terça-feira, maio 27, 2008

Ano II, Número 71


CADÊ O ABELÃO ?

Quem lê minha coluna com frequência sabe de minha opinião crítica em relação aos conhecimentos táticos de A. Braga; porém, conhece também minha admiração pela qualidade motivadora que o treinador confere às suas equipes. Graças a ela, aliás, vencemos tantos desafios homéricos. Pois é justamente motivação que falta hoje ao INTERNACIONAL. As derrotas para Sport, Palmeiras e Flamengo vieram com atuações sonolentas e descomprometidas, especialmente no segundo tempo das partidas. Uma contradição à história de homem de vestiário de nosso treinador. A. Braga, por favor, volta a ser o velho Abelão que admiramos!

ZAGA IDOSA I

A entrada de Sidnei no lugar de Orozco já ajudou, mas continuamos com uma zaga idosa. Índio já não é mais o mesmo de 2006, embora ainda seja o melhor dos “velhos”. E Marcão não pode ser responsável pelo confronto direto com atacantes rápidos. É constrangedor vê-lo recuando até a entrada da área, de costas, e tomando dribles (parado), na torcida pela cobertura de um companheiro. Marcão é lateral esquerdo, e só ali pode atuar; naquela faixa restrita, com a cobertura de um quarto-zagueiro.

ZAGA IDOSA II

Aliás, esse tema remete ao sistema de jogo. Já cansei de falar, mas, recorrentemente, volto ao tema. Não é mais possível ver o INTERNACIONAL queimando pontos com este 3-5-2 chama derrota. Atuamos com três zagueiros, mas sem sobra e sem cobertura. Quero ver o time atuando no 4-4-2 e nossa zaga formando com D. Moraes (ou Sidnei) e Sorondo. E enquanto Sorondo estiver fora ?! Simples, Índio e D. Moraes.

EQUÍVOCO I

A. Braga declarou que o meio de campo de carteirinha W. Monteiro é seu lateral direito no time ideal. Na ausência deste, escala Jonas para realizar a função, mesmo tendo Bustos, único lateral direito de ofício do grupo, a disposição. É complicado!

EQUÍVOCO II

Valter é uma grande promessa. Foi destaque do INTERNACIONAL tanto no Brasileiro Sub-20 como na Taça São Paulo de juniores. Entrou contra o Vasco da Gama e, em 5 minutos, criou dois lances de quem sabe jogar e tem intimidade com a pelota. Na última semana foi “cedido” ao time de juniores; enquanto isso, Gil (ele mesmo, que já pediu para ir embora do Beira-Rio) foi ao Rio de Janeiro e, novamente, ingressou na equipe na segunda etapa. Tchê, é muito complicado!

PRÊMIO E CASTIGO

Edinho iniciou a semana treinando entre os titulares e tem retorno garantido à equipe, depois da expulsão contra o Palmeiras. A medida é, a um só tempo, um prêmio para a irresponsabilidade de Edinho e um castigo para quem sairá da equipe; o mais provável é que o eleito seja D. Moraes, de ótimas e regulares atuações enquanto esteve na meia cancha.

RAMÓN

O jovem Ramon foi escalado no Maracanã, com a difícil missão de marcar L. Moura, uma das principais jogadas ofensivas do Flamengo. Saiu-se muito bem. Além de pulverizar o perigo adversário, tratou de aparecer diversas vezes no apoio pela esquerda. Eu quero ver, agora, os críticos de plantão afirmarem que o guri não pode jogar, porque não sabe marcar. Não cometam o mesmo crime que cometeram com o Chiquinho, por favor! Está mais do que na hora de Ramón ser uma opção mais corriqueira no time.

CADEIRA CATIVA

Sou viúvo desta que foi a melhor mesa redonda da televisão gaúcha. As noites de 2ª feira nunca mais foram as mesmas (ainda não consegui assistir ao programa na nova emissora). Mas sigo dando audiência ao L.C.Reche, agora no rádio, nas noites de 2ª feira. E sabem quem eram os convidados desta semana ? Michel e A. Gabiru. Estão treinando no Beira-Rio e vinculados ao Internacional. Causa-me arrepios!

