terça-feira, setembro 30, 2008

Ano II, Número 89

FUTEBOL 4 x 1 ARROGÂNCIA

Eu tenho pouco a falar e fico até constrangido de me utilizar deste espaço depois do que vi no domingo. Foi um chocolate como há muito não se via por estes pagos. E aí me resta anotar, entusiasmado, a vitória gloriosa do futebol sobre a arrogância; da bola bem jogada sobre o discurso vazio. O mesmo INTERNACIONAL que um dia atolou a patrola da azenha, agora despedaçou, pedaço por pedaço, a máquina tricolor. Com atuações individuais impecáveis e, sobretudo, um pacto coletivo muito forte, o COLORADO desbancou o líder do certame e avançou mais três pontos na tabela.

O CACIQUE e O GENERAL

Índio e Bolívar formam uma zaga soberana e intransponível. Mesmo atuando pela quarta zaga, aonde sua atuação fica prejudicada, o General Bolívar já justificou seu repatriamento a solo gaúcho, especialmente pela liderança na grande área. Na zaga central o Cacique Índio está honrando uma das camisas mais respeitadas dentro do INTERNACIONAL (a número “3” de Figueroa, Aloísio, C. Silva e Lúcio); marcou 3 gols nos últimos 4 gNAIS. Que dupla de zaga!

D´ALESSANDRO

Caiu nas graças da torcida Colorada. A maior contratação do futebol brasileiro (ao lado de Nilmar), já se justifica pelas últimas atuações. Jogador de grande potencial técnico, mostrou no clássico que foi rápida sua adaptação ao nosso futebol (especialmente ao futebol Colorado, que sempre primou pela boa técnica). Além disso, demonstra carisma nas declarações. Atuando pela esquerda, dará muitas alegrias ao torcedor Colorado.

DEU TUDO CERTO

Não bastasse o resultado acachapante de 4x1, o lance que originou as expulsões de Tcheco e Edinho veio em ótima hora. Embora injusto o vermelho para Edinho, que nada fez no despropositado jogador adversário, a saída de ambos foi mais útil ao INTERNACIONAL, ainda mais depois das equívocadas alterações de C. Roth. Vencemos o clássico sob todas as óticas.

LEXOTAN...

Talvez agora, depois da sumanta de pau que levou domingo, o vizinho finalmente consiga se livrar dos recorrentes pesadelos que tinha com Uh! Fabiano, desde 1997. Substituição no time dos pesadelos azenhanos: sai Uh! Fabiano dos 5x2 para o ingresso de Dale Alessandro do 4x1. E uma caixa de lexotan para o vizinho!!!

O MAIS INFELIZ DOS INFELIZES

“Eu sou contra a violência, completamente, mas, ontem, quando a grade caiu, 3 mil da geral botaram 20 mil para correr; eles correram tudo para o outro lado. Na hora que a grade caiu, correram tudo para o outro lado. 3 mil, a geral do grêmio, botou 20 mil para correr ontem; dentro de casa!” ( Luis Carlos “Cacalo” Silveira Martins, no programa Sala de Redação de segunda-feira, dia 29 de setembro de 2008, com o riso de P. Santana ao fundo). Tchê, é demais! Preciso comentar ?!

TORCIDA ÚNICA

Está mais do que na hora de se adotar torcida única em clássico gNAL. O que esse bando de marginal desqualificado dessa tal de “geral tricolor” faz no Gigante da Beira-Rio, há muito tempo, não pode continuar. Eles enfrentam a brigada militar e eles brigam até mesmo entre si; a última coisa que pretendem quando vão ao estádio é assistir ao jogo. Desde o gNAL dos banheiros queimados defendo a torcida única e continuarei empunhando esta bandeira.

RÁPIDAS
.
Flamengo, São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras. A não ser que surja um bicho papão nesta reta final (bem que poderia ser o COLORADO), esses quatro devem terminar na dianteira do campeonato.
.
O ambiente de criação de um atleta e profissional do esporte é tão importante quanto a família para o ser humano.
.
R. Portaluppi afundou o Fluminense e agora afunda o Vasco da Gama. Enquanto isso, Dunga trabalha contra tudo e todos e a cada rodada das Eliminatórias torna mais fácil a caminhada do Brasil à Copa do Mundo. Prova de que o Celeiro de Ases é berço esplêndido.
.
.
“Foi chocolate galáctico” (V. Piffero em entrevista após o jogo, indagado sobre as declarações infelizes do falastrão P. Odone durante a semana).
.
“A máquina veio amarela e lenta” (Índio ao final do clássico);
.
“Está mais do que comprovado que o Tite é gremista; pois se fosse Colorado (ou o Abel) teria sido OITO” (Josué Krug – Centro de Porto Alegre);
.
“O Beira-Rio vai ser interditado: é o maior desmanche de máquinas do Sul do Brasil” (Carlão Oliveira – Rubem Berta, Porto Alegre);
.
Reunião na tarde de hoje, lá na azenha, para fazer cobranças ao treinador C. Roth. Será que vão explicar o que ele foi fazer lá na Polícia Federal e no que consiste a tal operação Ouro Verde ?!
.
Sim, porque o vizinho, até agora, não nos explicou. O povo gaúcho aguarda tal explicação!
.
E por falar em povo gaúcho, mais uma vez o pessoal da azenha pagou mico e deu vexame no cenário nacional. Um representante da azenha apareceu (como penetra) no evento que define as sedes e locais de disputa da Copa do Mundo 2014. Relatos dão conta que o indivíduo chegou carregado de maquetes e saiu de lá com o rabo entre as pernas, ao saber que futebol se joga dentro de gramado e em ESTÁDIO DE FUTEBOL.
.
“TUA EFÊMERA LIDERANÇA SERÁ DERRETIDA EM 90 MINUTOS NO CALDEIRÃO COLORADO vizinho!”
.
Errei, admito! Derretemos a liderança deles em apenas 45 minutos.
.
Um, dois, três, QUATRO!
.
Ôoo ôoo ôoo, É O ROLO COMPRESSOR!
.
Assim, cantava o povo COLORADO nas arquibancadas.
.
D´Alessandro, Alex, Índio e Nilmar. Tu nunca mais te atrevas a falar mal deste quarteto vizinho!
.
Que banho de bola levaste! Inesquecível!
.
Coluna inteiramente redigida sob a influência de uma vitória espetacular. Cobrem-me pés no chão apenas na próxima coluna!
.
E agora resta ao vizinho, TRI-ELIMINADO e com a liderança desbancada pelo INTERNACIONAL, se assinar, ao final da coluna, como “campeão da taça osmar santos”. Bah!
.
Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).
Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


DIGNIDADE, POR FAVOR!

Escrevo algumas mal-traçadas linhas ainda sob o calor pós-clássico.

Peço que alguém me explique o que aconteceu no clássico, pois eu ainda não entendi. O jogo estava equilibrado, mesmo com o primeiro gol vermelho, a 1 minuto e meio de jogo. Equilibramos as ações do jogo e empatamos através de Tcheco.

Mantivemos o equilíbrio das ações, mas o GRÊMIO se desequilibrou emocionalmente depois de uma falta mal-assinalada por Evandro Rogério Roman, que Alex cobrou com rapidez. Afinal o lance do Anderson Pico foi claramente bola na mão.

Acabamos levando mais dois gols nos 5 minutos finais mais por descontrole do time, que se perdeu depois de ter levado o segundo gol.

Depois, Tcheco e Edinho acabaram sendo expulsos.

