terça-feira, abril 22, 2008

Ano II, Número 66

ESCOLHAS E CONSEQÜÊNCIAS

Diria o filósofo que viver é fazer escolhas. E que o rumo da nossa vida se dá pelo resultado das escolhas que fizemos. Bueno, isto já foi até “mote” de propaganda de cursinho pré-vestibular. Mas as escolhas da direção do GRÊMIO já estão rendendo suas conseqüências.

Por força da indicação de André Krieger para vice de futebol e, principalmente, de Luiz Onofre Meira para diretor de futebol, dois dos principais grupos de apoio e sustentação à atual direção – os movimentos GRÊMIO Novo e GRÊMIO Independente – não apóiam mais. Sendo que o segundo declarou em nota oficial que não votaria mais com Paulo Odone nas eleições.

O GRÊMIO Novo foi mais brando em seu posicionamento. O Movimento lançou uma nota em seu site oficial declarando apoio ao clube, independente de nomes. Segue um trecho da nota:

“O MGN não é contra nomes e sim entende que a forma e o modelo escolhido representam um retrocesso em relação aos avanços dos últimos anos, notadamente, o processo de governança que está sendo desenvolvido e que está em conformidade com o Estatuto do Clube.

Por fim, reiteramos o posicionamento do MGN no sentido de continuar desenvolvendo e apoiando os projetos que nos foram delegados.”

Leia a íntegra da nota clicando aqui.


AS ESPECULAÇÕES

Desta vez, André Krieger não cometeu o erro que cometera em 99, prometendo reforços em 48 horas. Sem conseguir cumprir com o prometido, acabou caindo em descrédito junto ao torcedor.

Mas as especulações seguem. Voltou-se a falar em Fabio Rochemback para o meio do ano, qunado reabrem as portas para os jogadores oriundos de fora do Brasil. Mas fala-se agora em Amaral, volante que hoje está no Vasco, Makelele, com passagem pelo Palmeiras, e até mesmo no retorno do “príncipe” Leandro Amaral, que não teve boa passagem pelo GRÊMIO em 2001 e 2002. As voltas de Hugo, Saja e Tcheco foram descartadas.

Agora, é esperar os reforços que irão de fato desembarcar para o Olímpico para o Brasileiro.


A PALHAÇADA DO DOPING

Sem dúvida, foi a “bola-fora” da semana. Primeiro, colocar 4 jogadores sob suspeição. Depois, divulgar que o tal doping não passou de uma anormalidade endócrina no jogador em questão, e falar que serão feitos exames de surpresa no atleta.

Agora o pior de tudo é: como vazou a questão do suposto doping? E por que divulgar a existência de dopagem quando foi detectada apenas uma disfunção hormonal que não caracteriza doping?

Perguntas que queremos ver elucidadas com a maior brevidade possível.


O CLIMA DE “JUVE-NAL”

Nesta semana já entramos no clima de “Juve-Nal”. A julgar pelos últimos resultados, pode-se vir a pensar que o esmeraldino da serra leva vantagem. Afinal, na primeira fase do Gauchão, duas vitórias do time da serra sobre o da capital: 1x0 e 3x0.

Mas pelo jeito o time do vizinho não anda muito bom nesta história de exorcizar toucas. Esta semana, o confronto com a touca paranista rendeu mais uma derrota: 2x0, e complicou a situação deles na Copa do Brasil. Quarta tem o jogo de volta. Eu aposto que o time do vizinho ganha. Por 2x1.

Mas agora que voltou a esfriar, as toucas verdes poderão sair do armário novamente. Assim que eles guardarem as toucas “rubro-cerúleas” oriundas do Paraná.

Sinceramente, torço para que se repita a história da final de 98.


Saudações imortais, na expectativa.

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


O CAMISA 12

Não tem jeito, a vitória e a classificação, amanhã, contra o Paraná Clube do Brasil só virão com uma grande atuação do camisa 12. Isso mesmo Colorado, você terá de jogar como nunca amanhã, no pátio e nas arquibancadas do Gigante da Beira-Rio, para empurrar esse time que A. Braga tanto insiste em complicar. Vestir a camisa 12 é sua obrigação amanhã Colorado. Num jogo como este, não importa se teremos ou não Guiñazu e Alex, dois de nossos principais guerreiros; não importa quem serão os onze escalados, porque a peça mais fundamental é o torcedor, é o vermelho caldeirão. Não estou sequer preocupado com a escalação da equipe; basta o Gigante da Beira-Rio estar lotado e disposto a vencer.

INVENÇÕES TÁTICAS I

Braga acertou em cheio ao escalar a equipe no 4-4-2, em Caxias do Sul, com Fernandão pela meia direita e Alex pela esquerda, mais dois atacantes agudos (Nilmar e Iarley). O esquema foi, acertadamente, mantido em Curitiba. Mas, novamente, as “invencionisses” nos aniquilaram. Foi um acerto escalar Roger no lugar do lesionado Fernandão; mas um erro grosseiro posicioná-lo (e frita-lo) pela ala esquerda, aonde sabidamente não produz. Alex pela direita não tocou na bola. A. Braga, dessa forma, censurou o setor criativo.