NOTA DE FECHAMENTO

Já tinha escrito a coluna e estava pronto para enviar, mas o noticiário trouxe novidades e resolvi tecer comentários (aqui no meio, tudo bem!). Fala-se em troca-troca envolvendo Gil e A. Gabiru pelo lateral direito Vitor do Goiás. Olha, fecharia negócio na hora, sem condicionantes; aliás, até pagaria metade do salário do Gil e do Gabiru. Vitor cairia muito bem numa posição em que estamos carentes.

COELHO

Figura muito conhecida nas corridas de fundo do atletismo, o coelho é aquele atleta que dispara na largada e fique por um tempo na dianteira para, depois, se retirar da prova por falta de fôlego. O campeonato brasileiro 2008 já tem o seu coelho, está lá, na dianteira, no meio dos candidatos, com toda pompa.

RÁPIDAS

Renan, Bustos, Sidnei, Sorondo, Ramón; D. Moraes, Guiñazu, Fernandão, Alex; Nilmar e Adriano (Iarley ou Válter, qualquer um que, realmente, atue no ataque ao lado de Nilmar). Está aí meu time ideal, se o Abel pode eu também posso.

O Magrão está voltando a ativa e jogará domingo, para alegria geral da crítica e torcida.

Sinceramente, não vejo todo esse futebol no Magrão.

Cruzeiro está com um time jovem e de muita qualidade. Tivesse um bom treinador e o Nacional seria quase um páreo corrido.

Já na Copa Brasil, o Sport está com tudo e apesar do Nelsinho, tem minha torcida contra os tubarões do Eixo. Mas terá de tomar muito cuidado com o extra-campo. Vencer Eurico Miranda e os patrões do M. Menezes vai ser complicado.

E por falar em treinador, será que o vizinho já nos brindará com elogios ao seu esta semana ?

Estou engajado em duas campanhas. Volta 4-4-2 e FORA JONAS!

Campanha FORA JONAS que foi lançada pelo amigo Antonio Carlos Contreira, lá da terra do Getúlio Vargas, a nossa São Borja.

Aliás, o Antonio me escreveu hoje dizendo que sabe, de boas fontes, que houve extra campo lá em Recife (opinião que também externei por aqui).

E o amigo Josué Krug, a respeito do Ramon, escreve que “tem gente que não gosta dele lá dentro mas é o único lateral que a gente tem e se vier o vitor do goiás só fica faltando o cleber santana ou o giuliano do paraná como aposta”.

Tô contigo e não abro Josué! Laterais de ofício e mais um meia ofensivo, é tudo que precisamos.

Olha aqui ô, se é para me ver livre deste Jonas; se é para agüentar “bruxinho”, até o A. Gabiru e o Michel poderiam voltar.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br





FAZENDO O POSSÍVEL

A coluna desta semana reflete bem o que o GRÊMIO está fazendo com os recursos que tem: o possível. E mesmo assim, para um início de campeonato onde se vê tropeços de pretensos favoritos, o GRÊMIO vem despontando e já aparece na terceira posição da tabela. Atrás de Cruzeiro, único time que mantém os 100% de aproveitamento, e de Flamengo, no número de gols marcados.

Da mesma forma, este colunista faz o possível para não deixar seu torcedor na mão, apesar dos problemas de sinal de Internet que uma certa operadora de TV a cabo, banda larga e telefonia me proporciona, me sonegando o serviço desde quarta passada. Pois assim vamos vivendo eu e o GRÊMIO: passando pelos percalços e vivendo a vida.

SÁBADO DE GRE-NAU

O GRÊMIO venceu o Náutico por 2x0 neste sábado. Apesar do horário estúpido que o Pay-Per-View nos enfia goela abaixo, a presença de mais de 26 mil espectadores no Olímpico é algo que deve ser saudado. Bom público, mas seria muito melhor se o jogo fosse em horário decente. E horário decente de futebol é domingo às 16h. E o resto é invenção de canal de TV paga.

O GRÊMIO teve uma atuação bem parecida nos 3 jogos que disputou. Contra o Náutico, mais uma vez a solidez defensiva e o time bem-armado do meio pra trás foram características, assim como as poucas jogadas de gol. Parece que o time precisa parir uma bigorna para fazer uma jogada de ataque. Os gols foram marcados pelo zagueiro Leo, numa jogada armada pelo meia Roger, e pelo atacante Perea, que não marcava há alguns jogos. E que desfalcará o GRÊMIO contra o Vasco da Gama, pois estará a serviço da seleção colombiana.

BRASILEIRO

O campeonato nos reserva para as próximas rodadas alguns confrontos complicados. Sábado jogaremos contra o Vasco da Gama em São Januário, onde não vencemos desde 1973. Para este jogo, empate é um resultado a ser comemorado. Depois, enfrentaremos o Fluminense em casa, em mais um reencontro de Renato Portaluppi com a torcida do time que o lançou pro futebol. Logo em seguida enfrentaremos o Goiás, no Serra Dourada, onde sempre enfrentamos seríssimas dificuldades. Depois, o adversário é o Atlético-PR, no Olímpico, que costuma nos ser um problema mais sério nos seus domínios do que nos nossos. E para fechar o mês, dia 29/06, domingo, às 18h10min, o carnê nos reserva o confronto com nosso mais tradicional adversário.

Encerramos por aqui esta semana, devido ao tempo exíguo.


Saudações imortais,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

7 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Sentei no computador para escrever a coluna e vi que deste um jeito. Parabéns, Aldeba.

San Tell d'Euskadi disse...

O Porto anda muito desanimado. Não é para tanto. O Flamengo jogou por DEZ MINUTOS e ganhou um jogo que não merecia.

--

Obviamente, não somos coelhos. Afinal, não estamos mirando nada além dos 46 pontos. Faltam 39. Só aí passamos a sonhar com mais alguma coisa.

San Tell d'Euskadi disse...

Publiquei no blogue do Santana, uma breve aula de como se encarar um campeonato por pontos-corridos:

Esta é a 6ª temporada em que o Campeonato Brasileiro é disputado por pontos-corridos. Apesar disto, há dirigentes, jornalistas e torcedores que ainda têm enormes dificuldades em acompanhá-lo, por não entenderem bem o funcionamento da fórmula. Por isso, elaborei este pequeníssimo manual explicando as nuances desse tipo de torneio.

Como encarar cada partida - Cada jogo é campeonato à parte. A questão não é meramente psicológica. Tem conseqüências práticas. Fica mais simples se cada partida for encarada da seguinte maneira: (a) 2 pontos estão em disputa; (b) em caso de empate, eles são divididos entre os times; (c) caso uma equipe vença, fica com todos; (d) e recebe mais 1, extra, pelo título conquistado. É por isso que o vencedor de cada partida soma 3 pontos. Portanto, não importa o que o seu clube almeja ao final do ano, se ainda tem chances de alcançar seus objetivos para o torneio ou se já foi rebaixado. Cada jogo é único. Se o vencedor ainda não recebe um troféu (de posse móvel) pela conquista, é porque os cartolas não se deram conta de como a fórmula funciona.

Plano de metas - O campeonato deve ser encarado por etapas. Apenas quando somados os pontos suficientes para o 1º objetivo, é que se busca o seguinte. Todos os clubes começam a temporada com uma mesma meta: fugir do rebaixamento. Esse é o 1º objetivo e o que consome a maior parte do campeonato. Até agora, nenhum time conseguiu a pontuação necessária no 1º turno! Pra escapar da queda, com absoluta segurança, é preciso conquistar 46 pontos. Antes de se somar tal quantia, não há como sonhar com outra coisa. Só depois é que se passa a cogitar a classificação à Sul-Americana (52 pontos), Libertadores (63) e o título (73).

E é só.

Luiz Portinho disse...

ótima aula sancho, todo dirigente deveria ter isso em mente... vestiu a carapuça do coelho eh ?!

San Tell d'Euskadi disse...

Claro! Mas, tirando o Cruzeiro, acho que cabe aos outros da frente também...

DJ Aldebaran disse...

Valeu, Sancho! Agora minha Internet está reestabelecida. Tive que pegar o "nababook" e usar um ponto de rede no consultório do meu pai, e daí escrevi a coluna em meia hora.

Semana que vem a coluna volta com força total!

jo disse...

sabado ganharemos do sport de sangue doce e semana que vem da portuguesa e do botafogo e voltaremos ao páreo!esperem e verão...