No segundo tempo, o técnico Celso Roth simplesmente ajeitou o time pra não levar mais gols. E foi o que aconteceu. Um vexame histórico do time do GRÊMIO.

Obrigado, Celso Roth, por transformar o meio-campo do GRÊMIO em uma total embolação. Por insistir com Paulo Sérgio e Marcel, quando Felipe Mattioni e Richard Morales pedem passagem neste time. Por escalar o Perea e o Pereira descontados, um acabou saindo no intervalo e o outro, por lesão, com apenas 10 minutos. Por sequer tentar descontar na volta do segundo tempo, armando o time só pra não tomar mais gols e tornando o vexame ainda maior.

Obrigado, Odone, por municiar o adversário com declarações que em nada acrescentaram para o GRÊMIO e sua torcida. Antes de dizer que vai passar a máquina em alguém, OLHA PRO TEU TIME, Ô JAGUARA!! E pro desempenho dele nas 4 últimas rodadas.

Obrigado, Tcheco, por ser um descontrolado e desequilibrado, e por mais uma vez ter afundado o time. Não bastou o fiasco da Bombonera, uma amarelada que não combina com o GRÊMIO, com sua história e com sua torcida. Não bastaram derrotas bobas que nos tiraram a Libertadores deste ano. Tinhas que demonstrar teu desequilibro perante nosso maior rival. Tomara que sejas suspenso até o final do campeonato, talvez assim haja uma chance (mínima) de sermos campeões ainda. Ao menos estamos livres dele nos próximos dois jogos. Um pelo terceiro amarelo e outro pelo vermelho direto.

Obrigado, Krieger, por trazer o Tcheco de volta. Por contratar o Souza, que o Obino queria pro seu “time dos pesadelos” de 2004, mas não conseguiu trazer. Agora dá pra entender porque alguns amigos são-paulinos detestavam tanto o Souza “cereja do bolo” do nosso vice de futebol.

Agora, como diria o Paulo Sant’anna, “preteou os olhos da gateada”. O empate do Palmeiras deixa o time do Parque Antarctica em igualdade de pontos com o GRÊMIO, mas temos uma vitória a menos do que o alviverde paulista. Se o GRÊMIO conseguir se recuperar do baque, o que eu duvido muito, será um campeão marcado por uma derrota vexatória em um clássico.

Agora, se for pra perder o título, que não seja para o Palmeiras...


ESFRIANDO UM POUCO A CABEÇA

A seqüência do campeonato nos reserva dois confrontos em casa: sábado, contra um Botafogo em ascensão no segundo turno, mas que vem de empate em clássico contra o Fluminense. E no meio da semana que vem, contra o Santos, que ainda não se achou neste brasileiro e segue ameaçado pelo fantasma do rebaixamento. Em se tratando de dois jogos em casa, principalmente depois do “setembro negro”, que nos reservou apenas 2 pontos conquistados em 12 disputados, duas vitórias são imprescindíveis.

Após os dois jogos em casa, a tabela nos reserva um confronto contra a Portuguesa fora de casa. Jogo pra trazer 3 pontos. Depois, tem o Sport em casa e o mês termina com o jogo contra o Cruzeiro lá no Mineirão. Portanto, dá pra projetar uma “volta pros eixos” do GRÊMIO, com 12 pontos em 15 disputados. Se ainda quisermos o título, temos que buscar este aproveitamento.


RAPIDINHAS

Douglas Costa, a nova promessa tricolor, deve ser relacionado para o jogo contra o Botafogo. No entanto, deve começar no banco de reservas.


Souza está com uma lesão leve, é dúvida para sábado.


Sem Tcheco e Orteman, suspensos, o time provável deve ser: Victor; Leo, Pereira (Jean) e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, William Magrão, Souza e Anderson Pico; Perea (Soares) e Richard Morales (Marcel).


Antes que venham falar qualquer coisa: repudio os atos de alguns marginais travestidos de torcedores que protagonizaram aquela barbárie no último jogo.


O resultado do jogo não passou por aí dessa vez, mas foi o 4º jogo seguido que tivemos pênalti sonegado. Houve penalidade no Marcel cometida por Clemer, não-assinalada por Evandro Rogério Roman, justamente ele que é o rei do pênalti.


Diego Souza dá uma cotovelada no adversário, é denunciado no STJD, julgado e absolvido. Se fosse com um jogador do GRÊMIO, o que aconteceria? Já disse: parem o campeonato e dêem logo a taça para o Palmeiras.


Saudações imortais,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

terça-feira, setembro 23, 2008

Ano II, Número 88

EDIÇÃO ESPECIAL - GRE-NAL 373
(crédito da foto: site do Sport Club Internacional)

TUDO É GRE-nal, DE NOVO

Estamos nos preparando para o GRE-nal 373 na história de cada um de nós. Esta preparação começa lembrando alguns clássicos importantes, que ficam marcados nesta semana.

A começar pelo GRE-nal Farroupilha, ocorrido em 22 de setembro de 1935. O último jogo disputado por Eurico Lara jogando com a camiseta do GRÊMIO. Ele jogou apenas o primeiro tempo, mas foi marcante naquele clássico. Aos vermelhos, bastava o empate, que persistiu até 36 minutos do 2º tempo, quando marcamos o 1º gol. E o 2º tento veio logo em seguida, determinando a conquista do campeonato metropolitano por parte do GRÊMIO, e resultando num jantar que vem sido celebrado, desde então, e assim será por 100 anos.

Também é válida a lembrança de 25 de setembro de 1977, quando André Catimba transformou o sonho do ENEA deles em um mero acrônimo para “Eles Nunca Esquecerão André”. Corbo; Eurico, Ancheta, Oberdan e Ladinho; Vitor Hugo, Yura e Tadeu Ricci; Tarciso, André Catimba e Eder Aleixo. Este era o time-base de 1977, que devolveu ao Imortal Tricolor o Campeonato Gaúcho depois de 8 longos anos de trevas.

E, por que não, a lembrança do GRE-nal do gol de bicicleta de Paulo Nunes, dentro do pardieirão do aterro, também disputado em um dia 22 de setembro. Foi em 1996, há 12 anos. Foi o ano que o GRÊMIO conquistou o bicampeonato brasileiro. Vencemos por 2x1 lá dentro. O outro gol foi marcado por Dinho, de falta, que havia levado uma pedrada no intervalo do clássico, sangrou, levou pontos, voltou e fez o gol da vitória. Após o jogo, declarou: “dedico o gol ao cara que me deu a pedrada no intervalo, pois se for pra eu levar uma pedrada e fazer o gol que decide um clássico, quero levar pedradas em todos os jogos”. Uma vez tive a oportunidade de conversar com ele e lembrar sua declaração após aquele jogo. Ele me mostrou a marca em seu queixo. Com uma grande dose de orgulho, percebi.


O EMPATE NA ARENA DA BAIXADA

E o GRÊMIO ficou no empate sem gols contra o Atlético-PR lá na Arena da Baixada, onde ganhamos apenas uma vez na história. Merecíamos ter saído com a vitória, afinal jogamos bem. O Atlético-PR também armou um 3-5-2 contra nossa equipe, e no primeiro tempo funcionou muito bem o esquema. Foi um jogo equilibrado. No segundo tempo, paramos nas mãos de um ídolo nosso, que hoje veste a camiseta do time da capital paranaense: o goleiro Galatto, que teve uma atuação esplendorosa.

