quarta-feira, dezembro 26, 2007

Ano I, Número 50


FELIZ 2008!


Desta vez vou me permitir iniciar a coluna de forma diferente: desejando um feliz 2008 para todos os leitores do BloGreNal, em especial aos tricolores. Que 2008 seja um ano repleto de realizações e conquistas para todos.


O QUE SE ESPERA PRA 2008

Domingo passado eu estava vendo o programa Lance Final, que apresentou uma breve retrospectiva de 2007, e depois mostrou uma entrevista muito interessante com o presidente Paulo Odone.

Primeiro, ele assegurou que ficará até o final do seu mandato, que termina em final de 2008. Segundo, ele disse que o GRÊMIO irá montar um time de chegada para a próxima temporada, com condições de brigar pelo título nas principais competições que disputará, e também que pretende deixar o GRÊMIO na Libertadores quando sair. Aliás, seria delicioso ganharmos o NOSSO tri-campeonato da América no ano do centenário DELES.

Claro que o nível de exigência do torcedor demandaria no mínimo vencer a Copa do Brasil ou a Sul-Americana, além de fazer o dever de casa, conquistando o tri gaúcho. Mas acho que se vencermos o Gauchão, ficarmos entre os 4 na Copa do Brasil e na Sul-Americana, e atingirmos a vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro, já estaria de bom tamanho.


E O ÚLTIMO A SAIR...

...que apague a luz.

Esta semana o GRÊMIO negociou com o Corinthians o zagueiro William, em troca de parte do pagamento de uma dívida antiga ainda do tempo da ISL, originada da contratação do zagueiro Nenê, que passou pelo GRÊMIO em 2000. Com isto, também o Corinthians finalmente aceitou aderir ao condomínio de credores, coisa que até então eles não admitiam. E receberá o restante da dívida desta forma.

Perdemos William, mas mesmo assim ficamos com uma boa zaga para o ano que se aproxima, com Leo e Teco, que voltará a treinar com bola já na pré-temporada. Irá se juntar a eles o zagueiro Vagner, oriundo das categorias de base e que atuou no Brasileiro Sub-19.


AS ESPECULAÇÕES DA VEZ

Os nomes especulados da semana são Souza, do São Paulo e Renato, ex-Flamengo e atualmente no Al-Nasr, dos Emirados Árabes, time onde estava o técnico Vagner Mancini. O grande impeditivo para a vinda dos dois é justamente o fato de eles terem contrato em vigor com seus times. Para ter Souza, foi feita ao São Paulo uma proposta que gira em torno de R$ 2 milhões. E por Renato, deveria-se pagar a multa rescisória ou esperar até o meio do ano quando seu vínculo com o Al-Nasr acaba.

Saiu em um jornal aqui da capital uma declaração de Paulo Pelaipe no sentido de que o GRÊMIO deverá trazer seis reforços em nível de titularidade: um lateral-direito, três meio-campistas e dois atacantes. Porque por enquanto a única coisa que temos de concreto são os jogadores da base que subirão para o profissional. Além do zagueiro Vagner, já mencionado acima, e os jogadores já citados em colunas anteriores (Felipe Mattioni e Itaqui), subirá também o atacante Zé Eduardo, que foi muito bem na Copa Amoretty mas não atuou no Brasileiro sub-19 pois já tinha estourado a idade (o que prova que o Brasileiro era sub-19 e não sub-20).

Se o Diego Souza permanecer, o que torna-se cada vez mais difícil pelo fato de o Benfica não abrir mão dos 4 milhões de euros, e todas as especulações se confirmarem, poderemos ter um bom time para 2008, e entraremos como um dos favoritos à conquista da Copa do Brasil.


RAPIDINHAS

Saiu a tabela do Brasileiro de 2008. O GRÊMIO estreará contra o atual campeão, São Paulo, lá no Morumbi. E encerrará sua participação enfrentando o Atlético-MG no Olímpico.


O GRÊMIO enfrentará o Jaciara-MT na primeira fase da Copa do Brasil. Curiosamente, o Jaciara tem um distintivo parecidíssimo com o nosso, e seu uniforme é igual. O objetivo do nosso “clone” matogrossense é não perder por 2 gols de diferença para poder conhecer o Olímpico.


O Benfica rejeitou a nova proposta do GRÊMIO por Diego Souza, que girava em torno de 3 milhões de euros por 80% do vínculo do jogador. Isto teria causado irritação nos dirigentes gremistas. O GRÊMIO já trabalha com alternativas, e um nome especulado é o uruguaio Diego de Souza, 23 anos, que jogou a Libertadores pelo Defensor.


