terça-feira, agosto 12, 2008

Ano II, Número 82



EDIÇÃO ESPECIAL - GRE-NAL 371


O PRIMEIRO TURNO TEM DONO

E contrariando a todas as expectativas, o GRÊMIO faz uma campanha histórica neste Campeonato Brasileiro. Após a goleada sobre o Atlético-MG (a quarta vitória consecutiva), chegamos a 41 pontos e, com isto, o GRÊMIO termina o turno com o melhor aproveitamento da história do certame desde que esta fórmula foi adotada, em 2003.


INAPELÁVEL E IRRETOCÁVEL

Os números da campanha gremista são incontestáveis. Além do já citado semana passada, estamos com 10 jogos de invencibilidade e não levamos gols nos 4 últimos jogos. É nosso também o melhor aproveitamento fora de casa e também a maior goleada do campeonato até agora. E com os resultados paralelos, o GRÊMIO inicia o returno com uma vantagem de 5 pontos sobre o 2º colocado (Cruzeiro), 7 pontos sobre o terceiro (Palmeiras) e 9 pontos da linha do G-4 (o Vitória é o 5º colocado, com 32 pontos). Sem falar que já são 15 pontos de distância do time do vizinho.

O inacreditável desta campanha é que o GRÊMIO marcou mais gols fora de casa do que dentro de seus domínios. Agora são 35 gols marcados, sendo que 20 deles fora do Monumental.


E O QUE MAIS DIZER?

O GRÊMIO pariu uma bigorna pra ganhar do Ipatinga. Talvez pelo relaxamento da equipe, talvez pela baixa qualidade do adversário, que fez com que o GRÊMIO jogasse mais solto, se poupando, com o freio-de-mão puxado. Mas quem esperava uma goleada contra o lanterna do campeonato acabou se decepcionando. O GRÊMIO marcou logo aos 4 minutos através do colombiano Perea. E parou por aí. Não levamos o gol de empate mais uma vez graças ao goleiro Victor. É incrível. Quando a defesa falha, lá está a muralha tricolor. Aliás, desafio qualquer um a apontar hoje um goleiro melhor do que Victor em atividade no país.

Mas a goleada veio. E quando ninguém esperava. Na última rodada do primeiro turno, o GRÊMIO foi jogar contra o Atlético-MG no Mineirão e trouxe não só uma vitória, mas uma goleada. Com gols de William Magrão, Tcheco (de pênalti) e Reinaldo (2), fizemos 4x0 no Galo Mineiro e, sem depender de outros times, conquistamos o primeiro turno. Afinal, a ajuda do time do vizinho contra o Cruzeiro não veio, mas menos mal que nós não precisamos.

E a Portuguesa fez o que o time do vizinho não conseguiu fazer: venceu o Cruzeiro e deixou o GRÊMIO com 5 pontos de vantagem sobre o time mineiro, que atualmente ocupa a 2ª colocação.


O RETURNO

Resta ao GRÊMIO manter a boa campanha no returno e fazer valer o que já foi feito por Cruzeiro em 2003, Santos em 2004, Corinthians em 2005 e São Paulo em 2006 e 2007. Afinal, se há uma superstição ou uma tradição de os times que terminaram o turno na frente desde o início dos pontos corridos vieram a conquistar o título, isto ocorre porque as equipes souberam fazer valer este fato. E cabe ao GRÊMIO repetir a história, afinal somos o time a ser batido neste returno. E, convenhamos, saímos com uma bela vantagem.

Mas não pense que será fácil. Dos outros cinco primeiros colocados, enfrentaremos Cruzeiro, Palmeiras e Vitória fora do Olímpico. E o confronto contra o São Paulo (atual 4º colocado), para o qual se espera casa lotada, será logo o jogo de abertura do returno. E se faz imperativa uma vitória, pois é mais um jogo de seis pontos. Aliás, uma curiosidade sobre esta abertura de returno é que os 6 primeiros colocados se enfrentam diretamente. O Cruzeiro (2º) pega o Vitória (5º) no Mineirão, enquanto o Palmeiras (3º) enfrentará o Coritiba (6º) no Palestra Itália.


ANTES, O GRE-nal DA SUL-AMERICANA

Esta semana, o GRÊMIO definiu pela entrada de um time totalmente reserva contra os vermelhos na Copa Sul-Americana. Já havia comentado isto semana passada e repito nesta. Não concordo com a utilização de reservas no clássico, justamente por ser um jogo contra nosso tradicional adversário.

Mas não dá pra negar que, analisando friamente, com isto o GRÊMIO joga toda a responsabilidade pro lado de lá, e de certa forma blinda seu time principal, que segue em busca do título brasileiro e dá aos jogadores titulares a folga solicitada. Mas, em compensação, se o GRÊMIO faz o crime com o Banguzinho, como fez no Gauchão de 95, joga a crise de vez pro lado vermelho.

Eles vão vir com toda a pompa e circunstância, com D’Alessandro e tudo. Vale lembrar que a última vez que D’Alessandro enfrentou o GRÊMIO, levou 4x0 nas costas. Foi pela Libertadores de 2002 no Olímpico. O argentino jogava pelo River Plate, que também contava com Ayala, Ortega e Cambiasso.

Em compensação, nas 4 vezes que o GRÊMIO enfrentou os vermelhos por mata-mata não sendo por Campeonato Gaúcho, o GRÊMIO foi eliminado em todas. Foi assim nas semifinais do Brasileiro de 1988, Copa do Brasil de 1992, Seletiva pra Libertadores de 1999 e Sul-Americana de 2004. E o time que vai tentar quebrar este tabu provavelmente será o seguinte: Marcelo Grohe (12); Leo (3), Jean (14) e Thiego (13); Felipe Mattioni (15), Amaral (17), Makelelê (18), Souza (21) e Helder (19); André Luis (22) e Reinaldo (20). Pela numeração da camiseta, Leo seria o único titular a jogar.

Por fim, o GRÊMIO conseguiu inscrever o uruguaio Orteman a tempo de disputar a competição. Ele deve atuar apenas no jogo de volta devido a uma lesão. Orteman recebeu a camisa 16.


RAPIDINHAS

O árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho foi o escalado para o primeiro clássico nesta quarta-feira. O canal FX (54 da NET) transmite a partida. O jogo será às 22h.


Os sócios-torcedores já podem comprar seus ingressos para GRÊMIO X São Paulo pela Internet.


Apenas 2,8 mil ingressos foram destinados aos torcedores do GRÊMIO no pardieirão do aterro. Na partida de volta, o gesto deverá ser repetido pelo GRÊMIO.


Bons tempos onde, com exceção de cadeiras e sociais, os demais espaços no estádio eram divididos meio-a-meio entre as torcidas. Hoje chega a ser perigoso ir ao estádio do adversário ver um clássico.


E na série B, o ex-gremista Pedro Junior marcou o gol da vitória do Vila Nova-MG frente ao Corinthians de Mano Menezes. E pensar que quando os dois estavam por aqui, o Mano tinha uma extrema má-vontade para com o garoto.


Por sinal, o último clássico que eu fui ver lá no aterro foi justamente o empate em 1x1 que nos garantiu o título do Gauchão de 2006, com gol de Pedro Junior.


Saudações imortais do líder do campeonato, dono do 1º turno e primeiro colocado no ranking oficial da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


CONCENTRAÇÃO TOTAL

É assim que as coisas funcionam no BEIRA-RIO. Mesmo em momentos difíceis e complicados, mesmo contra favoritos, o COLORADO sempre mantém a concentração e o foco na próxima partida. Pode ser contra o Ypiranga de Erechim, o São Paulo, a Inter de Milão, o Barcelona ou mesmo contra o time do vizinho; não importa, os próximos 90 minutos sempre são os mais importantes da história do INTERNACIONAL. Foi assim que construímos nossa tradição e que conquistamos tudo que um clube pode conquistar. Amanhã, no Beira-Rio, mais uma vez, a concentração total poderá nos levar ao início da caminhada para mais uma grande conquista. DÁ-LHE COLORADO!

REPETIÇÃO DE ERROS

A campanha irregular do INTERNACIONAL, na 10ª colocação do campeonato nacional, é inaceitável, mas plenamente justificável. A falta de planejamento e a repetição de erros são pecados que levam sempre ao fracasso. Assim como em 2007, ainda estamos montando o grupo de jogadores, em pleno curso do mês de agosto e já com metade da caminhada percorrida no certame. Pior, estamos repetindo equívocos notórios da temporada passada, como a escalação improvisada de W. Monteiro na lateral direita e de Marcão na esquerda.

TROPEÇOS FATAIS

Olho a tabela e estamos a 7 pontos do decantado G4. 3 pontos contra o Ipatinga, 3 pontos contra o Santos, 2 pontos contra o Figueirense. Paro por aqui, só nesses três tropeços fatais, e já estaríamos dentro da zona de classificação à Libertadores. Realmente, não é tão difícil fazer futebol, basta um mínimo de planejamento e convicções, exatamente o que nos está faltando.