A única ressalva que tenho a respeito deste jogo, excluindo-se a questão com a arbitragem (que tratarei abaixo), é o fato de Celso Roth ter demorado demais a substituir Marcel, que exagerou no direito de perder gols, para promover a estréia de Richard Morales. O uruguaio entrou bem no time, e apresentou boa movimentação para um centroavante que tem como característica maior presença de área. Ainda quero observar melhor nosso novo reforço, que recebeu a camisa 31, para formar uma opinião sobre ele.


TRÊS JOGOS, TRÊS PÊNALTIS SONEGADOS

Já houve neste campeonato pênaltis discutíveis. Mas quando um pênalti é escandaloso e não é assinalado pela arbitragem, é dever dos jogadores, treinador, direção e torcedores fazer bastante barulho pra alertar para os fatos. Principalmente quando é o terceiro jogo onde não é marcado um pênalti a favor.

Olha, tchê. Se for pra fazer isto, melhor paralisar o campeonato e entregar de vez a taça para o Palmeiras. Está certo que a banca paga e recebe. Mas quando a situação beira o exagero, como está acontecendo, providências devem ser tomadas!


O GRE-NAL 373

A semana do clássico começou quente. Primeiro com a discussão a respeito da arbitragem. Não é pra menos, enquanto um tem um pênalti claro não marcado, outro ganha com uma penalidade duvidosa. Fato que o GRÊMIO quer árbitro do RS para apitar o clássico. Mas isto pode acabar sendo um tiro no pé, pois pode acabar caindo o Simon pra apitar. E daí, já viu.

Só sei que o GRÊMIO está tranqüilo pro clássico. Treinará a semana inteira e chegará descansado. A secação na tabela deles pra Sul-Americana foi tão forte, e deu tão certo, que marcaram o jogo deles pra quinta às 10 da noite, lá em Santiago! Daí, em nome da coerência, eles chegarão cansadinhos pro clássico.

O que merece críticas, de novo, é que o GRE-nal está virando um clássico pra poucos. Já disse e repito: saudade do tempo em que, excetuando sociais e cadeiras, os demais espaços eram distribuídos igualmente entre as duas torcidas. Já fui a vários clássicos lá no estádio deles nestas condições, e já vi a torcida deles dividindo espaço com a nossa lá no Olímpico, tudo na santa paz. Se houvesse condições de segurança, como eu gostaria de estar no estádio torcendo junto à grande nação tricolor!

Agora, é clássico pra se mostrar por que o GRÊMIO é LÍDER, enquanto eles estão na honrosa 11ª posição. Uma vitória é imprescindível, já que o Palmeiras cresce no retrovisor e está dando sinal de luz querendo ultrapassar. Está a apenas 1 ponto do GRÊMIO. E obviamente eles irão querer dar uma forcinha para tirar o GRÊMIO da liderança.

Então, que vença o melhor! Desde que o melhor seja o GRÊMIO, obviamente!


RAPIDINHAS

O GRÊMIO deve ter três desfalques para o clássico. Além de Réver, que levou o 3º amarelo, Pereira e William Magrão devem seguir de fora. Assim, o time provável do GRÊMIO será Victor; Leo, Jean e Thiego; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Orteman, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel. Sendo que o uruguaio Richard Morales tem chances de começar a partida jogando.


O meia Douglas Costa, campeão mundial pela seleção brasileira sub-19, renovou com o GRÊMIO por mais 5 anos. Da mesma forma, Tiago Duarte também firmou contrato por igual período e ficam a disposição de Celso Roth caso ele deseje utilizar as jovens promessas no time principal.


Aliás, estima-se em US$ 30 milhões o valor da multa rescisória de Douglas Costa.


Por falar em revelações gremistas, a grande surpresa do Campeonato Alemão é o Hoffenheim, de Carlos Eduardo. O time é vice-líder da Bundesliga, com 10 pontos em 5 jogos, totalizando 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.


PRA CIMA DOS galáticos, GRÊMIO!!


Saudações imortais desde a liderança do Brasileiro,


Leonel Knijnik (the DRUNK JOCKEY Aldebaran)
Gaúcho por Tradição, Gremista de Coração e Borracho por Opção


NOVE PONTOS

Há 2 semanas o título de minha coluna foi “Três Pontos” para enaltecer a vitória em meio a grandes dificuldades contra a Portuguesa. E, hoje, sou obrigado a enaltecer os “nove pontos” em meio a conturbadas escalações. Mesmo com desfalques e com a equivocada utilização de 3 volantes, conquistamos 3 vitórias importantes (todas por 1x0). Ainda vejo com muito pouco otimismo um ingresso no G4 da Libertadores (a tabela indica facilidades maiores aos rivais), mas as 3 vitórias consecutivas, sem dúvida, recuperam nossa dignidade no certame. A volta da idéia de um time competitivo e aguerrido está superando, inclusive, os equivocos táticos e de escalação.

CHILE

Desde o dia 1º de setembro solicitei à direção que mudasse o discurso, abandonasse a idéia de figurar no G4 e que priorizássemos a campanha na Sudamericana. E mantenho o que disse. O jogo do Chile é fundamental. Acerta a direção ao preconizar a necessidade de o time viajar concentrado e só pensar no gNAL depois de 5ª feira. Os chilenos, como nós, emprestam grande valor à Sudamericana e a partida contra La Católica será dificílima.

gNAL I

Definitivamente E-LI-MI-NA-DO da Copa Sudamericana e com a liderança se esvaindo como água entre os dedos, rodada a rodada, a vizinhança agora não terá desculpa. Novamente enfrentarão o INTERNACIONAL, de quem já tomaram 3 chocolates nesta temporada. Poderia ser mais, mas a E-LI-MI-NA-ÇÃO precoce da vizinhança no Gauchão nos privou de dois clássicos.

gNAL II

O clássico 373 será deveras interessante, porque ambas equipes têm obrigação de vencer. E até discordo da maioria da imprensa, que afirma igualdade de obrigações. Penso que o INTERNACIONAL tem maior carga, pois um mero empate no clássico seria o definitivo abandono do distante sonho de ingressar no G4. Para a vizinhança, a carga de fatalidade de um mau resultado terá efeitos mais psicológicos do que concretos.

EXTRA CLASSE

Nilmar é um jogador extra classe. É o melhor atacante em atividade no futebol brasileiro. Sua presença no ataque é suficiente para “prender” 3 ou até mesmo 4 defensores adversários. Aliás, como joga solitário no ataque Colorado, via de regra se depara com esses 3 ou 4 armários defensores quando recebe a bola. E, mesmo assim, cria lances fora dos padrões. É uma pérola que vale muito mais do que € 15 milhões.

EXTRA TERRESTRE

E de Guiñazu o que posso falar ? Trata-se de um monstro. Este argentino não é um ser humano. Seu vigor físico e sua disposição estão num nível acima dos meros mortais. Ele está em todas as partes do campo. Procure a bola e verá sempre Guiñazu junto à sua sombra. Combate adversários em todas as partes do campo, durante 90 minutos. A presença de Guina na meia cancha torna ainda mais supérflua a participação de um terceiro volante na equipe. Nos meus 30 anos de vivência futebolística, nunca tinha visto um combatente como Guiñazu em ação.

CHORADEIRA

Constrangedora a choradeira do “stabilishment” tricolor. Não terão a cara de pau de pedir o impedimento do árbitro do jogo do último domingo, pelo simples fato de se tratar do mesmo indivíduo que apitou o jogo deles contra o São Paulo, na azenha (te lembra né vizinho ?). Eu não posso crer que o vizinho virá com reclamações de arbitragem esta semana, olvidando-se do favorecimento em jogos contra o São Paulo, Ipatinga e em outras 5 oportunidades. Seria o cúmulo da cara de pau.