Time-base do GRÊMIO até agora: Marcelo Grohe; Felipe Mattioni, Leo, Teco e Bruno Telles (Hidalgo); Eduardo Costa, Junior, Diego Souza e Peter; Zé Eduardo e Tadeu. Ainda é insuficiente. Tem que reforçar muito esta equipe.


Time caso todas as especulações se confirmem: Marcelo Grohe; Felipe Mattioni, Leo, Teco e Hidalgo (Bruno Telles); Eduardo Costa, Diego de Souza, Souza e Renato; Soares e Zé Eduardo. Já melhora bastante.


Bueno... chegamos à 50ª edição do BloGreNal, a última deste ano. Voltaremos em 08/01/2008, e esperamos que com o time já definido. Na próxima edição, o Sancho voltará a escrever a coluna. Repito meus votos de feliz 2008 a todos!


Saudações do dono do Rio Grande,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração




PARA SER CAMPEÃO DO MUNDO...

É preciso, antes de tudo, ser copeiro e atuar com grandeza nas decisões. Foi assim que o Internacional bateu o São Paulo, então campeão do mundo, na final da Libertadores e, depois, o aclamado Barcelona, em Yokohama. O Boca Jrs., que já havia sucumbido diante do caseiro São Paulo de Muricy, terminou por levar um panetone achocolatado do Milan de C. Ancelotti (que grande treinador!), mostrando que há longa data não é mais aquele temido Boca de outrora. O Boca de 2007 não amarra as meias de outros Bocas copeiros que tivemos a oportunidade de ver jogando.


YOKOHAMA I

Falei em C. Ancelotti e, realmente, ele foi o grande algoz do Barcelona. É claro que Kaká jogou muita bola, confirmando sua condição (indiscutível) de melhor jogador de fubebol de 2007; mas foi o treinador do A.C. Milan quem decidiu por escalar Bonera e P. Maldini – dois marcadores exímios – nas laterais. Postando sua equipe num 4-4-2, sem alas, mas com laterais de ofício, Ancelotti fechou as portas para cruzamentos – isolando o grandalhão Palermo (única jogada do limitado Boca Jrs.). Aliás, como eu gostaria de ter um lateral esquerdo como P. Maldini no Internacional (esse é como vinho, quanto mais velho melhor).


YOKOHAMA II

Fui assistir ao filme Gigante (finalmente!). Que obra prima! Os depoimentos de F. Carvalho dão a exata idéia do maior responsável pela conquista (o próprio interlocutor). Difícil encontrar alguém que viva mais o futebol; um dirigente a moda antiga; um apaixonado, acima de tudo, que ignorou os protocolos no Japão, privilegiando sempre sua condição de Colorado. E o gol do Gabiru ?! O que dizer ? Eterno, Gabiru eterno!!!


MEIA CANCHA

Tchê, o que tenho ouvido e lido nos noticiários que o time do vizinho vai formar a melhor meia cancha do Brasil para a próxima temporada, que vão contratar fulano e beltrano. Mas vem cá, pense comigo: Edinho, Wellington Monteiro, Fernandão e Alex. Consegues vislumbrar meio de campo melhor que esse ? E não é virtual, é confirmada, é Campeã do Mundo FIFA. E está aqui no Gigante da Beira-Rio para nos servir em 2008. O resto é virtual!


GURIZADA MEDONHA

Acompanhei alguns jogos do Sub-20 e digo que gostei do que vi. Apesar da derrota na final, temos ali alguns bons valores para o futuro. Já estão em condições de atuar pela equipe principal em 2008 o volante Sandro – de ótimo posicionamento, visão de jogo e imposição física – e os atacantes Guto e Valter – que só necessitam um pouco mais de força física. Para 2009 temos, com bom potencial, o seguro goleiro Agenor, o raçudo zagueiro Peçanha e os habilidosos meias Taison e Tales.


REAPRESENTAÇÃO

Não contratamos ninguém. Pois é, noutras épocas isso seria motivo de indignação. Mas, agora, estou plenamente satisfeito, porque as principais contratações já foram realizadas em 2007. Os grandes reforços são a manutenção do grupo e, principalmente, o seu enxugamento com as liberações de Magal, Cristian e outros menos cotados. Começamos a temporada muito bem!


