terça-feira, março 25, 2008

Ano II, Número 62

MISSÃO CUMPRIDA


Nesta quinta-feira, o GRÊMIO cumpriu sua missão na 1ª fase deste campeonato gaúcho: garantiu matematicamente a melhor campanha dentre todos os participantes do certame. Mas isto não significa acomodação. E nem pode, afinal o regulamento fala em total de pontos desde a 1ª fase para definir o mando de campo da final. Portanto, o GRÊMIO deve seguir vencendo seus jogos para garantir que, no dia 4 de maio, o palco da final do Gauchão seja o Olímpico Monumental.

Faltando apenas 1 rodada, o GRÊMIO chegou a marca de 33 pontos entre 39 possíveis. Manteve a invencibilidade, e agora somos o único clube invicto restante entre os principais campeonatos estaduais, já que o Tupi-MG perdeu sua invencibilidade este ano.

Aliás, você leu antes aqui no BloGreNal sobre a invencibilidade tricolor, divulgada em matéria no site Globo Esporte no início da semana passada.


O JOGO CONTRA O SAPUCAIENSE

Foram quase 21 mil espectadores numa quinta-feira, feriado para alguns, dia útil para outros. O horário de 17h afastou algumas pessoas do estádio. Mas fizemos um bom público, apesar das circunstâncias. E quem foi a campo viu o GRÊMIO fazendo um jogo pro gasto, onde bastaram 30 minutos de bom futebol para que fizéssemos 2x0 e administrássemos o resultado. Um belo gol de falta do lateral Paulo Sérgio, que vem se destacando neste fundamento, e um petardo do colombiano Perea, em jogada construída pelo paraguaio Dos Santos e pelo atacante Reinaldo, marcaram a vitória gremista.

Na última rodada, enfrentaremos o já rebaixado 15 de Campo Bom lá no Sady Schmitt. Um jogo só pra cumprir carnê, uma vez que o objetivo do GRÊMIO nesta 1ª fase agora é apenas marcar mais estes 3 pontos para consolidar a vantagem e trazer a final para o Olímpico sem sobressaltos. Um time misto, quase reserva, deve jogar contra o 15.


ARENA TRICOLOR

Neste dia 27, o GRÊMIO terá um momento importantíssimo fora das 4 linhas do gramado. Está marcada para esta data a reunião do Conselho Deliberativo que decidirá a proposta a ser executada.

Neste domingo esteve no programa Bate-Bola, da TV COM, o vice de planejamento Eduardo Antonini, explicando cada uma das propostas, mostrando os vídeos de cada uma delas, e esclarecendo todos os detalhes acerca de cada uma delas.

Aliás, vale a pena acessar o site www.gremionovo.com.br, onde há todo o detalhamento de cada uma das propostas, exatamente conforme foi explicado pelo vice de planejamento tricolor no programa.

Reitero minha manifestação a favor de que a Arena seja construída no Humaitá. Afinal, a área atual do Olímpico está saturada, não comporta mais o movimento causado em grandes jogos, onde as dificuldades de trânsito e, principalmente, de estacionamento, ficam evidentes. O que faz com que muitos torcedores deixem de ir de carro ao estádio, ou os que vão ficam obrigados a ir cedo para garantir vaga nos poucos estacionamentos pagos no entorno do estádio, e quando conseguem vaga, ficam à mercê dos preços exorbitantes cobrados por estes estacionamentos. Na final da Libertadores eu cheguei a ver alguns cobrando R$ 30,00 por veículo estacionado.

Um novo estádio, construído numa nova e ampla área, onde haverá uma acessibilidade bem melhor, com muito mais vagas de estacionamento, com as obras que estão previstas no Plano Diretor para aquela área da cidade, e numa localização que favorecerá o torcedor da Grande Porto Alegre e do interior do estado tem tudo para dar certo.

Que os conselheiros saibam escolher a melhor proposta dentre as três existentes.


SOBRE ESQUEMA 3-5-2

Adiantei que falaria de esquema 3-5-2 esta semana, após vários comentários do vizinho, que sempre se mostra contrário a utilização deste sistema de jogo.

Quem acompanha o blog durante a semana, principalmente na sessão de comentários, onde a discussão prossegue após a publicação de ambas as colunas, já pode conferir com antecedência a minha opinião sobre este esquema.

Em 2001, tivemos o momento mais vitorioso no século XXI, e muito disto se deveu ao esquema montado pelo Tite, nosso técnico da época, que armou um 3-5-2 como ele deve ser, ou seja, com alas em vez de laterais. E dava certo, pois as características dos jogadores que o GRÊMIO tinha favoreciam este esquema. Contávamos com um volante fixo à frente do trio de zaga, um segundo volante com características ofensivas, e que chegava muito bem à frente, e um meia articulador. E os alas abastecendo os atacantes com precisos cruzamentos e jogadas pelos flancos.