RÁPIDAS

.

Aliás, está ficando ridículo para o Rio Grande esta tentativa da direção de pijama de condicionar arbitragens.

.

Até M. Neves, notório polêmico da televisão brasileira, ridicularizou a torcida vizinha, afirmando ser a mesma “ingrata” e que “precisa de um freud de bombachas”.

.

Mais uma vez, é o Rio Grande do Sul virando motivo de chacota em virtude dos atos azenhanos.

.

A propósito, a crônica policial desta semana, como de costume, traz o envolvimento de figuras azenhanas. A bola da vez é a utilização de carro e imóvel de Andershow por traficantes. Tchê, azenha e lama já são quase sinônimos.

.

Enquanto isso, na Itália, nossa cria Pato Alexandre cala a boca dos críticos com gols.

.

Grande comemoração no Beira-Rio quando dos golos do Palmeiras. Alvi-verde paulista conta com torcida de 60% do povo gaúcho.

.

O baixo rendimento do ataque Colorado, com apenas 30 gols marcados, é bastante previsível para uma equipe que atua com um avante isolado.

.

Só os críticos de Nilmar (que, por sinal, sumiram!) não conseguiam entender algo tão acaciano.

.

D´Alessandro, atuando pelo lado esquerdo, é um grande jogador.

.

O problema é que Tite o escalou para atuar pelo lado direito, até os 60 minutos da última partida.

.

Aliás, que futebol é esse que Tite enxerga ? Para Tite, D. Carvalho e Nilmar atuam na mesma função ?

.

E qual era a função do primeiro volante (para não falar mal do pobre Edinho) contra o Vitória ?

.

Já caiu de maduro, no colo de Tite, que o rendimento do INTERNACIONAL no 4-4-2 é superior aos demais esquemas de ocasião, especialmente ao chama derrota 3-5-2 e ao nefasto esquemão dos 3 volantes.

.

R. Lopes está suspenso com 3 amarelos e não poderá atuar no clássico gNAL.

.

De forma incompreensível, o possível substituto será o volante Rosinei, improvisado. Angelo e Bustos, laterais de ofício, seguem "escanteados" no Beira-Rio.

.

Jornais chilenos noticiam a presença do Campeão do Mundo FIFA e uma das maiores equipes do futebol brasileiro em seus gramados.

.

E o Colorado INTERNACIONAL viajando pelo mundo com seu prestígio.

.

E o vizinho que se prepare, porque domingo vai levar ferro do grosso lá no Gigante.

.

TUA EFÊMERA LIDERANÇA SERÁ DERRETIDA EM 90 MINUTOS NO CALDEIRÃO COLORADO vizinho!

.

COMO SEMPRE, TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO BEIRA-RIO!!!

.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

nota pós fechamento da coluna: Você conhece a origem da expressão "Salão de Festas" ? Então clique aqui para conhecer.

terça-feira, setembro 16, 2008

Ano II, Número 87

QUE BAITA RODADA

Não, não pensem que o meu título refere-se à vitória do INTERNACIONAL no Rio de Janeiro e à derrota na vizinhança. É claro que os resultados dos representantes da aldeia me satisfizeram plenamente; porém, o mais interessante a se observar após os últimos resultados é a tabela de classificação. Tanto a luta pelo título e 4 vagas na Libertadores como o desespero para fugir do rebaixamento ganharam, e muito, em emoção. Não há, nesta temporada, um bicho papão ou um saco de pancadas. A vitória do Ipatinga sobre o Atlético-MG e do Goiás sobre o time vizinho, sem dúvida, trouxeram muita emoção ao campeonato.

PÉS NO CHÃO I

Há duas semanas pedi à diretoria mudança no discurso e prioridade à Copa Sudamericana. Mantenho o discurso. As duas últimas vitórias não mudam minha opinião, de que o INTERNACIONAL não chegará à disputa pelo G4. A 11ª colocação na tabela não nos permite tal idéia. E não só a colocação freia qualquer sonho. A própria falta de concepção de time nos afasta, e muito, das chances de vôos mais altos. Estamos em setembro e o futebol do INTERNACIONAL ainda não sabe se joga no 3-5-2 ou 4-4-2, se joga com 2 ou 3 volantes; não se sabe porque perde e porque ganha.

PÉS NO CHÃO II

A vitória no Rio de Janeiro não pode enganar, como não poderia ter enganado a vitória sobre o Fluminense, há algumas rodadas. Com três volantes não se faz futebol de qualidade e confiável. Edinho precisa sair (aliás, não deveria ter jogado domingo) e ceder lugar a um companheiro de ataque para Nilmar, que joga todas as partidas solitário e isolado no ataque.

O QUE MUDOU I

Duas vitórias, duas partidas no esquema 4-4-2. Definitivamente, não consigo entender essa permissividade da atual direção do INTERNACIONAL com o chama derrota 3-5-2. Nos últimos anos foram várias e várias derrotas com tal esquema. Mas, vira e mexe, temos de volta o sistema de 3 zagueiros. Está mais do que na hora de se proibir a utilização do 3-5-2.

O QUE MUDOU II

Não acredito que uma semana sem jogos seja suficiente para que se possa adequar a preparação física de um time. Vimos uma equipe extremamente dedicada e disposta a vencer no Rio de Janeiro. Nos primeiros minutos já era possível notar que, no mínimo, teríamos completa entrega de parte dos jogadores, ao contrário, por exemplo, do que se viu contra o Sport, em Recife. O trabalho de vestiário realizado por F. Carvalho começa a dar bons frutos.

ALMA “CASTILHANA”

Eles cantam em espanhol, levam bandeira argentina para o estádio e faixa idolatrando Maradona, se dizem copeiros. Viram Amato e Astrada vestindo sua camisa e o Schiavi contribuindo e comemorando o título do Boca Jrs. dentro da azenha. Nós cantamos em português, sempre, idolatramos a gurizada formada dentro do Beira-Rio. E, de quebra, temos o Guiñazu e o D´Alessandro completamente identificados com o manto vermelho e suas tradições. Vida longa à tal de alma “castilhana” lá da azenha.

GOLEIROS

E o goleirinho peito de madeira, que o vizinho tenta acusar como melhor do país, levou mais um peru no domingo. Todo goleiro um dia leva um frango; mas sempre acreditei que os grandes arqueiros, quando falham, falham em partidas em que sua equipe acabam vencedoras. O goleirinho da vizinhança, com o frango de domingo, já é culpado pela perda de 6 pontos na tabela (levou um peru no RJ contra o Fluminense também).

RÁPIDAS

Tchê, eu não agüento mais ver e ouvir esse papo de lesão do Alex.

E fico deprimido ao ver Clemer vestindo a camisa que já foi de Taffarel.

Por outro lado, é muito bom ter o General Bolivar na zaga e Nilmar no ataque, que grande jogador formamos em nosso Celeiro!

Parece que D´Alessandro está se adaptando muito bem ao futebol brasileiro.

Cuca deixou o Botafogo no fundo do poço; o Fogão subiu na tabela.

Cuca deixou o Santos na zona do rebaixamento; o Peixe cresceu.

Cuca está no Fluminense, pior que anão em areia movediça.

O vizinho deve, ao seu leitor (o de pijama), uma explicação sobre os motivos da ida de C. Roth à polícia federal. No que consiste essa operação “Ouro Verde” hein vizinho ?

As estatísticas dão conta que o time do vizinho é o mais violento da competição. Alguma novidade nisso ?

