terça-feira, janeiro 29, 2008

ANO II - NÚMERO 54



JUST WIN, BABY!


"Só vença, Neném!" Este é o lema de Al Davis, proprietário do time de futebol americano Oakland Raiders; era o que ele sempre dizia para seus jogadores, campeões em 1977, 1981 e 1984. Não importava se fosse jogando bonito ou jogando feio; se jogando duro ou jogando com finesse; desde que vencesse, sempre. "Só vença, Neném!" É só o que importa.

Trago isso porque isso também traduz o espírito gremista. Nosso estilo sempre foi "Just Win, Baby!": seja impondo-se com goleadas ou epicamente com apenas sete em campo; seja tendo o melhor futebol ou jogando com o regulamento debaixo do braço; seja com um timaço ou com um bando de guris e refugos. Seja como for. O que importa, mesmo, é a vitória.

Mais um começo de temporada e sinto o torcedor gremista apreensivo, olhando para o campo e não vendo um time capaz de vencer. E ganhamos na estréia. E, pior, vendo o time do vizinho e reconhecendo uma "máquina". E estamos com os mesmos pontos que eles. Esse torcedor vaia e clama por contratações; e a cada barrigada da imprensa, há mais uma decepção. E ganhamos outra em casa. O torcedor toma-se por um sentimento de frustração. E somos líderes do grupo. O torcedor fala que com esse time nada podemos. E estamos invictos.

A esse torcedor, digo: "Just win, Baby!"

É só o que importa.

O que interessa agora, é estar entre os 4 do grupo no Gauchão. Nada mais. O que necessitamos, agora, é passar pelo Grêmio Jaciara na Copa do Brasil. Nada mais. Em 2008, terá de ser com o regulamento debaixo do braço. Que assim seja!

Enquanto isso, a cada jogo, Mancini vai conhecendo melhor os jogadores e encontrando a mecânica que mais se adapta a eles. Aos poucos, as engrenagens são lubrificadas e os reforços juntam-se ao time e os novatos ganham cancha. É verdade que nenhum jogador é aeroportuário. E daí?! Já fomos campeões sem craques inúmeras vezes, por que hoje seria diferente? "Just win, Baby!" É só o que interessa.

Enquanto os resultados aparecem, o mal futebol deve ficar em segundo plano. Sempre.

Caxias (2º, 7pts) x Grêmio (1º, 7pts) - Sábado, 16h, Centenário
O adversário vem de um empate com o Nóia na Feevale, depois de duas vitórias (Santa Cruz - 2x0, em casa - e 15, 0x1, fora). Confesso que não vi jogar, ainda - mal vi o Grêmio -, mas parece corresponder aos times formados em outros anos: organizado e voluntarioso, mas sem muita técnica. Longe de estar no nível das equipes de 2000 e 2001. Como o nosso time ainda não está organizado, eles saem um pouco na frente. Ainda mais jogando em casa. O gramado do Centenário está um lixo, e, portanto, esperemos um jogo complicado, feio e peleado. Como sempre. Um pontinho estará dentro do script, pois nos manterá tranqüilo entre os 4 no Carnaval e com o clube da Serra atrás de nós na tabela. Mas, por outro lado, sabem como é o Grêmio: "Just win, Baby!"

Juve-Nal - Sexta-feira, 19h30min
"É clássico." (Abel Braga)

E é, mesmo! Por mais que o vizinho teime em negar, a touca verde imposta pelo atual vice-campeão estadual (em que posição ficaste, mesmo, vizinho?) continua firme!

Vejam só o que se espera para sexta-feira. Eles estão por cima e o Papo vem se recuperando. Eles estão confiantes e o Papo vem embalado. Alex jogou a partida dele do ano e Nilmar se pisou. Sei não, mas sinto o doce cheiro de "crime" nesse jogo! Se bem que o Juventude ganhar o clássico, mesmo no outro estádio da cidade, não pode ser considerado "crime", não é?! Já vitória do vizinho...

Feliz carnaval a todos!

Saudações Imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com






DE VOLTA AOS PAGOS

Volto depois de breve período de férias nas praias catarinenses, quando fui bravamente substituído pelo coloradaço A. Araújo. Não encontrei sequer um buteco com ‘peiperviu’ e, por isso, não assisti às atuações do Colorado pelo Gauchão. O que eu sei advém das leituras parcas. Muito me agradou o aproveitamento de 7 pontos em 9 disputados, o empate na fogueira da Boca do Monte, a boa atuação contra o Zequinha e a manutenção de um esquema e padrão de jogo, apesar das lesões e contratempos. De baterias renovadas, pois, retomo esta saudável peleia semanal, dando carrinho e sempre atento à regra de que "da cabeça para baixo tudo é canela".

ESQUERDA

As atuações de Alex, há longa data, comprovam que se trata de ótimo meia esquerda. Sua escalação na lateral/ala é improdutiva tanto para a equipe quanto para sua produção individual (tem dificuldades na marcação). Por isso, muito me agrada a fixação do jovem Ramón na ala esquerda, em companhia de Alex, na meia, reeditando as duplas de grande sucesso deste com Chiquinho (Gauchão de 2004) e J. Vagner (Libertadores 2006).

PROVIDÊNCIA DIVINA I

Não é de hoje que a providência divina vem acertando o time do Internacional. Sem poder contar com Nilmar e Magrão (suspenso), A. Braga, tudo indica, escalará a equipe ideal com o ingresso de Bustos na lateral direita e a transposição de W. Monteiro para a meia cancha, ao lado de Edinho e Alex.

PROVIDÊNCIA DIVINA II

Também me agrada a utilização de Fernandão no ataque, ao lado de um atacante veloz, já confirmada no Supertime Campeão da Libertadores (com Sóbis) e em Dubai (com Nilmar). Renan, Bustos, Sidnei, Índio (Orozco), Marcão, Ramón; Edinho, W. Monteiro e Alex; Fernandão e Iarley. Baita d´um time.

INTERIOR I

São Luis de Ijuí é a grata surpresa deste início de Gauchão, com 100% de aproveitamento nas três rodadas iniciais. Na outra ponta, o 15 de Campo Bom, tradicional figurante que chegou a duas finais contra o Internacional, não conquistou sequer um ponto, em campanha decepcionante de três derrotas.

INTERIOR II

É da tradição a dupla gNAL encontrar dificuldades para vencer no interior. Afora o fantástico Internacional da década de 70, que tem em seu currículo o inédito título de Campeão Gaúcho 100% em 1974, sempre houve percalços. Diante disso, foi no mínimo “leviana” a manifestação do vizinho em sua última coluna ao taxar de “quase que vexaminosa” nossa estréia lá na Boca do Monte contra o valoroso Inter-SM

INTERIOR III

Sustento há algum tempo a tese de que centroavante de ofício que se destaca em Gauchão deve ser contratado, no mínimo, para figurar no plantel. A. Menezes, por exemplo, objeto de ‘chacota’ na última coluna vizinha, já estaria no grupo B do Internacional, em vista de sua tradição de gols no característico jogo truncado do futebol gaúcho. Aliás, eu gostaria que o vizinho me apontasse um jogador do Portoalegrense que pudesse amarrar as chuteiras do A. Menezes, no quesito ‘centroavância’.

METROPOLITANO

São José de Porto Alegre, ULBRA de Canoas, Sapucaiense, 15 de Campo Bom, Novo Hamburgo, todos na 1ª Divisão do Gauchão. Mais: Cruzeiro de Porto Alegre, Aimoré de São Leopoldo, Lajeadense, RS de Alvorada. Quando é que sai o Campeonato Metropolitano ?

RÁPIDAS

Internacional e Portoalegrense poderiam se juntar ao Metropolitano com seus suplentes e juniores. Seria ótima oportunidade de experiência para a gurizada.

E por falar em gurizada, o Celeiro de Ases, em janeiro, trouxe para o Beira-Rio o vice campeonato Nacional (sub-20), chegou às semifinais da Copa SP (sub-19) e sagrou-se campeão do EFIPAN (sub-14), em Alegrete, batendo o Portoalegrense na final. A gurizada rubra é só alegrias!

Iarley volta a provar toda a sua importância no grupo.

Estiramente na coxa de Nilmar. Só há uma explicação: ‘olho gordo’ da vizinhança.

Aliás, está brabo conviver com a inveja que permeia as manifestações dos 30% de não-colorados que residem em Porto Alegre. demais!

Tentar desqualificar o Ibrahimovic, um dos maiores centroavantes do futebol mundial, e chamar a Copa Dubai de amistoso, para não ser grosseiro, beirou o ridículo.

Seria mais digno ao vizinho comentar a contratação do 'dublê de playboy’ Roger.

Quinta-feira todos os caminhos levarão ao Beira-Rio. Não vou perder essa oportunidade de cantar: “ão ão ão te mandei para a Segunda Divisão” para o Juventude.

Saudações rubras, do INTEGRANTE DO G6, DETENTOR DA TRÍPLICE COROA e MULTICAMPEÃO MUNDIAL.

Luiz ‘Muhammed Bin’ Portinho – lcportinho@yahoo.com.br

5 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Por partes:
I - quase vexaminosa, pelo que se esperava do "Campeão do Mundo Dubai";
II - Eu não fiz chacota com o Alê Menezes; muito pelo contrário, aliás: comparei-o ao Ibrahimovic'.
III - Foram TRÊS finais contra o 15: 2002, 2003 e 2005.
IV - Concordo com tua análise sobre o Alex.
V - Ninguém fala do São Luiz, quando todos deveríamos exaltá-lo. Nossa imprensinha, mais uma vez, presta um desserviço ao campeonato.
VI - Nilmar se lesionou porque ele se lesiona sempre. Faz parte. Paciência. Nem é preciso secar.
VII - A Copa Dubai é amistosa. Ou foi organizada por uma entidade competente? Ou houve critério técnico para escolha dos participantes? Eu, hein?!
VIII - Interessante a idéia do Metropolitano.

Luiz Portinho disse...

1. Felizmente, estás mal informado Sancho... A superioridade do Internacional contra o Juventude, assim como contra o Portoalegrense, é imensa... são filhotes.

2. Não vais abordar o tema "Roger" no teu espaço ?

3. Agora, além de espanhol, falas inglês tb... Eu te pergunto: e quem não gosta de ganhar ? Lamento te informar, mas vitórias e títulos com times não tão recheados de craques não é exclusividade do Portoalegrense (vide Inter 92).

4. o Metropolitano seria bem interessante, no 2o semestre

DJ Aldebaran disse...

O que preocupa não é a pontuação no campeonato, e sim o futebol (?) apresentado. Tivemos a oportunidade de ver ao vivo o fiasco que foi a atuação contra o Sapucaiense. Contra o Santa Cruz-RS, outro fiasco. Só que vencemos, mais pela fragilidade do adversário do que propriamente por méritos nossos. Agora, com este time daria pra encarar um time um pouco melhor na Copa do Brasil? O time atual, se não for bem reforçado, é candidato ao rebaixamento. Não podemos tapar o sol com a peneira. Precisamos ser mais críticos neste momento, principalmente contra a figura do Sr. Paulo Pelaipe, que brigou institucionalmente com tudo que é clube e só faz fanfarronice nos microfones das rádios.
Era isso!!

Anônimo disse...

Lajeado não faz parte da Região Metropolitana.

Fora isso, a idéia de um torneio metropolitano é ótima.

San Tell d'Euskadi disse...

Parece que contratamos!