segunda-feira, dezembro 10, 2007

Ano I, Número 48


CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS


A situação do elenco gremista para 2008 começa a se definir nesta semana. Até 19/01, dia da estréia do GRÊMIO no Brasileiro, teremos muita notícia de bastidor, muita especulação, alguns jogadores chegando e saindo do Olímpico, muito debate e opinião acerca de nomes que vêm e vão, e o elenco tricolor começando a ser definido.

Está marcada pra esta quarta-feira a apresentação do técnico Vagner Mancini no Olímpico. Caberá a ele identificar as carências do elenco e pedir novos nomes. Certo é que precisaremos de no mínimo um lateral-direito, dois meias e dois atacantes. E o resto seria pra compor grupo.


JOGADORES CHEGANDO...


E o primeiro reforço já chegou no Estádio Olímpico. Trata-se do volante Junior, que veio do Flamengo e que jogou ao lado de Diego Souza no rubro-negro carioca. Ele atua na segunda função do meio-campo. Preocupa o fato de que ele está sem jogar desde setembro de 2006, e que as informações que vêm com ele não são das melhores. Provavelmente ele deve ter vindo através daquele pensamento mágico de que normalmente refugo do Flamengo dá certo por aqui. Mas, como eu sempre digo, é rezar para que dê certo.


...E JOGADORES SAINDO

O fato a comemorar da semana é que finalmente Patrício deixou o GRÊMIO em direção à Portuguesa de Desportos. Agradecemos a voluntariedade e a dedicação, mas... já foi tarde.

E quem pode se juntar a ele na Lusa são Pereira, Nunes e Ramon. Sendo que este último também tem propostas do exterior.

Outra especulação dá conta de que o volante Sandro Goiano deve ir para o Corinthians, a pedido de Mano Menezes, que acabou se acertando com o alvinegro paulista durante a semana passada. Este já deu o que tinha que dar no GRÊMIO, mas sempre será aplaudido de pé toda vez que pisar no gramado do Olímpico. Valeu, Sandro!

Outro que pode estar indo para o Corinthians é o centroavante Tuta.

E a notícia de final de manhã de segunda dá conta de que o São Paulo haveria comprado 50% dos direitos federativos do Diego Souza. Como ele já havia declarado que jogar no São Paulo seria uma maravilha, acho que já podemos começar a nos despedir dele.


MAIS SOBRE O VIZINHO


Frase de Abel Braga: “Nós entregamos o jogo”.

Quisera eu ter lido aquela reportagem antes do fechamento da coluna da semana passada. O que foi escrito aqui naquela oportunidade vale cada vez mais. Agora eles perderam a moral pra questionar qualquer coisa em relação a qualquer dúvida que tenha ficado em relação à última rodada de 1996, quando eles dependiam apenas deles, tiveram um pênalti a seu favor, desperdiçaram a penalidade e acabaram sendo derrotados pelo Bragantino na última rodada, adversário que já estava rebaixado, só cumpria tabela e acabou fazendo o crime neles. Mas, mais fácil culpar o GRÊMIO. Afinal fomos nós que desperdiçamos o pênalti. Afinal, fomos nós que levamos gol de perna direita do Esquerdinha. Afinal, fomos nós que perdemos um jogo contra um adversário já rebaixado.

Aliás, neste sábado, dia 15 de dezembro, fará 11 anos da conquista do Brasileirão de 1996 por parte do tricolor mais querido da América. Aos vencedores, a festa. Aos eliminados na primeira fase, o eterno ranço.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO estréia dia 6 de janeiro na Copa SP de Juniores, contra o Ypiranga-PE.


O GRÊMIO classificou-se em 1º lugar no Campeonato Brasileiro sub-19, ao empatar com o Fluminense por 1x1. No meio de semana, ainda vencemos o Corinthians por 2x0 e o Paraná Clube por 4x1, de virada.


E o tal Tchutchuca, hein? Foi eliminado por um time chamado Etoile du Sahel, da Tunísia, no tal mundial da FIFA. Essa foi a grande façanha do time do vizinho: ganhar de um time que foi eliminado por uma equipe da Tunísia.


Aliás... Tchutchuca, Etoile du Sahel, Urawa Red Diamonds do Japão (que tá mais pra nome de time de futebol americano), Waitakere United da Nova Zelândia, Sepahan do Irã... no final das contas vai acabar dando Boca Juniors X Milan na final mesmo, como sempre foi antes de inventarem este torneio aí.


Nesta semana ocorreram os GRE-nais decisivos das categorias Sub-13 e Sub-12. Ambas as partidas ocorreram no campo do CT de Eldorado do Sul. No sub-13, empate em 0x0. No sub-12, vitória gremista por 1x0. Sábado que vem devem ocorrer as partidas de volta.


Espero para esta semana uma resposta acerca dos questionamentos sobre qual seria o novo critério pra decidir qual time tem a maior torcida.


O preparador físico Flavio Trevisan acabou não fechando com o GRÊMIO e transferiu-se para o Corinthians junto com Mano Menezes. Mas o GRÊMIO já tem novo preparador físico: Flávio de Oliveira.


Aliás avisem o vizinho que o Stuttgart, primeiro adversário do time dele no tal torneio de Bye-Bye, já caiu na Alemanha... portanto, esta história de que quem não cai vai pra Dubai é mais furada do que queijo suíço. Por sinal, sabem qual o único clube que nunca caiu na Alemanha? Pois é, é o Hamburgo... que coisa, não?