Leio que o Sr. P. Odone foi hoje à Camara de Vereadores apresentar o projeto da tal de Arena. Quantas maquetes foram produzidas desta vez hein ?

Preconizei que o Botafogo, embalado, era o tipo de adversário que o Colorado gosta de enfrentar. Em contrapartida, vejo o Vitória como um confronto dificílimo, mesmo dentro do Gigante da Beira-Rio. Todo cuidado será pouco!

Ah!, parabéns à vizinhança. 105 anos de idade. E desde 1945, no gNAL 88, tentando nos alcançar.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).


Luiz Portinho -
lcportinho@yahoo.com.br


TENS IMORTAL TRICOLOR

A segunda-feira, 15 de setembro de 2008, marca o aniversário de 105 anos do clube mais vitorioso do sul do país. Um clube que já conheceu o céu, mas que também sofreu nas profundezas do inferno. Um clube que sempre soube superar seus momentos ruins, e qual fênix que renasce das cinzas, emplacar uma grande conquista.

O GRÊMIO 35 vezes campeão gaúcho. Tetracampeão da Copa do Brasil. Bicampeão Brasileiro. Campeão da série B em 2005. Bicampeão da América. Campeão Mundial Interclubes.

O GRÊMIO da batalha dos Aflitos e de La Plata. Do gol aos 48 do 2º tempo, da raça, da luta, da superação. De 5 de Booth, 4 de Grunewald e 1 de Moreira. Da Geral, da social e das cadeiras. Da verdadeira maior torcida do Rio Grande. De Eurico Lara, Foguinho, Gessy, João Severiano, Milton Kuelle, Sergio Moacir, Airton Pavilhão, Bugre Alcindo, Oberdan, Ancheta, André Catimba, Tarciso, Baltazar, De León, China, Renato, Mazaropi, Cuca, Paulo Isidoro, Danrlei, Emerson, Arce, Rivarola, Adilson, Dinho, Jardel. E mais recentemente Galatto, Sandro Goiano, Andershow, Lucas e Carlos Eduardo.

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE, obrigado por existir!


O GOIÁS E O PRESENTE DE GREGO

E no jogo que fazia parte das comemorações dos 105 anos do GRÊMIO, o Goiás resolveu nos dar nossa primeira derrota dentro do Olímpico por este Campeonato Brasileiro.

Sobre o jogo, segue um depoimento do nosso grande amigo Paulo Sanchotene, que publico a seguir:

“Não vi o jogo. A (des)organização do campeonato, ciente de meu compromisso inadiável, marcou o jogo para a mesma hora do meu casamento. Não foi à toa que veio a derrota. Sinceramente, com os resultados do final-se-semana, acende-se a luz de alerta, empolga a torcida do Palmeiras, a mídia paulista e só. O Grêmio tem peças de reposição suficientes para se agüentar em primeiro e está em meio a PIOR seqüência de jogos do torneio e, nitidamente, está sofrendo com isso. Se passarmos o Gre-Nal ainda em primeiro, mesmo que um ponto na frente, ninguém nos tira o título. Depois do Gre-Nal, e antes do Palmeiras, o Grêmio joga com: Botafogo (c), Santos (c), Portuguesa (f), Sport (c), Cruzeiro (f) e Figueirense (c). Por isso que acho, e é achismo mesmo, que o Palmeiras se aproximou, mas não nos ultrapassará. Não é mera torcida para que isso aconteça.

Volto a repetir, o rendimento do Grêmio não caiu. Só os resultados é que mudaram. As bolas começaram a entrar no nosso gol e isso custa caro, mesmo. Assim, da mesma maneira que começaram a entrar, pararão logo adiante e o dificilmente o ataque de asma do CAP vai causar dano. Além disso, a bola tende a voltar a entrar no gol adversário e a frágil defesa do CAP, comandada por GENINHO (alô, atléticanos e botafoguenses) é perfeita para isso. Depois, vem o clássico e tudo pode acontecer, com o Palmeiras fazendo um difícil jogo em Recife. Claro que hoje, o palmeirense tem a impressão que o time é imbatível, mas mesmo após essa fantástica, brava e heróica vitória sobre o Cruzeiro, segue sendo o mesmo time que levou 4 do Inter e 3 do Sport. Depois do Náutico a antes do Grêmio, eis a seqüência de jogos do Porco: CAM (c), Figueirense (f), São Paulo (c), Fluminense (f), Goiás (c) e Santos (f). Sinceramente, é um pouco mais complicada...”


O “AJUDADO PELA ARBITRAGEM”

E o GRÊMIO, que todos dizem ser tão ajudado pela arbitragem, acabou sendo prejudicado novamente nesta rodada. No lance que originou o gol da virada do Goiás, o lateral-direito Vitor tenta acertar uma cotovelada no meia Souza, e o juiz mandou o lance seguir. Devia ter parado o jogo e expulsado o jogador do Goiás. No final do jogo, um pênalti sonegado sobre o atacante Soares.

E tem gente que ainda ousa dizer que o GRÊMIO é o time mais ajudado pela arbitragem. Se isto é ajuda, não quero nem ver quando quiserem nos prejudicar.


RAPIDINHAS

O zagueiro Pereira deve desfalcar o GRÊMIO contra o Atlético-PR. No entanto, para o clássico citadino ele já deve reunir condições de jogo.


Em compensação, Perea já treina com bola desde esta segunda-feira e deve enfrentar o Furacão lá na Arena.


Esta segunda também foi dia de os vereadores conhecerem o Projeto Arena. Aquele mesmo que o vizinho desdenha, mas que vai ter que ficar bem quieto o dia que ficar pronto e ele terá apenas uma grande abóbora maquiada.


Eu acredito no Projeto Arena, e tenho um grande motivo pra isto: conheço Eduardo Antonini, maior responsável pela condução deste empreendimento, e sei da competência, do gremismo e do caráter ilibado dele.


Sobre a passagem de Celso Roth pela PF, que se apurem os culpados e que os mesmos sejam punidos. Mas não façamos julgamentos precipitados.


Ah, SeleDunga velha de guerra! Realmente, o empate sem gols contra a lanterna da competição, que não pontuava fora de casa em eliminatórias desde 2001 deve ser comemorado como uma façanha histórica!


O presidente Lula deveria falar: “Nunca antes na história deste país tivemos uma seleção tão ruim e um treinador tão tosco”.


Ronaldinho, representante da Azenha? Ele pode ter começado a jogar aqui no GRÊMIO, mas jogador que pisa no Manto Sagrado Tricolor e sai pela porta dos fundos da maneira que ele fez jamais representará o GRÊMIO onde quer que esteja.


Quer saber o porquê? Simples. A torcida gremista não perdoa traidores!


Apesar de algumas falhas, desafio o vizinho a apontar um goleiro melhor do que Victor no Campeonato Brasileiro.


NOTA PÓS-FECHAMENTO DE COLUNA: Nesta terça, Roth treinou com William Magrão entre os titulares e Souza entre os reservas. Uma boa amostra de que há convicções e coerência no trabalho realizado no GRÊMIO. Se a formação com Souza na reserva vinha dando certo, que volte a ela.


Saudações imortais, do clube mais vitorioso do sul do país.