INVENÇÕES TÁTICAS II

Apesar do equívoco de posicionamento no meio, a equipe se mostrava segura e tranqüila, especialmente na defesa. Bustos, Índio, Orozco e Marcão tinham, até então, suas melhores atuações na temporada. Até que Clemer engoliu mais um daqueles “perus” constrangedores que recheiam seu currículo. Daí por diante, A. Braga demoliu a equipe, retomando o perdedor 3-5-2, com Roger e Alex nas alas direita e esquerda, respectivamente, mais o ingresso de um Gil totalmente improdutivo; abriu a equipe e, como castigo, levamos o segundo gol. O mesmo A. Braga que se auto-entitulou responsável pela vitória em Caxias deve assumir a culpa pela derrota em Curitiba.

FRITURA

E não foi só Roger a ser fritado em Curitiba. A. Braga colocou Tales quando já perdíamos por 2x0. O guri, obviamente, não tocou na bola. Domingo não ficou sequer no banco de reservas, na fácil vitória contra o Caxias (ótima oportunidade para um jovem das categorias de base ingressar no time). E as notícias que leio agora dão conta que amanhã atuará na preliminar, com a equipe juvenil. Mas que baita cheiro de fritura!

GAUCHÃO I

Pouco tenho a comentar sobre a vitória por 2x1 contra o Caxias. Foi um dos jogos mais fáceis do certame (só comparado aquela partida em que vencemos o Inter-SM com o time reserva, na última rodada da classificatória). Alex matou o adversário em pouco mais de 15 minutos e daí por diante, nem as equivocadas mudanças de A.Braga foram capazes de ressuscita-lo.

GAUCHÃO II

O Juventude, nosso adversário, obteve classificação num jogo muito disputado, em Santa Maria. Bastou o Inter-SM dormir por 15 minutos para que o time da serra se aproveitasse e buscasse sua vaga na final. Depois da chegada de Zetti, o crescimento da equipe de Caxias é visível. A vontade de ganhar o Gauchão é tamanha que o Juventude levará um time misto para jogar pela Copa Brasil, em Alagoas. Se quisermos ganhar o título, precisamos encará-lo como Copa do Mundo.

VALTER

A notícia que leio dá conta que Valter treinou hoje com o time principal e está convocado para integrar o grupo que concentra. Conhecendo A. Braga como conheço, não duvido que a jovem promessa seja escalada no onze inicial. Aliás, sou crítico contumaz das invenções de A. Braga e de seus parcos conhecimentos táticos, mas não posso deixar de reconhecer que seu talento para motivar jogadores e equipe é quase insuperável. Valter iniciando a partida seria mais uma de suas cartadas.

DNA ARROGANTE

Causou espécime a insurgência dos azenhanos contra a constatação de que possuem DNA ARROGANTE. Quem foi que chamou o Boca Jrs. de “Caxias com grife” e o Nacional-URU de “Piauí com grife” ?! E quem foi que chamou o Gauchão de “cafezinho” ?! Isso é arrogância pura! E quem foi que disse que ia me ensinar a ganhar do Juventude ?! PURO DNA ARROGANTE!

RÁPIDAS

Quero saudar a maravilhosa iniciativa da direção de devolver ao torcedor Colorado o direito de assistir partidas preliminares.

Sempre foram e continuarão a ser ótimas oportunidades de acompanhar a evolução da gurizada do Celeiro de Ases.

Quarta-feira jogarão os juniores (com Tales, Taison, Sandro e companhia) contra o Novo Hamburgo, pelo Gauchão da categoria.

Andrezinho se diz meia ofensivo. Já teve várias oportunidades. E não marcou sequer um gol.

Alguém acredita que marcará justamente agora ?!

Torço para estar equivocado.

Sorondo, volta logo tchê!

Colo Colo mostra um bom time na Libertadores da América. Assisto, agora, os chilenos baterem o Atlas do México. E, para minha surpresa, Astengo, vejam só, ele mesmo, aquele zagueiro limitado e especialista em cometer penalidades, que atuou no time do vizinho, é o treinador da equipe.

Falando nisso, e a vizinhança hein ?! O que andará fazendo esse contingente de 40% da população gaúcha ?!

Fico a imaginar o sofrimento do vizinho assistindo o Inter contra o Caxias (sua touca serrana). Pior, o seu algoz Juventude contra o Colorado de Santa Maria.

Aliás, será que a coluna vizinha terá colorido verde ?! Seria o cúmulo do ridículo alguém torcer para seu algoz.

Mas o que vem lá da azenha, há tempos, não me causa estranheza!

A propósito, mesmo em férias, o vizinho essa semana tem pauta: DOPING NA AZENHA.

Amanhã todos os caminhos levarão ao BEIRA-RIO!

VAMO VAMO INTER!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

ps. Riquelme, o Highlander, acaba de marcar mais um gol na Bombonera. Saudades dele vizinho ?