RENAN

O maior goleiro revelado no país depois de C. A. Taffarel está de malas prontas para abandonar o Beira-Rio. V. Piffero já concedeu entrevistas afirmando que há grande possibilidade de negociar o arqueiro com o Valência, tratando-se de proposta irrecusável (algo em torno de € 5 milhões). É mais uma prata da casa que não tivemos oportunidade de ver atuando por sequer uma temporada no INTERNACIONAL. Lamentável!

“EXPERTS”

Fico impressionado com a imprensa do futebol. Ramón entrou em vários jogos e teve sempre boas atuações. Nunca recebeu elogios. G. Nery entrou na segunda etapa contra o Figueirense, jogou um futebol meia boca e já caiu nas graças dos “experts”.

ISSO TEM NOME: É MEDO

Não há outra conclusão possível. A escalação de time reserva para jogar o clássico gNAL de amanhã entra para a história do futebol gaúcho como uma das mais escancaradas confissões de medo que uma diretoria poderia dar. O vizinho já abriu opinião na última coluna, afirmando que os titulares deveriam entrar em campo. Sou capaz de apostar que o rapaz, muito do coerente, vem com outra posição esta semana.

CARA DE PAU

Tchê, o vizinho pediu uma carga de “jimo cupim” em sua última coluna, ao tentar fazer da Taça BH uma competição de ponta do futebol das categorias de base. Trata-se da 3ª competição em importância na categoria, ficando atrás da Taça SP (da qual somos Tetracampeões e na qual o vizinho jamais passou de vice) e do Brasileiro Sub-20 (da qual também fomos campeões, batendo o vizinho na final – no jogo em que este conheceu o Pato Alexandre, Ramón e companhia). E tem outra, no último gaúchão de juniores, esse timinho do vizinho foi eliminado nas 4ª de final para o Cruzeiro da Zona Norte e o INTERNACIONAL, é claro, foi Campeão. Portanto, Jimo Cupim na cara do vizinho.


RÁPIDAS

Time provável para o clássico 371: Clemer; W. Monteiro, Índio, Sorondo e Marcão (G. Nery); Edinho, Guiñazu, Rosinei e D’Alessandro; D. Carvalho e Nilmar.

Gostaria apenas de ver Bolívar pela direita, no lugar de W. Monteiro, assim como Ramón pela esquerda.

Não era de duvidar que o garoto Taison fosse barrado do time com a chegada dos medalhões.

O mesmo se pode dizer de Ramón que dificilmente ganhará oportunidades com a chegada de G. Nery.

E o volante Sandro, quando vai ter uma oportunidade no lugar de Edinho ?

Nilmar anotou mais um gol. Mesmo assim ainda é possível ouvir vozes criticando suas atuações. É demais tchê!

Ah! vizinho, eu não preciso de maquete, porque eu tenho um Estádio pronto tchê. E amanhã tu vais sentir, mais uma vez, a força do CALDEIRÃO COLORADO.

MACACADA, AMANHÃ TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO BEIRA-RIO!!!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

23 comentários:

Luiz Portinho disse...

O desespero da vizinhança é tão grande que até já incluem a conquista de turno como título. Mas cadê a Taça ?!

San Tell d'Euskadi disse...

Porto,
Ganhamos o troféu "Osmar Santos". Não é nada, mas a taça existe...

--

Aldeba,
Não te entendo! Só trazes estatísticas desfavoráveis, chê! Esqueceste que o Banguzinho está 100% contra eles em decisões?

DJ Aldebaran disse...

Esqueci da hegemonia do Banguzinho em decisões.

Bruno disse...

Vamos nessa, fazer o jogo-treino hoje. Mesmo assim, eles têm sorte, pela lesão do promissor Felipe Mattioni (espero que não seja grave). Isso deve forçar o Souza a atuar como ala-direito e teremos que ir com Rudnei (???) como meia, pelo menos, assim parece. Rudnei pode até jogar bem, mas é irregular e com isso imprevisível. Mesmo assim, é um time bom, pode dar trabalho ao vizinho desesperado por resultados. Está certo o Roth em poupar alguns titulares, pois o verdadeiro jogo-decisivo será contra o São Paulo.

milton disse...

Ahh, sim Portinho, esqueci que voces ja foram campeoes internacionais nessa temporada. Realmente, como pude ter sido tao incoerente ao esquecer essa vossa gloria! Realmente, marcou a temporada de voces. Espero que o titulo lhes deem a oportunidade de participarem do torneio no ano de vosso centenario, para poderem dizer pro povo brasileiro que sois bi campeao de Dubai!

Luiz Portinho disse...

é nessas horas em que as coisas estão difíceis que gosto de me manifestar. que é bom dizer que sou COLORADO nas boas e nas ruins. estamos numa má fase sim, mas vamos para este clássico com toda a concentração possível; é nessas horas nada é mais importante do que concentração. A NAÇÃO COLORADA está mobilizada... ao contrário da turma do cafézinho, da turma que desdenha desse ou daquele jogo, para nós é sempre 100%. gNAL sempre é gNAL, jamais vou desdenhar; é importante sim vencer. o INTERNACIONAL foi fundado para combater a segregação tricolor e, por isso, não há nada mais importante do que um gNAL... não há nada mais importante do que combater a antítese de nossos ideais. VAMO INTER! VAMO INTER! VAMO INTER!

Luiz Portinho disse...

aldebaran, nós vamos sim com toda pompa e circunstância, porque o gNAL merece toda pompa e circunstância... ao contrário de ti e da tua turma, nós nunca desdenhamos de nada, o gauchão para nós sempre esteve em primeiro plano, nunca foi cafézinho... vergonha não é perder, é ter medo de perder.

milton disse...

Belissimo discurso, muito emocionante. Mas vale notar que se tal declaracao de fidelidade ao Gremio viesse de nos seriamos tachados de arrogantes e incoerentes... tstststs

Bruno disse...

Porto, o fato do Grêmio colocar reservas no clássico, não significa uma desvalorização do GREnal. O problema é que a Sul-Americana ainda não é um atrativo para o futebol brasileiro. Talvez se torne um dia, isso se a Conmebol parar de trocar os torneios continentais (já tivemos Copa Conmebol, Supercopa Libertadores, Mercosul...), para que este forme uma tradição e, sendo assim, até um clube brasileiro ganhar essa competição. Até lá, o Grêmio está certíssimo em poupar os titulares. E pode apostar, Porto, que se o Inter não tivesse à beira de uma crise, na qual Tite já se pode considerar ameaçado, ele colocaria reservas também, como se especulou dias antes. Mas a derrota para o Cruzeiro e o empate para o Figueirense, finalizando um turno frustrante para os colorados, forçam a comissão técnica colocar time titular, mesmo que o objetivo principal seja a vaga na Libertadores. Portanto, acho que esse seu discurso não vale.

DJ Aldebaran disse...

Eu não sou contra colocar reservas na Sul-Americana. Sou contra colocar reservas num clássico. A Sul-Americana por si só já foi desvalorizada pela sua organização, no momento em que nós aqui temos que nos matar num GREnal enquanto Boca e River já nos esperam direto na terceira fase. Isto por interesse da TV argentina. E nem financeiramente interessante esta Sul-Americana é (um dia foi). Eu sou da seguinte opinião: coloca os titulares, faz o dever de casa e daí na próxima fase, se tiver que ir até Equador ou Venezuela, daí coloca o time C pra jogar. Mas o que deixa o vizinho P da cara foi o que aconteceu em 95, quando colocamos o segundo esquadrão e ganhamos o Gauchão em cima do primeiro quadro deles. Perderam pra um time que supostamente desvalorizou o campeonato. Mas infelizmente um time da grandeza do GRÊMIO tem que eleger prioridades. Não podemos nos dar ao luxo de gastar pólvora em qualquer maragato. Mas faz parte do jogo. O São Paulo entrou com time B contra o CAP. E pior é perder pra time B. Vamos ver o que acontecerá hoje, daqui a 45 minutos. Saludos do líder do campeonato!

milton disse...

Jogo morno no grenal, mas a flauta tocada pelo Krieger apos o jogo foi demais: mais dificil eh coletivo que jogar contra o time principal do inter. Belissima observacao! E alias, que publico no Beira-Rio! 28 mil espectadores, imbativel!

jo disse...

gostaria que falassem do vergonhoso penalti não marcado do léo no daniel carvalho no segundo tempo e da falta de cartão vermelho no penalti já que foi por trás e com o guinazu na cara do goleiro...banho de bola nos 2 grenais contra titulares e reservas do gremio mas que não se espelhou no placar por mandrakes de juizes!!aliás sem nilmar, alex, renan,sorondo(Por meio tempo) também entramos de time misto...

DJ Aldebaran disse...

E ninguém cala este chororô...

Bruno disse...