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

terça-feira, setembro 09, 2008

Ano II, Número 86

VANTAGEM AUMENTADA

O GRÊMIO apenas empatou contra o Fluminense no Rio de Janeiro. No entanto, viu sua vantagem para o segundo colocado aumentar para 6 pontos. Isto devido ao tropeço do Palmeiras frente ao Sport Recife em pleno Palestra Itália. Com isto, o GRÊMIO chega a 49 pontos, contra 43 de Cruzeiro e Palmeiras e 42 do Botafogo. Aliás, o time da estrela solitária, juntamente com o nosso próximo adversário, o Goiás, são os times de melhor aproveitamento no returno.

A derrota do Palmeiras também torna o GRÊMIO o único time invicto em casa.


OS DESTAQUES DA PRÓXIMA RODADA

O GRÊMIO enfrentará o Goiás no sábado, no esdrúxulo horário de 18h20min, enquanto o Botafogo pega nosso tradicional adversário, que amarga a 11ª posição na tabela. Mas o grande confronto da 25ª rodada será Cruzeiro X Palmeiras. Uma vitória gremista, combinada com dois empates nestes outros confrontos, deixaria o GRÊMIO com 8 pontos de vantagem sobre o vice-líder, e aumentaria a gordura pra queimar em relação aos nossos principais adversários.


EMPATE E MAU FUTEBOL CONTRA O FLU

O técnico Celso Roth escalou o time com Souza fazendo as vezes de segundo atacante, num esquema 3-6-1 que já houvera se revelado insuficiente em outras oportunidades. Ele testou Roger na mesma função enquanto ele estava por aqui, e também não obteve dele uma boa resposta. Sem Perea por causa de uma lesão, creio que nosso técnico deveria ter optado por Soares, que vem dando uma resposta adequada desde que voltou a atuar, após um período conturbado de lesões e más atuações, que fizeram que o nosso camisa 23 não figurasse nem no banco de reservas por várias oportunidades. Soares entrou no decorrer da partida e chegou a dar trabalho para seu ex-clube. André Luis foi outro que entrou bem na partida. Merece destaque também a entrada de Orteman no decorrer do jogo. Roth pode ter errado na escalação inicial, mas acertou em cheio nas substituições.

O Goleiro Victor novamente foi o grande destaque do GRÊMIO, fazendo no mínimo duas defesas milagrosas e garantindo o pontinho lá no Maracanã.


E A IMPRENSA SILENCIA...

...mas o GRÊMIO teve uma penalidade máxima não marcada em seu favor. Aos 14 minutos do 1º tempo, Tcheco recebeu a bola e foi derrubado na área, mas a arbitragem marcou impedimento inexistente no lance.

Se fosse o contrário, teríamos que ouvir um escarcéu da imprensa do centro do país dizendo que o GRÊMIO só é líder por questões de arbitragem, como eu já ouvi por aí. O fato é que o GRÊMIO de líder incomoda muita gente. Mas o GRÊMIO sempre galgou suas conquistas contra tudo e contra todos. Afinal, os cães ladram e a caravana passa. E fechamos mais uma rodada na liderança.

Por falar em favorecimento de arbitragem, quero ver qual o comentário do vizinho a respeito do impedimento escandaloso do Alex no cruzamento para o gol da vitória do time dele. Aposto um café como silenciará oportunamente.


RAPIDINHAS

William Magrão é dúvida para o jogo contra o Goiás. Marcel e Souza também saíram sentindo contra o Fluminense, mas estes devem jogar contra o Goiás. Caso o camisa 11 não jogue, o time a iniciar o jogo deverá ser o mesmo que começou a partida contra o Vasco.


Richard Morales deve estrear contra o Goiás. O uruguaio, que deve receber a camisa 26, provavelmente estará a disposição no banco de reservas.


Já o colombiano Perea deve estar de volta apenas no clássico GRE-nal do final deste mês.



E a Sele-Dunga venceu o Chile. Ora, vencer uma seleção que conta com Beausejour, aquele mesmo com passagem pelo GRÊMIO em 2005, não é nada mais do que obrigação. Da mesma forma que meter uma sacola na Bolívia, lanterna das eliminatórias, também é obrigação da seleção. Mas aposto que o vizinho virá exultante. Já disse e repito, se ele gosta tanto do Dunga, que faça uma campanha pra levá-lo pro time dele. Campanha esta que conta com o meu apoio!


Saudações imortais do líder do campeonato, dono do 1º turno e primeiro colocado no ranking oficial da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


MAIS TRÊS PONTOS

Sim, é isso que resta da dura partida contra a Portuguesa. Com a equipe desfalcada de três peças essenciais (Nilmar, Guiñazu e D´Alessandro), o INTERNACIONAL cumpriu a obrigação de conquistar os três pontos e caminha a passos largos para fugir, definitivamente, do inferno do rebaixamento para a SEGUNDA DIVISÃO (o vizinho que o diga!). A direção segue, equivocadamente, a iludir o torcedor com a idéia de que há chances de chegar ao G4. Já afirmei na última semana, devemos mudar o foco, dedicar todas as forças à Copa Sudamericana e começar a trabalhar o grupo de jogadores para o Ano do Centenário. Libertadores é sonho de uma noite de verão; não dá mais!

COERÊNCIA

Tite acertou ao escalar a equipe no 4-2-2-2. Acertou ao escalar L. Carlos. Acertou ao colocar Taison e Andrezinho na armação. Com os retornos de Nilmar, Guiñazu e D´Alessandro, basta manter o esquema e sacar da equipe Edinho, Andrezinho e L. Carlos. É o óbvio, é o que recomenda a coerência. Qualquer coisa fora disso será invenção e será brincar com a paciência do torcedor Colorado.

PÊLO EM OVO

Ridícula a tentativa da imprensa de desestabilizar, de todas as formas, o grupo Colorado. A cada semana é uma nova crise plantada no Beira-Rio. Depois de um final de semana em que vencemos e os torcedores da turma de maquete, mais uma vez, voltaram do Rio de Janeiro sem vitória; é admirável o esforço da mídia para tentar transformar a comemoração do gol de Magrão em crise. A cada rodada é um tal de procurar pelo em ovo. Tá demais isso aí!!!

CA-LA-DOS...

Aonde estão as clotildes de plantão depois da vitória convincente em Santiago do Chile ? Engraçado, hoje não se falou em demissão de Dunga. Acabo de ver a “cariocada” com o rabinho entre as pernas no programa “Bem Amigos” do canal SporTV. O Capitão Dunga manteve a coerência, manteve o sistema 4-2-2-2 (o mesmo desde sua estréia), manteve sua dupla de volantes de confiança, Josué e G. Silva (campeões na Copa América), manteve sua dupla de avantes (os melhores em campo ontem). O Brasil voltou do Chile com um convincente 3x0; Dunga silenciou os críticos de plantão.

RAPIDAS

1x0 Portuguesa: Clemer, R. Lopes, Indio, Alvaro e G. Nery; Edinho, Magrão, Taison, Andrezinho (Rosinei); Alex (Guto) e L. Carlos (D. Carvalho).

Alguém consegue explicar a substituição do centroavante L. Carlos por D. Carvalho ?

Creio que nem Tite, porque, logo em seguida, com a equipe sentindo a falta de referência na frente, trocou Alex por Guto.

A propósito, ouço coisas negativas sobre L. Carlos. Discordo. Gostei de sua postura e presença de área. Penso que merece outras oportunidades. Gostaria de vê-lo atuar junto com Nilmar.

Fosse eu Conselheiro do INTERNACIONAL e lançaria proposta de incluir no Estatuto do Clube a proibição de se utilizar o chama derrota 3-5-2.

O representante da azenha na seleção, Ronaldo-inho, foi o pior em campo e errou uma penalidade máxima.