RÁPIDAS

Aos velhos Colorados, como eu, gostaria de deixar um presente de natal. Um golaço do ponta-esquerda Silvinho, no gNAL do título gaúcho de 1981 - que abriu a caminhada para o Tetra Campeonato Gaúcho conquistado por aquela fantástica geração de L. C. Winck, Aloísio, Pinga, A. Luis, A. Kaefer, Ruben Paz, Geraldão, Silvio e Cléo Hickman. Que timaço! Clica aí e confere Colorado.

Sidnei renovou contrato. Isso é zagueiro para décadas. Um belo sucessor para Lúcio na seleção brasileira hein!

Parece que Magal e Cristian já foram...

Agora mandem embora o E. Granja, por favor!

Renan, Sidnei, Índio, Sorondo (Orozco); Edinho, W. Monteiro, Guiñazu, Fernandão e Alex; Iarley e Nilmar. Pobre do adversário.

O vizinho, que se consagrou em 2007 por idolatrar maquetes de estádios, agora, parece, vai se consagrar como torcedor virtual.

Afinal de contas, o rapaz não para de sonhar e montar equipes virtuais para a próxima temporada.

Qual é o teu time para 2008 afinal vizinho ? Escala aí, de 1 a 11.

Só mais uma coisa vizinho, não te esqueças nunca que para Dubai só vai quem não cai.


Feliz 2008 aos Colorados e, aos demais, saudações rubras, do INTEGRANTE DO G6, DETENTOR DA TRÍPLICE COROA e ÚLTIMO BRASILEIRO A SER CAMPEÃO MUNDIAL.


Luiz Portinho lcportinho@yahoo.com.br

14 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Não quero dizer nada, mas o Ajax e o Estugarda já foram rebaixados...

San Tell d'Euskadi disse...

P.S.: Porto, tua coluna salta de 2006 para 2008...

Anônimo disse...

Grande lembrança essa de 1981...

Alguém lembra também da fatídica entrevista de cléo para revista "Imagem News", do Roberto Gigante?

A entrevista acabou com a carreira do Cléo, o cara teve que ir embora do RS. Uma pena, era um guri de futuro.

DJ Aldebaran disse...

Aliás, reza a lenda que o Cleo era... digamos assim... er... homem do tipo Kiwi (peludo por fora e fruta por dentro).

Luiz Portinho disse...

maledicências sobre o Cleo, ao contrário de fatos notórios e, inclusive, confessos da azenha, como, por exemplo, Jamir e o arqueiro Emérson (e isso para não falar no ícone Derley)... e, sem nunca esquecer, a instituição Coligay.

Luiz Portinho disse...

eu nao falei que o Aldebaran era torcedor virtual... bah! imagina só, com todas as virtualidade, o Zé Eduardo ainda figura entre os 11... de doer!

San Tell d'Euskadi disse...

Tchê, eu presto TANTA atenção nesse entre-temporadas que nem sei quem é esse tal de Zé Eduardo...

Luiz Portinho disse...

estou adorando o entre-temporada, já se foram o Magal, E Granja e o Cristian deve ir. tá bom demais!

Anônimo disse...

Hj tem de volta os famosos 5 a 4 de 76, aquele em que provamos quem era o melhor time do Brasil... Não percam...

DJ Aldebaran disse...

Zé Eduardo é uma das promessas da base do GREMIO. Teve boa atuação na Copa Amoretty mas não pôde jogar o Brasileiro Sub-19 por já estar no último ano dos juniores.

Havia colocado ele pois não tinha outra especulação para o ataque, e tinha esquecido do Marcel. Agora, temos Edixon Perea, o novo pesadelo dos vermelhos.

DJ Aldebaran disse...

Bah, mas que time ruim esse do Espingarda, digo, do Estugarda!!

Anônimo disse...

Grandes lembranças de 1981! L.C.Winck foi um dos maiores laterais que vi. Ademir Kaefer foi outro gigante da 5, em Porto Alegre e em BH. Hugo-MG

Anônimo disse...

Garotos, eu nasci em 1971 e lembro perfeitamente da entrevista do Cléo na revista acima referida.

Trecho antológico:

"P: Você já teve relações homossexuais?
R: Sim, tranqüilas e assumidas."

Hoje talvez passasse batido, mas na época a aldeia era outra... Correram com o alemão lá do Beira-Rio.

Um abraço.

San Tell d'Euskadi disse...

Tenho que começar TODOS OS ANOS aturando o Portinho com taça no armário. É dose...