Engraçado é que o Grêmio já foi bem prejudicado no Brasileirão pela a arbitragem e mesmo assim é líder, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Não choramos, nem mesmo, quando não estávamos na liderança. Entre as partidas que fomos prejudicados, está o GREnal 370, com um gol em impedido claro. E há gente com a cara de pau de vir com desculpa de arbitragem. Para um time que se acha o tal, não vencer o rival com reservas (e não misto, pois só tivemos um titular) e ainda vir com papinho de arbitragem, é beirar ao ridículo. Esse placar apenas mostrou, quem tem mais elenco, neste instante.

milton disse...

Foi so os galaticos empatarem com o banguzinho que os colorados deram debanda das discussoes do forum. Hehehe, me pergunto agora pro portinho, qual desculpa vira pro resultado negativo no classico? Juiz ou time ruim? Talvez os dois, talvez assim seja mais convincente...

jo disse...

gremistas sempre gremistas:não respondem aquilo que lhes é perguntado e ficam falando com o autismo peculiar de quem tem DNA ARROGANTE...

Bruno Coelho disse...

E desde quando você responde o que é lhe perguntado? Acho que antes DNA ARROGANTE (algo que vocês colorados sabem o que é, mas fingem não saber) do que DNA ALIENADO, como o seu, Jo. Além disso, você tem o DNA CHORÃO, pois fica chorando desculpas ridículas de arbitragem contra um time reservas e sem obrigação de vitória. =D

jo disse...

gremistas não responde sobre futebol porque não entende do riscado! se entendessem eram colorados!o comentarista de arbitragem da imprensa gremista rbs teve que admitir (porque basta saber regra e não ser doente mental-alienado )que um jogador que já tinha amarelo e puxou pelas costas a camisa(veja e aprenda tricolino - o jogo é jogado com os pés não pode puxar camisa, viu?) teria que receber o segundo amarelo
e ser expulso! se não concordas entra na página da RBS E SOLTA O VERBO...

milton disse...

Puts, Jo, fala serio cara... eh so futebol. Desse jeito tu teras um infarto com teu time, e ai como que tu ficas? Ta certo que a graca do futebol ta na flauta ao time rival, mas pra ti eh guerra sempre... Just chill, relax, it's just a game.

Bruno disse...

Milton, por isso que eu o chamei de alienado. O Jo é louco, o seu sentimento antigremista supera o seu sentimento colorado. A partir daí, eu me nego a debater mais afundo com ele, pois nem vale a pena. E em nenhum momento eu neguei que houvesse tal infração, pois, além disso, ele nem sabe interpretar um texto. Então, vou explicar para ele, o que eu escrevi, já que ele não tem capacidade de compreender. Eu deixei claro que arrumar desculpas de arbitragem, sendo que o time dele jogou com time titular e com obrigação da vitória e em casa, enquanto o nosso jogou com reserva e sem tal comprometimento, é vergonhoso chorar por erros de arbitragem. O Grêmio foi prejudicado demais neste Brasileirão, inclusive no GREnal 370, e mesmo assim é líder. E fora que, eu não vi o GREnal 371, estava em aula, então, como é que posso opinar a respeito? Não estou fugindo da pergunta, apenas não respondo algo que eu não presenciei. Agora Jo, essa é pra você: “porque basta saber regra e não ser doente mental-alienado” – Se eu quisesse lhe responder na mesma moeda, você estaria ferrado, porque por conta da sua limitação intelectual, seria muito fácil provar o inverso. Mas eu me nego, porque não vou praticar baixarias, algo que é bem ao seu nível. Além disso, cabe a mim, um respeito por esse espaço e também não vou perder meu tempo discutindo com um alienado como você. E como o Milton disse, o GREnal é apenas um evento futebolístico, algo que você eleva para ódio por nós gremista. Portanto, eu apenas tenho pena de você. Você é um pobre coitado.

DJ Aldebaran disse...

CRÉU na velocidade 4 em São Januário!

Bruno Coelho disse...

Puxa vizinho! Não imaginava que a situação estava tão feia. Ei Porto, você disse para aguardamos o segundo turno. Olha, já são 18 pontos. Cuidado. Não pense muito no Grêmio pois você deveria se focar em outra coisa, já zona de rebaixamento está apenas 5 pontos atrás. =P

DJ Aldebaran disse...

Daqui a pouco eles vão ter que torcer pra nós contra o Náutico pra ajudá-los contra o rebaixamento.

Mais um empatezinho frente ao Palmeiras e mais dois pontinhos que vocês podem nos dar.