15 comentários:

jo disse...

e as sandalinhas riders como estão...Nossa obrigação já tá cumprida ficamos na frente de voces!AGORA É SÓ FESTA NO BEIRA RIO RUMO AO 38 ,ALIAS QUANTOS TU TENS,HEIN...KKKKKKKK

San Tell d'Euskadi disse...

Entraste na onda do Blo-Juve-Nal, hein, Aldeba?!

DJ Aldebaran disse...

Claro! Juve-Nal sempre! :D

Aliás, alguém tem que avisar ao Porto que a semana começou na terça-feira, e até agora (8 da noite) nada da coluna dele.

Luiz Portinho disse...

saudações imortais aldebaran ?! tchê, mas tu parece alma que não quer desencarnar... não te avisaram, ainda, que tu já estás morto tanto na Copa do Brasil como no Gauchão ?!

DJ Aldebaran disse...

Quem chamou o Boca Jrs de caxias com grife foi UM dirigente. Assim que quem disse que Gauchão é cafezinho também foi UM dirigente! Ou tu acha que toda uma torcida se resume a atitude de UMA pessoa em isolado? Porto, pra burro tu não serve, eu te conheço. Pois se assim fosse, poderíamos ilustrar bem o "coitadismo" vermelho com aquela cena clássica do Jarbas Lima abrindo o cofre vazio. E o DNA INCOERENTE continua!

Luiz Portinho disse...

a cena do cofre vazio não é vergonha para ninguém... ser pobre nunca foi vergonha, ora bolas. pelo contrário, aliás! ué, mas é exatamente porque os dirigentes assim agem é que eu digo, DNA ARROGANTE! o interessante é que a imensa maioria (para não dizer unanimidade) da pijamada, aplaudiu(e) e idolatrou(a) esses dirigentes autores dessas pérolas da ARROGÂNCIA.

San Tell d'Euskadi disse...

Aldeba diagnosticou bem o DNA incoerente. Afinal, para as bandas ribeirinhas, ser o "Papai" é o cúmulo da humildade. Decerto somos "arrogantes" por insistir em não admitir que o clube deles, como eles bem acham, é o maior clube do universo, e o nosso, a escória...

jo disse...

sábio o portinho quando diz que nunca foi nem é e nem será vergonha ser pobre mas já arrogante...Aliás ,porque o Gremio não faz como o jarbas Lima e mostra o cofre...

Luiz Portinho disse...

O PAPAI COLORADO DA ALDEIA é um símbolo para alguém que, de fato, é o maior campeão do RS e possui mais de 20 clássicos de vantagem sobre vcs. Não admitir isso é dar murro em ponta de faca. Colorado algum jamais achou o INTERNACIONAL o maior time do universo, ao contrário do que se vê na azenha, aonde as conquistas sempre são maiores que as dos outros... ISSO É DNA ARROGANTE SANCHO!

Luiz Portinho disse...

pois é JO, o odone não abre o cofre exatamente porque o DNA ARROGANTE não permite... estão numa m... federal, mas querem arrotar caviar... uma pergunta: qual é o gremista que diz que esse ano eles vão se limitar a disputar a fuga pelo rebaixamento ?!?!?!? (talvez o sancho, e só!).

ISSO É DNA ARROGANTE PURO!

San Tell d'Euskadi disse...

Porto, tuas manifestações vão ao encontro do que eu disse. Obrigado por confirmar minha tese.

Mostrar os cofres quebrados não ajuda em nada ao clube, além de criar desavenças desnecessárias com aqueles que antecederam os atuais gestores. Não é humildade, não. É apenas uma jogada de marketing infeliz. Todos sabem que o Grêmio está quebrado, algo, aliás, que os atuais dirigentes seguidamente reafirmam. Apenas o fazem de uma maneira mais educada do que o Jarbas Lima...

DJ Aldebaran disse...

Se auto-denominar papai da aldeia não é arrogância então? Tá aí o DNA INCOERENTE a que nos referimos.

Vinicius Grissi disse...

Estão abertas as inscrições do Bolão Marcação Cerrada do Campeonato Brasileiro.

Cadastre-se e participe.

Grande abraço!

http://cerrada.blogspot.com

Luiz Portinho disse...

seria arrogância se auto denominar PAPAI DA ALDEIA e não o sê-lo, isto é, não ser o maior campeão e vencedor de clássicos da Aldeia... já no teu caso, que se auto-denominou DONO DA ALDEIA durante quase 12 meses (foste rasteirado pelas férias do C. Roth), é PURO DNA ARROGANTE, porque há longa data deixaste de ser DONO DA ALDEIA (desde que o INTERNACIONAL te ultrapassou, lá pelos idos dos anos 40 - LEMBRA DO ROLO ?!).

Luiz Portinho disse...

arrogância agora virou educação Sancho ?!?!!?!? o P Odone esse é um dos maiores ARROGANTES que já estiveram na diretoria do teu clube. P Pelaipe era outro... tchê, faz a auto-crítica ao invés de contraditar fatos.