terça-feira, dezembro 23, 2008

ANO II - NÚMERO 101 - Edição Especial de NATAL










MELHOR DA AMÉRICA



Todo ano o jornal “El Pais”, de Montevideo, Uruguai, elege o melhor jogador do futebol sudamericano. É o prêmio mais conceituado e respeitado aqui nas terras de Colombo. Em 2008, dos 11 indicados, 5 atuam no INTERNACIONAL ou no Estudiantes de La Plata, a corroborar minha tese de que ambos fariam o confronto do ano no continente. Aguardem. Alex, Nilmar e o argentino D´Alessandro, um desses três deve ser eleito o melhor jogador da América do Sul em 2008.


PATO


Em 2007, quando Pato foi negociado com o Milan, preconizei que o guri era fortíssimo candidato a se transformar no melhor jogador do mundo já em 2008. Tudo bem, admito, a previsão não se concretizou. Mas, em compensação, o que jogou o Pato Alexandre no último final de semana foi uma barbaridade; foi o fiel escudeiro de Kaká, numa jornada espetacular do A.C.Milan, que culminou em vitória de 5x1 no calcio. Pato é o maior talento surgido no futebol gaúcho neste século. No plano internacional, tem muito mais bola e objetividade do que L. Messi e C. Ronaldo, só para mencionar os mais badalados do momento. Esperem: até 2010 o guri do Celeiro erguerá esse troféu de melhor do mundo.


GIULIANO


O primeiro reforço para 2009 já se apresentou no Beira-Rio. O meia armador Giuliano há algum tempo chamara minha atenção. Para ser mais preciso, desde o Brasileiro Sub20 de 2007, quando se destacou fazendo dupla com o centroavante Jefferson. Em 2008, Giuliano enfrentou o INTERNACIONAL pela Copa Brasil e novamente chamou a atenção pela eficiência e qualidade de passe. O Colorado pagou R$ 2 milhões para adquirir 40% do passe do jovem de 18 anos (o restante pertence à Traffic). É investimento com retorno garantido.


PLANTEL 2009 - I


Além de Giuliano, há uma série de cogitações e especulações. M. Cordeiro, lateral esquerdo do Vitória, e R. Noir, avante do Boca Jrs., são negociações bem encaminhadas. O argentino poderá se constituir em boa opção para o ataque. É rápido e atua caindo pelos flancos. Lembra muito o futebol de Palácio. O lateral, para quem não liga o nome à pessoa, é aquele que anotou um gol de bicicleta no time do vizinho, naquele memorável 4x2 na reta final do Campeonato Nacional. Mas, em que pese esse gol inesquecível, não me agrada sua contratação Primeiro porque nunca vi um baiano atuar bem nos pampas; pelo contrário, quem não lembra do célebre e decepcionante caso Zé Carlos ? E não se trata de preconceito, o futebol aqui praticado é muito diferente do futebol da boa terra.


PLANTEL 2009 - II


O restante são especulações. Coisa muito comum nesta época de poucas notícias. Wendel volante e lateral direito do Palmeiras. Reprovo! Não precisamos de volante e muito menos de um lateral improvisado. Fala-se que viria num troca-troca por Edinho, mas nem essa possibilidade anima. Há, ainda, a forte especulação de que desembarcará no aeroporto um centroavante daqueles que veste a “9” e sai metendo gols. Já ouvi os nomes de Fred (que estaria em litígio e insatisfeito no Lyon) e Alessandro (ex-Cruzeiro). Acho complicado.


PLANTEL 2009 - III


Falei de reforços, mas meu grande temor para 2009 é que Nilmar seja negociado. O mesmo não digo de Alex. Com a valorização conquistada nesta temporada, o meia esquerda é o bola da vez para negociarmos. Além disso, sua reposição no plantel é muito mais simples do que a de Nilmar (quase insubstituível). Com os altos valores da negociação, e se vier o tal centroavante de lotar aeroporto, penso que sairemos com vantagem.


