não voltou para o segundo tempo, substituído por Gil. Depois veio o ingresso de E.Granja por W. Monteiro. Magal seguiu no time. Por fim, aqueceu e entrou Pinga (inexistente, mais uma vez), mas Magal permaneceu, até o final do jogo. Quem está bancando Magal ?!

RÁPIDAS

Abel Braga já divulgou a equipe que enfrentará o Atlé-MG sábado. Vamos de 3-5-2, Magal segue na equipe e Alex segue na ala esquerda.

Oremos!

Diretoria azenhana está querendo pagar um fortuna por terreno localizado exatamente na mesma área em que há uma proposta de doação. Aí tem coisa. Com a palavra o vizinho.

9 vitórias em 12 jogos. Não está morto quem peleia!

Saudações rubras, DO LÍDER NA ALDEIA PAMPEANA, ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.


Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br



12 comentários:

DJ Aldebaran disse...

Comentário antes da coluna do Portinho:

Quanto a GRÊMIO X Santos, acho que os três pontos ficam no Olímpico. Afinal, Santos é freguês da casa quando joga aqui. Luxemburgo, igualmente. Até mesmo o terrível time de 2.004 fez o crime no "alvinegro praiano" dentro dos domínios do atual campeão gaúcho. Juventude e Atlético-MG também são obrigações de vitória. Portanto, 9 pontos nos próximos 3 jogos é obrigação. Ahn, e de novo vale ressaltar que o esdrúxulo horário de sábado às 18h10min vai tirar este que vos escreve do estádio. Saudações Tricolores!!

Ahn, e só pra constar: O placar dos churrascos em 2007 está 4x0 pra nós!

San Tell d'Euskadi disse...

São 18h15min. Nada da coluna do Porto.

Vinicius Grissi disse...

É...o rapaz sumiu mesmo! Assim como vocês sumiram lá do meu blog.

E como pega este Saja hein?! Nome do jogo, na minha humilde opinião.

***

Indiquei o blog de vocês para o Prêmio Blog Solidário. Veja como participar no link abaixo:

http://cerrada.blogspot.com/2007/09/prmio-blog-solidrio.html

Luiz Portinho disse...

nossa, a pijamada ansiosa!
a coluna, tradicionalmente, vai ao ar na noite de 3a feira. missão cumprida!
nossa vantagem segue intocável Sancho e Aldebaran 137x118

San Tell d'Euskadi disse...

Quarta-feira, 1h40min. Finalmente, a coluna rubra sai do forno.

Porto, e tu ainda cometeste auto-plágio. A coluna é praticamente igual a do Gre-Nal anterior. Tchê, desta vez vocês só tomaram um gol! É uma baita melhora que não foi registrada por ti...

Luiz Portinho disse...

sim, o plágio foi proposital. afinal de contas, nada mudou! a liderança segue sólida 137x118

Gerson Sicca disse...

O grêmio deve ir tranqüilo pra libertadores. Nós vamos lutar pra não cair se o time continuar com essa disposição toda...

DJ Aldebaran disse...

Quanto à questão da área da Arena, posso assegurar que tem gato nesta tuba. Afinal, ninguém dá nada de graça. O cara é investidor imobiliário, queria que o GRÊMIO também "doasse" 200 (sim, duzentos) hectares de aterro por uma área de 20 (vinte) hectares. E isso que iria valorizar a área do cara, e os 180ha restantes iriam valer muito mais do que os 200ha existentes de puro banhado.

E outra: quem decide sobre a área a ser utilizada é o grupo de investidores que construirá a Arena, grupo este referendado pelo Conselho Deliberativo do GRÊMIO.

Luiz Portinho disse...

olha Aldebaran, no dia que estourou o causa do terreno doado, o Reche (sempre furão) entrevistou o Sr. Mabilde e colocou o Odone ao vivo. Pela indignação do Odone, tem coisa sim. Acho que essa turma tá tentando levar dinheiro de vcs (vide episódio K-britto).

San Tell d'Euskadi disse...

Eu acho que, pela insistência, a Record tem algo a ver com terreno...

San Tell d'Euskadi disse...

Segundo os noticiários, o time está escalado para sábado: Saja; Bustos, Pereira, Léo e Anderson; Eduardo Costa, Sandro, Diego e Tcheco; Luciano Fonseca e Marcel.

DJ Aldebaran disse...

SEDEX: Entrega em 10 horas
TIME VERMELHO: Entrega em 3 minutos

Assim não há concorrência que agüente!!