Depois disto, vi a seleção brasileira, comandada por Felipão, vencer uma Copa do Mundo com um 3-5-2 armado da mesma forma. Depois, o próprio Felipão admitiu que se inspirou no esquema de jogo usado pelo GRÊMIO de Tite.

Mas depois de então, o que eu vejo são tentativas equivocadas de montar um 3-5-2, com laterais em vez de alas. Pra mim o que diferencia um lateral de um ala é o chamado 70-30. Um ala é 70% apoio e 30% marcação, enquanto um lateral é o contrário. E no momento que se escalam laterais mais defensivos, o esquema acaba se tornando 5-3-2. Daí realmente fica complicado. Talvez porque aqui no Brasil não tenhamos em nossa cultura a adoção deste esquema, são raros os jogadores com características de ala, que se encaixam bem no 3-5-2.

Vale ressaltar que a primeira tentativa de se adotar um 3-5-2 no Brasil foi do técnico Sebastião Lazaroni na Copa de 90. O resultado foi um desastre.


RAPIDINHAS

O zagueiro Leo interessa ao Hoffenheim, mesmo clube que levou Carlos Eduardo na metade de 2007. O clube alemão venceu todos os jogos que disputou em 2008 e está na 2ª posição da Bundesliga B. E se o Hoffenheim subir para a 1ª divisão, o GRÊMIO terá direito a mais 500 mil euros, conforme cláusula do contrato de venda de Carlos Eduardo.


O GRÊMIO confirmou nesta quinta-feira, após o jogo contra o Sapucaiense, a contratação do zagueiro Réver, que hoje joga no Paulista de Jundiaí. O novo contratado tricolor se apresentará no Olímpico após o término do Paulistão.


O goleiro Victor deve retornar aos treinos com bola ainda nesta semana. Ele estava afastado desde o começo do mês, quando sofreu uma lesão no rim em partida contra o Esportivo.


Olhando a tabela do Campeonato Francês, não posso me abster de dar gargalhadas ao ver o Paris Saint-Germain na zona de rebaixamento. Êêêêê... vamos cair, PSG!


Provável time contra o 15 de Novembro: Marcelo Grohe; Felipe Mattioni, Jean, Thiego e Anderson Pico; Nunes, Junior, Rudnei e Maylson; Reinaldo e Jonas.


Quarta-feira também é dia de conferir a nossa seleção. Dia de conferir o zagueiro gremista Leo, convocado por Dunga. O jogo contra a Suécia será às 16h30min, horário de Brasília.



Saudações tricolores do dono do Rio Grande,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


CEM MIL SÓCIOS

Essa a palavra de ordem no Beira-Rio. O Internacional lançou a campanha “100 anos, 100 mil sócios”. O objetivo é alcançar o número de associados até o dia 9 de abril de 2009, quando completaremos 100 anos de história e de conquistas. É um marco ambicioso, mas, certamente, condizente com a grandeza do Sport Club Internacional. Alcança-lo dependerá, fundamentalmente, dos resultados de campo nesta temporada. A classificação para a Libertadores 2008, sem dúvida, será o grande cabo eleitoral da campanha.

45.000 x 20.000

Foi uma verdadeira goleada do Internacional. Vencemos, com muita sobra, este gNAL de torcidas travado com a regra dos portões abertos para mulheres e crianças. Foi apenas mais uma prova robusta de que pesquisas são pesquisas e a na vida real a história é outra bem diferente. Colorado MAIOR e MELHOR TORCIDA DO RIO GRANDE DO SUL, sob qualquer ângulo, sempre!


ARBITRAGEM I

Diretoria do Veranópolis mandou confeccionar, e colocou no meio do gramado, uma faixa taxando o Sr. Leandro Vuaden de pessoa não grata por lá. O ato remetia à eliminação da equipe nas semifinais do Gauchão 2007, quando Vuaden sonegou uma penalidade e anulou gol legítimo da equipe do Veranópolis.


ARBITRAGEM II

A opinião quase unânime da imprensa é de que tal faixa foi fator de perturbação para o árbitro e incitou o torcedor contra o mesmo. A atuação de Vuaden, de fato, foi catastrófica, o que revela sua falta de preparo para atuar; um árbitro preparado não se influenciaria por tão pouco. Ademais, o protesto foi pacífico e justo. Está na hora de acabar com a hipocrisia. Quem errou deve ser criticado e assimilar as críticas.


ADRIANO I

Foi uma semana de consagração para o atacante. Marcou 3 golos e foi responsável pelos melhores momentos ofensivos do Internacional em Chapecó e Veranópolis, comprovando sua grande utilidade dentro do grupo. Estou satisfeito, porque sempre fui defensor da utilização de Adriano na equipe (basta ler o que escrevi na coluna da semana passada). De fato, Adriano é centroavante de ofício. Aquele tipo que ronda a área e, dentro dela, se movimenta com maior mobilidade e velocidade de conclusão. Enquanto Nilmar estiver ausente, Adriano é seu reserva imediato.

O PENÚLTIMO HOMEM

Assim se convencionou chamar o companheiro do centroavante. Aquele jogador que prepara jogadas e chega com forte à frente para concluir. Pois é aí que vejo atuando Fernandão. Como já o vi atuar, aliás, ao lado de R. Sóbis no grande time de 2006 e de Nilmar em Dubai. Iarley e Gil são seus reservas imediatos.


DEFESA I

Já que se utiliza o malfadado 3-5-2, é preciso que o mesmo seja utilizado de forma correta. Zagueiro no 3-5-2 não deve apoiar, mas sim cobrir o avanço dos alas. Aliás, o sistema de coberturas, no 3-5-2, deve funcionar com maior perfeição. Pela esquerda, quando Marcão vai ao apoio (em virtude da ausência de um ala), é Edinho ou Guiñazu que fazem a cobertura.


DEFESA II

No lado direito a avenida está aberta. Bustos levou a culpa em Veranópolis e terminou substituído. Mas, na realidade, a falha foi da cobertura. Aonde estava Índio ? E Edinho porque cobre apenas o lado esquerdo ? E Magrão não tem a tarefa de cobrir aquele flanco ? A. Braga precisa corrigir, com urgência, este problema.


RÁPIDAS

Os 3 zagueiros seguem atuando em linha. Até quando ?

Andrezinho teve atuações discretíssimas em Chapecó e Veranópolis. Já deu para ver que desse mato não sai cachorro.

Bustos ganhará posição na lateral direita de forma natural. E muito mais efetivo que W. Monteiro e não pode sequer ser comparado ao fraquíssimo Jonas.

Titi esteve impecável. Ramón ingressou e teve ótima participação. É bom ver os pratas da casa em ação.

Renan lembra muito Taffarel, especialmente no quesito segurança. Desde os tempos do Alemão que eu não via um goleiro fazer aquela defesa espalmada com um só braço. Dois goleiraços!

São José x Juventude, Sapucaiense x ULBRA, Brasil Pelotas x São Luiz, Esportivo x Novo Hamburgo. Rodada dramática para quem ainda disputa vaga nas finais.

Meu palpite: Inter x Esportivo; Portoalegrense x São Luiz; Caju; Inter-SM x ULBRA. A coisa vai começar a esquentar.

Só falta tudo dar tudo errado e sobrar o Zequinha para a diversão do vizinho.

Nunca vi gostar tanto de bater em morto como esse time do vizinho. Barbaridade!

Pato Alexandre barbarizou no final de semana. Deixou seus companheiros pifados várias vezes na cara do gol. E anotou seu tento no melhor estilo gaúcho, trombando com zagueiros. Será a grande atração da Seleção de Dunga na quarta-feira.

Time provável para enfrentar o Inter-SM na quarta-feira: Clemer, Bustos, D. Moraes, Sidnei, Titi, Ramon; Maycon, Derley e Andrezinho; Adriano e Gil.

Vou ao Beira-Rio conferir esse pessoal que está mordendo qualquer osso para provar que tem condições de ingressar na equipe.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.


Luiz ‘Muhammed Bin’ Portinho – lcportinho@yahoo.com.br


8 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

O Mundo contra o 3-5-2!!!

DJ Aldebaran disse...

Sou a favor do 3-5-2. Sou contra é o 5-3-2 resultante de um 3-5-2 mal-armado.

Luiz Portinho disse...

3-5-2 é sistema italiano. atualmente, ninguém mais utiliza, nem na Europa. e, realmente, aqui no BRA o 3-5-2 acaba, invariavelmente, transformado em 5-3-2.

San Tell d'Euskadi disse...

Nenhuma nota sobre a proibição da cerveja. Sobre o 3-5-2, prefiro falar num churrasco!

Luiz Portinho disse...

bah! é vero Sancho, esqueci de comentar o tema... acho absurda a Lei aprovada e espero veto e queda da mesma, pois acarretará em absurdo e inconstitucional cerceamento de atividades comerciais... de mais a mais, não trará resultados no fim da violência que depende, isto sim, de outras providências.

DJ Aldebaran disse...

Churrasco terça que vem. Todo mundo pode ou alguém se opõe?

San Tell d'Euskadi disse...

Semana que vem, nem pensar...

Luiz Portinho disse...

tchê, esse churrasco é a maior lenda vigente no RS!