SELEÇÃO SUB-20


Seleção Brasileira Sub-20 encontra-se reunida para treinamentos visando a disputa do Sudamericano da categoria, que acontece em janeiro. E, como de costume, o S.C.INTERNACIONAL contribui como nenhuma outra agremiação para o selecionado canário. Estão na Granja Comary Sandro, Tales e Walter, além do recém contratado Giuliano. Não há como negar, com rima e tudo, o INTER é o CELEIRO do futebol brasileiro.


BRASILEIRO SUB-20 - I


Opinião quase unânime da imprensa nacional foi de que este Campeonato Brasileiro Sub-20 foi o de nível técnico mais baixo das três edições. Num certame de nível tão baixo, o título vai para o lugar certo, aonde se hipervaloriza título de SEGUNDA DIVISÃO e desmerece Taça Continental. Dos nossos guris, vejo com boas perspectivas de futuro apenas o meia esquerda Juliano e os atacantes Marquinhos e Éder. De toda forma, ainda precisam de muito “toddy” para virar gente.


BRASILEIRO SUB-20 - II


O lateral direito Daniel e o volante Paulinho serão promovidos ao grupo profissional na próxima temporada. Não me agradaram. Quanto ao lateral, não gostei do posicionamento, o apoio é fraco (lento e sem cruzamento apurado) e a marcação não é confiável. De positivo apenas a força e estatura (1,80m). O volante, em contrapartida, possui razoável técnica e colocação, além de liderança. Mas é baixo demais para a posição, que requer, em primeira escala, estatura. Terá dificuldades para ganhar espaço numa posição que conta com Edinho (“o imexível”), Sandro e Maycon.


RÁPIDAS


23.dezembro.1979. INTERNACIONAL campeão brasileiro invicto. Nunca mais clube algum igualará tal façanha.


Quando é que chega a tal proposta do Twentee da Holanda pelo Edinho hein ?


Fontes 100% confiáveis denunciaram-me que o vizinho vai a loucura quando ouve ou lê o termo Celeiro de Ases;


Até compreensível, deve doer demais conviver com mitos do quilate de Falcão, Carpegiani, Taffarel, Aloísio, Dunga, e, mais recentemente, Lúcio, Pato, Sóbis, Alex e Nilmar, todos mundialmente consagrados e forjados aqui no pátio do Beira-Rio;


A propósito de Dunga, estou devendo menção a duas recentes participações do Capitão na Vida Colorada. Dunga esteve nas arquibancadas na final contra o Estudiantes e compareceu às urnas, exercendo seu direito de cidadão Colorado. Esse é da Turma do Saci.


Será que essa identificação conosco justifica a raiva que a vizinhança nutre pelo Capitão Dunga?


E por falar em vizinhança, D. Kroeff assumiu o comando na azenha. Setores da imprensa já o emprestaram a alcunha de “Rainha da Inglaterra”;


Mas é preciso respeitá-lo, pois tem no currículo relevantes serviços prestados durante a inesquecível gestão de F. OBINO. OBINO, o eterno! Ave OBINO!


Ainda no mundo maravilhoso da azenha, o mestre do vizinho, P. Pelaipe, foi contratado para ser “manager” do Fortaleza.


Falastrão do jeito que é, se não tomar cuidado, volta de lá com uma peixeira enterrada no peito.


Não tenho palavras para agradecer a homenagem recebida na Coluna n. 100. Foi emocionante. Um quebra costelas fraterno a meu grande amigo Sancho.


Um feliz natal a todos!


.

Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (38*) e CAMPEÃO DE TUDO!
.
Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br





OBRIGADO, ODONE!


Nesta segunda-feira encerrou-se o mandato de Paulo Odone de Araújo Ribeiro, um presidente que jamais será esquecido pelos gremistas. Odone já havia entrado para a história do GRÊMIO por ser o primeiro presidente a ser eleito pelo sócio. E com uma difícil missão: tirar o GRÊMIO da série B e devolver ao torcedor a auto-estima perdida com a péssima campanha do ano anterior. Fez isto e muito mais. Conquistou a série B na memorável Batalha dos Aflitos, e no ano seguinte conquistou o Gauchão dentro da casa deles, coisa que não acontecia desde 1980. Em 2007 venceu novamente o Gauchão e foi à final da Libertadores. Este ano, disputou o título brasileiro até a última rodada.

Odone deixa o GRÊMIO cumprindo uma promessa: classificando o time para a Libertadores de 2009, justamente o ano do centenário deles.


DUDA KROEFF E O TIME PARA 2009

Duda Kroeff assumiu a presidência nesta segunda. Falou em ousadia para contratações, mas declarou que a situação financeira do GRÊMIO ainda inspira cuidados. Disse que montará um time capaz de brigar pelo título da Libertadores. Podemos dizer que começou bem, uma vez que logo no primeiro dia de gestão o GRÊMIO anunciou a contratação do centroavante Alex Mineiro. Enfim, um grande camisa 9 para vestir a camiseta que já foi de André Catimba, Baltazar e Jardel. Anunciou também os laterais Ruy e Fábio Santos, os zagueiros Fábio Ferreira e Rafael Marques e o volante Diogo, que vem do Figueirense. O GRÊMIO deve anunciar ainda mais um atacante. Provavelmente um brasileiro que atua no leste europeu. A direção acerta em entregar o time praticamente pronto para a pré-temporada, que inicia em 5 de janeiro.


A ARENA E A SAÍDA DE ANTONINI

E finalmente o contrato da OAS com o GRÊMIO e a formação da GRÊMIO Empreendimentos, empresa que será constituída para gerir a construção do nosso novo estádio, foi assinado. No entanto, o nome de Eduardo Antonini foi limado da lista de integrantes da nova empresa.

A saída de Antonini foi uma exigência de alguns que constituem o ainda retrógrado conselho do GRÊMIO. O chamado G-6, constituído pelos seis grupos de apoio à eleição de Duda Kroeff.

O GRÊMIO ainda é um clube extremamente personalista e a atitude de seus conselheiros, alijando do projeto Arena justamente a pessoa que mais conhecia o projeto por pura politicagem barata, só ratifica esta afirmação. Não queriam que Antonini ganhasse projeção com a condução da nova Arena.

No entanto, a estratégia pode acabar se revelando um grande tiro no pé, pois pegou muito mal a saída de Antonini, principalmente junto aos torcedores, e agora ele torna-se um nome fortíssimo para concorrer à presidência do GRÊMIO em 2010. E, caso eleito, ele pode vir a ser o presidente que inaugurará a Arena que ele mesmo trouxe ao GRÊMIO.


CAMPEÃO BRASILEIRO SUB-20

Paulo Odone despediu-se do GRÊMIO com um título das categorias de base que justamente na gestão dele começaram a receber o destaque que mereciam. O GRÊMIO sagrou-se campeão brasileiro sub-20 ao vencer o Sport Recife de virada por 2x1. O garoto Mithyuê, vindo do Futsal para jogar na base gremista, foi eleito o melhor jogador do torneio.

Para dar um gostinho melhor à conquista, ainda eliminamos nas semifinais aqueles que se auto-entitulam Celeiro de Ases, também pelo placar de 2x1.

Deste grupo, devem ser promovidos ao grupo principal os volantes Paulinho e Thiago Duarte e o atacante Roberson.


RAPIDINHAS

Anderson: “Minha vontade por disputar decisões e jogos históricos vem do que aprendi lá no GRÊMIO”.


O goleiro Van der Saar, do Manchester United, declarou que a disputa contra o GRÊMIO em 95 foi mais emocionante.


GRÊMIO pronto para disputar a Copa São Paulo de Juniores.


O atacante Jonas, que disputou o Brasileirão pela Portuguesa, deve se reapresentar ao GRÊMIO em janeiro, No entanto, deverá ser negociado novamente.


Gostaria de deixar meu agradecimento ao Sancho, que ocupou com brilhantismo o espaço aqui no BloGreNal e nos presenteou com uma grande coluna nro. 100. E também ao Portinho, meu oponente de todas as terças-feiras, pelo debate sempre mantido a bom nível.


Um feliz natal tricolor a todos,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

9 comentários:

Luiz Portinho disse...

1. como antecipei em minha coluna, de fato, dói muito na pijamada ouvir o termo "Celeiro de Ases".

2. mencionar o que disse o van der saar apenas referenda o quanto a pijamada gosta de ser vice campeã.

3. "classificando o time para a Libertadores de 2009, justamente o ano do centenário deles."... e o keko =P

Francinei Bentes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francinei Bentes disse...

Feliz natal Porto...
A propósito, sabe por que o Papai Noel se veste de vermelho e branco? Porque gosta de dar presentes para todo mundo e mesmo assim ninguém acredita nele, somente alguns "iludidos"... =D
Brincadeiras à parte, seguem alguns comentários às tuas colocações:
1. O "Celeiro de Ases" ficou com o 3º lugar, e perdeu justamente para nós... Não adianta desmerecer o campeonato sub-20 agora, pois se vocês tivessem ganhado aposto que você deixaria de abordar completamente qualquer comentário negativo da imprensa sobre o nível técnico do torneio. Críticas só quando convêm é complicado...
2. Se o Van der Saar tem respeito pelo Grêmio, relembrando o que aconteceu em um jogo de 13 anos atrás, isso mostra como nós somos reconhecidos pelos europeus, e não somente a partir de 2006...
3. Temos o que vocês mais queriam no centenário colorado. Lembre-se que ainda temos uma Libertadores a mais e muito mais classificações que vocês (ou seja, mais tradição no torneio). Torçam para ganhar pelo menos a Copa do Brasil no centenário, para adicionar mais uma estrela (ou aquela horrenda "coroa imperial", tanto faz) à camisa vermelha... porque acho que a Sula, Dubai ou Suruba Bank não valem essa "honra", valem?
Abraços...

San Tell d'Euskadi disse...

Vamos lá. Primeiro, formação de jogadores é algo comum aos dois clubes. Se o Internacional mereceu a alcunha de "Celeiro de Ases" - está no hino -, evidentemente, o Grêmio não fica atrás. Nem vale a pena listar aqui a quantidade de craques descobertos e formados no Grêmio. Ainda assim, acho o serviço dos dois clubes nessa área de péssima qualidade. Colocam os clássicos e os campeonatos à frente da formação dos atletas. Chegam todos ao profissional com problemas de fundamento e, a não ser algumas gemas, cuja descoberta se dá muito mais por sorte do que por qualquer outro motivo, os nossos guris têm enorme dificuldade de se adaptar aos profissionais.

(segue)

San Tell d'Euskadi disse...

Segundo, a base do Grêmio, nos últimos anos, vem formando atletas em diferentes posições, enquanto do Beira-Rio saem atacantes em profusão.

Terceiro, o Porto chorando título de juniores é histórico!

San Tell d'Euskadi disse...

Para finalizar, até hoje, apenas um grande clube de Porto Alegre desfilou em carro de bombeiro por vice-campeonato, e NÃO foi o Grêmio...

San Tell d'Euskadi disse...

Só para não dizer que não falei do Grêmio, o capitão do time ainda não veio. Falta personalidade ao time para conquistar títulos importantes. Depois, não adianta chamar o Shiniashiky(?)!

DJ Aldebaran disse...

Infelizmente pra nós o capitão está aí e atende pelo nome de Anderson Simas Luciano. Tcheco, para os íntimos.

DJ Aldebaran disse...

E eu esqueci de comentar na coluna, mas o faço por aqui. Acabou o sonho deles de entrar pela porta dos fundos na Libertadores de 2009. O futebol agradece!