terça-feira, fevereiro 19, 2008

ANO II - NÚMERO 57



ROTINA VENCEDORA

Já é possível saber como o time jogará na quarta-feira, no final de semana, e nas próximas rodadas, porque, ao que tudo indica, o sistema de jogo não será alterado tão cedo. Venho afirmando que este é o grande ponto positivo do Inter 2008, manter o esquema de jogo e procurar manter, também, a escalação mais constante possível. Parece que o Colorado já tem uma rotina vencedora, um atalho para chegar às vitórias, que tanta falta nos fez em 2007. Agregado a isso, começam a despontar os talentos individuais. Renan é só segurança, Fernandão começa a adquirir ritmo de jogo e Alex desponta como o diferencial criativo na meia cancha.

PROFISSIONALISMO I

Fernandão confirmou em entrevista pós-jogo, sábado, que recebeu excelente proposta do futebol turco. Afirmou que financeiramente representava sua independência. Mas alertou que dinheiro, em sua vida, não é tudo, pesando as espetaculares condições de trabalho no Beira-Rio para sua decisão de permanecer em Porto Alegre.



PROFISSIONALISMO II

Renan ficou treinando enquanto os demais jogadores saíram de férias, já com os olhos na dura temporada que teria pela frente e nas futuras convocações para a seleção olímpica. Nilmar está trabalhando de forma incessante para recuperar a lesão e a forma física e recebeu rasgados elogios do preparador físico E. Carravetta. Aqui no Internacional só tem jogador profissional.

GIGANTE

Está confirmado: Porto Alegre vai sediar uma partida da seleção brasileira pelas Eliminatórias. E, obviamente, o palco será o Gigante da Beira-Rio. Brasil x Peru enfrentar-se-ão em nossa Casa em abril do ano que vem, em partida que fará parte das comemorações de nosso centenário. Vida longa do GIGANTE DA BEIRA-RIO, monumento do futebol gaúcho.


VALTER

Depois de realizar uma grande Copa SP, o atacante Valter foi convocado para a Nacional Sub-20. O jovem está sendo cuidadosamente preparado para, na hora certa, começar a ter oportunidades no time principal do Inter. O Colorado age certo; é assim, sem pressa, que se formam os grandes jogadores.



REBAIXAMENTO - PARTE III

V. Mancini tinha aprox. 80% de aproveitamento e estava invicto. A defesa vizinha sofrera 3 gols em 7 partidas. Mesmo assim entrou em rota de colisão com a dupla P. Pelaipe e P. Odone. Resultado, foi demitido. A contratação de C. Roth é apenas o segundo ato da nova saga do portoalegrense rumo à Segunda Divisão.


COTAÇÕES: INTER 2x0 GUARANY-BAGÉ

Renan (8), Sidnei (5), Orozco (5), Marcão (5); W. Monteiro (5), Edinho (5), Guiñazu (6), Alex (5), Andrézinho (6); Fernandão (7), Iarley (5). Entraram Bustos (6), Ramón (5) e Gil (sem nota). Média: 5,61

Adversário. Péssimo, sem qualquer chance de ameaçar a vitória do Internacional, mesmo no sonolento primeiro tempo. Deve ser o rebaixado de nossa chave. Nota 1.

Abel Braga: boa atuação. Realizou boas e coerentes alterações, preservando o esquema de jogo central. Saiu sem voz ao final da partida, demonstrando que o “xixi” no intervalo foi grande. Nota 8.

Melhor em campo: Renan estave sempre lá quando exigido, bem colocado, seguro e passando muita tranqüilidade à zaga. É, de fato, um goleiraço. Nota 8.


RÁPIDAS

Escrevi a respeito da saída de V. Mancini e da intervenção de dirigentes na escalação do time em meu sítio pessoal. Clique aqui e confira.

Aproveite e deguste a série especial de crônicas de João Saldanha que estou incluindo no sítio.

Com Adriano e o jovem Guto à disposição, não há qualquer justificativa para a permanência de Gil no Beira-Rio; e muito menos para sua utilização, como ocorreu sábado.

Inter de Santa Maria segue na liderança, depois de vencer o Brasil de Pelotas no Bento Freitas.

J. Santana x Cuca na final da Taça Guanabara. A cariocada merece.

De Ijuí a Patos, na Paraíba; e daí para Bagé. Serão mais de 9.000 Km em duas semanas nesta maratona do Colorado em busca de seus objetivos.

O colombiano Bustos entrou sábado e jogou pouco mais de 10 minutos. Tempo suficiente para cobrar 2 escanteios perfeitos e acertar 3 cruzamentos venenosos. Está pedindo passagem na lateral direita.

Essa semana não vou exigir muito do vizinho. Sem questionamentos; gostaria apenas de ler um comentário a respeito da entrada criminosa no adversário praticada pelo jogador formado lá na azenha, o tal de A. Pico.

Ah!, já ia esquecendo... C. Roth vem aí, lá lá... lá lá lá...

Saudações rubras, do INTEGRANTE DO G6, DETENTOR DA TRÍPLICE COROA e MULTICAMPEÃO MUNDIAL.

Luiz ‘Muhammed Bin’ Portinho




SERÁ TARDE DEMAIS


Já virou notícia velha - acontece quando se tem que escrever na terça sobre algo que ocorreu na quinta-feira -, mas também é verdade que essa é de longa digestão. A “essa” me refiro à despedida de Mancini na madrugada de quinta-feira, que pegou a todos de surpresa. Afinal, o time vinha gradativamente melhorando, os resultados eram satisfatórios e havia reforços ainda por estrear. Enfim, tudo ocorria dentro da normalidade, conforme exaustivamente dito neste mesmo espaço. A pergunta que ficou no ar, então, foi: mas por quê?! As explicações da diretoria foram TODAS insuficientes.

Em realidade, a diretoria recusou-se a dizer o óbvio. A despedida do Mancini deu-se pelo fato de ele ter trabalhado como sempre, agido com sempre e aplicado suas idéias de futebol como sempre. Ou seja, a direção despediu-o por ter feito exatamente aquilo pelo que ele foi contratado! Seria esquizofrênico se não revelasse um traço marcante dessa diretoria: o total desconhecimento, despreparo e desinteresse com que lidam com o futebol do Grêmio. Eles simplesmente não tinham a menor idéia de quem era esse treinador que eles gastaram algo em torno de U$250.000,00 a U$500.000,00 para contratar. Uma total demonstração de desleixo com um clube falido. Imaginavam que contratavam outro Mano Menezes, demonstrando total falta de vontade na busca de informações além da conquista da Copa do Brasil 2005.

Outro sinal que a despedida transparece é a total falta de respeito com que a direção age na relação com seus subordinados e/ou colegas: Sandro Goiano quando saiu reclamou; William saiu apontando problemas; Josias brigou publicamente e afastou-se do Conselho de Administração; etc. Eduardo Costa, na condição de capitão do time, informou o descontentamento com a despedida do Mancini e foi esculachado por quem se acha dono do clube:

"Dirigente é que comanda a equipe, jogador exerce sua função jogando bola. Eu não discuto, jogador é funcionário do clube e como funcionário, acata a decisão da direção. Aqui no Grêmio tem hierarquia e tem comando."


Tal manifestação, cheia de ignorância, soberba, arrogância e prepotência, para mim, define muitas coisas. Primeiro, que Pelaipe acha que é dono do clube, ou pelo menos, que Odone seja o dono do clube. Não são! Segundo, que Pelaipe – e/ou Odone – não gosta de ser contestado, mesmo que os jogadores tenham o dever de saber o que está acontecendo com o futebol do clube. Terceiro, que Pelaipe confunde hierarquia e comando com autoritarismo e menosprezo àqueles que trabalham abaixo dele no organograma do clube. Três sintomas que maculam a imagem do Grêmio perante os sócios, torcedores, jornalistas e amantes do futebol em geral e que estão longe de serem extirpadas.

Por fim, registre-se que a despedida do Mancini foi uma total falta de respeito ao seu trabalho e a ele próprio. Pelaipe, que se diz cristão, esquece-se sempre da “Regra de Ouro” dessa religião: “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você mesmo”. Ou então, se efetivamente a segue, estão esperando o quê para seguir seu exemplo e pô-lo na rua?!

Quando Odone o transformar na nova versão do Rafael Bandeira dos Santos, já será tarde demais...

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

7 comentários:

DJ Aldebaran disse...

A grande verdade é que o tal Trabzonspor, que fez a proposta pro Fernandão, é famoso por oferecer e não cumprir. E o Fernandão, que não é bobo nem nada, obteve esta informação e aproveitou a oportunidade pra fazer uma média com a torcida ribeirinha.

Anônimo disse...

engraçado que gremista ninguém quer...a não ser colegas de segundona

San Tell d'Euskadi disse...

É verdade que o Pato foi para o Milan e o C. Eduardo para o Hochenheim. Mas, é bom lembrar que o Ânderson está no Manchester e o Lucas no Liverpool, enquanto o Nilmar voltou para casa e o D. Rincón está no Corinthians...

DJ Aldebaran disse...

Registraremos nesta quinta-feira, às 21h45min, se as atuações do time justificam a mudança prematura. As atuações não vinham convencendo. No entanto, nós estávamos vencendo os jogos. O time vinha se ajeitando, e o Mancini demonstrava que entendia de futebol. Vale ressaltar que foi uma pelaipada, mas na diretoria gremista, pelo jeito, pelaipadas não são atos exclusivos daqueles que o denomina. Foi uma pelaipada do Odone. Agora, C. Roth demonstra, no mínimo, uma mudança total de convicções no futebol gremista.

Luiz Portinho disse...

1 - escrevi a respeito da "intervenção" de dirigentes no time em meu blog pessoal

2 - Lucio está no Bayern há quase uma década, Falcão foi coroado Rei de Roma, Taffarel foi o maior goleiro da história do Brasil. A tradição do Celeiro de Ases não tem similar aqui nos pampas.

3 - a propósito do tema, por que vcs. não citam o R-inho Miguelina ? esse sim alcançou sucesso no exterior.

4 - pode até ser média do Fernandão, mas enquanto ele ele seguir no Beira-Rio, declarando seu amor, e atolando os inimigos de gols e nossas prateleiras de taças, serei muito agradecido.

San Tell d'Euskadi disse...

Eu citei os três últimos, mas poderia ter citado o Tinga (conheces?), poderia ter citado o Émerson, poderia ter citado o Polga (campeão do Mundo com a Seleção), como também poderia ter citado o Ronaldinho...

DJ Aldebaran disse...

Já eu citaria apenas jogadores que saíram do Olímpico pela porta da frente. Traidores como Ronaldinho e Tinga não merecem citação. E o Lucio não foi cria de vocês. Vocês buscaram ele no Guará-DF, que também tem participação no mecanismo de solidariedade da FIFA.