Enquanto isso, Lúcio, a cria do Celeiro de Ases, é o Capitão do escrete canário e a cada jogo se consagra mais com atuações impecáveis.

O amigo Josué Krug envia o seguinte correio: “Você sabia que as despesas dos árbitros são pagas pelo clube dos 13? Que o presidente do clube dos 13 é fabio koff, que faz parte da gremio empreendimentos e que o gremio foi ajudado com erros de arbitragem em 7 jogos neste brasileiro. Vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!”

É por aí meu amigo Josué, é por aí...

São Paulo x Flamengo; Cruzeiro x Palmeiras; Botafogo x INTERNACIONAL. Rodada de clássicos.

Botafogo embalado com a melhor campanha do returno. É o tipo de adversário que o COLORADO gosta de enfrentar. Nosso negócio é ganhar de peixe grande, sempre foi!

Será que esta semana o vizinho nos informa a destinação que dará para as maquetes que os portugueses lhe deram ?

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho -
lcportinho@yahoo.com.br

segunda-feira, setembro 01, 2008

Ano II, Número 85
E-LI-MI-NA-DO!

O Colorado, pela terceira vez nesta temporada, foi superior, e muito, ao time da azenha e confirmou seu favoritismo na Copa Sudamericana. Eliminamos a vizinhança, como de costume, mas, novamente, ficou aquela sensação de injustiça pelo placar. A superioridade do INTERNACIONAL nos últimos três clássicos revela que o time do vizinho escapa da derrota. Aliás, as declarações aliviadas da diretoria vizinha são a melhor demonstração do que digo. Foi a terceira eliminação do vizinho na temporada (as outras para Juventude e Atlético-GO). E aí cabe a pergunta: isso é ser copeiro ?

CENTENÁRIO I

A diretoria do INTERNACIONAL precisa colocar os pés no chão. A Copa Sudamericana deve, a partir de agora, virar prioridade. Não temos mais qualquer chance de conquistar o Nacional ou de obter vaga para a Libertadores, sejamos realistas. Chega de ilusão! O INTERNACIONAL não deixará de ser grande porque não disputará a Libertadores no ano de seu centenário. Com certeza não. Mas precisamos ligar a luz de alerta.

CENTENÁRIO II

Vexame seria, por exemplo, um rebaixamento para a SEGUNDA DIVISÃO (o vizinho que o diga!). É preciso cair na real, aceitar que o projeto Libertadores ruiu e iniciar o planejamento para 2009 com outra metas. Definir desde logo o plantel para a próxima temporada já seria um bom começo. Particularmente, gostaria de ver os jovens Taison, Ramon, Agenor e Walter efetivados na equipe, neste final de temporada, para ganhar experiência para 2009.

ÓBVIO I

Edinho voltou à equipe e teve atuação desastrosa, especialmente na primeira etapa. Cometeu faltas em todos os lances de que participou (boa parte delas frontais à nossa área). O sistema de três zagueiros não funciona, nossos defensores não sabem atuar neste esquema. Aqui no Brasil jogamos com 4 defensores desde os tempos do colégio. 3-5-2 é coisa de italiano. Marcão não tem função alguma a cumprir no estapafúrdio esquema de Tite. Jogamos com 10, e um deles é Edinho.

ÓBVIO II

Clemer virou motivo de chacota em programas esportivos de cadeia nacional. Pior, foi ovacionado pela torcida vizinha no último gNAL. Suas falhas já são peças essenciais a qualquer programa de piores e momentos mais ridículos do futebol. Já não tenho mais ânimo para pedir sua retirada da equipe.

E O PIOR DE TUDO

Não há sinais de mudanças. Tite permanecerá no cargo, embora suas lambanças e seu aproveitamento (pouco mais de 40%) denunciem a urgência da demissão. A preparação física, pasmem, como anunciou o próprio F. Mahseredjan, só estará em dia no final de setembro, quando a própria temporada já estará mais p´ra lá do que p´ra cá. A diretoria parece não se entender, concedendo declarações díspares sobre um mesmo tema. Como já denunciei, o barco Colorado está a deriva.

DNA ARROGANTE I

Os clássicos válidos pela Sudamericana não escancararam apenas a postura institucional medrosa da vizinhança. A leitura da coluna do vizinho, na qual este denomina o encontro de clássico baNAL é algo que só o DNA ARROGANTE explica. E o que dizer, então, da entrevista do Sr. A. Krieger, vice de futebol da azenha, logo após o término da partida, afirmando que estava feliz com a eliminação da Copa ? Só há uma resposta: ARROGÂNCIA.

DNA ARROGANTE II

Eu já nem sei por que cargas d´água fico surpreso. Do pessoal lá da azenha (e que sonha com o humaitázito) tudo se pode esperar. Esse pessoal já teve a cara de pau de denominar o Campeonato Gaucho, o que define o melhor da aldeia, de cafezinho. Tchê, são posturas que só o DNA ARROGANTE pode explicar.

DNA ARROGANTE III

Agora, o que o vizinho precisa admitir essa semana, se tiver um mínimo de coerência e apego à realidade dos fatos, é que, por enquanto, seu currículo este ano comporta TRÊS sonoras ELIMINAÇÕES. E, mais, quando o confronto é mata-mata com o INTERNACIONAL, a vizinhança se borra pelas pernas. Isso é fato mais do que comprovado. Vizinho, abandona a tua arrogância e admite que mais uma ELIMINAÇÃO para o COLORADO doeu!

RÁPIDAS

Sport 1x0 INTER – Clemer, R. Lopes (Taison), Indio, Bolivar, Marcão, Ramon; Edinho, Guiñazu, D´Alessandro (Andrezinho), Alex (Adriano) e Nilmar. Não funcionou!

Seção "ÍDOLOS ETERNOS" do site oficial do INTERNACIONAL traz matéria com Caçapava. Esse sim merecia a pecha de “Guerreiro”.

Finalmente, fechou a tal “janela” para o mercado do futebol europeu.

Mas não dá para ficar tranqüilo, porque os mercados árabe e do leste europeu continuam com a “janela” aberta. Bah!

Não adianta reclamar, enquanto nosso calendário não se adaptar ao da Europa, teremos essa absurda “janela” a fazer com que as equipes disputem o Nacional com 2 times diversos.

E até os portugueses já abandonaram o barco da tal de Arena hein! E agora vizinho, o que é que tu vais fazer com o esse monte de maquetes que eles te deram ?

Ah!, vizinho, queria te parabenizar pela conquista do Troféu Osmar Santos... agora já tens uma “conquista” para colocar no rodapé de tua coluna.

Até porque, há horas eu queria te dizer, essa de se vangloriar de ser líder do “criterioso” ranking da CBF tava p´ra lá de ridícula.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


FOCO NO BRASILEIRO

Já era esperada a eliminação na Copa Sul-Americana. Quando se decidiu pelo uso de uma equipe reserva, sabia-se dos riscos. Claro que os torcedores jamais iriam achar boa uma eliminação perante o nosso maior rival, no entanto a forma com a qual as coisas ocorreram foram mais uma demonstração da força do elenco gremista do que uma frustração por estarmos alijados desta competição.

Olhando por um outro lado, vemos o GRÊMIO mantendo 5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado no Brasileiro, e rumando a uma conquista para fechar de forma positiva este ano. E com mais um tropeço do Cruzeiro, atual 3º colocado, agora colocamos 8 pontos de distância sobre a raposa mineira. O primeiro time fora do G-4, que no momento é o Coritiba, já aparece a 11 pontos de distância do tricolor gaúcho. Sem contar que estamos há 10 rodadas na liderança.

