terça-feira, março 18, 2008

Ano II, Número 61

CADÊ A POLÍTICA DE FUTEBOL

Uma semana terrível e para abrir questionamentos, buscar respostas antigas. A segunda derrota para o Juventude reabre uma chaga. A vitória sonolenta contra o Zequinha a escancara. É evidente que uma equipe, por melhor que seja, enfrenta dificuldades numa campanha, especialmente no começo da temporada. Nossa exigência de torcedor de clube grande sempre olvida tal fato. O grande problema, todavia, é que as dificuldades, há tempos, decorrem, fundamentalmente, da repetição de erros e equívocos da política de futebol. A insistente manutenção de um esquema de jogo perdedor, o contrariar a histórica maneira de atuar do clube, a predileção pessoal de um treinador prevalecendo sobre as tradições do clube, a utilização de jogadores fora de suas posições. Até quando teremos de conviver com isso ?


CRÍTICAS

Em semana de derrota e má apresentação, chovem críticas oportunistas. As principais que ouço dizem respeito às atuações de Fernandão e Iarley. Penso que ambos estejam atuando no nível dos demais. Iarley, aliás, é o mais esforçado dos jogadores na atualidade. O prejuízo a ambos está no sistema de jogo que isola Iarley e transforma Fernandão em armador. Aliás, até quando teremos de agüentar esse famigerado 3-5-2 no Beira-Rio ?!


O QUE GOSTARIA DE VER I

Triangulações ofensivas. Como faz falta! W. Monteiro, Magrão e Iarley pela direita; Marcão, Alex e Iarley pela esquerda. Simples e claro. Será que é tão difícil instruí-los a trabalharem juntos, aproximando-se dentro de campo ? Não é possível que algo tão básico no futebol seja deixado de lado.


O QUE GOSTARIA DE VER II

Cobertura no sistema defensivo. Nenhum esquema de jogo funciona sem cobertura na marcação. Não é a toa que o rendimento individual de nossos zagueiros venha merecendo críticas. Enquanto permanecerem atuando em linha e sem cobertura, continuaremos a ter problemas severos no setor defensivo. Aproximação entre a linha de defensores e a linha média, essa a receita para dificultar o trabalho dos dianteiros inimigos.


O QUE GOSTARIA DE VER III

Apoio pelas laterais. Coadjuvante fundamental no sistema de triangulações ofensivas. O apoio dos laterais, de forma alternada (quando um sobe o outro fica, unindo-se à dupla de zagueiros). O que vejo é a bola na meia cancha, lenta, sem que haja qualquer obrigação de o lateral passar em direção à linha de fundo como opção de jogada. Assim não dá!


ORTODOXO

Não gosto de zagueiros apoiadores. Lugar de zagueiro é na defesa, marcando adversário. Quem tem de apoiar é lateral e, no máximo, o centromédio. Subida de zagueiro só para o cabeceio em bolas paradas. Assim como não gosto de atacante baixando para armar jogo. A equipe fica sem referência. Chega de modernismo, futebol ortodoxo urgente!


FRITURA I

Na temporada passada, Adriano ingressou na equipe em diversas partidas e sempre deixou seu nome anotado no placar. Quando Iarley lesionou-se e Pato Alexandre foi chamado à Sub-20, foi efetivado na equipe e deu razoável resposta. Daí por diante caiu no esquecimento e nem do banco de reservas fez parte.


FRITURA II

Nesta temporada, seu aproveitamente se resume a ingressar na equipe nos 5 ou 10 minutos finais das partidas, quando tudo já está resolvido. No bom e velho futebolês, isso tem nome: fritura. O pior de tudo é que este processo não é novidade dentro do Beira-Rio.


BUSTOS

Inexplicável a ausência de Bustos justamente no momento em que seu aproveitamento seria providencial. A viagem à Colômbia, por mais justos que tenham sido as motivações, revelou-se como um gritante equívoco. Ainda mais pelo fato de W. Monteiro não estar rendendo na lateral direita (posição na qual pode ser utilizado, no máximo, de improviso em meio a uma partida). Está mais do que na hora de incluir Bustos no onze inicial.


CHAPECOENSE

Menosprezar o time do oeste catarinense seria um ato de extrema ignorância. Primeiro porque se trata de uma equipe de tradição dentro do futebol catarinense. Segundo porque é conhecido o clima de Copa do Mundo que se faz no Estado vizinho quando dos enfrentamentos com equipes gaúchas. Além disso, na última rodada, o atual campeão catarinense, enfiou 6x0 em seu adversário. Muito respeito, portanto, à equipe de Chapecó.

RÁPIDAS

V. Piffero foi à Câmara de Vereadores apresentar o projeto de remodelação do Gigante da Beira-Rio.

Ao contrário de uns aí que sonham com maquetes futuristas e investimentos estrangeiros, nosso projeto é concreto – o Beira-Rio já está aí, como um dos melhores estádios do país. Além do mais, custearemos a remodelação, inteiramente, com recursos próprios.

O rendimento de Magrão é muito baixo para justificar sua permanência na equipe.

Mesmo falhando, Renan passou mais um jogo em branco. Goleiraço!

Ramón e Guto não figuraram nem no banco de reservas nas últimas partidas. Aonde estão ?

Reafirmo o que tenho dito: Gauchão é hora de colocar a gurizada no time, dar cancha, minutos de jogo.

Está na hora de banir o carteiraço do Beira-Rio.

Inter-SM faz grande campanha e junto com a dupla gNAL está com vaga garantida nas quartas-de-final.

Brasil de Pelotas venceu Juventude com o Bento Freitas abarrotado de Xavante. Recuperação e chance de classificação do time de Lisca.

Aliás, seria bom ver o time do vizinho suar sangue diante do Xavante de Pelotas, que tradicionalmente complica a vida do Portoalegrense.

Mr. Barrichelo se superou. Entrou nos boxes quando não podia, saiu levando junto um mecânico e, pior de tudo, ao sair ultrapassou sinal vermelho. É uma grande piada nacional!

W. Luxemburgo já acertou o Palmeiras. Venceu Muricy num clássico inusitado, em que foram anotados 3 penalidades a favor do palestra, nos 15 minutos finais da partida, que até então vinha equilibrada.

E-mail enviado por J. Krug: “a tradição colorada ,do time dos recordes regionais,nacionais e internacionais ,é de bola no chão com matador na frente,isto é ,um meio de campo que não rifa bola e que ,juntamente com pelo menos um lateral ou volante que suba,preparar para um ataque que chute em gol! fernandão não dá no meio,laterais não apoiam até o fundo do campo e não tem um matador (guto ou fernandão) na área.veja a escalação do inter em todos os nossos grandes títulos e me responda se não tenho razão!”.

Assino embaixo!

A vizinhança tanto fala em touca de Caxias e não consegue tirar a grená da cabeça.

Aliás, o suplente de vizinho (que agora virou titular) falou na última semana que iriam mais de 20 mil pessoas à azenha. Não deu nem 15 mil. Torcidinha!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.


Luiz ‘Muhammed Bin’ Portinho – lcportinho@yahoo.com.br




SEGUIMOS INVICTOS

E o GRÊMIO segue sendo o único time invicto deste Campeonato Gaúcho, e um dos únicos do Brasil. Aliás, somos o único time dentre os participantes da série A do Brasileiro que ainda não sofreu nenhuma derrota em 2008. Nossa campanha é de 14 jogos, 11 vitórias e 3 empates, com 29 gols marcados e apenas 7 sofridos. Nossa última derrota sofrida foi em 11 de novembro de 2007, quando perdemos para o São Paulo por 1x0 no Morumbi. Desde lá até hoje, são 16 jogos de invencibilidade.


O JOGO CONTRA O CAXIAS

Apesar do horário esdrúxulo de quinta-feira às 21h45min, que nem se pode explicar por causa da TV aberta, já que o jogo da televisão é na quarta, foram mais de 18 mil espectadores no Estádio Olímpico Monumental para assistir ao empate em 0x0 contra o Caxias. Uma partida onde o GRÊMIO enfrentou sérias dificuldades contra um time que marcou muito bem nossa equipe e nos impôs grandes dificuldades. Sentimos os desfalques, principalmente a ausência de Soares, que vinha dando um acréscimo de qualidade no ataque gremista. O nosso técnico testou o Roger como segundo atacante nesta partida, mas a mudança não deu muito resultado. Na segunda etapa, Reinaldo veio no ataque ao lado de Perea, mas este também não apresentou bom futebol. Mesmo pressionando o Caxias em especial na segunda etapa e empurrado pela torcida que incentivou o tempo todo, não conseguimos superar a marcação do Caxias, que também pouco criou. O resultado não poderia ter sido outro que não o empate sem gols.

Vale destaque também a estréia de Junior com a camiseta do GRÊMIO. O volante entrou muito bem no time e está pedindo passagem.


O ENFRENTAMENTO CONTRA O SANTA CRUZ

Mais uma vez, o GRÊMIO enfrentou dificuldades no ataque com Reinaldo jogando ao lado de Perea. Mas desta vez, mais pela falta de qualidade do Santa Cruz, o jogo acabou sendo 3x2 para o GRÊMIO. O primeiro gol foi marcado pelo zagueiro Pereira, de cabeça. Sofremos o empate através de Bruno, ex-GRÊMIO, voltamos a marcar através de cobrança precisa de falta do lateral Paulo Sérgio, cedemos novamente o empate. Mas, aos 44 minutos do segundo tempo, contamos com o oportunismo do centroavante Tadeu, que entrou no segundo tempo para substituir o inoperante Reinaldo, que marcou de cabeça um típico gol de centroavante. Um gol que nos garantiu a vitória, já que a derrota do Esportivo no sábado já havia garantido matematicamente o GRÊMIO como 1º colocado de seu grupo.


E PARA OS PRÓXIMOS JOGOS?

Ainda faltam 2 jogos para o encerramento da primeira fase. Na quinta-feira, às 17h, enfrentaremos o Sapucaiense em casa. E a primeira fase do Gauchão se encerra na outra quinta, quando enfrentaremos o 15 de Campo Bom lá no Sady Schmitt, provavelmente com o nosso adversário já rebaixado matematicamente. Para estes jogos, duas vitórias são essenciais para que mantenhamos a melhor campanha entre todos os participantes do Campeonato Gaúcho, o que será fundamental para que a gente jogue sempre a segunda partida da fase mata-mata em casa, principalmente a final, que promete ser contra o nosso tradicional adversário. Isso se a “touca verde” não se fizer presente novamente na fase eliminatória do nosso certame regional como fez novamente quarta passada. Mas disto eu falo mais adiante.

Por ora, precisamos resolver a questão da nossa defesa, que levou mais dois gols de bola aérea neste domingo. Temos que deixar de falhar tanto neste tipo de jogada, que contra um adversário mais forte na Copa do Brasil pode nos custar uma eliminação precoce. Também precisamos resolver a questão do ataque, já que a reposição apresentada até agora não demonstrou a mesma qualidade do titular que se machucou. Talvez nesta quinta-feira o técnico Celso Roth escale Tadeu, que pode ter se credenciado à titularidade com o gol salvador de domingo passado, ao lado do colombiano Perea.


E A TOUCA, VIZINHO?

Você leu aqui mesmo semana passada! A touca verde voltou a pairar soberana sobre as cabeças dos confrades vermelhos. E desta vez para não deixar dúvidas! Um 3x0 que nem o mais otimista dos secadores esperava!

Vale destacar o detalhe do canto da torcida do Juventude no final do jogo: “Ei, Abel, cadê o carrossel?”

Novamente quem apostava num “crime” se deu mal.


RAPIDINHAS

O atacante Rodrigo Mendes deve estar à disposição de Celso Roth para a primeira partida contra o Atlético-GO, no Serra Dourada. Rodrigo Mendes foi recontratado pelo GRÊMIO ano passado, mas sofreu nova lesão e não conseguiu estrear até agora.


Nesta quinta-feira haverá promoção no Olímpico. Mulher não paga ingresso. E o jogo foi antecipado para as 17h em razão do “meio-feriado” da quinta-feira santa, onde muitos não trabalharão no turno da tarde. A direção do GRÊMIO espera 30 mil torcedores no Monumental para a partida contra o Sapucaiense.


CRÉU neles, Juventude!


Provável time para enfrentar o Sapucaiense: Marcelo Grohe; Paulo Sérgio, Leo, Pereira e Hidalgo; Eduardo Costa, William Magrão, Julio dos Santos e Roger; Perea e Tadeu.


Saudações tricolores do dono do Rio Grande,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

6 comentários:

DJ Aldebaran disse...

Que touca grená? Nós perdemos pro Caxias por acaso? E digo mais: 2x2 fora e 0x0 em casa, dá GREMIO no saldo qualificado! Já foi dito por aqui: a única touca que existe é verde e não repousa sobre a cabeça dos gremistas.

Ahn, semana que vem falo um pouco sobre 3-5-2.

Luiz Portinho disse...

3-5-2, não me fale, porque já não aguento mais este esquema fracassado (ainda mais que, aqui no BRA, é aplicado de forma equivocada)... 3-5-2 é coisa para italiano, que, desde o colégio, atua neste esquema.

DJ Aldebaran disse...

O momento mais vitorioso do GREMIO no século 21, que foi o ano de 2001, o GREMIO atuava num 3-5-2 bem armado. O problema é que os técnicos escalam laterais em vez de alas, e daí acaba virando 5-3-2.

San Tell d'Euskadi disse...

No Brasil, colocar um terceiro zagueiro, é jogar com mais um na defesa; não, com um a menos como é na Europa. Nossos laterais SEMPRE foram alas. Lá, eles são zagueiros, mesmo...

DJ Aldebaran disse...

Sancho, isto é o que eu chamo de "cultura" de 3-5-2. De armar o time com alas de verdade, e não laterais. O time deles tem um belo ala, que é o Bustos. Jogando com o W. Monteiro como 1º volante, mais Bustos e Alex como alas, estaria aí um 3-5-2 armado como se deve. O GREMIO de 2001 jogava com o A. Lima e o R. Cardoso de alas, mais E. Costa na contenção, e Tinga e Zinho no meio-campo. O Anderson aprendeu a ser ala, mas tinha o Marinho a dar proteção pelo seu lado. Com um zagueiro da qualidade de Mauro Galvão como líbero, não tinha erro. Por isso que eu digo que armar um 3-5-2 eficiente depende muito das características das peças que você tem disponíveis para armar o time.

Luiz Portinho disse...

aí está Aldeba, neste tema estamos eu, tu e o Sancho de inteiro acordo. realmente, aqui no BRA, 3-5-2 é, na verdade, 5-3-2 travestido. nota que os zagueiros do Inter, Índio e Marcão, são apoiadores e os alas não são nem laterais e nem meias (nao marcam e nao apoiam)... é lamentável! Índio e Marcão deveriam cobrir alas, mas, na verdade, eles são os alas... o W. Monteiro, coitado, não tem cumpre função alguma. e pela esquerda, agora, sequer há um ala, desde que o Alex (por sorte) se fixou na função de ponta de lança. sonho com um 4-4-2 (Renan, Bustos, Sidnei, Sorondo, Marcão; Edinho, W. Monteiro, Guinazu, Alex; Fernandão e Nilmar).