Nesta terça, dia 11/12, comemora-se 24 anos da conquista do Mundial Interclubes de 1983. O GRÊMIO venceu o Hamburgo por 2x1, com dois gols de Renato Portaluppi.


A especulação do momento fala que o GRÊMIO estaria acertando com o atacante Soares, ex-Figueirense e hoje no Fluminense. A liberação dele por parte do tricolor das laranjeiras estaria condicionada à contratação de novos reforços por parte da equipe carioca.


O GRÊMIO também teria interesse em outro atacante do Fluminense: Jean, que também teve passagem pelo Flamengo. E também em Denis Marques, ex-Atlético-PR, hoje no futebol japonês.


Saudações tricolores de quem ganhou TODOS os GRE-nais e TODOS os churrascos de 2007,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


CAMPEÃO DO MUNDO

Parece que foi ontem: o Internacional voltando do Japão como primeiro clube do sul do país a ser campeão do mundo, incluindo seu nome numa galera seleta de brasileiros ao lado de Corinthians e São Paulo. Está completando um ano o feito histórico para o futebol gaúcho. Nenhum Colorado jamais esquecerá daquela manhã, daquele dia, daquela semana sem fim. Clemer, Ceará, Índio, F Eller, R Cardoso; Edinho, W Monteiro, Fernandão, Alex; Pato Alexandre e Iarley. Que time!


EU VOU!

Garantido! Certo. Dia 16 de dezembro o Gigantinho vai ficar pequeno para a Nação Colorada. A ordem é pintar as ruas de vermelho na data de aniversário do Título Mundial. Haverá apresentação do filme “Gigante”, que já é sucesso de bilheteria nos cinemas. O objetivo é incluir o feito no Guiness como a exibição de cinema pago com maior audiência da história mundial. A grandeza do Internacional não tem limites!


CELEIRO DE ASES I

Com campanha 100% na primeira fase (4 vitórias, 9 gols pró e 1 gol contra), o Internacional já garantiu sua vaga nas quartas-de-final na 2ª edição do Campeonato Nacional Sub-20. Nunca é demais lembrar que na 1ª edição do Nacional, o Internacional foi campeão com vitória triunfal no clássico da final. O vizinho nunca mais esqueceu aqueles 4x0 regados a L Adriano e Pato Alexandre.


CELEIRO DE ASES II

Da fornada 2007 podemos destacar alguns atletas com passagem pela equipe principal. O lateral esquerdo Ramon, o zagueiro Titi e o atacante Guto já tiveram oportunidades. Dizem que o goleiro Agenor é de estirpe e que os meias Sandro e Tales, assim como o atacante Valter possuem grande potencial.


BENEFICÊNCIA

Está chegando a época do futebol beneficente, quando grandes craques do futebol resolvem organizar suas “peladinhas” entre amigos pelos litorais do mundo. A Moreira, irmão mais velho do R-inho Miguelina, tentou atrapalhar nossa pré-temporada, chamando nossos atletas para integrar um desses joguetes. Recebeu o tratamento que merece: um sonoro não. Embora tenhamos uma dívida de gratidão com o A Moreira, aqui no Colorado o furo é mais embaixo.


EMPRESÁRIO

Na última coluna adiantei um dos assuntos que terminaram por tomar conta dos noticiários do Internacional nesta semana: E Granja. A mais interessante que li e ouvi a respeito foi que ele só poderá assinar contrato depois de janeiro, porque senão terá dividir a verba com seu antigo empresário, cujo contrato termina agora. Olha aqui ô, parem o mundo que eu quero descer. Mandem esse rapaz embora do Beira-Rio!


RÁPIDAS

Estou na vigília: Magal e Cristian ainda não foram embora.

Será que a ausência de futebol fará com que o vizinho aborde os tantos temas policiais que envolveram sua agremiação em 2007 ? Até agora nada!

A vizinhança prefere falar de maquetes ou de suas glórias na Segunda Divisão. Gente estranha!

Nos dias 16/17 de dezembro, o que farão os de pijama ? Filme de horror para eles, novamente.

Inter x Stuttgart, atual campeão da Alemanha, em janeiro.

A propósito, vizinho, o que vais fazer em janeiro ?

Para Dubai só vai quem não cai.


Saudações rubras, do INTEGRANTE DO G6, DETENTOR DA TRÍPLICE COROA e ATUAL CAMPEÃO MUNDIAL.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br

4 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Neste dia especial, agradecemos ao vizinho pela referência em sua coluna. Afinal, foi no 11/12/1983, que o Grêmio tornou-se "Campeão do Mundo".

Anônimo disse...

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=37901070&postID=9114478499332997448&isPopup=true
1 comments.tinha antidoping nesta taça toyota hambuguer...Não responde pois a aguinha de 1983 tá fazendo efeito até hoje.ÚNICO INTERCONTINENTAL QUE SE ACHA MUNDIAL.

Anônimo disse...

NÓS COLORADOS DEVÍAMOS NESTE 11 DE DEZEMBRO HOMENAGEAR UM VERDADEIRO E SINCERO CAMPEÃO TOYOTA- PAULO CAJÚ TU ÉS IMORTAL!

San Tell d'Euskadi disse...

Anônimo, covarde, por que no te callas? Vou te dar só um exemplo e VPPQTP! Na sede do Bayern de Munique, o primeiro troféu exposto no Museu é a Intercontinental. Na legenda consta: "Weltpokal". Para quem não sabe: "Copa do Mundo".