O site InfoBola coloca o GRÊMIO com 62% de chance de conquista de título e 97% de possibilidade de obtenção de uma vaga na Libertadores. Já o site Chance de Gol é mais otimista, nos colocando com 88,4% de chance de título e 99,7% de chance de vaga na Libertadores.

Portanto, bola pra frente e rumo ao tri do Brasileiro!


O REENCONTRO COM A VITÓRIA

E o GRÊMIO voltou a vencer dentro do Campeonato Brasileiro. Com muita dificuldade, derrotamos o Vasco da Gama, que há algum tempo atrás havia aplicado 4x0 num certo time que se veste de vermelho e se situa por estas bandas.

Destaque na vitória para o meia Tcheco, que desta vez jogou um pouco mais recuado, fazendo as vezes de um segundo volante um pouco mais avançado, com Rafael Carioca sendo o único volante de contenção da equipe. Ele voltou a apresentar o bom futebol que vinha caracterizando seu retorno, e foi muito bem jogando ao lado de Souza, que também deve permanecer na equipe. Com a lesão de Perea, talvez Celso Roth arme o time no 3-6-1 contra o Fluminense, com Souza fazendo praticamente um segundo atacante ao lado de Marcel. Outra possibilidade é o ingresso de Soares no time, deixando William Magrão ou Rafael Carioca no banco de reservas.


NUMERAÇÃO FIXA

Chamou a atenção o fato de o GRÊMIO ter utilizado no Brasileiro, no jogo contra o Vasco, a mesma numeração da Sul-Americana. Souza começou com a 21, Soares entrou com a 23, André Luis com a 22 e Helder com a 19. Me chamou também a atenção que também no Brasileiro o GRÊMIO estava usando as camisetas com o nome dos jogadores. Eu sou um defensor da utilização da numeração fixa, que será obrigatória a partir do campeonato do ano que vem.

No entanto, um outro fato me chamou a atenção, este negativamente. Já havia saído neste post do excelente blog GRÊMIO 1983. Os nomes estavam escritos com a fonte usada no ano passado pela Puma, e não a utilizada este ano por eles nos jogos da Euro 2008, embora o padrão das camisetas seja o mesmo das seleções européias.

Ao término do BA-nal da Sul-Americana, também acompanhei uma parte do jogo Universidad Católica 4x0 Olímpia. O time chileno também tem seu uniforme fornecido pela Puma, e no entanto os nomes nas camisetas estavam escritos com a fonte da Euro 2008.


O BA-nal DA SUL-AMERICANA

Foi um excelente treino para nossos reservas. Além do que, foi uma grande prova de que o DNA GUERREIRO pulsa cada vez mais forte pelo nosso grupo de jogadores, seja eles titulares ou reservas.

Muitos times, depois de estarem perdendo por 2x0 aos 25 minutos do 2º tempo se encolheriam, deixariam o jogo passar e torceriam para não levar o 3º gol. O GRÊMIO foi pra cima, nosso técnico deixou o time mais ofensivo, e depois que fizemos o 1º gol, a pressão foi insustentável. Aos 42 minutos do segundo tempo, chute de Soares, defesa de Clemer, mas a bola foi pra trás. O arqueiro dos vermelhos tentou tapear novamente a bola, mas ela acabou entrando. Estava estabelecido o 2x2 no placar. O empate ainda nos desclassificava por causa do critério do gol qualificado, mas para os gremistas era um sinal de que bravos guerreiros estavam em campo, e eles não se deixaram abater e buscaram a vitória. O empate persistiu até o final do jogo, mas ao final da partida, nossos jogadores foram aplaudidos de pé pelo público que se fez presente no Estádio Olímpico Monumental.

No final, ficou que o decantado elenco milionário deles não conseguiu bater um time reserva de seu maior rival, e teve que se classificar com dois empates. Como eu não tenho DNA incoerente, não vou culpar o regulamento, afinal já nos beneficiamos dele em outras oportunidades, como a Copa do Brasil de 97 e o Gauchão de 2006. Só peço a gentileza de que eles parem de chorar quando falam que perderam o campeonato de 2006 no gol qualificado, afinal o regulamento era o mesmo para os dois times.

Mas que eles se preparem: no próximo clássico, a coisa será para valer e nós vamos com força máxima. E já aviso que a tabela reserva pra eles este clássico bem no meio das duas decisões da segunda fase da Sul-Americana, enquanto o GRÊMIO estará treinando focado no clássico. Portanto, desde já, declaro minha torcida para que os vermelhos joguem a segunda partida em casa.


RICHARD MORALES

O centroavante uruguaio Richard “El Chengue” Morales é o novo reforço tricolor. O jogador de 1,96m estava no Nacional-URU e chegou no domingo. Assistiu das tribunas o jogo contra o Vasco e declarou-se impressionado com a torcida gremista.

Confesso que me lembro pouco de Richard Morales. E o pouco que eu me lembro não recomendaria ele como reforço do GRÊMIO. Em 2002 ele nos enfrentou jogando pelos “Bolsos” na Libertadores da América, e foi simplesmente anulado pela defesa gremista. Ele era tido como um jogador perigoso na época, mas contra o GRÊMIO não ofereceu perigo nenhum.

Espero que esta impressão que eu tive dele tenha sido equivocada, e que ele venha a empilhar gols com o Manto Sagrado Tricolor. Ele vem pra disputar posição com Marcel, único atacante de referência que temos, já que Perea, Soares e Reinaldo são mais de movimentação.

Morales é o terceiro estrangeiro do grupo gremista, que já conta com o colombiano Edixon Perea e o uruguaio Sergio Orteman.


RAPIDINHAS

Nesta terça-feira, 02 de setembro, comemora-se 19 anos da conquista da primeira Copa do Brasil pela equipe do GRÊMIO. O GRÊMIO derrotou o Sport por 2x1 no Olímpico após empatar a primeira em 0x0 na Ilha do Retiro. Os gols foram marcados por Assis e Cuca. O time que disputou aquela final foi: Mazaropi; Alfinete, Luiz Eduardo (Trasante), Edinho e Hélcio; Jandir, Cuca e Lino; Assis, Nando Lambada (Almir) e Paulo Egídio. O técnico era Cláudio Roberto Pires Duarte.


Mais sobre a conquista em http://www.copadobrasil1989.blogspot.com/


A lamentar que não saiu sequer uma linha no site oficial do GRÊMIO. E olha que o presidente da época era justamente Paulo Odone.


FICA TITE! FICA CLEMER!


Aos confrades, pedimos desculpas pelo atraso na coluna.


Aos ribeirinhos, também recomendo a leitura do blog http://www.beirario2014.blogspot.com/, que desmistifica muitas questões sobre o tal estádio pronto que eles dizem ter. E também esclarece muito sobre a tal reforma, que pretende construir o abobrão deles.


E antes que venham cornetear sobre a Arena Gremista: eu conversei pessoalmente com o Eduardo Antonini, e ele me garantiu que a OAS possui todas as garantias bancárias para a realização da obra, e até melhorou, pois antes, com a presença da TBZ, as garantias eram oferecidas por um banco português, que não possuía liquidez suficiente para isto. Agora, a obra está sendo garantida pelo banco Santander, um dos 4 maiores do mundo. Portanto, o GRÊMIO está tranqüilo quanto à realização desta obra.


Incrível como a Arena causa ciumeira.


Saudações imortais do líder do campeonato, dono do 1º turno e primeiro colocado no ranking oficial da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração